Confrontando a Matrix - 04/07/2006
Coluna Carpe Diem
Morpheus - Você acredita no destino, Neo?
Neo - Não.
Morpheus – Por que não?
Neo - Porque eu não gosto da idéia de que não tenho o controle de minha vida.
Morpheus - Eu sei exatamente o que você quer dizer. Deixe-me dizer por que você está aqui. Você está aqui porque tem o dom.
Neo - Que dom?
Morpheus - Eu tenho assistido você, Neo. Você não usa o computador como uma ferramenta. Você o utiliza como se fosse uma parte de você. O que você pode fazer dentro de um computador não é normal. Eu sei. Eu presenciei isso. O que você faz é mágica.
Neo - Não é mágica.
Morpheus - É sim, Neo. É sim. De que outra forma você poderia descrever o que tem acontecido a você? Nós fomos treinados nesse mundo para aceitar apenas o que é racional e lógico. Você já pensou por quê? Quando crianças nós não separamos o possível do impossível o que explica porque quanto mais jovem é uma mente mais fácil é para torná-la livre enquanto uma mente como a sua pode ser muito difícil.
Neo - Livre do que?
Morpheus - Da Matrix. Você quer saber o que é isso, Neo? É aquele sentimento que você tem ao longo de toda a sua vida. Aquela sensação de que há algo de errado no mundo. Você não sabe o que é mas está lá, como um estilhaço em sua cabeça, te deixando maluco, trazendo você até mim. Mas o que é isto? A Matrix está em todos os lugares, está ao nosso redor, até mesmo nesse quarto. Você pode vê-la da sua janela, ou em sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, ou para a Igreja ou quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante de seus olhos para torná-lo cego quanto a verdade.
Neo - Que verdade?
Morpheus - Que você é um escravo, Neo. Que você, como todo mundo, nasceu cativo... Mantido dentro de uma prisão que você não consegue cheirar, provar ou tocar. Uma prisão para sua mente.Infelizmente ninguém pode dizer o que é a Matrix. Você tem que ver por si mesmo.
Neo – Como?(Trecho do roteiro original do filme “Matrix”, elaborado pelos irmãos Andy and Larry Wachowsky).
Platão já nos alertava em sua célebre “Alegoria da Caverna” quanto aos limites que nos são impostos em nossas vidas a partir de nossa própria mente. Quantas não foram às vezes em que dissemos para nós mesmos que não seríamos capazes de fazer alguma coisa. Várias foram as ocasiões em que nos sentimos impotentes, incapazes e insignificantes diante de circunstâncias que nos pareciam improváveis e incontroláveis a partir de nossas parcas forças...
Acreditar em si mesmo é o princípio elementar que deveria mover os seres humanos na direção da realização. A concretização dos sonhos nos parece tantas vezes impossível que não percebemos que sua impossibilidade é fruto exatamente dessa nossa forma de pensar limitadora, castradora...
Isso não quer dizer que devemos apenas acreditar em nossas próprias forças. Seria muito fácil se dessa forma pudéssemos realizar as façanhas com as quais desejamos fazer nossos nomes conhecidos e respeitados nessa Terra.
Precisamos também da coragem, da força e da determinação que vemos em Neo, o herói de Matrix, cultuado filme de ficção científica dos irmãos Wachowsky. Todas essas qualidades percebidas no herói não aparecem desde o primeiro momento em que lhe é dada a oportunidade de tentar desvendar o mistério da Matrix.
Mesmo os heróis hesitam. Durante alguns poucos segundos Neo ficou a pensar se realmente deveria enfrentar as forças que o tornavam escravo em sua própria mente. Sua dúvida é igual a de milhões de pessoas no mundo todo, que diariamente se entregam a uma rotina que os exaure, oprime e que lhes impõem grilhões.
A coragem de superar as adversidades segue como próximo passo para que consigamos enfrentar nossos medos do insucesso, do fracasso. A força está dentro de cada um de nós (parafraseando outro famoso filme de ficção científica) para que possamos tropeçar, nos levantar, aprender com nossos erros, corrigir a rota, evitar futuras colisões e atingir nossos objetivos.
Porém se não fosse pela determinação, que unida à coragem, à força e à confiança em nossas próprias capacidades, o que seria de nós, seres humanos? Estaríamos ainda pendurados em árvores ou escondidos em cavernas? Atingiríamos as luzes ou chegaríamos a lua? Voaríamos ou construiríamos tudo aquilo que concebemos em nossas imaginações?
