Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Os Filhos do Silêncio - 16/09/2005
Na ausência dos sons e das palavras

'

Homem-e-mulher-conversando-sentados

Ao assistir o filme Os Filhos do Silêncio acompanhado de meus filhos fui surpreendido com um comentário deles em que diziam que para podermos entender o que significa ser deficiente auditivo precisaríamos tampar nossos ouvidos durante um dia inteiro e dessa forma simular as dificuldades pelas quais passariam essas pessoas.

Eles haviam acabado de ver uma cena em que o professor James Leeds, interpretado por William Hurt, recebia seus estudantes surdos em casa para assistir um filme. Nessa seqüência há uma clareza quanto aos problemas relativos às deficiências auditivas, pois o som da televisão está altíssimo, o telefone toca sem parar e a chaleira onde se ferve água para o café está apitando.

Nesse ínterim apenas o professor percebe todos esses sons e subitamente se vê pedindo as outras pessoas que estão no ambiente que se mobilizem para abaixar a TV, desligar o fogão onde ferve a água ou atender ao telefone. Tudo seria normalíssimo se não nos lembrássemos que todas as outras pessoas presentes naquela casa são deficientes auditivos...

E na escola, como lidamos com essa deficiência? Falamos tanto em integrar as pessoas que possuem necessidades especiais nas escolas, mas será que sabemos realmente o que significa a surdez ou o mutismo? Como podemos trabalhar de forma efetiva com pessoas que apresentam tais necessidades no ambiente escolar?

O filme da diretora Randa Haines nos mostra a realidade de uma escola destinada especificamente ao trabalho com deficientes auditivos. Não é essa a proposta que temos para o Brasil. Em nosso país a intenção é a de que as pessoas que tem necessidades especiais (auditivas, visuais, motoras ou mentais) possam ser integradas ao ambiente escolar em que as crianças que não apresentam tais dificuldades estão estudando.

Homem-junto-a-mulher

Trata-se de uma nobre e corajosa opção. É importante, porém que as necessárias e devidas condições para a implementação dessa ação sejam tomadas. Colocar as crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais nas escolas sem que sejam construídas e fornecidas as ferramentas básicas para essa integração pode ter um efeito devastador para todos os envolvidos nesse projeto.

Os professores têm que ser preparados para trabalhar com essas necessidades, as crianças que freqüentam as escolas devem ser orientadas para esse convívio diferente e especial sem que se criem amarras ou resistências (como por exemplo a piedade em relação aos recém-chegados), as escolas tem que conter equipamentos e adaptações que permitam a esses novos alunos que o seu trabalho e convivência locais sejam seguros e produtivos e, finalmente, os próprios alunos especiais devem saber da nova realidade na qual estão sendo inseridos e das peculiaridades desses espaços.

Dessa forma tornar-se-á possível tal integração num futuro próximo. Sem a implementação de condições ideais tudo ficará parecendo apenas discurso, demagogia...

O Filme

Homem-sozinho

James Leeds (William Hurt) é um professor especializado no trabalho com pessoas com deficiência auditiva. Não se trata de um profissional qualquer, pelo contrário, a partir das vivências e experiências anteriores (entre as quais se inclui ter trabalhado com música numa rádio), Leeds diferencia-se por sua prática inovadora, alegre e que propõe desafios contextualizados aos seus alunos.

Não se trata simplesmente de tentar promover entre os alunos a aprendizagem da fala apesar de suas evidentes deficiências. Seu trabalho pretende predispor os estudantes a ativar e realizar suas potencialidades motivados pelas possibilidades provenientes do exercício dessa capacidade. Leeds acredita com sinceridade que ao aprender a falar seus alunos surdos poderão se integrar mais fácil e rapidamente a sociedade.

A escola a qual se integra ao corpo docente reconhece suas qualidades apesar de estranhar algumas de suas práticas. O tempo irá comprovar sua eficiência e a qualidade de seus métodos. Apesar disso, Leeds irá sofrer muito mais com a resistência da bela e jovem Sarah (Marlee Matlin, atriz que sofre de deficiência auditiva e que foi premiada com o Oscar por sua atuação nesse filme) a suas idéias.

Sarah é uma ex-aluna que se tornou funcionária dessa escola e que se recusa a aceitar o auxílio prestimoso de Leeds. O encontro entre os dois supera a relação de aprendizagem e se estabelece como um romance. Será possível superar as barreiras impostas pela história de vida ao desenvolvimento de Sarah a partir do amor? Quem nessa relação não quer escutar os anseios do outro, Leeds ou Sarah?

Filhos do Silêncio é um filme que parece muito além de seu tempo por apresentar uma prática pedagógica contextualizada e diferenciada ao mesmo tempo em que discute a questão das necessidades especiais a partir do caso dos surdos-mudos. Confiram!

