Filosofando
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Como tornar o conhecimento apaixonante - 28/07/2006
Philippe Perrenoud

'

Para dirigir abertamente um projeto de conhecimento, deve-se, então, ser capaz de suscitar uma paixão desinteressada pelo saber, pela teoria, sem tentar justificá-la, pelo menos durante a escolaridade de base, por um uso prático que será o apanágio de alguns especialistas.

Como tornar o conhecimento apaixonante por si mesmo? Essa não é somente uma questão de competência, mas de identidade e projeto pessoal do professor. Infelizmente, nem todos os professores apaixonados dão-se o direito de partilhar sua paixão, nem todos os professores curiosos conseguem tornar seu amor pelo conhecimento inteligível e contagioso.

A competência aqui visada passa pela arte de comunicar-se, seduzir, encorajar, mobilizar, envolvendo-se como pessoa. A paixão pessoal não basta, se o professor não for capaz de estabelecer uma cumplicidade e uma solidariedade verossímeis na busca do conhecimento.

Ele deve buscar com seus alunos, mesmo que esteja um pouco adiantado, renunciando a defender a imagem do professor “que sabe tudo”, aceitando mostrar suas próprias divagações e ignorâncias, não cedendo à tentação de interpretar a comédia do domínio, não colocando sempre o conhecimento ao lado da razão, da preparação do futuro e do êxito. Quanto aos professores que se mostram impassíveis diante dos conhecimentos que ensinam, como esperar que suscitem a menor vibração em seus alunos?

Philippe Perrenoud
In: “10 Novas Competências para Ensinar”

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










9 COMENTÁRIOS

1 Clarice - Macatuba
É muito bom sentirse realizado, isso só se torna possível ao professor quando observa um brilho de contentamento nos olhos de seu aluno que se sente realizado em dividir o seu conhecimento com seu professor.
06/09/2010 18:39:24


2 Elizabeth - Itapetininga
Muito bom! Chega de ensinar a dominar a leitura, escrita e decoréba de conteúdos, a responsabilidade do professor é envolver totalmente seus alunos com a magia do conhecimento!
29/07/2009 22:24:30


3 Ledys Alexia Maia - Pouso Alegre MG
A reflexão sobre o que nos move a sermos educadores deve estar vinculada aos nossos prazeres e desprazeres. É preciso agarrar a possibilidade de aprender e se encantar junto pela disciplina ensinada, pois ensina com qualidade aquele educador que se entrega em cada aula e conquista novos conhecimentos. Nenhuma aprendizagem se basta nela mesma. Somos responsáveis por não criarmos bloqueios em nossos educandos por lecionarmos disciplinas que temos por obrigação e desprazer. Educar é conquistar!
03/07/2009 15:55:01


4 Luciana - Lençóis
Muito bom esse artigo. me fez refletir bastante!
02/06/2009 20:18:55


5 Elaine Ferraz - Lençóis Paulista
Muito interessante esse artigo, mas confesso que não entendi muito bem.
27/05/2009 20:07:49


6 lucineia peixoto - brasilia
nuance que quebra paradigmas e amplia os horizontes racionais, por que não?!não cedendo à tentação de interpretar a comédia do domínio... adorei!! até logo
26/01/2009 15:05:28


7 kena - manaus
excelente o artigo.gostaria que voce me explicasse mais sobre o que philippe perrenoud quer dizer sobre favorecer a definiçao de um projeto pessoal no aluno e como pode ser feito.por favor preciso com urgencia da sua ajuda.
27/11/2008 09:03:40


8 Sônia - Queluz
Parabéns, o artigo foi calro e objetivo e concordo plenamente, acredito que precisa unir "corpo e alma" literalmente, para a tão sonhada educação florecer
05/09/2007 14:47:08


9 Simone aparecida de Sousa Alecrim - sBC
Não entendi nada ficarei grata se me mandar um email que me explique melhor
23/08/2007 00:41:09


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.