A ficção é apenas mais uma forma de contestarmos a mesmice e desafiarmos nossas limitações. Aprender com os filmes a confrontar nossos medos e superar barreiras que nos parecem intransponíveis não é, porém, lição que possa ou deva ser esquecida...
1 Tatiana Lobo - São José dos Campos
A liberdade do homem ao longo dos tempos precisa ser refletida,diante das opressoes e aprisionamento de suas idéias eatitudes. O homem é escravo de suas ações.
O encorajamento a vontade de mudança precisa ser projetada e condicionada desde das pequenas escolhas até a libertação das limitações.
08/12/2010 20:07:28
2 karinna Alves Paciencia - são josé dos Campos
Precisamos questionar o sistema que estamos inseridos.O sistema nos explora porém devemos questionar a maneira como vivemos,o que somos e qual é o nosso objetivo na vida.
No filme Matriz é apresentado a pilula vermelha e a pilula azul.
Pilula vermelha:Não se conforma com o sistema
Pilula Azul:Se conforma com o sistema
Acredito que devemos escolher a todo o momento a pilula vermelha.
Por mais que o ser humano seja limitado ele precisa acreditar em si mesmo,acreditar na concretização de seus sonhos,nunca pensar de forma limitada enfrentar seus medos do insucesso e fracasso,aprender com os seus erros e precisa desvendar o sistema como Neo fazia.
É necessário coragem,força e determinação.
Precisamos lembrar a todo o momento que a força esta dentro de cada um de nós para que possamos tropeçar,nos levantar,aprender com os nossos erros,corrigilos e atingir nossos objetivos.Karinna Alves Paciencia
26/11/2010 21:07:39
3 Tamara Almeida Pedagogia Bilac / 3PNA - São José dos Campos/SP
Nos somos capazes de evoluir sempre, e evoluimos em torno de nossos sonhos, como cita o texto acima de que a força está dentro de cada um de nós,basta a determinação e coragem pois somos cheios de força e aptos para que nossos sonhos sejam concretizados,matrix também explora a parábola da caverna de Platão de uma forma esplêndida,um filme simplesmente eletrizante e inteligente.
16/11/2010 01:21:37
4 Diana maria dos anjos - São josé dos campos
É interessante o texto e o filme ,pois nos faz refletir de como a vida nos mostra mudanças, so depende de nós mesmo,em querer transaçoes e não querer ficar na monotomia.no filme mesmo mostra a vida do personagem neo ,de como era sem graça vivia um dia após o outro sem nenhuma perpectiva,nem imaginava que uma mudança radical aconteceria,a vida é assim cheia de `surpresas`, mas que bastamos acreditar e confiar em nós mesmo....
11/11/2010 11:16:06
5 wellyngtton - são josé dos campos
matrix nos mostra de uma forma `ilustrativa que de certa forma somos monitorados por sistema e que somos ludíbriados a escolhermos sempre o que o sistema quer,temos que ter liberdade de expressão ativa para podermos controlar e não sermos controlados!!!
10/11/2010 20:32:07
6 Suelen Ferrari dos Santos - sjcampos
Bom...com ele tirei para mim a escolha que a vida nos proporciona,quando Morpheus da a livre escolha para Neo,Com isso temos como base a livre vontade de seguir auilo exato,por tanto cada escolha tem sua consequência,pude também compreender o quanto corajoso e determinado foi Neo em aceitar aquilo que ele nem mesmo tinha certeza,a vontade de vencer em extremo quando notou que Morpheus cooria risco foi tão grande,que com isso eu tirei uma só conclusão para mim É NECESSARIO DEVOLVER PARA O PRÓXIMO AQUILO QUE COM SACRIFICIO ELE ENSINOUe é assim para minha vida hoje ,eu em sala de aula certamente serei o espelho de amanhã...
10/11/2010 19:56:39
7 Bruna Firmo - São José dos CamposSP
O texto mostra que ao longo de nossas vidas nós nos limitamos cada vez mais a cada dia, mas, isso não se dá somente a rotina massante que enfrentamos no nosso diaadia, mas, também desde o principio de nossa educação, seja ela em casa, na escola, ou até mesmo na rua. Como o próprio texto diz para superarmos nossos próprios limites é necessário acreditar em nós mesmos, pois para enfrentarmos essa idéia que já est á enraizada em nossa mente, temos que ter muita força de vontade. Por isso acredite e faça o que deseja se tornar real!!!
