Diário de Classe
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Simulando uma Redação de Jornal - 06/09/2006
Transforme seus alunos em repórteres

'

Redacao-de-jornal

Os jornais nos colocam todos os dias em contato com a realidade de nosso país e do mundo. Discutem temas relevantes do cotidiano nas mais diversas áreas de atuação humana. Trazem a tona os debates políticos, as novidades da economia, o que há de mais recente na área cultural, as descobertas da ciência ou ainda os fatos do esporte. Há os jornais da televisão, do rádio, e também os de papel. Mais recentemente temos os noticiários da internet que nos informam minuto a minuto o que está acontecendo em nossa nave-mãe, o planeta Terra (e até mesmo fora dele).

Mas, como são feitos os jornais? De que forma são rastreadas as notícias? Quem as escreve? De onde vem as imagens que nos revelam os fatos? O que pode e o que não pode ser notícia? Quem decide o que vai e o que não vai ser colocado nos noticiários? Enfim, como funciona a redação de um jornal?

Esse seria o ponto de partida fundamental para que pudéssemos levar adiante um projeto na escola de simulação de uma redação de jornal. Projeto esse que deveria servir de base para o estabelecimento de um jornal escolar de publicação periódica (semanal, quinzenal ou mensal), através do qual se discutissem os temas da escola, da comunidade, da cidade e até do Brasil e do mundo em que vivemos.

O ideal nesse início seria que a escola e os professores envolvidos articulassem a visita dos alunos a um jornal de sua cidade ou região para que os procedimentos regulares de trabalho e produção desse importante veículo de informações fossem conhecidos pelos estudantes. Nesse sentido seria válido visitar jornais diários publicados em papel, rádios, estações de televisão para conversar com os jornalistas que ali trabalham ou até mesmo sites de internet especializados em notícias.

Redacao-do-Jornal-Nacional
Vários profissionais trabalham na redação de um jornal e a concatenação de seus

esforços é que torna possível ao grande público o acesso as notícias do dia.

Caso uma dessas alternativas não seja possível, há ainda a chance de marcar uma entrevista ou um bate-papo na própria escola com algum profissional da área que possa dar esses esclarecimentos ou ainda tentar conversar com veículos de informação como esses através da própria rede mundial de computadores.

O que faz o repórter para obter suas notícias? Aonde vai? Com que fala? De que forma armazena as informações obtidas? Quando redige seus textos? Que preocupações deve ter ao redigir seus artigos? Quem obtém as imagens para as matérias? Para quem são enviados os artigos depois de escritos? Todos os textos produzidos são aproveitados? Há o aproveitamento integral de tudo o que foi escrito num texto? São necessárias revisões desses textos?

E na redação do jornal, como é trabalhada a informação obtida? As fotos que acompanham as matérias, como são selecionadas? Quais os critérios que definem que uma imagem deva ou não ser aproveitada no noticiário? Quem é o editor? Qual o seu papel numa publicação diária ou periódica? Como separar o joio do trigo entre tantas notícias diárias? Há reuniões para definir as prioridades? Há algum manual de ética para a profissão? As empresas do ramo possuem diretrizes claras quanto a sua linha editorial?

Tendo uma noção clara do funcionamento de um jornal pode-se passar para uma etapa prática. Nesse segundo momento do projeto os estudantes, devidamente orientados pelos professores, estabelecem alguns tópicos que serão trabalhados em sua redação de jornal. Nessa experiência inicial seria importante que esse trabalho fosse orientado na direção de temas relacionados aos tópicos das disciplinas ou a questões nacionais ou internacionais de grande repercussão.

Por exemplo: Se os alunos estão trabalhando a abolição da escravatura, os professores podem direcionar a redação do jornal para coletar informações históricas, literárias, geográficas, sociais e culturais relacionadas a questão. Se o país estiver envolvido num momento eleitoral, a temática pode ser o voto consciente, as dificuldades relativas ao pleito, a falta de informação dos eleitores,...

Reporter-gravando-reportagem-em-tempo-muito-frio
O repórter tem que ir a luta atrás das informações que irão compor seu noticiário. Para isso
precisa contatar fontes, elaborar questionários, pesquisar seu tema, trabalhar em equipe,...