Aos Professores

Homem-conversando-com-mulher

1- Você conhece a linguagem dos sinais? Que tal aprender essa peculiar e importante forma de comunicação? Esse é o primeiro e primordial caminho rumo à efetivação de um trabalho de integração de pessoas que possuem deficiências auditivas ao trabalho nas redes públicas educacionais brasileiras. Os professores, coordenadores, orientadores, diretores e funcionários têm que aprender a linguagem dos sinais para que possam criar canais de comunicação efetiva com os portadores desse tipo de deficiência e também para estabelecer o contato entre esses estudantes e seus novos colegas de escola.

2- O professor Leeds vivido pelo ator William Hurt nos ajuda a ver através de suas práticas e ações que é necessário aproximar as nossas práticas e conteúdos da realidade de nossos alunos. Isso vale tanto para pessoas com necessidades especiais quanto para aquelas que não as tem. No contexto da sala de aula isso pode ser entendido a partir da utilização de exemplos que sejam mais condizentes com o que os estudantes vivenciam em seus cotidianos. Isso já era pregado com propriedade pelo grande mestre Paulo Freire quando, por exemplo, afirmava que para ensinar as letras às crianças mais humildes de regiões do nordeste brasileiro, deveríamos nos fiar naquilo que era visto pelas mesmas e que, por isso, não deveríamos ensinar a letra u a partir da uva e, sim, do urubu...

3- Uma outra importante lição do filme Filhos do Silêncio refere-se ao fato de que temos que aprender a lidar com as diferenças com tolerância e paciência. No primeiro caso referindo-se ao respeito e a consideração que devemos ter com as pessoas com necessidades especiais, sem jamais agir com piedade. No que se refere à paciência, entender a diferença não como um empecilho, mas como um fator que poderá exigir um pouco mais tempo e predisposição para verdadeiramente empreender a aprendizagem que queremos realizar.

4- Sua escola já está recebendo alunos com necessidades especiais? Muitas escolas já recebem esses alunos e ainda não tiveram as adaptações necessárias empreendidas para atender plenamente suas necessidades especiais. Livros em Braile, rampas para cadeiras de rodas, aprendizagem da linguagem dos sinais, carteiras adaptadas e tantos outros pré-requisitos devem ser cobrados das autoridades responsáveis para que se efetive um ambiente onde a aprendizagem dos portadores de necessidades especiais se realize. Criem comissões na escola e se organizem para cobrar as necessárias implementações em favor dessa sua nova e especial clientela...

Ficha Técnica

Os Filhos do Silêncio

Título Original: Children of a Lesser God
País/Ano de produção: EUA, 1986
Duração/Gênero: 119 min., Drama/Romance
Direção de Randa Haines
Roteiro de Mark Medoff, Hesper Anderson, James Carrington
Elenco: William Hurt, Marlee Matlin, Piper Laurie, Philip Bosco,
Allison Gompf, John F. Cleary, Geórgia Ann Cline.

Links
http://www.dvdshow.com.br/padrao.php?page=resenhas_&res=1114
http://www.imdb.com/title/tt0090830/ (em inglês)

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










58 COMENTÁRIOS

1 Thalismanda Rafaela - coite noia
sou ministrante de um curso de libras vejo que os meus alunos tem o vontade se de comunica pois no mundo de hoje é nessecario
15/10/2012 14:37:55


2 vanny - Rio de Janeiro
A dois dias ajudei um senhor na rua que estava vendendo adesivos, ele é surdomudo e eu consegui me comunicar com ele por sinais aleatórios e olhares,mas foi dificil a comunicação,desde esse momento decidi que quero aprender a linguagem dos surdosmudos,me senti incapaz e totalmente muda e surda diante alguem que me sorria e mostrava alegria e eu não conseguia simplismente mostrar o mesmo pra ele,enfim essa minha nova meta,aprender e ensinar aos meus alunos de música e portugues,eh por ai que a coisa flui,,,
09/04/2012 10:44:09


3 luana - curitiba
lindo de mais...faznos realmente dar valor a vida e o q somos!!!!!!!DEUS ABENCOE A TODOS!!!
11/05/2011 19:56:21


4 Andréia Aparecida Gonçalves Borges - Cascavel
fiz o curso de LIBRAS por achar que todos devoemos conseguir nos comunicar com os surdos...pq é uma linguagem linda, diferente, inovadora,magica...durante o 2° ano do curso, eu lecionava em uma escola regular para a 4° serie, e meus alunos demonstraram interesse pela linguagem dos sinais, então passei a ensinalos na sala de aula tudo oq era possivel de LIBRAS.Hoje, tenho o projeto de um curso separado da escola, para introduzir as crianças nesse ` mundo da inclusão, mas sem inclusão`.TOMARA DEUS QUE DE CERTO.Agora comecei uma pós graduação em LIBRAS e estou adorando....Faça vc tbm..as mãos podem dizer tudo.
03/03/2011 21:02:09