10/11/2010 19:30:25
8 Regiane Aparecida de Abreu - São José dos Campos
Quando Neo escolheu a pílula vermelha o que ele fez foi renovar causar uma revolução, precisamos disso coragem, força, determinação, não podemos nos acomodar, ficar parado vendo o tempo passar, nos calar. Temos que nos libertar, correr atrás de informações, nos transformar, controlar nossos medos e barreiras, arriscar, sair em busca de algo que pode ser a respostas. Devemos ser positivo e acreditar na força que há em cada um de nós, só assim podemos surpreender as pessoas e a nós mesmos, pois todos somos capazes.
10/11/2010 16:29:57
9 Fernanda Carolina - São Jose dos Campos
É, ler um texto como esse, é como se fosse nos dado doses extras de oxigênio oxigênio real..kk...nada de Matrix!!, que nos permite clarear a nossa visão do mundo que vivemos, e nos permite respirar um ar renovado que nos desperta, e nos mostra que há muito o que se fazer...
Estamos de fato vivendo uma escravidão, e o pior, uma escravidão tão bem gerenciada que muitas vezes nem nos damos conta dela. Estamos sendo roubados de nós mesmo... das coisas mais simples, até as mais complexas que podemos imaginar... vivemos nas matrizes de outras pessoas, vivemos os sonhos de outras pessoas... somos educados para isso... triste realidade...
Estamos presos nas cavernas, e nas amarras da sociedade... o que fazer para mudarmos essa situação? Esforço, trabalho,e muitas doses de paciência...
É um trabalho de formiga... passo a passo, degrau por degrau... e olha que com doses duplas, triplas de muito otimismo e dedicação, onde o primeiro passo é se encontrar novamente, se resgatar, para daí dar seguimento a segunda parte do resgate, o despertar das outras pessoas...
É dificil? SIM! Mas é o caminho para se buscar a liberdade, e a possibilidade de assumirmos o o papal principal na história de nossas vidas, e não mais sermos personagens coadjuvantes, secudarios, figurantes da historia de outros...
10/11/2010 14:14:47
10 LETICIA FERNANDA C. FERNANDES - são jose dos campos
Scnho e realidade,é o que Matrix nos coloca.Neo tinha determinação,coragem.mas isso ele foi mostrando aos poucos,porém devemos ter essas mesmas qualidades,precisamos enfrentar nossos medos,cada um de nos temos de abrir nossas mentes,olhar pra frente,ter forças para lutar contra nossos erros,temos que sair da mesmice de nossas vidas acreditar em si mesmo.Vamos fazer uma revolução em nossas mentes não se acomodar,correr atras de informações não parar no tempo ,matrix é um sistema no qual todos nos fazemos parte,mesmo em nosso mundo,tambem vivemos num sistema,queremos um ser humano que ande com suas proprias pernas não ser manipulados por ninguem,buscar nossa realização nossos objetivos.
10/11/2010 13:02:30
11 Angela Aparecida Fernandes de Melo - São Jose dos Campos
Não só o filme, mas o texto nos faz parar e refletir nossas vidas. O que esta certo ou o que esta errado? O que posso mudar?
Realmente muitas vezes precisamos ter a mesma coragem que Neo teve, é o sair da nossa zona de conforto e partimos para o VIRAR A MESA , fazer a revolução que precisamos.
Acreditar que os nossos sonhos, podem virar realidade se batalharmos por isso.
Ângela Pedagogia
10/11/2010 12:21:33
12 Débora Thomaz de Oliveira - São Jose dos Campos
Primeiramente na cena quando toca o telefone Neo atende e acretida naquele telefonema, quantos de nós iria desligar achando que era apenas um trote e continuar nossas vidas normalmente, com a rotina de sempre. Neo é o personagem que foge do conformismo, da rotina.
