O papel do jogo na Matemática - 02/03/2006
Aprender e socializar de forma lúdica
A Matemática é vista na escola como uma matéria difícil. Que apenas poucos privilegiados conseguem aprender. Muitos alunos se queixam dizendo que não entendem ou não gostam da disciplina. Infelizmente, a Matemática é trabalhada de forma descontextualizada, sem quase que nenhuma relação com o que os alunos usam no seu dia-a-dia.
Uma das formas de resgatar o gosto pela Matemática é a utilização dos jogos que precisam ser vistos com mais seriedade pela escola. O uso dos jogos não deve se restringir apenas ao horário do recreio. Deve fazer parte da prática pedagógica diária adotada pelo professor.
Segundo Wallon, é impossível conhecer ou educar uma criança sem saber por que e como ela brinca. É através do jogo que a criança compreende a função da regra. Percebe que ela só pode jogar depois da jogada do outro, compreende que “regras” são “combinadas” para determinar as ações dos jogadores. E assim vai construindo atitudes sociais e morais, aprendendo a controlar seu comportamento, entendendo que não se pode ganhar sempre, etc.
Todo jogo deve ter regras claras para alcançar os objetivos demandados e também para que o jogador possa delinear suas estratégias de ação. As estratégias, a tomada de decisão, a análise dos erros, a capacidade de lidar com perdas e ganhos, a oportunidade de repensar uma jogada em função do outro jogador e outros momentos das partidas são princípios fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio e das estruturas cognitivas do aluno.
O jogo motiva e desafia, pois provoca um conflito interno, o aluno precisa encontrar uma solução para o seu problema: vencer! Através do jogo a criança aprende a lidar com suas frustrações, constrói e reconstrói sua realidade.
A criança vê o jogo como uma brincadeira e por isso se liberta das pressões, criando um clima para experimentação, descobertas e assim passa a aprender os conceitos apresentados de forma lúdica. O lúdico deve estar presente em todo o processo de aprendizagem na Educação Básica.
Quem disse que números e medidas não podem estar inseridos num processo desafiador, em que o aluno seja levado a exercitar seu raciocínio de maneira criativa, através da interação com o outro, da verbalização de idéias, criando hipóteses e estratégias, refletindo e socializando suas descobertas? O jogo, com certeza, cumpre esse papel!
1 Ana Lídia Gomes Lopes - Goiânia
Gostei muito do artigo pelo fato da identificção de outras particularidades sobre os jogos.
23/04/2012 07:32:48
2 Suzana couto - inhumasgo
sou professor colaborador da minha cidade,começo na em breve,estou muito otimista.
21/04/2012 15:59:05
3 daniela abreu de souza - tailandia
legal
27/03/2012 13:00:47
4 antonieto - belo horizonte
preciso de um jogo de matematica me ajundem kkk
19/11/2011 08:05:47
5 samella silva alves de santana - aratuipe\Bahia
Nao gostei,eu quero jogo que usa papel sobre matematica. Agora,sai uma explicaçao de matematica!
23/05/2011 19:21:51
6 Ana Maria Popovicce - cuiaba mt
Muito bom seu artigo a crianca precisa brincar
cabe ao professor ser um motivador buscar meios
inserir jogos brincadeiras so assim a crianca
despertara a vontade de aprender.
20/05/2010 22:57:26
7 Rogerio Ferreira Cruz - PradoBA
Muito interessante seu texto! Os jogos tem uma utilidade educacional muito válida, pois desperta o interesse e desenvolve o raciocínio lógico, falta criar técnicas ou metodologias para integrálos aos ensinos matemáticos em sala de aula e melhorar a aprendizagem como um todo, principalmente em matemática.
22/06/2009 10:13:20
8 isabel cristina zambelle - taiaçu
eu achei muito imteressante,os alunos que entraren nessa pesquisa aprenderam muito
19/06/2009 14:37:39
9 Renata Leone - São Paulo
Para Sandro: a técnica dos dedos é assim: se vc quer multiplicar 6 X 8. Na mão esquerda você faz 651 e abaixa um dedo e quatro ficam levantados. Na mão direita faz 85 3, abaixa três dedos e dois ficam levantados. Aí você multiplica os dedos levantados da mão direita pela esquera 4x28, os dedos que ficaram abaixados vaelm 1 dezena cada. eram 4 dedos abaixados, portanto 40, mais o resultado da multiplicação, 48.