No âmbito internacional, acontecimentos como guerras, revoluções, festivais culturais, grandes eventos esportivos ou a morte de alguma personalidade da política, economia ou arte pode servir de inspiração para essa primeira versão do jornal. Os acontecimentos no Oriente Médio, a ascensão da economia de países como a Índia ou a China, a Copa do Mundo ou as Olimpíadas ou festivais como o de Cannes e Veneza podem ser os temas de trabalhos dos alunos.

O importante é definir rumos. Num começo de trabalho os novos recrutas precisam de orientações claras e objetivos bem definidos. Nesse sentido faz-se necessário o pulso forte do comandante da embarcação, no caso os docentes envolvidos no projeto.

Tendo escolhido o tema e cientes do esquema de trabalho de uma redação de jornal, definam atribuições e escolham equipes que irão compor as diferentes partes do seu jornal. Procure seguir as bases operacionais de jornais regulares para facilitar seu trabalho. Nesse sentido as suas brigadas estarão sendo direcionadas para segmentos como política, economia, sociedade, cultura, ciência, educação, esportes e lazer.

Defina as equipes e estipule funções básicas para cada uma delas. Quem será o editor, os repórteres, os fotógrafos e os revisores de texto. As equipes devem sempre ter em mente que as decisões tomadas quanto as matérias publicadas são de responsabilidade inicial dessa pequena brigada. Posteriormente elas serão discutidas com o restante da redação e com o editor-chefe, no caso um dos professores ou todos eles ao mesmo tempo.

Para evitar qualquer dificuldade quanto aos temas direcionados a cada grupo formado procure fazer um sorteio para definir quem fica com cultura, esportes, política,... Inicialmente todos têm uma tendência a procurar esportes, lazer ou cultura e dificilmente se manifestam em favor de política, economia ou ciências...

Imagem-de-mulher-com-haste-dos-oculos-nos-labios-e-olhar-distante-com-o-notboock
A redação final do texto é a etapa mais importante do trabalho do jornalista. O artigo

tem que ter coerência, lógica, bom vocabulário e evitar repetições de idéias.

O próximo passo é correr atrás das informações. Elas estão em livros, na internet, em outras publicações (como jornais ou revistas) e nas pessoas especializadas ou envolvidas nos acontecimentos. Nesse sentido é preciso buscar as fontes indo à bibliotecas, lendo jornais, vasculhando as revistas de informação, pesquisando em sites de busca ou especializados e agendando entrevistas com as pessoas de interesse.

Se o tema são as doenças respiratórias e sua maior incidência numa época especifica do ano, temos que correr atrás de médicos e geógrafos que nos falem por que isso acontece, qual a relação do clima com as doenças, como é o clima nessas épocas do ano, onde o problema é maior ou menor em nosso país,...

Antes de sairmos a cata dessas informações todas temos que preparar nossa busca definindo quais são as dúvidas e questões que temos. Nesse sentido devemos formular conjuntos de questões coerentes e definidoras de nossas maiores dúvidas, evitando a repetição, erros de português ou falta de coerência e lógica na formulação dessas perguntas.

Os estudantes têm que ser orientados a sair com gravadores, câmeras de vídeo (se o jornal for no formato televisivo), papel e lápis (ou caneta) na mão para anotar as informações obtidas junto aos entrevistados agendados. A equipe de reportagem tem que ser acompanhada por um fotógrafo que irá fazer as imagens que ilustrarão a reportagem. Todas as visitas a locais que serão alvo das matérias ou a pessoas têm que ser agendadas para evitar contratempos.

Na medida em que as informações forem obtidas e trazidas para a “redação”, os dados obtidos através das diferentes fontes devem ser emparelhados para que possam ser selecionados e utilizados na composição dos textos dos repórteres. O material em questão é oriundo das entrevistas, fotos, pesquisas de campo, levantamentos em jornais e revistas, buscas na internet ou em livros. A composição dos textos é uma etapa delicada desse trabalho e exige atenção e muito empenho por parte do “jornalista” e de sua equipe.

