Fontes para a Educação Infantil - 16/11/2005
Quando começamos a gostar da escola...
www.fonteseducacaoinfantil.org.br
Até bem recentemente estive atuando tanto no Ensino Médio quanto na Universidade. E no âmbito de trabalho com adolescentes tinha contato freqüente com professores que realizam seu trabalho com estudantes do Ensino Fundamental e também da Educação Infantil. Invariavelmente sentia que muitos colegas que atuam nas séries finais do Fundamental ou ainda que dão aulas no Ensino Médio pensavam a sua atuação profissional como aquela que pode ser considerada a mais importante no sistema educacional brasileiro. Agiam inclusive com um certo desdém ou arrogância em relação aos professores das séries iniciais do Fundamental e, com maior desprezo ou desinteresse ainda quanto ao trabalho empreendido pelos professores que atuam na Educação Infantil.
Nunca entendi direito o motivo dessa pretensa superioridade sentida por eles. Na realidade acredito que em nenhum momento concordei com essa postura, pelo contrário, sempre advoguei a tese de que o mais importante trabalho realizado em educação é aquele que precede todos os outros e que, de certa forma, consolida para as crianças a idéia que passarão a ter de escola pelos próximos anos de suas vidas.
É na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental que se constrói a relação de amor e/ou ódio entre as crianças e a escola. Trabalhos bem realizados nesta fase da educação dão aos educandos a solidez e a confiança necessárias para que nas etapas posteriores se consolide, para cada um desses alunos, uma formação da melhor qualidade.
Jogos, brincadeiras, cores e atividades planejadas que integrem
as crianças
?
são essenciais para que a Educação Infantil
se
realize
com naturalidade e motive as crianças.
É nesse momento de suas vidas que eles irão se aproximar ou afastar da leitura ou que irão se afeiçoar ou amaldiçoar os números e as contas; nessa fase da vida educacional essas crianças aprenderão ou não a necessidade da arte e da cultura ou ainda serão instadas a se relacionar bem ou mal com as outras pessoas.
Nesse ínterim vale a pena destacar que a formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil, assim como a de todos aqueles que trabalham com educação, tem que renovar-se através de estudos, leituras, participações em congressos e seminários, acompanhamento das inovações do setor através das revistas especializadas, consulta a portais e sites dedicados a educação existentes na Internet,...
O Planeta Educação tem, através de seus artigos e materiais oferecidos online, tentado suprir as demandas dos mais variados segmentos da educação, entre os quais a Educação Infantil. Pensando mais uma vez nos educadores (e conseqüentemente em seus alunos) que atuam com essa faixa etária, localizamos para a coluna Dicas de Navegação um material que pode ser de grande valia, a versão online do livro Fontes para a Educação Infantil, resultante da parceria entre a UNESCO e a Fundação Orsa – Criança e Vida.
Trata-se verdadeiramente de material que traz informações e dados pertinentes ao conhecimento dos educadores que atuam na Educação Infantil e que, ademais, pede a colaboração desses mesmos professores ao se apresentar como estando ainda em construção. É um convite que instiga e valoriza os profissionais da educação infantil e que deve ser conhecido com maior profundidade. Que tal dar uma navegada pelas páginas desse valioso material?
O Site
Capa do livro
Imagine-se dentro de um livro e pense no menu encontrado nos sites como um índice pelo qual podemos passar nossos olhos ou folhear as páginas tranqüilamente em busca de informações. O site criado para acomodar as páginas do livro Fontes para a Educação Infantil não tem a intenção de se respaldar em pirotecnias e efeitos especiais, pelo contrário, a simplicidade da linguagem que devemos ter com as crianças é o caminho selecionado para apresentar essa obra. Nesse sentido temos os seguintes atalhos ou caminhos nessa página da Internet:
1) Pontos Cardeais – Pesquisadores e jornalistas apresentam reflexões e idéias a respeito do trabalho em Educação Infantil. Há dois textos sobre Educação Infantil que discutem a cidadania entre as crianças dessa faixa etária e também a importância do estudo nessa faixa etária.
