Matemática
Andréa Cristina Sória Prieto Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia

“Problemas de aprendizagem ou de Ensinagem?” - 25/11/2005
Quem cria rótulos e problemas na escola?

'

O que é um problema de aprendizagem? Vamos primeiro tentar entender o significado de cada uma dessas palavras:

Problema: surgiu no século XVII e, segundo o Dicionário Aurélio, refere-se a uma questão matemática proposta para que se dê uma solução.

Aprendizagem: de acordo com o Dicionário Aurélio, trata-se do ato ou efeito de aprender.

Aprender: tomar conhecimento de algo, retê-lo na memória em conseqüência de estudo, observação, experiência, advertência, etc.

Infelizmente o que vemos em muitas escolas é o “problema de aprendizagem” sendo visto como um distúrbio, um fenômeno de causa única. O aluno que apresenta um ritmo mais lento para aprender ou que aprende de forma diferente dos demais é logo colocado em um “vidrinho de conserva” e “rotulado”, e assim permanece como se tivesse uma patologia.

Para Vigotsky, na visão sócio-interacionista, os alunos deveriam ser encorajados a adquirir conceitos científicos através das atividades propostas pela escola e assim modificar sua relação cognitiva, ou seja, aprender. Esses alunos que apresentam ritmos diferentes e comportamentos tidos como problemas no aprendizado escolar, fazem parte do grupo da escola e não deveriam ser estigmatizados e muito menos isolados.

Trata-se de olhar para esse aluno muito mais para identificar as suas capacidades potenciais, do que classificá-lo dentro de algum distúrbio ou doença. O papel do educador é o de fazer intervenções a fim de possibilitar que esse educando aprenda.

Cabe ao educador olhar o processo educativo como um todo em oposição à rotulação do aluno, dar aos pais incentivo e passar a confiança aos mesmos de que a escola desenvolve um bom trabalho com seus filhos, afinal é papel da escola lidar com a formação do conhecimento.

Para finalizar, entendo que cabe à escola, e em especial ao professor, ampliar a visão sobre “problemas de aprendizagem”, aprimorando sua competência e atuação. Como diz Alícia Fernández, psicopedagoga argentina, “o problema não é de aprendizagem, mas sim de ensinagem”. É o professor quem deve buscar meios e alternativas criativas para que seu aluno aprenda.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










32 COMENTÁRIOS

1 Joana Auria - Fortaleza
O professor não é formado dentro da realidade qe se apresenta nas escolas. Como diz Madalena Freire: A prática é o fio em que o malabarista anda e a teoria é a rede que sustenta a queda. Essa rede tem que ser forte para não deixar o malabarista cair, porém a prática é por onde o malabarista irá caminhar. Ambas são importantes. Enquanto o professor não sair da mesmice de só ensinar, os alunos não aprenderão. O professor tem que despertar o aluno para o conhecimento significativo, conhecimento que faz sentido na sua vida diária.
01/08/2013 09:29:18


2 DANIELE SIMOES - ManausAM
É bastante relevante tratarmos desta questão: Aprendizagem ou Ensinagem A escola e todos os seus participantes precisam ter ciência de suas possibilidades, pontos fortes e fracos, para que possam estabelecer prioridades no seu processo de ensinar e aprender de forma significativa. Estou cansada de ouvir discursos de muitos politicos sobre Planos e Metas para Educação de Qualidade.É preciso ação e comprometimento de todos politicos, gestores, professores, alunos, pais e comunidade em geral. CHEGA DE ORATÓRIA E BLA, BLA,CORAGEM, BOM SENSO E COMPROMISSO COLETIVO ACREDITO QUE AMENIZASSE TAL SITUACAO
28/03/2013 16:55:30


3 Rozani \Maria de Castro Rocha - Taboão da Serra
com certeza precisamos sempre rever matérias como estas, não porque nos é desconhecidos os fatos e sim para reflexão do nosso papel dentro da sala de aula. Precisamos estar atentos a como estamos ensinandosempre.
11/06/2012 11:19:37


