Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Fontes para a Educação Infantil
Quando começamos a gostar da escola...

www.fonteseducacaoinfantil.org.br

Imagem-de-criancas-sentadas

Até bem recentemente estive atuando tanto no Ensino Médio quanto na Universidade. E no âmbito de trabalho com adolescentes tinha contato freqüente com professores que realizam seu trabalho com estudantes do Ensino Fundamental e também da Educação Infantil. Invariavelmente sentia que muitos colegas que atuam nas séries finais do Fundamental ou ainda que dão aulas no Ensino Médio pensavam a sua atuação profissional como aquela que pode ser considerada a mais importante no sistema educacional brasileiro. Agiam inclusive com um certo desdém ou arrogância em relação aos professores das séries iniciais do Fundamental e, com maior desprezo ou desinteresse ainda quanto ao trabalho empreendido pelos professores que atuam na Educação Infantil.

Nunca entendi direito o motivo dessa pretensa superioridade sentida por eles. Na realidade acredito que em nenhum momento concordei com essa postura, pelo contrário, sempre advoguei a tese de que o mais importante trabalho realizado em educação é aquele que precede todos os outros e que, de certa forma, consolida para as crianças a idéia que passarão a ter de escola pelos próximos anos de suas vidas.

É na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental que se constrói a relação de amor e/ou ódio entre as crianças e a escola. Trabalhos bem realizados nesta fase da educação dão aos educandos a solidez e a confiança necessárias para que nas etapas posteriores se consolide, para cada um desses alunos, uma formação da melhor qualidade.

Imagem-d-eadulto-agachado-perto-de-criancas
Jogos, brincadeiras, cores e atividades planejadas que integrem
as crianças ? são essenciais para que a Educação Infantil
se realize com naturalidade e motive as crianças.

É nesse momento de suas vidas que eles irão se aproximar ou afastar da leitura ou que irão se afeiçoar ou amaldiçoar os números e as contas; nessa fase da vida educacional essas crianças aprenderão ou não a necessidade da arte e da cultura ou ainda serão instadas a se relacionar bem ou mal com as outras pessoas.

Nesse ínterim vale a pena destacar que a formação dos profissionais que atuam na Educação Infantil, assim como a de todos aqueles que trabalham com educação, tem que renovar-se através de estudos, leituras, participações em congressos e seminários, acompanhamento das inovações do setor através das revistas especializadas, consulta a portais e sites dedicados a educação existentes na Internet,...

O Planeta Educação tem, através de seus artigos e materiais oferecidos online, tentado suprir as demandas dos mais variados segmentos da educação, entre os quais a Educação Infantil. Pensando mais uma vez nos educadores (e conseqüentemente em seus alunos) que atuam com essa faixa etária, localizamos para a coluna Dicas de Navegação um material que pode ser de grande valia, a versão online do livro Fontes para a Educação Infantil, resultante da parceria entre a UNESCO e a Fundação Orsa – Criança e Vida.

Trata-se verdadeiramente de material que traz informações e dados pertinentes ao conhecimento dos educadores que atuam na Educação Infantil e que, ademais, pede a colaboração desses mesmos professores ao se apresentar como estando ainda em construção. É um convite que instiga e valoriza os profissionais da educação infantil e que deve ser conhecido com maior profundidade. Que tal dar uma navegada pelas páginas desse valioso material?

O Site

Capa-do-livro-Fontes-para-Educacao-Infantil
Capa do livro

Imagine-se dentro de um livro e pense no menu encontrado nos sites como um índice pelo qual podemos passar nossos olhos ou folhear as páginas tranqüilamente em busca de informações. O site criado para acomodar as páginas do livro Fontes para a Educação Infantil não tem a intenção de se respaldar em pirotecnias e efeitos especiais, pelo contrário, a simplicidade da linguagem que devemos ter com as crianças é o caminho selecionado para apresentar essa obra. Nesse sentido temos os seguintes atalhos ou caminhos nessa página da Internet:

1) Pontos Cardeais – Pesquisadores e jornalistas apresentam reflexões e idéias a respeito do trabalho em Educação Infantil. Há dois textos sobre Educação Infantil que discutem a cidadania entre as crianças dessa faixa etária e também a importância do estudo nessa faixa etária.

2) Por dentro da coisa – Temas como legislação, formação de profissionais, nutrição, financiamento ou papel da família são discutidos com a finalidade de esclarecer e permitir que o conhecimento do profissional da área seja plenamente subsidiado.

3) Quem é quem – Apresenta as instituições que participam de projetos relacionados a Educação Infantil que foram destacadas pela qualidade de seus trabalhos dentro desse estudo.

4) Latitudes e Longitudes – Endereços e telefones para contato com instituições destacadas que atuam no Brasil.

5) Idéias – Quer ter algumas idéias para trabalhar com a Educação Infantil? Especialistas e jornalistas apresentam algumas boas sugestões para um calendário e temas de trabalho nesse segmento.

6) Para saber mais – Apresenta uma relação de livros, links e publicações que podem enriquecer o debate e o conhecimento sobre Educação Infantil.

7) O que é o que é? – Traz um glossário com termos específicos do trabalho em Educação Infantil.

Aos Professores

Imagem-de-menino-quieto
O interesse pelo conhecimento e pela cultura são despertados na
Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Esse trabalho tem que ser muito bem feito!

Acredito que seja importante aproximar os profissionais que atuam em educação e firmar um diálogo mais constante e cooperativo entre os diferentes setores em que atuam. Não há ninguém que possa, em sã consciência, desacreditar ou descredenciar o trabalho realizado pelas outras etapas formativas dos seres humanos nas escolas.

Afirmei no início desse artigo e, ressalto essa idéia, que a Educação Infantil é passo primordial para a efetivação de uma educação plena, de qualidade e que, por ser o primeiro momento em que se estabelece a relação da escola com a criança, deve ser olhada com muito mais atenção e respeito por parte de todos.

Além disso, penso ser importantíssimo que o professor de Educação Infantil não se acomode em suas práticas. É de primordial importância que seu labor seja restaurado, revigorado e inovado com constância. Leituras e estudos são primordiais nesse sentido. A universidade tem estudado com atenção esse estágio inicial de estudos e dedica-se a, com grande freqüência, lançar livros e artigos que podem contribuir para a efetivação de uma Educação Infantil de melhor nível.

A Internet, com todos os seus recursos, tem disponibilizado uma parte significativa de artigos e textos que, se pesquisados, lidos e estudados com a devida atenção, podem implementar a primeira escola. Nesse sentido, as contribuições da Unesco tem sido bem recebidas tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo e, por isso, devem ser analisadas com carinho.

Ao disponibilizar pela Internet o livro Fontes para a Educação Infantil (www.fonteseducacaoinfantil.org.br), a Unesco comprova mais uma vez o compromisso de melhoria da educação que a ONU possui com os países que a compõem. Ler o livro e tirar conclusões ajuda a entender melhor esse compromisso e também a assumir nossas responsabilidades nessa importante missão de melhorar a qualidade do ensino...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas