Como tornar o conhecimento apaixonante - 28/07/2006
Philippe Perrenoud
Para dirigir abertamente um projeto de conhecimento, deve-se, então, ser capaz de suscitar uma paixão desinteressada pelo saber, pela teoria, sem tentar justificá-la, pelo menos durante a escolaridade de base, por um uso prático que será o apanágio de alguns especialistas.
Como tornar o conhecimento apaixonante por si mesmo? Essa não é somente uma questão de competência, mas de identidade e projeto pessoal do professor. Infelizmente, nem todos os professores apaixonados dão-se o direito de partilhar sua paixão, nem todos os professores curiosos conseguem tornar seu amor pelo conhecimento inteligível e contagioso.
A competência aqui visada passa pela arte de comunicar-se, seduzir, encorajar, mobilizar, envolvendo-se como pessoa. A paixão pessoal não basta, se o professor não for capaz de estabelecer uma cumplicidade e uma solidariedade verossímeis na busca do conhecimento.
Ele deve buscar com seus alunos, mesmo que esteja um pouco adiantado, renunciando a defender a imagem do professor “que sabe tudo”, aceitando mostrar suas próprias divagações e ignorâncias, não cedendo à tentação de interpretar a comédia do domínio, não colocando sempre o conhecimento ao lado da razão, da preparação do futuro e do êxito. Quanto aos professores que se mostram impassíveis diante dos conhecimentos que ensinam, como esperar que suscitem a menor vibração em seus alunos?
Philippe Perrenoud
In: “10 Novas Competências para Ensinar”
1 Clarice - Macatuba
É muito bom sentirse realizado, isso só se torna possível ao professor quando observa um brilho de contentamento nos olhos de seu aluno que se sente realizado em dividir o seu conhecimento com seu professor.
06/09/2010 18:39:24
2 Elizabeth - Itapetininga
Muito bom! Chega de ensinar a dominar a leitura, escrita e decoréba de conteúdos, a responsabilidade do professor é envolver totalmente seus alunos com a magia do conhecimento!
29/07/2009 22:24:30
3 Ledys Alexia Maia - Pouso Alegre MG
A reflexão sobre o que nos move a sermos educadores deve estar vinculada aos nossos prazeres e desprazeres. É preciso agarrar a possibilidade de aprender e se encantar junto pela disciplina ensinada, pois ensina com qualidade aquele educador que se entrega em cada aula e conquista novos conhecimentos.
Nenhuma aprendizagem se basta nela mesma. Somos responsáveis por não criarmos bloqueios em nossos educandos por lecionarmos disciplinas que temos por obrigação e desprazer.
Educar é conquistar!
03/07/2009 15:55:01
4 Luciana - Lençóis
Muito bom esse artigo. me fez refletir bastante!
02/06/2009 20:18:55
5 Elaine Ferraz - Lençóis Paulista
Muito interessante esse artigo, mas confesso que não entendi muito bem.
27/05/2009 20:07:49
6 lucineia peixoto - brasilia
nuance que quebra paradigmas e amplia os horizontes racionais, por que não?!não cedendo à tentação de interpretar a comédia do domínio... adorei!! até logo
26/01/2009 15:05:28
7 kena - manaus
excelente o artigo.gostaria que voce me explicasse mais sobre o que philippe perrenoud quer dizer sobre favorecer a definiçao de um projeto pessoal no aluno e como pode ser feito.por favor preciso com urgencia da sua ajuda.
27/11/2008 09:03:40
8 Sônia - Queluz
Parabéns, o artigo foi calro e objetivo e concordo plenamente, acredito que precisa unir "corpo e alma" literalmente, para a tão sonhada educação florecer
05/09/2007 14:47:08
9 Simone aparecida de Sousa Alecrim - sBC
Não entendi nada ficarei grata se me mandar um email que me explique melhor
23/08/2007 00:41:09
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