4 flabenice - Belém
gostei muito do artigo,mas acho que o mesmo precisa de argumentos mais realistas e ser menos generalizado.Pois os alunos não são máquinas e vivem em diversos contexto, variados costumes, porém em uma mesma sociedade que ainda não sabe o que realmente quer ensinar,ou talvez não queira ensinar, para acidadania, nem para o amor entre outros.
27/01/2011 23:54:40


5 Heretiano Gurjao Filho - Campina Grande Paraíba
A aprendizagem em qualquer nivel é a mesma, nesse Pais numca se fez uma reforma curricular por profissionais da educação, verificase que nossos alunos são números estatisticos, o mec mostra vários programas onde diz que a educação está melhor o que não é verdade, principalmente na alfabetização e no 1º grau. O professor é desreispeitado tanto profissionalmente como finaceiramente. por exemplo: um presidiario custa aos cofres do estado R$ 1800,00 e o salário médio do Professor é de R$ 900.00, acho que já é hora de começar a discutir esta relação e pensar a educação como solução para nosso pais. Heretiano Gurjão Filho Professor da UFPB
23/01/2011 18:11:50


6 edja maria - barrieros_pe
como aprendar portugues.
28/09/2010 09:43:53


7 Lucas Augusto Monteiro de Castro - Belo Horizonte MG
É bem interessante observar a evolução das concepções pedagógicas, onde o trânsito entre o behaviorismo e a prática sóciointeracionista se caracteriza dentro do nosso fazer pedagógico. Ao mesmo tempo que procuramos fazer uma avaliação diagnóstica dentro do aprender a aprender, estamos sujeitos a dar recompensas na forma de reforço positivo ou negativo. Ao mesmo tempo em que buscamos caracterizar uma zona de desenvolvimento proximal, estamos sujeitos a separar desenvolvimento e aprendizado, trazendo a concepção gestaltista inata do modelo médico, excluindo e isolando por meio de avaliações lineares. O mais curioso, no entanto, é a observação empírica de que a realidade da sala de aula mostra um pouco de cada concepção, onde uma visão complementa a outra. Em minha opinião, temos um aperfeiçoamento complementar, onde cada uma delas trouxe a sua contribuição para a ciência pedagógica. É também válido situar as implicações históricas e temporais de cada concepção, mostrando a sinergia com os pensamentos políticos e econômicos de cada época. Isto é muito bonito de se verificar, pois mostra que a pedagogia é uma ciência viva que brilha dentro do tecido social, caracterizando a transversalidade dinâmica entre o sujeito e a ação. Como educadores que somos, o melhor de tudo é verificar a capacidade de amar e de nos renovar, sem tabus ou preconceitos, sem rótulos ou julgamentos. Viva a ciência do aprendizado! Viva o professor!
04/05/2010 17:27:08


8 Ricardo Vianna - Juiz de fora
Excelente matéria Os Currículos precisam ser revistos sob olhar mais atento do professor. Buscando o tripé fundamental para o ensino: conceituaçãomanipulaçãoaplicação. A maioria dos livros didáticos de nosso país dão ênfase quase que total à manipulação e quase nada à aplicação. Se quiser ver algumas aplicações de matemática, visite o site: http://profricardovianna.blogspot.com/
27/09/2009 11:51:17


9 vera b santos - caçapava
não sou formada em nenhuma escola, a não ser aquela que bem ou mal todos passam por ela ¨a escola da vida¨ao longo dos meus 61 anos, estou assistindo aterrorizada o caos no ensino,precisamos muito de ajuda. Não posso deixar de concordar,com cada palavra escrita acima.
09/09/2009 18:45:42


10 Carla - Mauá
Nossa é super interessante!
11/06/2009 15:34:51


11 jessica lohane pereira lellis - porto velhoro
a minha sala e considerada um problema.Em parte a culpa e dos alunos mas acho q nem a escola nem os professores estão preparados p/ receber a gente.
13/05/2009 20:08:34


