O Bom Senso - 10/05/2006
René Descartes
Inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem.
E é improvável que todos se enganem a esse respeito; mas isso é antes uma prova de que o poder de julgar de forma correta e discernir entre o verdadeiro e o falso, que é justamente o que é denominado bom senso ou razão, é igual em todos os homens; e, assim sendo, de que a diversidade de nossas opiniões não se origina do fato de serem alguns mais racionais que outros, mas apenas de dirigirmos nossos pensamentos por caminhos diferentes e não considerarmos as mesmas coisas.
Pois é insuficiente ter o espírito bom, o mais importante é aplicá-lo bem. As maiores almas são capazes dos maiores vícios, como também das maiores virtudes, e os que andam muito devagar podem avançar bem mais, se continuarem sempre pelo caminho reto, do que aqueles que correm e dele se afastam.
René Descartes
Em sua célebre obra O Discurso do Método
1 Franklin Ribeiro - São Paulo
Apenas uma pequena correção:
Faltou o principal argumento do texto, senão a sustentação fica sem sentido. depois da palavra POIS.. existe uma palavra NÃO.. fica assim.
Pois NÃO é insuficiente ter o espírito bom....
Corrijam urgente!!
16/11/2012 14:32:15
2 Elis Junior Dourado de Sousa - Santa Quiteria
Quando tento entender quem não me entende, vejo o quanto eu também sou complicado.
26/01/2011 19:52:37
3 ELIS JUNIOR DOURADO - SANTA QUITERIA
A dúvida sobre a existência de Deus é como o pensamento mais conhecido de Renê descartes:
Penso, logo existo.
Tudo quem segui uma linha de pensamento, passa por um processo de existência mental, ou seja, pela criação. Criação do imaginário....
Elis Júnior Dourado
02/07/2009 13:31:02
4 francisco de assis - pauloafonso
é sem dúvida uma grande mensagem, gostaria de ter vários textos do pensamento lógico. pois penso logo existo.
02/01/2008 15:10:46
5 Grasiela I.M.P. - Cascavel-Pr
O trecho exposto é um dos trechos do livro Desacartes -Nova Cultura, gostaria de encontrae algo mais elaborado enquanto reflexões atuais do pensamento cartesiano para aplicá-lo com adolescentes para que possam compreender o assunto da melhor forma possível.
16/08/2007 13:44:07
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.