O sistema Matrix é uma prisão que você não consegue cheirar, provar ou tocar, é uma prisão para a mente. Nós temos que nos tornar protagonistas de nossas próprias vidas e em relação a formação profissional temos que pensar, que ser humano estamos formando? O que se conforma com tudo ao seu redor, ou aquele que sempre busca coisas novas e foge do conformismo? E
10/11/2010 10:22:39
13 vitoria araujo - sao jose dos campos
Quando temos uma oportunidade de mudar quantos aos nossos limites muitos tem medo de encarar o seu objetivo tanto que muita gente desiste sempre no meio do caminhyo falando que nao tem força para continuar o seu objetivo, no filme matrix mostra ppara nos que hoke temos que seguir sempre em frente nunca voltando pra trás, quando Neo tem que escolher entre a pílula vermelha ou a azul uma era para conhecer a sua realidade a matrix e a outra escolha seria para escolher ficar vegentando a sua vidinha de sempre, ele escolheu matrix, querendo ir em frente.
O filme nos mostra que devemos sempre superar os nossos limites para conseguir enfrentar os nossos medos.
09/11/2010 18:15:05
14 Míria Lima - São José dos CamposSP
Que somos seres manipulados, já sabemos e Matrix aborda e reesalta claramente isso.Mas também sabemos que somos seres poderosos e especiais,que só depende de cada um fazer a diferença,assim conseguiremos mudar o Mundo.
Como????Por exemplo uma pessoa depressiva que só consegui a cura á partir do momento em que resolve se curar,ou seja o poder está dentro de nós,só basta ser ativado.Também temos uma inteligêngia e um sistemacorpo perfeito que nenhum ser consegue reproduzir e nem conseguirá mesmo em meio a tantas descobertas tecnológicas, pois quem nós concebeu a vida foi um ser Superior á Humanidade.Ele nós deu também o poder de escolha e foi nós mesmo que deixou ser tirado esse direito sem ao menos revendicar ou pior nem questionar.Até quando seremos escravos do sistema que só quer sugar nossas energias??????até quando não sei,só sei que a resposta está dentro de cada um,basta procurar!A escolha é nossa.
Míria LimaPedagogia!!!!
09/11/2010 16:25:38
15 Sara Maria - São josé dos Campos
Nos tempos de hoje o que motiva o ser humano a realizar seus sonhos é acreditar que ele é capaz.aos olhos limitadores se torna impossível por exemplo: a compra da casa própria, ou até mesmo o remédio para a cura da AIDS, mais na verdade a realização disso está na força de vontade de cada indivíduo.
A tecnologia vem nos auxiliar em muitas situações a serem resolvidas em nosso dia a dia, mas ela não faz milagre.Temos a necessidade de lutar pelos nossos sonhos e ideais.
Como no Filme Matrix o personagem Neo é convidado a fazer uma revolução ,uma mudança em sua vida, mas pensa muito antes de aceitar esta proposta, pois as mudanças nos tiram do comodismo, dão trabalho para isso é necessário ter coragem, determinação para concretizar a mudança desejada.
O filme nos deixa a idéia, a mensagem que para ser feliz, para conquistar os nossos ideais é necessário ir a luta!
09/11/2010 08:00:15
16 Andreza Rosa Ferreira - São josé dos campos
Matrix nos leva a pensar se queremos ser manipulados no futuro?..A ser pessoas com medo, frustradas enfim escravos de suas limitações. Para podermos nos desprender a isso precisamos da coragem e força de Nio que com determinação se tornou um herói de matrix, para isso temos que tropeçar, levantar e aprender com nossos erros a ter confiança para atingir nossos objetivos.
08/11/2010 23:01:39
17 Kátia regina da Silva - São Jose dos Campos
Bom retomando esse assunto\filme transportado para nossa materia de antropologia da educação,e como havia mencionado anteriormente vivemos ilusoriamente a ideia de que somos donos de nossos propios narizes.Entretanto vivemos sempre sendo o reflexo do espelho maior que é a sociedade.Estamos acondicionados à matrizes em todos os cantos e despertar custa tanto pra alguns que eles preferem ficar adormecidos nessa ideia de que é diferente,que se pode fazer tudoaté pode se fazer tudo mesmo dede de que se siga o padrão,o determinado,o aprisonamento de pensamentos,atitudes,sonhos.