12 Rafael dalpoz - Americana
Andréa acredito que é a contribuição da sua área para esse problema, porém existem tantas especialidades médicas, o corpo humano é algo extremamente complexo, sugiro verificar se realmente não existe algo de patologia, reunir todas opiniões médicas e chegar num consenso sobre a questão. Abraço.
26/03/2009 23:42:40


13 Antonia Neide de Sousa - Varjota Ce
Concordo em parte com André Fonseca do Rio de Janeiro, o perfil de educadores e educandos de hoje não podem está ligado as teorias que pouco tem relação com o choque de avanços e informações do mundo atual. Com certeza essa bola chamada aprendizagem dentro do sistema educacional está mucha. Nenhum segmento da sociedade, até mesmo as escolas, instituições prontas para desenvolver o processo de ensino aprendizagem não tem o aparato necessário para receber o educando, pois ele está rodeado de tudo, e a escola deixou de ser um lugar de interesse social. Só permanece na escola o percetual que de fato tem vocação para estudar, o restante que é maioria apenas ocupa um registro burocrático, que a cada dia aumenta os índices negativos do perfil nacional da educação. É fato também que existem educadores e educadores, que mancham a classe dos pesquisadores, que pernoitam para estarem fazendo o melhor, estudando, buscando ações que melhorem suas práticas, é para esses que eu paro e penso: ainda bem que vocês existem. Obrigado por estarem dando a contribuição de vocês ! Adoro o site sempre que posso estou lendo os artigos. Feliz 2009 a todos. E vamos juntos lutar por melhores educadores!!
03/01/2009 10:34:46


14 rose - rio de janeiro
adorei!o artigo pq minha filha estudava em um colegio q tudo é culpa e problema do aluno.quase 30de cada turma era considerada problema e tinha problema de aprendizagem e era indicada para psicologo e psicopedagogo.entao resolvi tirar minha filha de la msm eu nao tendo nenhum tipo de reclamaçao sobre minha filha.mais passei a nao confiar mais na escola pq sempre delegam a responsabilidade do aprendizado a familia
15/11/2008 19:25:23


15 Fabiana França - Taboão da Serra São Paulo
Após ler os comentários feitos a respeito do que foi escrito, penso que muito do que é nossa função, deixamos a cargo de culpar outros pelo fracasso escolar. É mais fácil do que assumir nossas responsabilidades. Que há problemas em todas as esferas, é mais do que certo e sabido por todos. O que não podemos é deixar de cumprirmos nossa parte. No que se refere à matemática, penso que os alunos adoram, desde que seja passado de uma forma lúdica. Para isso é importante que o professor, independente dos problemas que enfrenta, busque e troque com colegas atividades e idéias, faça cursos de especialização. Mesmo sabendo que trabalhamos o dia todo, essa complementação e esse estudo são importantes e estaremos investindo não só em nosso aluno, mas em nós mesmos, pois estaremos aprendendo e aplicando nosso conhecimento. Isso, porém não garante que não iremos nos frustrar, pois infelizmente poderemos ter alunos que realmente não aprenderão. Mas uma coisa é importante: teremos nossa consciência tranquila de que nossa parte foi feita, independente de ter sido resolvido qualquer outro problema de ordem familiar, política, social dos alunos. Enfim, cada um fazendo a sua parte sem cruzar os braços apenas procurando culpados.
22/10/2008 17:49:10


16 Iraci - Maua
Alguem sabe como eram as escolas rurais de antigamente? Alguem sabe como funcionam algumas escolas hj em dia ainda? Escolas rurais eram assim, os alunos ficavam todos em uma mesma sala de aula, eram separados por fila de acordo com as series que estavam cursando e UM professor lecionava para essa sala inteira, cada fila sua serie. Os alunos tinham interesse em aprender, diferente da nossa realidade os conteudos eram bem mais basicos dos que se ensinam hoje. Voltando para a realidade das nossas crianças, hoje temos numa mesma sala de aula alunos com niveis de aprendizagem muito variados, em uma sala de 8ª serie do EF, momento importante para o estudante, temos alunos que nao conseguiram abstrair as quatro operações. Os professores anteriores tentaram ajudar esse aluno, mas ele, muitas vezes se recusa a aprender, ja que vai passar mesmo. Estão ainda alunos presentes ainda alunos que sabem muito bem somar, subtrair, multiplicar e dividir, no entanto noa conseguem ler o enunciado de um problema ou entender as sequencias logicas de resolução de um problema. Outros alunos já tiveram tanta dificuldade antes, que simplesmente dessistiram de aprender, afinal, nao precisa aprender para passar de ano sim!.... eles tem essa compreensao na oitava serie. As salas são tumultuadas e parte das razões podem ser essas, claro que devam havem muitas outras. Devemos ser como os professores das escolas rurais? Nossos alunos tem pais que cobram responsabilidade deles, assim como os pais daqueles alunos das escolas rurais cobravam? Temos muitos problemas na educação, mas a identificação desses problemas é mais importante que a critica aos professores ou aos pais. Não se trata aqui de determinar de quem é a culpa, mas de identificar e buscar soluções aos problemas que são reais e crescem a cada dia.
03/10/2008 16:15:35


17 André Fonseca - Rio de Janeiro
Interessante! É muito fácil identificar/apontar falhas nas ações das pessoas, e, neste caso, dos professores. Mas... e as soluções? Onde estão? Não vejo barreiras a aceitar que professores tenham tais atitudes enquanto educadores. Mas, por outro lado, quem lhes ensinou a serem assim? Será que a culpa é mesmo deles? Será que são assim por não aceitaram a formação proposta pelas Universidades por onde passaram? Acredito que não. Louvo a atitude de alguns professores que, mesmo depois de formados, se especializam em suas áreas por conta própria para oferecer aos seus alunos uma melhor educação. Na verdade, acredito que esses professores que são criticados não têm a maior parcela de culpa quando o seu trabalho não vai bem. É claro que há um grupo que se acomodou e simplesmente se limitam a transmitir informações aos seus alunos, o que chamam de conhecimento. Mas, levando o assunto a outro lado, o que o Estado tem feito para resolver tal problema? Vemos hoje que nossos alunos são bombardeados por novas informações, tecnologias, etc. a todo momento. E será que os professores desses alunos aprenderam nas universidades a lidar com isso? Acho que não. Então, o que fazer para que esses professores reconquistem a atenção dos seus alunos? Como fazer para que os alunos se sintam atraídos por aprender Matemática, Física, Português, História, etc.? É uma pergunta que uma simples teoria que me perdoe Lev Vygotsky, pois reconheço que suas teorias, assim como as de outros grandes pensadores, tiveram e têm grande importância para a educação e o processo ensinoaprendizagem não resolve. Pensemos nisso!
15/08/2008 23:55:49


18 professora magoada - bh
Eu enquanto professora, lido todos os dias com alunos descompromissados, pais que acham que a escola é simplesmente uma creche onde os filhos conseguem ficar em segurança por um tempo, não participam de reuniões de pais para poder acompanhar, o processo de aprendizagem do seus filhos e reclamam quando um professor consciente diz que ele não pode prosseguir para a próxima série, então por favor, antes de reclamar dos professores acompanhem mais de perto a vida escolar de seu filho, pois assim, certamente ele prosseguirá com mais segurança, na família, na escola e será melhor preparado para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente de profissionais competentes. Compromissados, responsáveis, e seguros, qualidades que também se aprende, na família
21/06/2008 18:19:50