Com as matérias redigidas o texto deve então ser repassado ao editor, que já acompanhou todo o processo de obtenção e produção dos textos. Nesse momento é feita uma revisão que irá definir o que irá ou não ser publicado no jornal. O editor desse trabalho deve sentar-se com sua equipe de trabalho e definir em conjunto o que será publicado e os motivos da seleção ou exclusão de certos itens ou segmentos dos textos.

Ao final da produção de todas as equipes (em prazo previamente estipulado pelos editores-chefes, ou seja, os professores), reúnem-se todos os componentes do jornal para definir a formatação final do diário a ser publicado. Estipulam-se as atribuições de editoração, a quantidade de cópias, quando será disponibilizado para o mercado (no caso, dentro da própria escola, na comunidade, entre os pais,...).

Finalizado o projeto, abrem-se as perspectivas para que a prática se torne regular dentro do contexto escolar. Espera-se que, ao final de todo esse trabalho, surjam jornais, rádios, blogs, sites ou mesmo noticiários gravados em VHS, Cds ou DVDs que sejam regularmente distribuídos ou apresentados para a escola ou para a comunidade. E, quem sabe, também surjam vocações nas áreas de comunicação...

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










37 COMENTÁRIOS

1 Nathalia Teixeira - Rio Grande
Esse site não tem o mais essencial quem trabalha na construção de um jornal, isso é só o que falta para minha pesquisa, eu dependo deste trabalho para passar no trimestre vale 30 pontos estou na 6ª série!!!!! Mesmo assim muito obrigada
17/05/2012 20:47:29


2 Camila Conceição - São Paulo
Na minha escola estamos tentando montar um jornal so que a gente não tem noção de como começar a montrar um jornal, bom a noção a gente, mas a gente não sabe que tipo de noticias colocar no jornal..... tensoo
14/05/2011 15:47:43


3 Catarine - Canoinhas SC
Na minha escola, foi montado um grupinho de alunos, e toda semana tem um jornal. Parecido com o JN... E muito legal, recomendo D
07/04/2011 17:21:14


4 jairo augusto - rio de janeiro
os compositores timbrown e otto ricci fizeram uma musica da paz para o complexo alemão para ouvir coloque no yutub assim vou pedir ao mundo a paz
24/12/2010 02:09:06


5 Gessica - Cariacica ES
EU QUERIA QUE TIVESE UMA PAGINA NA NET PARA CRIANÇAS QUE FAZEM TRABALHO NA NET EU MESMA TENHO UM TRABALHO SUPER DIFISIO E NAO ESTOU CONSEGUINDO ACHAR TODA PAGINA QUE EU ENTRO NAO TEM O QUE EU QUERO EU SOU UMA ESTUDANTE E ESTOU NA QUINTA SERIE E QUERO MUITO PASSAR NA ESCOLA E ESSE TRABALHO VLI 15 PONTOS EU NAO POSSO PERDER ESSA OPORTUNIDADE MUITO OBRIGADA PELA ATENÇAO E ESPERO QUE VOCES VEGEM O MEU COMENTARIO E FASSAM O DESEJO DE TANTAS CRIANÇAS THAL E UM BEIJO ENORME PARA TODOS XAU!
24/10/2010 21:55:51


6 Tania Ribeiro de Souza - Cruzília MG
Sou professora de Ciências a doze anos da Escola Municipal Dona Bemvinda Imaculada Conceição em CruzíliaMG e tive a ideia de montar um jornal informativo das atividades desenvolvidas do Projeto Semeando Integração cidadecampo em 2010. Adorei o material, ele será meu ponto de partida na realização de mais este projeto. Obrigada
11/08/2010 13:31:38


7 GLORIA SILVA - CRUZEIRO DO SULAC
EXCELENTE MATERIAL! Sou acadêmica do curso de Comunicação SocialJornalismo, e lendo o texto de vocês já estou pensando em lançar essa proposta aos meus colegas de curso para que possamos montar nosso próprio jornal escolar. Esse material sanou algumas duvidas que tinha em relação ao jornal dentro da Universidade.. Muito bom mesmo!!! Bjim
06/03/2010 23:22:56


8 Priscila - UnaíMG
As informações obtidas, através dos textos inteligentes, nos permitem conhecer em detalhes de como é a vida de Jornalistas, Repórteres e os ecritores de redações que são divulgadas através de jornalistas.
15/12/2009 13:11:44