5 Clarice BA - Camaçari
Faço a disciplina de LIBRAS em minha faculdade, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Assim como tantos que já escreveram suas opiniões eu coheci o filme através de minha professora. Ela é interprete e conseguem nos trazer muito mais do cotidiano da comunidade surda. Uma das coisas que ela nos explicou é que os surdos não são surdomudo, só surdo, tanto é que alguns se utilizam da oralidade. Outra coisa, entendi que por sua cultura própria e lingua própria os surdos, não deficientes, eles são estrangueiros culturais, pois possuem sua própria cultura e lingua. A Lingua de Sinais possui sua propria gramatica que se baseia o visualespacial, onde o surdo fala através dos sinais e quem recebe a fala a vé, diferente dos ouvintes, quem pode ouvir, que baseia sua gramatica no som das palavras. Li vários relatos de pais que as vezes não encontram como ajudar a seus filhos e outros que tiveram a sorte de conseguir superar os obstaculos. Na minha opinião não se deve privar uma criança de sua lingua materna, que apesar de muitos acharem que é o português oral, mas não, a lingua materna dessas crianças e pessoas é a lingua de sinais. Apoio que no Brasil se adote a criação de escolas publicas somente para surdos, não proibindo para queles que quiserem continuar em escola com maioria ouvinte. Alguns pais tem medo pois até certo tempo se falava abertamente que se uma criança aprendesse a lingua de sinais ela nunca aprenderia a falar. O mais importante nesse caso é pensar em como o seu filho irá viver, e não em como a sociedade ouvinte irá ver a sua familia. Não coheço nenhum surdo, mas espero que quando termiar minha faculdade eu consiga fazer um curso de interprete de surdos, não pelo trabalho, mas será mais uma lingua que estarei aprendendo e poderei abrir mais os meus horizontes em busca de conhecimento, isso tambem incluindo que quero aprender o BRAILE. Muito obrigada professora Marcela, é por seus ensinamentos que estou me esforçando mais neste caminho que e a educação.
02/10/2010 05:49:58


6 Aninha - Brasília DF
Vi este filme faz muito tempo q nem me lembro. Mas a partir dele gostei tanto de sinais que resolvi aprender. Hj sou intérprete de libras em minha cidade.
06/09/2010 00:05:07


7 marilânia Gomes de Freitas - Betim MG
Gostaria de comprar esse filme FILHOS do Silencio. Onde posso encontrar? Marilânia
12/08/2010 17:02:31


8 FRANCISCA BESSA DE FREITAS NETA - taboleiro grande
entao, me emocionei ao assitir o filme filhos do silencioem uma aula de lIBRAS na UERN CAMEAM,nesse sentido vi a importancia da persistencia do professor James, em relaçao a Sarah. é assim devemos persistir sempre.. tenho um filho com 18 anos de idade e nunca frequntou uma escola normal, devido a uma paralisia celebral, no entanto frequenta a APAE em Pau dos Ferros, onde é muito bem tratado, foi devido minha persistencia e tambem ajuda de alguns profissionais que hoje meu filho Lucas tem melhorado muito seu comportamento. No entanto vejo que nas escolas ja existe a tal inclusao social, mas sabemos nós que fica só no papel... vamos persistir para que um dia aconteça realmente essa inclusao.... obrigado pelo espaço
15/06/2010 20:09:51


9 francisca bessa de freitas neta - taboleiro grande
me emocionei ao assitir o filme, em uma aula de Libras, na UERNCAMEAM,
15/06/2010 20:02:12


10 Paulo Ricardo de Oliveira Duarte - Barueri
Assisti a este filme quando tinha apenas 13 anos, hoje já com 37, nunca mais consegui ver nem alugar para ver denovo, pois ainda tenho a grande vontade de rever, é lindo e de grande valia para quem ainda tem as dificuldades da vida. Como é o caso de surdomudo, vale a pena se tiver chance de assistir. Que Deus abençoe a todos.
01/06/2010 09:44:17


11 Sadi Peixoto - Florianópolis SC
Não sou deficiente auditivo, mas assisti o filme que é simplismente lindo, adorei. Muito bom mesmo.
12/05/2010 09:04:51


12 Janaína A Dantas Seabra - Recife
Sou estudante de fisioterapia e entrei neste site com intuito de apreder mesmo sobre pessoa com problemas auditivos.Vi alguns relatos de parentes e do proprio deficiente auditivo e percebir as angustias. Ainda hoje eu vou assistir o filme para min ajudar no trabalho academico,pois estou precisando ter ideias para apresentação no trabalho cujo o tema é reeducação motora em deficientes auditivos como problema secundário .
24/04/2010 15:04:36


13 Lilia - Pinheiral
Vi o filme a muitos anos e me identifiquei com a história porque sou surda e sei das limitações a que passamos. E me emocionei com o enredo da dança dos surdos! Muito linda a história. vale a pena ver de novo
06/04/2010 17:06:43