19 Maria Helena Rodrigues Bezerra - Caxias-Ma
Muito interessante quando se questiona, se o problema é de aprendizagem ou de ensinagem, percebe-se que a maioria dos professores se preocupam em ministrar o conteúdo, cumprir a carga horária, ou seja ensinam, cobram respostas sem haver uma preocupação em saber como o estudante aprende, como se processa a construção do conhecimento. Parabéns seu artigo trás muitas contribuições para as nossas reflexões!!!! Um grande abraço Helena
30/05/2008 17:53:46


20 claudia lopes de carvalho - cariacica - ES
acabei de conhecer este site e fiquei muito feliz em saber que existe...parabens pela materia e continue realizando este trabalho que tanto ajuda nao so o educador, mas toda a familia..
16/05/2008 13:21:58


21 Cassia Marx - São José dos Campos/SP
O artigo não abrange todo o problema, mas fala de parte dele como sendo também responsabilidade do professor minimizar os problemas de aprendizagem em sala de aula. Todavia, o que se observa pelos comentários é que, aqueles que são professores se revoltam com essa indicação. Eles querem continuar ensinando os alunos de forma massificada, sem individualização, por "n" motivos. Enquanto os professores tiverem esse tipo de atitude a eduacação nesse país sempre será precária. É claro que a aprendizagem faz parte de um todo no universo infantil, englobando família, sociedade, religião etc, mas principalmente inclui o professor de maneira mais direta, pois ele é o profissional dessa área na vida da criança. Não adianta se revoltar com os salários baixos, com salas com muitos alunos, com métodos de ensino incompatíveis com suas expectativas. O que vale é a dedicação que o professor dá a cada aluno em particular. O que ocorre na maioria das vezes é que os professores se afeiçoam àqueles que não têm probelmas e refutam aqueles com dificuldades, senão de forma explícita, mas pelo menos de maneira a fazer a criança entender que não faz parte dos "preferidos". Isso somente prejudica a auto estima da criança e a faz ficar ainda pior. Pior ainda é que os pais, sem preparo pedagógico e com expectativas em relação ao filho, cobram, batem, catigam e por vezes pioram e muito a situação da criança. Fico pensando... Quem irá ajudá-la então? Daí começa a corrida a consultórios de psicologos, psicopedagogos, terapeutas, etc, etc, etc. A qualidade dos momentos com a criança fica comprometida, pois é substituída por frustação e pouco tempo entre as atividades escolares e as muitas ida e vindas a consultórios. Lastimável que isso tenha que ocorrer, quando uma boa parte do problema poderia ser solucionado apenas se o professor se dedicasse mais a esses alunos, demonstrando que eles são tão aceitos quanto os outros.
15/05/2008 04:04:42


22 eva - ipatinga
Os problemas de aprendizagem sao reais e trazem dor e exclusao pricipalmente pra a crianca e sua familia adicionados a uma serie de outros problemas com consequencias futuras. Cruel e tratar algo tao real de forma tao leviana. Ao ler o texto , percebe-se que o termo "Problemas de aprendizagem" e abordado apenas pra associar o "educador" ao termo "exclusador". Mais uma vez usa-se um grande nome em educacao VIGOTSKY fazendo-se uma leitura intimista cujo objetivo central e reinterar a crenca de que todo problema e de "ensinagem" ou seja "A culpa e so do professor" . Acho que isso vai estimular mais ainda que os politicos continuem de bracos cruzados. Por favor, encaremos a realidade! PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM existem. PROBLEMAS SOCIAIS existem e PROBLEMAS POLITICOS existem e continurao a existir mais intensamente ate que adotemos a postura de agir ao inves de "jogar" toda a culpa no colega, professor.
26/04/2008 00:59:46


23 luciana maria - conchas
Cara, Bernadete adorei seu comentario sobre esta real situação e concordo plenamente só gostaria de saber mais sobre a opinião de vocês sobre o papel dos pais, dos alunos com problemas de aprendizagem principalmente na escola.Obrigada.
03/04/2008 16:59:34


