A Semana - Opiniões
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O menino no ofício do aluno - 22/08/2005
Novas lições da Escola da Ponte

'

Professor-e-alunos
O professor José Pacheco, da Escola da Ponte, participa do projeto que vem sendo
desenvolvido na EMEF Amorim Lima, no bairro do Butantã, em São Paulo.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima, localizada no bairro do Butantã, na cidade de São Paulo já apareceu até em reportagem veiculada pelo Globo Repórter, da Rede Globo de televisão em cadeia nacional. Celebrizou-se nacionalmente em função de suas particularidades pedagógicas que a tornam parceira de uma das instituições de maior prestígio entre educadores do Brasil e de várias partes do mundo, a Escola da Ponte, sediada em Portugal.

Na última sexta-feira, dia 19 de agosto de 2005, a Amorim Lima realizou seu primeiro encontro de avaliação das atividades desenvolvidas ao longo de aproximadamente um ano e meio de parceria com a Escola da Ponte. Entre as informações que foram socializadas não podemos deixar de destacar, por exemplo, que muitos educadores, pesquisadores e autoridades têm visitado as dependências da escola em busca de fórmulas, receitas e respostas para a educação em suas próprias salas de aula, escolas e municípios.

Mais interessante ainda é saber que não há respostas prontas e definitivas para nenhum dos visitantes. Em educação as receitas de bolo definitivamente não funcionam com a precisão que os cozinheiros de plantão esperam...

Talvez essa primeira colocação seja suficiente para entendermos que não estamos lidando com situações que sejam totalmente previsíveis. E porque acontece isso? Justamente pelo fato de estarmos trabalhando a formação de seres humanos, frágeis em sua estrutura, sujeitos a alterações de conduta quando menos se espera, voláteis quanto a posturas e vontades, capazes de se sentirem estimulados, desanimados, apaixonados ou indiferentes a qualquer momento de suas vidas,...

Alunos-em-plantação-e-laboratório-de-informática
A Escola Amorim Lima desenvolve projetos variados que estimulam as crianças a
conhecer desde a horticultura até a Internet, sempre com a orientação de professores
e
dentro de um projeto pedagógico que procura motivar a autonomia e a cooperação.

Numa determinada passagem de nosso encontro na Amorim Lima, o ilustríssimo convidado especial, professor José Pacheco, diretor da Escola da Ponte por 25 anos, referiu-se a forma como são chamadas os estudantes em nossas escolas e mexeu com a minha imaginação. Disse o professor Pacheco que ao chamarmos as crianças de alunos estamos despersonalizando as relações no ambiente escolar. Em Portugal, na Escola da Ponte, entende-se que a situação vivida na escola pelos meninos e meninas ali matriculados é apenas a da criança no ofício do aluno...

Faz diferença?

Penso que sim. Pareceu-me bastante singela a diferença, no entanto, se a olharmos com maior atenção perceberemos justamente aquilo que mais nos faz falta nas escolas em que trabalhamos, ou seja, a humanidade nas relações. Perdemos o foco ao deixarmos de perceber que o aluno é uma criança ou um adolescente. Perdemos a oportunidade de firmar um convívio mais saudável, amigável e produtivo ao nos escondermos atrás dos rótulos e também ao definirmos que estamos desempenhando papéis no ambiente escolar...

E a despersonalização causa também a indiferença (que dói demais, tanto para as crianças quanto para os adultos), assim como as aulas conteudistas levam ao desprezo pelo conhecimento de mundo que as crianças e adolescentes trazem de seus contatos prévios com o universo. De nada parecem valer os ensinamentos decorrentes do contato com a família, os amigos, o local onde se vive, a natureza, os animais de estimação,...

Alunos-em-sala-de-aula-e-mural-dos-alunos
O trabalho com artes e a participação ativa da comunidade nas reuniões e debates
promovidos pela escola Amorim Lima também são aspectos diferenciais que auxiliam
a concretização de um projeto de ensino-aprendizagem diferenciado e inovador em São Paulo.

Mas essas não foram as únicas lições que foram dadas a platéia pela experiência da Amorim Lima e da Escola da Ponte. A formação de vínculos definitivos e verdadeiros entre a comunidade escolar depende da participação democrática dos alunos e dos pais nos debates que ocorrem dentro da escola. Não há projeto educacional que possa ser bem sucedido se não forem fortes os pilares que sustentam a escola e, nesse sentido, não basta apenas a participação de professores, diretores, coordenadores ou orientadores na tomada de decisões...

Uma outra importante idéia reiterada durante o encontro foi que não podemos desprezar que a aprendizagem se efetiva entre os estudantes de formas diferentes e em momentos distintos. Isso quer dizer que muitas vezes o modo como uma criança entendeu e aplicou um conceito não vai ser o mesmo como um outro aluno (ainda que de idade semelhante e condições de vida parecidas) encaminhará sua reflexão e raciocínio acerca de similar objeto.

José Pacheco quis dizer com isso que não podemos simplesmente abandonar fórmulas e nos adequar a modismos apenas porque isso é o que está acontecendo no momento em educação. As conseqüências de nossos atos enquanto professores são para toda a vida de nossos alunos. Se para que a aprendizagem se efetive seja necessária a utilização de modernas mídias e recursos como computadores e Internet ou se a mesma acontecerá com o uso de aulas expositivas, lousa e giz, o importante é que ela aconteça e não como ela irá se concretizar...

É claro que a Escola da Ponte e a Amorim Lima possuem uma linha de trabalho muito clara e transparente para quem freqüenta ou visita a escola. Também é fundamental que sejamos coerentes no que tange a nossos discursos e práticas enquanto educadores. O que não podemos perder de vista é que em determinados momentos os moderníssimos computadores podem falhar e com isso iremos ficar a deriva...