14 Rosa Virginia Francelino - Antonio Carlos MG
Ainda nao vi o filme.Tenho um filho com defisiencia audiva, ele esta com 9 anos e nao sabe ler, aqui no interior as professoras nao tem interece em aprender como lidar com alunos com defisiente, pois elas so visa o seu pagamento no final do mes. Se alguem puder me ajudar meu Email e rosasnaochoram@hotmail.com
30/03/2010 15:18:33


15 ELIZETH M. M. ODIA - SÃO BENTO DO SUL
SOU PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, TENHO ALUNOS SURDOS E ELES SÃO ACOMPANHADOS POR UM INTÉRPRETE,MAS MESMO COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR EU TENHO DIFICULDADES PARA PLANEJAR AULAS PARA ESSES ALUNOS, VISTO QUE ELES NÃO CONSEGUEM ACOMPANHAR O CONTEÚDO E POR ISSO ME SINTO FRUSTRADA. E TAMBÉM TENHO UMA PESSOA NA MINHA FAMÍLIA QUE É SURDA E FAZ LIBRAS,POR ISSO GOSTARIA DE TER INFORMAÇÕES DO MÉTODO PARA ORALIZAR.
10/03/2010 16:39:29


16 Regina - Juiz de Fora
Minha filha nasceu surda de nascença, sou contra a inclusão nas escolas normais, acho q deveria ter sim ótimas escolas para surdos p/ q eles aprendessem, conhecimento, mas é uma hipocrisia colocar surdos na salas dos ouvintes, a rapidez do ensinar...e atrapalha toda a sala de aula, mesmo c/ interprete de libras causa é distração nos demais alunos e até cansaço e sono no próprio surdo, os sinais são rápidos D+, minha filha passou por isso e foi mais uma experiencia desastrosa, s/ contar q os prof., dão aulas até de costas, esquecem, a não ser q tenha muitosss surdos na sala. Sou a favor de uma escola de qualidade p/ minha filha surda q é muito bem oralizada, inteligente e q cada vez mais perde o interesse pelos estudos. Encaro q estudar não tem nada a ver c/ integração, integração a prórpria vida faz a integração. Exemplo: imagine vc numa aula de estudantes só de física quântica e vc não sacar nada de fisica e ter q entender. Estudar p/aprender portugues, matematica,geografia etc e tal, e conviver na sociedade. Bem o q acontece tbém, é q existe a discriminação por parte dos adolescentes, ele/elas no inicio tem até uma certa paciencia, mas pela ordem natural, vão se formando as turminhas e isolando o surdo, é notório p/ ela, é o ficar sozinha, isolada na hr do recreio, é ser tratada c/ piedade, é o eterno empurrar da hipocrisia, é considerada chata, voz blá blá blá, riem, debocham, e nenhum pai ou mãe ou prof. consegue tirar isso, prq essa é a realidade. Os adultos entendem, masss jovens c/ esse padrão de comportamento já formado por mídias, no! é um eterno trocar de escolas, é o eterno pavor, como é tratada, é vêla sair animada e vêla voltar c/ angustias, noites insones, e me perguntar porque mãe não existe uma escola p/ eu entender, eu aprender???!!! e o q posso fazer? não acho vergonha nehuma ter uma escola de alto nível p/ os surdos, não sinto isso como discriminação, entendo q essa imposição do governo é arbitrária, prq não pode ter escola particular p/ surdos?!!! questão de poder escolher, como acontece c/ os alunos q estudam em escolas pagas, poder de escolher dos pais, ou rede pública ou particular. O caso de minha filha acontece por não aprender, mas não tem problemas em conviver na sociedade, prq aí, é como nós, escolhemos os amigos, e nos Bancos, tem alguem q sabe libras? lojas, supermercados, festinhas, ônibus, pegar o busu, é tudo normal...Mas na hr de ir prá escola é um inferno q atormenta ela e me atormenta por uma vida, até quando...???
31/01/2010 22:35:44


17 Rosemayre Nogueira - Juiz de Fora MG
Sou irmã de um rapas que ficou surdo aos 18 anos ,hoje ele tem 35,nunca tivemos muita dificudade de nos comunicar mas hoje ele esta enternado e a dificudade de comunicação com os enfermeiros e médicos é grande ,e piorou por ele ter se submetido a uma traquiostomia esendo assim não sai som de sua boca.Gostaria de receber +informações de cursos de libras e tambem onde encontrar esse filme BJS
22/01/2010 20:26:58


18 Mãe de uma Surda Oralizada desde bebê - São Paulo
Não coloquei os nomes justamente pela ferocidade que constantemente sou atacada pela dita comunidade surda pois fiz a opção de oralizar minha filha que nasceu surda geneticamente. Ela hoje fala perfeitamente normal como qualquer outra pessoa, não se identifica como surda e sim ouvinte, embora tenha plena consciência da condição com a qual nasceu. Escreve perfeitamente bem, fala perfeitamente bem, sem voz de surdo sem sotaque de surdo...nada... É uma pessoa feliz, sem problemas psicológicos, porém isso tudo foi pensado no passado visando uma adaptação dela ao mundo real e não tentando impor ao mundo que se adaptasse à ela... É realizada, plena, feliz e agradece todos os dias pela opção que fiz e ainda diz: LIBRAS??? NUNCA!!! Hellen Keller é um EXEMPLO a ser seguido pelos surdos... Ela foi uma grande visionária... Mas existem muitos aproveitadores, intérpretes de LIBRAS que defendem e manipulam os surdos... E ainda os surdos nazistas, que defendem que a criança deve abandonar sua família e se unir a nova família surda... É realmente uma mente muito pequena.. Segregação total... Mães de filhos surdos, ESFORCEMSE !!! ORALIZEM seus filhos, é possível SIM !!! Basta ter força de vontade e dedicarse em tempo integral à ele... O surdo que critica o oralismo é um derrotado nessa luta que não conseguiu ser oralizado corretamente, infelizmente pela ignorância dos pais, falta de condições e até mesmo das condições e informações que esse governo nunca deu...
13/01/2010 10:37:36


19 Ana Cláudia Nunes - Brasília
O filme é muito bom sim, mas além de tudo passa o que vivenciamos, que a cultura ouvintista tenta dominar a comunidade surdo, impondo a essas pessoas a prática de oralização. Uma correção ao autor do artigo que fala em linguagem de sinais, sendo que não tratase de linguagem, é uma língua, assim como o português, espanhol, inglês.
12/11/2009 22:25:50


20 Rebeca -
Para quem se interessa, consegui um link para download do filme! Ele já está legendado! Tamanho: 372MB Formato: RMVB Link: http://www.megaupload.com/?d5IVUQDLI
21/10/2009 17:13:59


21 eduardo lopes - cuiabá mato grosso
é elogiavel saber que tem professores que ensinam nossos surdos e mudos a entemder as ciosas e´muito elogiavel estÂo de parabens porisso em minas ja tive o curso de linguagem de sinais tenho bastante amigos em minas que sao surdos tambêm e mudos
12/10/2009 18:37:58


22 dirce carvalho - são paulo
Sou mae e uma professora surda e ela tem interesse em adquirir o filme Os Filhos do Silencio, para que seus alunos possam assistir. Onde posso comprálo? Estamos procurando ha varios meses e não o encontramos em lugar nenhum. Agradeço a informação, que, com certeza, teremos. Um abraço dirce
21/07/2009 18:00:25


23 Imaculada Vale - Santa Rita do Sapucaí, MG
Estou aprendendo LIBRAS, o básico. E lendo, e estudando, e vendo filmes, e buscando informações na Internet. Tem sido um aprendizado constante. A partir da consciência da exclusão em que todos nós, os normais, estamos inseridos, o caminho não tem mais volta. É ir ou ir. É dor e redenção, ao mesmo tempo...
16/07/2009 19:49:26


24 Gerly Aparecida Azevedo Furtado - BocaiuvaMinas Gerais
Ainda não assisti o filme,mas so de ver o comentario na internet interessei muiiiiiiiito tanto pelo filme como em aprender libras.
08/07/2009 18:22:10


25 Aline Araujo RJ - Maricá
Assisti ao filme quando criança e agora na idade adulta e me surpreendi com a atualidade do filme, muito bom mesmo!!!
17/05/2009 23:34:41


26 wanido - Normandia
Estou precisando assistir esse filme com urgencia, alquem ensiname a baixar o filme, agradesso muito.
16/05/2009 10:39:36


27 MARISA VALE DOS SANTOS - Muaná
Ainda não tive oportunidade de assistir ao filme mas, gostaria muito, faço curso de licenciatura plena em Pedagogia e já estudamos superficialmente a lingua de sinais e consegui aprender um pouco sobra a mesma e concordo com quam fala que é preciso um preparo do professor, uma formação especializada para trabalhar a educação seja o método da oralização ou da Libras e acho que é utopia pensar que todas as escolas regulares possam ser aduequadas e aparelhadas para a eduacção dos educandos com necessidades especiais, até por que em nosso país as escolas são não são suficientes e muito menos equipadas . No meu ponto de vista deveria continuar a existir escolas e professores prepadados para atender os que necessitam de maior atenção ou seja aos que tem necessidades especiais e isso para mim não seria exclusão. Voces não acham que colacando em igualdade de condições estão a marginalizálos?
06/05/2009 21:41:18