24 ALICE MARIA ALBUQUERQUE - MANAUS AM
QUERO A PREDER MATEMATICA TENHO POBLEMA COM FRAÇÕES A JUDA.
16/02/2008 02:14:08


25 Eliana - Petrolina
Acabei de conhecer o site. Continuarei acessando, pois muito me interessou e creio que continuará me interessando com certeza. Apesar de ser e estar constantemente preocupada com a aprendizagem e ensinagem para com os meus alunos, tenho estudado muito e tentando encontrar uma forma efetiva de ensinar matemática para crianças da zona rural que "sonham" em continuar trabalhando na "roça". Devo ensiná-los sobre medidas agrárias, equacionar problemas de vendas e compras de frutas e verduras tanto quanto a compra de adubos e defensivos agrícolas? Devo dividir com eles o aprendizado de quantos pés de manga deve-se plantar em 1 ha? Quantos cachos de uvas devemos deixar em uma planta, quantas plantas numa fila e quantos cachos em 1 ha? Talvez se tornasse uma forma eficaz, dentro da realidade deles, da realidade dos seus sonhos. Ou deveria levá-los ao shopping center, a alguma praia numa capital, a um desfile de modas no Rio de Janeiro, ou quem sabe à Europa para tentar mudar os seus sonhos? Gostaria muito mesmo de fazê-lo. São crianças da zona rural, na maioria que desejam muito a merendinha da escola, e que não têm conhecimento e nem sonham com os pedagogos, mestres, doutores em educação. Algum desses mestres, já foi professor, educador, de crianças da zona rural do sertão do nordeste? Algum desses mestres, já foi professor de alguma escola da favela da rocinha? Adoro aprender, apreender, ensinar o que aprendo mas nenhum DOUTOR, PENSADOR" SOCIÓLOGO, nenhum, com seus diplomas, nenhuma linha de pensamento conseguiu mexer com a desigualdade, tampouco com as injustiças desse país. Sabemos que o único caminho é pela educação. Nenhum doutor conseguiu inventar a fórmula eficaz? Se o processo é longo, com certeza também dolorido para os professores que sempre pagam pelas mazelas da educação, sabendo todos que a raiz de todo o mal está nos usurpadores, predadores desta sociedade passiva e escrava que lhes deixam roubarem os sonhos. Com certeza, quem escreveu esse artigo, nunca foi professor efetivamente.
08/11/2007 22:09:12


26 EDILENE DE SOUSA NUNES - NOVA RUSSAS
EU ACHO QUE ESSE SITE E MUITO IMPORTANTE PARA PESSOAS COMO EU ,QUE NAO VOU MUITO BEM EM MATEMATICA.E LENDO ESSES COMENTARIOS FICA MAIS FACIL DE ENTENDER A MATEMATICA MUITO OBRIGADA....
30/10/2007 17:52:19


27 JOEL - CIANORTE - PR
OLHA, TODOS COMENTÁRIOS TEM PARTE QUE SE APROVEITA E PARTE QUE NÃO SE APROVEITA, FALA DO EDUCADOR QUE DEVE MELHORAR MAIS, FALA DO EDUCANDO, QUE NÃO APREENDE, REFERINDO AO EDUCADOR MUITOS FALAM BASTANTE MAS NINGUEM DA UMA RECEITA CORRETA DE COMO DEVE SE EDUCAR PARA QUE A APRENDIZAGEM SEJA BOA E O ALUNO APREENDER, DA MESMA FORMA REFERINDO AO ALUNO, CREIO QUE TANTO O PROFESSOR QUANTO O ALUNO TEM DIFICULDADE NO TOCANTE ENSINO APRENDIZAGEM, PENSO QUE NEM AS FACULDADES ESTÃO FORMANDO PROFESSORES APTOS PARA ENSINAR, POIS AS CULTURAS, AS DIFICULDADES, O MODO DE PENSAR DIFICULTAM O ENSINO APRENDIZAM E MUITOS OUTROS, SÓ ALUNO E PROFESSOR QUE ESTA EM SALA DE AULA SABE BEM.
03/09/2007 18:50:16