9 jaqueline - santanaamapá
oiiii!!gostei muito do site!!!
09/11/2009 16:03:55


10 regivânia - parauapebas
estas orientações são de mais vão me ajudar muito afezar meu jornal escolar!!
05/11/2009 18:16:37


11 ANA MARIA SIEMANN - Salvador
A orientação divulgada, tem nos ajudado muito no nosso projeto de criação do primeiro jornal, na minha turma de alunos da maturidade. Os alunos sentemse instigados em seus novos papéis.
23/10/2009 10:26:05


12 Ivoneide Brito Bahia - Itaberaba
Excelente, eu estou trabalhando com os meus alunos um projeto Criando um jornal e esses passos está bom para eu trabalhar com eles pois envolve todas as disciplinas e vai desenvolver muito a oralidade e a escrita deles.
28/08/2009 06:45:15


13 Elias Rodrigues - Rio de Janeiro
O jornal é muito importante traz noticias do diaadia, informações que eleva o conhecimento. Alem do mais ficamos bem informados. temas, discurções, debates e palestras etc São feitos e chegam ate nós atravez do jornal, seja ele de papel, internet ou televisões. Isso: É uma maravilha para todos assim a população interajem com os assuntos do meio contidiano.
16/07/2009 16:35:46


14 André Santos Silva - Manaus
Olá boa tarde eu gostaria de saber qual ator ou exator que foi assassinado na rua ou em frente da sua casa não sei se foi no Rio ou em São Paulo gostaria de saber qual o nome dele, ele era negro e fez algumas novelas na rede globo gostaria de saber. Muito agradecido pela compreenção de todos vocês.
07/07/2009 14:22:38


15 Francisco de Assis Cardoso Franco - são luis ma.
Esse artigo é de grande valia como fonte de pesquisa. Ajudou muito na pesquisa escolar de meu neto, Markus Vinicius, ora cursando o 5º ano, na Escola Divina Providência Irmãs Dorotéias.
09/06/2009 18:33:20


16 ana lucia - mato grosso
esse documentario é muito d mais
18/06/2008 10:53:48


17 keity - Guarapari
Ler esse documentário só me dá mais vontade ainda de um dia ser uma grande jornalista!!!
05/06/2008 15:27:41


18 Rosimara Simões Pires - Guarapari
Por fazer parte do cotidiano das pessoas, o jonal liga o mundo. Sendo assim cabe ao jornalista trabalhar com ÉTICA e DEDICAÇÃO, fazendo de cada matéria única, o bom profissional deve estar antenado e ser humilde, parabéns pelo artigo, ele esclarece e indaga pontos importantes.
18/11/2007 10:33:08


19 agatha - guarapari
é muito importante o jornal assim saberemos as noticias do dia . sabemos o que está ao nosso redor , sobre a violência , roubos ,etc . a comunicação entre pessoas do nosso mundo é muito importante ,por isso devemos asistir os novos e velhos comentários dos jornais para cada vez que vermos relembrarmos dessa manchete . é um trabalho bastante desenvolvido a muito tempo ,e cada vez com esboço da tecnologia.
29/10/2007 18:24:37


20 fernando diego pinheiro - Guarapari
Hoje em dia o jornal é muito util para as pessoas porque é o jornal que transmite a mensagem para todas as pessoas . E o bom de todo o jornal é que ele é reciclavel.
23/10/2007 16:53:49


21 laila - guarapari
O jornal é muito importante para nós ficarmos informados sobre tudo o que está acontecendo no mundo, como: violências, política, aquecimento global e tudo o que está acontecendo no nosso dia-dia. O jornal de papel também nos ajuda a desenvolver a nossa leitura e também ajuda a refrescar a nossa criatividade com os jogos e censo de humor.
23/10/2007 16:53:17


22 karla e marina - guarapari
Bem o jornal e muito importante,por que traz informações sobre o que está acontecendo em nossa cidade, no país e no mundo.Assim podemos ficar mais informados sobre tudo o que está acontecendo,e se podemos fazer algo para melhorar situações precarias como enchentes, poluição,desmatamento,etc. Traz também educação melhorando o modo de ler e entender o que está escrito.Assim a educação fica cada vez melhor,nos ajundando a viajar no mundo das noticías e do conheçimento.
23/10/2007 16:53:06