28 LILIANE NUNES - MacapáAP, a Capital do Meio do Mundo
Ao assistir Os Filhos do Silêncio pensei no quanto é comum a noção de que inclusão é para aqueles que apresentam necessidades especiais em decorrência de alguma deficiência física. No entanto, naquele momento EU é que me senti EXCLUÍDA, foi, então que percebi o tamanho da minha omissão diante de uma situação que sempre esteve próxima de todos nós. Por isso resolvi aprender a LIBRAS e estou sempre a procura de mais informações sobre Cultura Surda, para, no caso de precisar, saber interagir com alguém que só difere de mim na maneira de se comunicar. Abraços a todos!
06/03/2009 04:55:33


29 Tatiane - campinas,SP
eu Sou Tatiane deficiente auditivo... eu já viu ... pequena tinha 11 anos ,mas é muito lindo! quero DVD Os Filhos do Silêncio xauuuu
21/02/2009 14:39:35


30 Regina Finelon - Campo Grande MS
1º O filme trata justamente sobre a angustia de uma surda que é tratada como deficiente auditivo. 2º O surdo, ainda que oralizado, não é capaz de entender o significado da língua Portuguesa pelo simples fato de ter sua capacidade cognitiva construida através de imagens e não sons. Portanto priválo de sua língua materna é desrespeito e uma forma cruel de preconceito. O surdo é capaz de fazer suas próprias escolhas e somente a ele a decisão de usar a LIBRAS ou a oralização, mas para que a criança tenha toda sua capacidade intelectual desenvolvida precisa ser exposta a língua materna ainda na primeira infância. Qual a língua em que a criança surda ou deficiente auditiva vai ser alfabetização não é a questão, não é o mais importante. A LIBRAS é a forma mais natural para que esta pessoa possa se comunicar, expressar seus desejos, necessidades e frustrações. A alfabetização na Língua Portuguesa corre de forma mais eficiente quando o surdo já tem o domínio de sua própria língua. Não cabe mais ao educador escolher o oralismo ou o sinais para ensinar seu aluno surdo. O que o educador precisa é de uma reciclagem para receber esse aluno e atender o que está disposto no decreto 5626/05. O filme é maravilhoso, pena que a atriz surda Marlee Matlin foi rejeitada pela comunidade surda, pois ao receber o Oscar ela agradeceu em inglês e não em Sinais, fazendo que tudo o que a personagem Sarah tentava mostrar à sociedade ouvinte, através do filme, fosse ao chão.
08/01/2009 17:02:19


31 Elizabeth Viana Barbosa - Rio de Janeiro
Eu vi esse filme na faculdade de Pedagogia para Def. Audiocomunicação!
26/12/2008 18:36:52


32 andre - brasilia
Eu quero saber onde comprar um filme, Os Filhos do Silêncio Sou andre moro aqui em brasilia, sou porfessor de LIBRAS..Favor vc saber encontrado algus?
31/10/2008 14:57:46


33 Cristiane D. - Porto Alegre
Moro em Porto Alegre não sou deficiente Auditiva ,mais quero poder me comunicar com quem tem ,pois , creio que é um direto que todos nós temos , da comunicação ! Gostaria de saber onde tem um curso em Porto Alegre ?
23/10/2008 16:24:50


34 suzi -
oiee... assista o filme e veja esse comentario muito legal
09/10/2008 12:33:51


35 Fernanda de Souza - Santo André
Boa Tarde moro em Santo André e gostaria muito de fazer o curso de braile e livras voces conehcem algum lugar no abc...valeu
18/08/2008 16:11:48


36 Eliana Ferreira Araujo - são paulo
Olá sou a Eliana não sou deficiente auditiva, mas gostaria de fazer um curso de libra, até estou pesquisando pela internet que foi por onde achei este site. Se tiverem como me ajudar ficarei grata Obrigada Bom Dia
02/07/2008 08:38:56


37 Márcia Rodrigues - Brasília
Bom dia, sou mãe de um pequeno surdo...ele é lindo, meigo, sou apaixonada pelo meu filho. As vezes me entristeço porque muitas vezes é difícil pra mim entender o que ele quer, apesar dele já falar muita coisa...assistir esse filme e retrata bem o que uma pessoa surda sente... os que as pessoas ao redor dela sente, enfim... entrei aqui buscando maneiras de aprimorar meu conhecimento de como lidar com pessoas surdas.
24/06/2008 00:09:51


38 Luciane - Porto Alegre
Gostaria de saber onde necontro em Porto Alegre o curso de Libras e Braile??? Aguardo resposta. Obrigada!!!!
10/06/2008 09:03:46


39 Catia Luciana Rosa Marcelo - Juiz de Fora-MG
Eu sou formada em Pedagogia e assistí a este filme no Curso de Libras em minha cidade e fiquei encantada com o mesmo, pois mostra-nos o quanto é importante nós educadores estarmos sempre atualizados, pois a utilização da língua de sinais vem sendo reconhecida como um caminho necessário para a efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento educacional de alunos surdos. Concretizá-la é um desafio para nos educadores! “Não há fronteiras para a vontade de aprender, nem limites para a arte de ensinar.”
08/06/2008 00:15:24