Sabemos que a projeção nem sempre sai a realidademas eu acredito sim ser possivel unir esses dois focos em um só,porem havera de ter coragem,determinação,força e acima de tudo libertação para se atinigir a autenticidade busacada pra conseguirmos não formar mais marionetes mais sim autenticos e verdadreiros cidadãos.A autenticidade é a resposta pra se cortar os fios do sistema que abastecemos como bateria.Kátia Regina
06/11/2010 21:41:00
18 valeria Alana - São José dos Campos
Matrix é um filme onde leva nos a pensar no nosso futuro: o que fizemos de bom continuar o projeto , o que erramos tentar consertar e onde queremos chegar. Nunca podemos deixar de sonhar, temos que acreditar e lutar pra chegarmos no nosso objetivo, no nosso potencial.Porque temos muitas barreiras em nossas vidas por isso levantar a cabeça e seguir em frente sempre
06/11/2010 20:46:26
19 Maria Inês - São José dos Campos
NEO E MORPHEUS
O diálogo entre Neo e Morpheus, do filme de ficção Matrix, é um alerta e ao mesmo tempo um esclarecedor ensinamento, a cerca de um sistema imposto pela sociedade dominante, onde prevalece a tirania sobre ingenuidade e temores dos demais.
De crédito aos seus ideais, desprendase da algema, busque o discernimento, liberte sua mente e vá ao encontro e encontrará a realização dos seus sonhos e a plena satisfação.
Comentário feito por Maria Inês
06/11/2010 19:41:49
20 ANA PAULA DA COSTA LEITE GUEDES - SAO JOSE DOS CAMPOS
Estudo Dirigido – Antropologia da Educação – Profº João Luis
Com certeza não podemos nos conformar. Estamos sim inseridos dentro do sistema, mas podemos escolher não ser escravos, não alimentar esse sistema.
Não precisamos simplesmente aceitar o padrão que nos colocam, temos a opção de fazer diferente. Não é algo simples e fácil, é um processo de todos os dias, mas aos poucos podemos tentar desconstruir esse sistema.
Por isso a educação precisa ter como objetivo formar pessoas críticas, pensantes, pessoas que consigam perceber aquilo que as está escravizando e assim tenham a opção de continuar escravo ou se libertarem.
06/11/2010 13:08:14
21 Divino - BrasíliaDF
Quantos de nós vivemos aprisionados em nossos medos e frustações? As sombras em nossas cavernas nos assustam e as luzes lá fora nos ofuscam quando tetamos mudar algo em nossa vida. Mas é importante nos libertarmos, arriscar, ousar, sair em busca deste algo, que pode ser a resposta para tantas doenças projetadas em nossas mentes. Não consigo lembrar de alguém que tenha sido um vitorioso sem que passasse pelos mais improváveis obstáculos. O que fica evidente é que não devemos nos ater, pelo contrário, devemos acreditar na força suprema que há em cada um de nós, provavelmente surpreenderemos o mundo e acima de tudo a nós mesmos.
21/04/2009 17:27:58
22 Mara Miotti - Osasco
Gostaría que fizesse um comentário a respeito da idéia de salvador que aos meus olhos também foi lançado no Filme "Matrix".
26/02/2008 09:04:00
23 Magda Santos - Fortaleza
Certamente, a maioria de nós vive em uma "matrix". O conhecimento transforma e revela uma nova realidade; e dentro dessa nova realidade se faz necessário uma postura ativa, contudo questionar e dinamizar essas posturas são capacidades que pressupõe escolhas. Então vem os questionamentos: O que temos? O que queremos? E até onde podemos/devemos ir para conquistar (o que queremos).
08/11/2007 19:55:27
24 André Luis Mangia de Souza - Barra do Piraí
Certamente quem aplaude este artigo, e outros do genero, iram achar que minha colocação é mais uma das partes das ilusões ou condicionamentos que nos são colocados pela cultura, como defende p. ex. J. Krishnamurti, Aldous Huxley em Adirável Mundo Novo e tantos outros. Não é uma afirmação, apenas um questionamento que venho fazendo. Sabemos que o cerebro humano e personalizado, atraves da genetica , da educação e da cultura. Baseado nesta premissa, questiono se qualque pessoa pode " ver a realidade fora da caverna ".
23/06/2007 11:59:42
25 Luiz Carlos da Rocha - Porto Alegre/RS
Excelente. Gostei muito e provavelmente utilizarei em meu estágio. Citando a fonte é claro.
28/05/2007 17:16:38
26 Ju - leopolis-pr
MA-RA-VI-LHO-SO
21/03/2007 01:08:06
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.