Matemática
O papel do jogo na Matemática
Aprender e socializar de forma lúdica
A Matemática é vista na escola como uma matéria difícil. Que apenas poucos privilegiados conseguem aprender. Muitos alunos se queixam dizendo que não entendem ou não gostam da disciplina. Infelizmente, a Matemática é trabalhada de forma descontextualizada, sem quase que nenhuma relação com o que os alunos usam no seu dia-a-dia.
Uma das formas de resgatar o gosto pela Matemática é a utilização dos jogos que precisam ser vistos com mais seriedade pela escola. O uso dos jogos não deve se restringir apenas ao horário do recreio. Deve fazer parte da prática pedagógica diária adotada pelo professor.
Segundo Wallon, é impossível conhecer ou educar uma criança sem saber por que e como ela brinca. É através do jogo que a criança compreende a função da regra. Percebe que ela só pode jogar depois da jogada do outro, compreende que “regras” são “combinadas” para determinar as ações dos jogadores. E assim vai construindo atitudes sociais e morais, aprendendo a controlar seu comportamento, entendendo que não se pode ganhar sempre, etc.
Todo jogo deve ter regras claras para alcançar os objetivos demandados e também para que o jogador possa delinear suas estratégias de ação. As estratégias, a tomada de decisão, a análise dos erros, a capacidade de lidar com perdas e ganhos, a oportunidade de repensar uma jogada em função do outro jogador e outros momentos das partidas são princípios fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio e das estruturas cognitivas do aluno.
O jogo motiva e desafia, pois provoca um conflito interno, o aluno precisa encontrar uma solução para o seu problema: vencer! Através do jogo a criança aprende a lidar com suas frustrações, constrói e reconstrói sua realidade.
A criança vê o jogo como uma brincadeira e por isso se liberta das pressões, criando um clima para experimentação, descobertas e assim passa a aprender os conceitos apresentados de forma lúdica. O lúdico deve estar presente em todo o processo de aprendizagem na Educação Básica.
Quem disse que números e medidas não podem estar inseridos num processo desafiador, em que o aluno seja levado a exercitar seu raciocínio de maneira criativa, através da interação com o outro, da verbalização de idéias, criando hipóteses e estratégias, refletindo e socializando suas descobertas? O jogo, com certeza, cumpre esse papel!