40 maria tereza carvalho rego - brasilia
sou surda. oi gostaria quero saber q onde comprar na loja? DVD FILHO DO SILENCIO
18/05/2008 23:53:24


41 Ana Cristina - Montes Claros de Goias
sou professora de surdo, adoro o que faço. Sou apaixonada por este filme, ele da uma lição maravilhosa a todos. Gostaria muito de poder adquirí-lo, infelismente onde moro não consegui encontrá-lo, mas não desistirei de possuí-lo.
21/04/2008 00:01:15


42 elaine - jaboticabal
boa tarde!!! adorei e vou assistir esse filme,meu marido tem deficiência auditiva...gostei muito do artigo. parabéns.... João Luiz de Almeida
24/03/2008 15:40:13


43 Isabela Duarte - Ponta Porã/MS
OLA SOU FONOAUDIÓLOGA E NUNCA ASSISTI ESTE FILME E VI ESTA PAGINA E M INTERESSEI, ONDE POSSO ADQUIRI-LO???? AGUARDO RESPOSTAS
13/03/2008 18:52:19


44 claudio kniestedt - porto alegre
sou formado em hotelaria pelo FATEC/RS, gostaria de saber onde posso fazer o curso de LIBRAS em Porto Alegre AGUARDO RESPOSTA OBRIGADO
30/01/2008 14:34:27


45 lusiana freitas da costa - Adamantina - Est.S.Paulo
Assisti a esse filme quando fazia faculdade na cidade de Marilia, UNESP, sou professora de D.A, adoro o que faço. Sou apaixonada por este filme, ele da uma lição maravilhosa a todos. Gostaria muito de poder adquirí-lo, infelismente onde moro não consegui encontrá-lo, mas não desistirei de possuí-lo.
15/12/2007 20:27:51


46 Graciele - DF
Amei o filme. Sou estudante do curso de pedagogia.Faço curso de Libras e me apresentaram o filme filhos do silêncio nele.Mas vejo que não é necessario ter passado por esse processo todo que passei para conhecer uma obra tão bacana. Como dizia um grande poeta a qual guardarei o nome" "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo..."Mudo" é aquele que não consegue falar o que senti e se esconde..." Um abarço a todos.
12/12/2007 15:12:10


47 vivian - Feira de Santana -Bahia
Durante o filme foi possível observar q quando sabemos conviver com pesssoas deficientes, respeitando seu espaço, e não ocupando, como se eles não fossem capazes, elas nos demonstram seus desejos e afliçoes, pois uma vez q tomamos atitudes no lugar dessas pessoas estamos fazendo com q elas deixe de espressar um desejo ou até mesmo uma necessidade.0 q a irmã da aluna q o professor se apaixonou fez com ela se izolasse do convívio com outros relacionamentos se tornando uma pessoa amarga e sem vontade nenhuma de evoluir profissionalmente. Por isto devemos respeitar os surdos e enchergar que além da deficiência existe um ser humano.
19/11/2007 23:53:55


48 Perola - Ribeirão Preto
Pessoas surdas são aquelas que se utilizam da comunicação espaço visual ( língua dos sinais) e deficiêntes auditivos são aquelas pessoas que com o uso de uma prótese conseguem captar o som das palavras. Jamais chame um surdo de surdo- mudo é praticamente uma ofensa para a comunidade surda. São pessoas extremamente sensíveis aos detalhes, conseguem ler nos olhos aquele que está mentindo.
14/11/2007 21:34:58


49 Jauro Rubens Leite - Joinville-SC
Eu já assisti este filme que é muito legal. Eu também sou deficiente auditivo.
23/09/2007 16:23:01


50 Eva Odila Priaro de Santis - Porto Ferreira
Sou professora de surdos, antes minha formação teve como alicerce a LIBRAS mas depois que comecei mesmo a trabalhar com surdos e me relacionar com os pais, cheguei a conclusão que sou a favor do oralismo pois se forem bem trabalhados serão capazes de falar mesmo os surdos profundos, se tivesse um filho surdo gostaria que ele falasse e não usasse LIBRAS, como uma pessoa comentou a LIBRAS tem regras como o português e não são as mesmas, quando essa criança alfabetizada em LIBRAS pegar um texto será que irá entender? Ou será que precisará de um interpréte para onde quer que ela vá?
23/09/2007 15:53:40


51 Eloisa - Macapá
O filme é maravilhoso, pois fala sobre c ser diante das diferenças.O qto temos a aprender c o outro, independente d sua condição.O filme mostra q é somente qd olhamos o outro d igual p igual q podemos contribuir verdadeiramente; assim vendo as reais capacidades d quem está diante d nós.(Foi isso q senti ao assisti-lo)
05/09/2007 23:07:25