23 Mayara Garcia Benedito e jala mahira - Guarapari
Bom, o jornal é muito utilizado. É utilizado,pois fornece muitas noticias interessantes sobre o nosso mundo.E nos faz informados de coisas importantes que acontecem no nossa terra,por exemplo: sobre a violência que gera no nosso lar,sobre a corrupção,sobre o mundo intelectual e tudo que precisamos saber dando-nos conhecimentos gerais da nossa mundo.
23/10/2007 16:52:24


24 michelly santos silva - guarapari(es)
eu achei muito enteresante e uma coisa muito legal e enportante jornalismo è uma otima profição.
23/10/2007 16:52:16


25 cátia pereira da silva - guarapari
achei legal,no jornal todos ficam informados das noticias que acontece no Brasil e no mundo.
23/10/2007 16:48:01


26 schirley - guarapari
Avaliação deste Artigo: Versão para Impressão AVALIE O ARTIGO INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO Nome do Amigo: E-mail do Amigo: Comentário: 2 COMENTÁRIOS 1 Maria Luiza - Rio de Janeiro Era o que eu estava procurando! Estamos montando um jornal escolar e buscava material para orientar melhor os "alunos-jornalistas". Muito bom! 16/8/2007 20:25:08 schirley dias marques Muito bom o material publicado no site, vcs descreveram bem os passos para a confecção de material para produção e divulgação de conteúdo...sou comunicadora social habilitada em relações públicas, pós graduada em Lingua Portuguesa, e curso licenciatura também em Lingua Portuguesa...e achei o material bem interessante...
23/10/2007 16:47:16


27 marcelo p j - Guarapari
acho bom ler jornal de doenças .
23/10/2007 16:46:58


28 yury eite souza - Guarapari
SE VC LER ESSE JORNAL VOCÊ VAI SER SUPREENDER COM OS FATOS QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR ESSE E O COMENTARIO DE YURYSOUZA
23/10/2007 16:45:19


29 raul ribeiro de souza - Guarapari
muito legal isso ,voces passam para as pessoas muitas noticias legais
23/10/2007 16:42:30


30 larissa bispo do santos soares - Guarapari
estava precisando muito dessas informações para ter um pouco mais de pratica,sobre o jornal do ES,porque tenho que fazer um trabalho muito importante que pena que não tenho 16 anos para ir na tv gazeta com a escola.
23/10/2007 16:40:23


31 agatha - guarapari
eu acho muito importante a divulgação de jornais ,pois descobrimos coisas que servem para o nosso bem social e em nosso dia a dia . casos extraordinário acontece com familias carentes, acidentes acontece a0 nosso redor e muitas vezes corremos grandes perigos de acidentes . sem o jornal não sei como saberiamos das noticias .
23/10/2007 16:35:02


32 Breno felipe Dos santos Oliveira - Guarapari
Estou motando um jornal Escolar NACIONAL
23/10/2007 16:33:58


33 Raul - Guarapari
eu gostei muito, ae maneiro
23/10/2007 16:32:13


34 schirley - guarapari
o seu jornal e muito importante para todas a s pessoa que ler fala sobre muitas as coisas muito importante
23/10/2007 16:31:49


35 julia rodrigues - vitoria
Gostei muito do que li e achei bem interessante,acho que agora serei fera em jornais
23/10/2007 16:31:41


36 Maria Luiza - Rio de Janeiro
Era o que eu estava procurando! Estamos montando um jornal escolar e buscava material para orientar melhor os "alunos-jornalistas". Muito bom!
16/08/2007 20:25:08


37 Liliane Moiteiro Caetano - Severinia - SP
Muito bom o material publicado no site, vcs descreveram bem os passos para a confecção de material para produção e divulgação de conteúdo...sou comunicadora social habilitada em relações públicas, pós graduada em Lingua Portuguesa, e curso licenciatura também em Lingua Portuguesa...e achei o material bem interessante...
12/08/2007 11:01:00


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.