08/09/2008 22:18:08
10 SANDRO - Diadema
Bom dia, muito legal seu material, estou cursando matematica e estou em busca de tecnicas de tabuada com os dedos so consigo encontrar a do nove e tenho conhecimento que existem tecnica semelhante para os algarismos de 1 a 8 também. Vocês tem estas tecnicas? Desde ja meu muito obrigado
27/06/2008 08:58:03
11 Adriana - Rio de Janeiro
Gostei muito, parabéns. Poderia me enviar o ano de Wallon, pois estou fazendo um trabalho. Obrigada.
28/04/2008 15:15:16
12 Tânia Regina Moreira Santos - Zona oeste do Rio de Janeiro
Achei muito legal, já tenho este habito na educação infantil. Preciso agora é de sujestões para o ensino fundamental e que me direcione em quais contudos da matematica posso usar este e outros jogos.
Um abraço carioca.
02/02/2008 20:42:12
13 Paula - RIO DE JANEIRO
MARAVILHOSO ARTIGO!SOU PROFESSORA E USO OS JOGOS COMO RECURSO PEDAGOGICO DIARIAMENTE EM MINHAS AULAS.ADORO FUXICAR NA NET ASSUNTOS SOBRE A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA VALIDAR E MELHORAR MINHA PRATICA.
PARABENS!SEMPRE PASSAREI POR AQUI PARA SABER O QUE ESTA ROLANDO...BEIJOS
04/01/2008 21:57:34
14 ELIZABETH FAULHABER OLIVEIRA - Rio de Janeiro
Achei esse artigo muito proveitoso só está faltando os exemplos de jogos.
27/11/2007 15:56:11
15 valeria fares - duque de caxias
gostei do texto,só achei que deveria ter algumas sugestões de jogos.,e como saber analizar a forma como cada criança e como utilizar isso em benefício da criança.
05/11/2007 19:31:38
16 Moane Lucia Lima Pinheiro - Pojuca
Eu acho muito legal axuda outras crianças
23/09/2007 19:34:00
17 Ricardo Stumpf - Brasília
Parabéns pela proposta do artigo. Um jogo que desde a década de 70 tem instigado alunos de muitos países do mundo a pensar matematicamente é o Hare & Tortoise, baseado na fábula da lebre e da tartaruga. Além de uma partida com 6 pré-adolescentes durar só uma hora, eles pensam, fazem contas, dão trocos (em cenouras!). Infelizmente esse jogo só chegou ao Brasil agora, com 30 anos de atraso, mas continua moderno em sua mecânica. Para encontrá-lo, basta pesquisar as palavras-chave "jogo hare tortoise david parlett" em sites de pesquisa - sem as aspas. O autor David Parlett escreveu dezenas de livros sobre jogos, inclusive o "Oxford History of Board Games" e "Oxford History of Card Games", da editora da Universidade de Oxford. Fica a sugestão. Sucesso!
19/07/2007 22:34:11
18 camila - rio de janeiro
Bom não sei se sou anormal mais amo de mais matemática... Posso afirma que ela é a matéia que eu me dou melhor e que eu mais gosto... Adoro essa matéria e acho ela muito importante para a nossa vida profissional... Penso em ser Administradora espero tortar meu sonho realista...
Bom adorei o site e um beijão
03/05/2007 19:24:57
19 TATIANE - PATO BRANCO
SEU TRABALHO FICOU MUITO BOM, INFORMATIVOE QUALITATIVO FOOI DE GRANDE PROVEITO PARA MIM,POIS ASSIM FIQUEI MUITO MAIS ATUALIZADA E PREPARADA PARA CUIDAR DAS MINHAS CRIANÇAS. OBRIGADA.
25/04/2007 21:21:50
20 ISABEL CRISTINA DA SILVA MEDINA - PALMARES DO SUL
DISPONIBILIZAR OS JOGOS EDUCACIONAIS A TODOS OS VISITANTES
24/03/2007 18:25:58
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.