52 Érica Casemiro Costa - São paulo
Gostei muito do filme e achei adequada com a realidade atual. Gostaria de uma informação se conhece alguma escola de ingles voltada para pessoa com perda auditiva severa moderada. Gostaria de crescer na minha carreira profissional e o ingles hoje é basico e necessário.
06/08/2007 11:55:44


53 Elaine Beilner - Pato Branco - PR
Os alunos surdos não gostam de serem chamados de surdo-mudos, apaguem essa idéia, é só SURDO. Surdo é o indivíduo que se identifica com a cultura da comunidade surda e se comunica básicamente através da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS ou Língua de Sinais Brasileira. Deficiente auditivo são as pessoas que não se identificam com a língua de sinais, nem com a cultura das comunidades surdas do Brasil e se comunicam de forma oralizada (as vezes não há comunicação sinalizada - LIBRAS, nem oralizada), percebendo a comunicação pela leitura lábial, pistas auditivas, táteis, visuais, mímicas, dramatizações, desenhos, apontamentos e outros meios que cada um é capaz de desenvolver e/ou ser estimulado. Isso depende muito do método adotado para desenvolver a oralidade. Para entender melhor, ler o Decreto nº. 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei da LIBRAS nº. 10.436 de 24 de abril de 2002. As pessoas com deficiências não gostam da palavra PORTADORES, por entender que portamos algo por opção, não por condição inerente a nossa vontade e quando nos interessa trocar ou nos disfazer do que portamos, simplesmente trocamos, vendemos ou discartamos. Não é o que acontece com quem PORTA UMA DEFICIÊNCIA. Além disso, ouvimos nos discurssos ESSAS PESSOAS ao se referirem as pessoas com deficiência, como se fossem distinta das demais pessoas, que a deficiência vem antes da pessoa, do cidadão, do humano, então muito cuidado ao nos referirmos as PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, nosso desconhecimento e preconceito estão velados em nossa conciência e se revela no nosso discurso. Temos muito que estudar e aprender e nada melhor que junto com as pessoas com a deficiência, falar abertamente sobre a deficiência e as dificuldades que elas enfrentam com sua condição. Quanto ao filme percebi uma tradução simultane da oralidade para a língua de sinais. Precisamos informar que língua de sinais não é oralidade sinalizada, a língua de sinais tem estrutura gramatical própria, como qualquer língua. Não podemos traduzir palavra a palavra e sim entender o que está sendo dito e passar para a outra língua de forma mais clara e adequada possível, por isso que é tão difícil formar bons profissionais intérpretes de LIBRAS/Lígua Portuguesa. Muitas pessoas ainda pensam que a língua de sinais é universal, o que também não é verdade. A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS apresenta muitos regionalismos. Penso que facilitaria em muito, o trabalho dos intérpretes, dos professores bilíngües e dos instrutores de LIBRAS, se tivessemos uma língua sinalizada padronizada no Brasil. Enquanto gastarmos nossas energias em lutar por preservar os sinais de nossa cidade, região ou nosso estado, não teremos tempo suficiente para evoluirmos e desenvolvermos, na velocidade que necessitamos e que gostaríamos. Pensem nisso.
12/06/2007 22:12:20


54 Maria das Dores Mariano - Piracicaba
Ao assistir o filme "Filhos do Silêncio me deparei com as dificuldades que um professor enfrenta ao ensinar um deficiênte auditivo. Para um professor ouvinte é complicado entender as dificuldades dos seus alunos surdo-mudo. Acho que o preparo para trabalhar com esse alunos é fundamental, a prática pedagógica precisa ser direcionada para a potencialidade do aluno, e na sua integração na sociadade.
30/05/2007 17:25:58


55 Elineth De Figueiredo Moura e Silva - Cuiaba- Mato Grosso
O filme ele nos mostra todo o dia a dia de um deficiente auditivo ,as suas limitações ate mesmo dentro de um espaço escolar esse filme me ajudou muito em um trabalho academico sendo que o nosso tema se tratava de deficiencia auditiva e quais seriam os seus metodos de ensino para uma criança com essa deficiencia.
23/05/2007 10:06:32


56 Malva Mria Merigueti - Vitória
Ao ler este artigo, vou ver o fileme que ainda não vi, pis fiquei muito interessada, pois estou trabalhando com alunos com defeciencia auditiva e tendo um pouco de dificuldade.
05/05/2007 20:56:31


57 FERNANDA - RJ
MUITO BOM, FAZ UMA PASSAGEM PELO FILME, VIVENCIANDO ELE NA REALIDADE ATUAL. TEXTO ESTÁ BEM ESCRITO, DE FACIL ENTENDIMENTO E APLICÁVEL NA REALIDADE!
19/04/2007 13:21:26


58 Fabiola Aparecida de Oliveira - Diadema
Os Filhos do Silêncio eu já assisti tinha 10 anos mas é mmmmuuiito lindo e fiquei muito emocionada.
17/03/2007 22:25:09


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.