2) Por dentro da coisa – Temas como legislação, formação de profissionais, nutrição, financiamento ou papel da família são discutidos com a finalidade de esclarecer e permitir que o conhecimento do profissional da área seja plenamente subsidiado.
3) Quem é quem – Apresenta as instituições que participam de projetos relacionados a Educação Infantil que foram destacadas pela qualidade de seus trabalhos dentro desse estudo.
4) Latitudes e Longitudes – Endereços e telefones para contato com instituições destacadas que atuam no Brasil.
5) Idéias – Quer ter algumas idéias para trabalhar com a Educação Infantil? Especialistas e jornalistas apresentam algumas boas sugestões para um calendário e temas de trabalho nesse segmento.
6) Para saber mais – Apresenta uma relação de livros, links e publicações que podem enriquecer o debate e o conhecimento sobre Educação Infantil.
7) O que é o que é? – Traz um glossário com termos específicos do trabalho em Educação Infantil.
Aos Professores
O interesse pelo conhecimento e pela cultura são despertados
na
Educação Infantil
e nos primeiros anos do Ensino
Fundamental.
Esse trabalho tem que ser muito bem feito!
Acredito que seja importante aproximar os profissionais que atuam em educação e firmar um diálogo mais constante e cooperativo entre os diferentes setores em que atuam. Não há ninguém que possa, em sã consciência, desacreditar ou descredenciar o trabalho realizado pelas outras etapas formativas dos seres humanos nas escolas.
Afirmei no início desse artigo e, ressalto essa idéia, que a Educação Infantil é passo primordial para a efetivação de uma educação plena, de qualidade e que, por ser o primeiro momento em que se estabelece a relação da escola com a criança, deve ser olhada com muito mais atenção e respeito por parte de todos.
Além disso, penso ser importantíssimo que o professor de Educação Infantil não se acomode em suas práticas. É de primordial importância que seu labor seja restaurado, revigorado e inovado com constância. Leituras e estudos são primordiais nesse sentido. A universidade tem estudado com atenção esse estágio inicial de estudos e dedica-se a, com grande freqüência, lançar livros e artigos que podem contribuir para a efetivação de uma Educação Infantil de melhor nível.
A Internet, com todos os seus recursos, tem disponibilizado uma parte significativa de artigos e textos que, se pesquisados, lidos e estudados com a devida atenção, podem implementar a primeira escola. Nesse sentido, as contribuições da Unesco tem sido bem recebidas tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo e, por isso, devem ser analisadas com carinho.
Ao disponibilizar pela Internet o livro Fontes para a Educação Infantil (www.fonteseducacaoinfantil.org.br), a Unesco comprova mais uma vez o compromisso de melhoria da educação que a ONU possui com os países que a compõem. Ler o livro e tirar conclusões ajuda a entender melhor esse compromisso e também a assumir nossas responsabilidades nessa importante missão de melhorar a qualidade do ensino...
1 Apoliane Araujo - gov. valadares MG
Oi, sou professora de Educação Infantil e esse é meu primeiro ano em sala de aula, estar sendo um desafio pra mim, mas a cada dia q passa, tenho a certeza q estou no caminho certo, acredito que so atraves da educação q poderemos mudar a historia do nosso povo, historia de desigualdade cultural, social e econômica, descentralizando o conhecimento e as oportunidades a poucos, gostei muito do artigo, pois desde quando temos a visão q a crianças e um sujeito de direitos e q nao podemos privalos de tais.
Estamos no caminho certo.
abraços, Profª Polly
18/09/2011 22:47:54
2 Educa - Blumenau
Material de Apoio:
Este material de apoio tem como base o referencial curricular nacional.
Modelo de planejamento focado nos eixos norteadores: linguagem, matemática, artes, música, movimento e natureza e sociedade.
Com diversas sugestões de atividades, conteúdos e objetivos para as faixas etárias de 0 à 6 anos.
Exemplo: Eixo: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Noções de medida. Capacidade
ATIVIDADE: Fazer experiência usando materiais concretos. Em qual caneca cabe mais água?
Quantos copos pequenos cabem no grande? etc
Este é apenas um exemplo de uma série que existe neste material de apoio.
Todos os conteúdos abordados no material são muito importantes na educação infantil, pois se bem trabalhados a criança sairá com uma base sólida para o ensino fundamental. Visto que devem sempre evidenciar o lúdico que é a essência da educação infantil.
Plano para Gestores:
área administrativa, pedagógica e comunitária
Acesse o nosso site:
http://www.planejamentoinfantil.com.br
Atenciosamente,
Educa
21/05/2011 17:54:49
3 Monica Lorena Sousa Wanderley - salvadorba
Olá! Eu sou Monica Wanderley, educadora, agente social e, também, administrativa. Graduada em Pedagogia desde 2008, a experiência profissional diversificada permitiu, além do ensino, o exercício de atividades assistenciais e a realização de outras de natureza administrativaoperacional. A facilidade de aproximação e tratamento com o grande público, a boa relação com os colegas de trabalho e a iniciativa são características subjetivas que merecem nota. No campo objetivo, vale destacar a responsabilidade no cumprimento das tarefas, o zelo com os horários e a disposição de aprendizagem. É isso! Grata, desde já!
24/01/2011 13:32:24
4 Maria de Fatima Monteiro da Silva - Poção de Pedras
Olá,gostaria que me enviassem um preojeto ou ma aula onde as crianças tenham vivenciado o contato com a artevisuais,musicas,danças ou teatro.Queria tambem q me enviassem o nome do professro responsavel,quando foi realizado , o objetivo, estrtegias e materiais, bibliografia.Preciso desse projeto o mais rapido possivel.bjss
22/03/2010 21:49:10
5 lenilda pereira - recife
gostei muito do trabahlo apresentado. Gostaria de conhecer mais e principalmente alguns jogos
25/02/2010 21:37:45
6 Marinela de Camargo Macedo - Londrina
Fico imensamente feliz, quando deparome com trabalhos sérios e que devidamente fundamentados, esclarecem o incomparável valor e peso da educação infantil e fundamental, na vida do indivíduo...
Creio que ás famílias, destinase o papel de confiar e estimular o trabalho destes profissinais, enquanto que aos educadores, reservase o quase mágico papel de ciceronear a estréia desta criança, no mundo dos saberes formais, de maneira tão fascinante, que nada do que foi trazido pela criança, seja descartado, e sim potencializado, embasando novos conhecimentos.
31/10/2009 23:23:37
7 Vera Lúcia oliveira - IuiuBa
que legal esse site!! Ainda bem que temos pessoas preocupadas com a melhora educacional.Parabéns pela iniciativa.SE possível, encie novidades pedagógicas para mim. Estou construindo o meu tcc e gostaria de receber textos sobre a importancia da família na escola. Abraços!
04/10/2009 21:49:13
8 ANA ANGELICA DE SOUZA SANTOS REMANSO BAHIA - REMANSO BAHIA
SOU PROFESSORA E AMO MINHA PROFISSAO. TRABALHO COM EDUCAÇAO INFANTIL .QUERO DIZER QUE GOSTEI MUITO DO ARTIGO . SERIA EXCELENTE SE TODOS OS PROFESSORES AMASSSEM O SEU TRABALHO.
29/06/2009 20:54:01
9 maria de lourdes da silva - RECIFE/PE
Adorei achei espetacular ,e desejo muito sucesso
12/12/2008 17:21:02
10 Francisca Afra do Amaral Alves - Pilão Arcado Bahia
A educação infantil é a base para uma vida de sucesso tanto nos estudos quanto na vida profisional, emocional e social. Infelizmente os professores não são nem bem remuneradaos e tão pouco reconhecidos. É preciso que o sistema educacional dê enfase a esses profissionais dandolhes oportunidade de uma formação continuada e acima de tudo que sejam mais reconhecidos para que os mesmos tenham mais estimulos para exercer a sua profissão e assim passarão a desenvolver melhor a suas atividades valorizando e zelando pelo seu trabalho como um educador de verdade. Não devemos ser apenas professores, mas sim educadores, não importa aonde estamos em qualquer lugar devemos ser éticos, ter postura e elegância tendo a capacidade e ousadia de interagir com o mundo tecnológico e globalizado. Nunca passivos e sim ativos. Nunca ouvi falar de um médico ou advogado que não tenha passado pelo professor. Portanto, chega de dizer eu sou apenas um professor! Vamos revolucionar o mundo, vamos educador com excelente qualidade, vamos interagir com a intelectualidade. Beijos da pedagoga Francisca Afra do Amaral Alves
18/09/2008 23:59:01
11 Daniela Ribeiro Abrantes - Rio Grande RS
Seria muito interessante manter contato com o "planeta educação",pois a troca de experiências é de grande proveito para a educação dos nossos alunos!!!
26/04/2008 21:38:02
12 ana regina - itaqui - RS
ser professor não é sacerdócio,mais ainda assim,é por parte de quem abraça essa carreira, uma missão" Realmente o professor tem comprometimento com sua profissão.
24/11/2007 15:20:50
13 Maria de Fátima - Jacobina- BA
Estudo no curso de Pedagogia na Unifacs/Universidade de Salvador e sou educadora de Educ. Infantil, gostei bastante do artigo principalmente quando coloca a importância da construção das relações emocionais, quando ressalta a relação de amor/ódio entre escola e educandos e que um trabalho bem feito sem queimas de etapas servirá como pano de fundo para as demais etapas de aprendizagem.
12/11/2007 09:56:13
14 vera Lúcia Ferreira Martins - Candeias- MG
Oi, sou Vera,
Gostei muito desse site e certamente ele será muito útil para minhas pesquisas sobre a educação infantil. Sou coordenadora pedagógica e careço de bibliografia dobre otrabalho com educação Infantil.
02/11/2007 11:52:06
15 Kalina Cúrie Tenório - Pesqueira,PE
Concordo plenamente com as colocações do autor no que se refere a importância da educação infantil para a formação do aluno-cidadão, é nessa fase que a criança começa a se estruturar emocionalmente e a conhecer o mundo, e o professor da educação infantil é fundamental nesse processo., pois é ele que vai conduzir essa formação. Sou coordenadora de turmas de educação infantil e acompanho o trabalho das professoras e o desenvolvimento das nossas crianças.
17/08/2007 11:59:46
16 Bruna - Duque de Caxias - Rj
Adorei o site!
Ainda não sou professora, mas estou me formando uma, e esse artigo me ajudou bastante para alguns exclarecimentos.
14/07/2007 17:43:32
17 Sônia Beatriz Paim Arnold - São Leopoldo
Sou professora, amo minha profissão e missão de vida!
Sento-me esperançosa com relação a educação, desde que políticas públicas começaram a ser empreendidas, seriamente, com relação a educação infantil e anos iniciais da educação básica, pois concordo com voce plenamente, a respeito da importancia dos anos iniciais na escolaridade de uma criança e da valorização destes profissionais que nela atuam.
Sucesso com o site!!!!!!!!!!!!
10/06/2007 13:03:34
18 thais - riol das osttras
ola!!!!!
eu sou thais adorei esse saite
vai ser muito util gando eu presisar
pesquisar al guma coisa.
beijos para os idealizadores desse saite
thau
23/04/2007 19:50:46
19 Maria Ines Galvez Ruiz Costa - Porto Alegre
Sou mestra em educação e concordo plenamente com o artigo.
Acho que a primeira tarefa da escola deveria ser ensinar os alunos a gostar da escola e não vaciná-los contra. Isto não é tarefa fácil pois exige uma mudança radical sobre concepções e práticas ancoradas no iluminismo que se transformaram sob nova maquiagem mas que ainda tentam sustentar uma idéia de formação de homem. A escola pensa que se sustenta em altigos saberes que hoje derretem pelas luzes da contemporaneidade.
16/04/2007 11:11:49
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.