28 Roberto C. Guillaume - São Paulo
Considero que tem muito “professor” que justifica as falhas do aprendizado dos alunos com a famosa ladainha temos muitos alunos na sala de aula ,(minha filha de nove anos na 4ª serie tem 20 coleginhas na sala de aula, e continuamente chegam recados da professora indicando refazer a matérias da aula em casa. Isto é, delegando aos pais atividades pedagógicas que deveriam ser feitas na escola. ( por acaso esses professores acham que os pais estudaram pedagogia ? ). Eles não querem saber que os pais chegam em casa as 19:00 horas esgotados após um dia árduo de trabalho, atender os assuntos domésticos rotineiros e ainda ter que ensinar as matérias e lições de aulas para seus filhos. ( no devemos esquecer que a forma de ensino e as matérias atuais são muito diferentes de como os pais destas crianças as aprenderam nos seus tempos de escola, dificultando ainda mais a possibilidade de quebrar o galho da incompetência pedagógica desses “professores”. Atualmente os pais tem 1º que estudar as matérias de aulas dos seus filhos para após tentar ensinar alguma coisa com muito esforço. Se tiver alguém com santa paciência e nos ajudar nestas tarefas educacionais com nossos filhos, nos dem uma dica, para conseguir ter sucesso nesta empreitada pedagógica domestica. Há que saudades dos PROFESSORES da nossa época.
11/07/2007 14:35:46


29 Fábio Luiz da Silva - Londrina
Realmente quem escreveu o artigo jamais esteve numa sala de aula real. Esse é o problema desse país. Ninguém ouve o professor. Títulos de doutorado em educação pouco valem e não me impressionam.
23/06/2007 20:41:38


30 Maurilio Alves - Timoteo - MG
Também fiquei com impressão do discurso vazio neste artigo ... Gostaria de ler a respeito de técnicas efetivas para poder chegar aos objetivos propostos no artigo. Sem lugares comuns ou palavras fáceis. Mas sou fã de carteirinha de seus artigos, Andréa.
06/06/2007 20:08:08


31 Bernadete - Rio Claro
Cara Andréa, Não discordo totalmente de sua opinião. Estamos com muitos "problemas de ensinagem". Entretanto, é preciso ir além das teorias e das técnicas para compreender esse momento. Apenas para pontuar, a organização eficiente da sala de aula como espaço de aprendizagem e que é responsabilidade do professor (ou aquele que faz a "ensinagem"), está cada vez mais difícil pelas imposições de um sistema educacional que, embora propondo o atendimento individualizado e o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem, superlota as salas de aula, em detrimento da qualidade de ensino; investe em distribuição de material escolar de forma aleatória e não investe na construção de escolas, em equipamentos, em material didático e, principalmente, em salários mais condizentes com a função social que os professores exercem. Escrevo em defesa daqueles que, mesmo diante de tantas dificuldades e da falta de valorização profissional, continuam a exercer seu ofício de mestres com maestria, verdade e eqüidade, buscando, insistentemente, às suas próprias custas e indo além de suas horas de trabalho diárias, "meios e alternativas criativas" para que seus QUARENTA E TANTOS alunos aprendam. Igualmente repudio a atitude de "professores" descompromissados, ignorantes e sem ética e que se utilizam das mazelas do sistema para justificar sua própria falta de responsabilidade social. Esses são tão dignos de serem expurgados como aqueles que, estando no poder, se tornam individualistas e vaidosos demais, deixando passar a oportunidade de, por meio da educação, reconstruir a sociedade.
21/04/2007 16:11:56


32 saskias - S.B.C
Bem se vê que a pessoa que escreveu o artigo nunca esteve em uma sala de aula.
17/03/2007 20:49:19


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.