Só para melhor ilustrar essa questão basta lembrar que nos grandes navios comerciais e militares há sempre pessoas capazes de orientar a rota a ser trilhada pelos barcos em caso de pane geral dos equipamentos de última geração. Temos que conhecer os caminhos da tecnologia assim como devemos ser capazes de olhar para as estrelas e achar a trilha que nos levará aonde queremos chegar somente com o auxílio de nossos mapas mentais, bússolas e quadrantes...

Projeto-Amorim-Lima
O primeiro seminário de avaliação do Projeto Amorim Lima contou com a participação do
professor da USP e secretário municipal de educação de Taboão da Serra, César Callegari,
das professoras da PUC de São Paulo, Terezinha Azeredo Rios e Maria Mercês Ferreira
Sampaio e do professor José Pacheco, da Escola da Ponte.

Algumas palavras foram a tônica dos ensinamentos apresentados pelos professores que se alinharam nas discussões avaliativas do primeiro ano e meio de trabalho realizado. Há de se destacar o termo autonomia, classificado como um dos objetivos a se atingir no trabalho realizado pela escola Amorim Lima.

Fiquei pensando a respeito e divaguei se esse não seria também o propósito pelo qual outras escolas são construídas e desenvolvem seu trabalho. Lembrei-me que já vi o termo em estatutos, leis, reformas educacionais, proposições teóricas sobre educação, artigos acadêmicos, matérias de jornais e revistas sobre escolas, planos de ensino, ementas e também na boca de muita gente que trabalha no setor.

Acho que na maior parte das vezes é um termo que está vazio de significado e sentido. Senti que na Amorim Lima (assim como na Escola da Ponte) passa a ter real valor pela implementação de práticas e ações que estimulam a participação dos alunos nos projetos e que tornam viva a concepção de uma escola em constante construção e aperfeiçoamento. Gostaria que isso acontecesse em todas as escolas, independentemente das preferências pedagógicas, das teorias que norteiam a ação dos professores, dos recursos de que dispõe a escola,...

José Pacheco me disse, depois do encontro, que havia sido eletricista antes de se tornar professor e que tinha grande orgulho disso. Explicou que o desempenho dessa função profissional antes do trabalho em educação havia feito dele uma pessoa mais prática e objetiva, realizadora e não apenas sonhadora. Há muita teoria e pouca realização em nossas escolas era o que ele indiretamente estava nos dizendo. Está na hora de arregaçar as mangas e não ter medo de sujar as mãos, a educação precisa disso...


Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










26 COMENTÁRIOS

1 DOROTY ALVES MADEIRA - PERDIZES MG
OLÁ, FIQUEI ENCANTANDA COM A FORMA DE GESTÃO da escola da ponte, tive conhecimneto desta escola através de minha faculdade e me identifiquei muito com a forma que vocês dirige a escola da ponte, gestão compartilhada e reflexiva é tudo de bom. estou cursando pedagogia, trabalho em um CMEI DE APROXIMADAMENTE 150 crianças de 4 a 5 anos. Para o ano de 2112 me ofereceram para se trabalhar um projeto com todo o CMEI ESTOU MUITO FELIZ JÁ ORANDO DEUS para que ele possa me iluminar pois quero que as crianças sejam beneficiadas ao máximo, pois elas é o que importa para mim, gostaria de sugestoes pois trabalhamos com crianças carentes que permanecem o dia todo na creche, carentes de amor, os recursos finaceiros são poucos as mães necessitam trabalhar o dia todo para ajudar no sustento da família. quero desenvolver um projeto no qual vai surtir efeito gostaria muito da ajuda de vocês.que projeto desenvolver e como. um grande beijo e que JESUS os abençoe ricamente nessa missão de educar!!!!
20/12/2011 21:52:35


2 joao montarroyos - recife
Há alguns dias estive em uma conversa entre amigos com o Prof.Gustavo Eloy, da Escola Internacional de AldeiaEIACamaragibe/PE,quando conheci,pelas palavras do amigo,o fascínio que é capaz de promover os ensinamentos do mestre José Pacheco.Como não tem sido diferente,a conversa motivounos a insistir cada vez mais na proposta do compromisso que tem o mestre em apaixonar os seus jovens no ofício de alunos. Não há fórmulas prontas, realmente,para fazer o bolo.A receita deve ser aplicada conforme o limite da cozinha que o professor tem à sua disposição.O sabor da receita depende da especificidade dos ingredientes que usaremos e a liberdade que nos dará o DIRETOR,cujo compromisso não é menor do que o de qualquer outro que se vista com a seriedade do EDUCAR que nunca esteve nos planos do capitalismo.Entretanto,o principal condimento deve ser o compromisso do professor em compreender a realidade de cada indivíduo envolvido no processo e respeitála,enquadrandoo como elementochave no encantamento do educar que é bem diferente de somente informar.Mais uma vez,parabéns ao amigo Gustavo Eloy,um jovem que tem por marca inconfundível a sua eterna intimidade com natureza e,por isso,a seriedade no trato com as pessoas.Este é o primeiro parágrafo da receita:VONTADE! Professor Joao Montarroyos Recife/PE.
21/11/2011 11:03:57


3 LÚCIA HELENA RODRIGUES DE SOUZA COELHO - Jataí/Goiás
Vou Conhecer a ESCOLA DA PONTE em Julho de 2012 e gostaria de viajar ou encontrar Pedagogos que acreditam em transformação social através do compromisso de cada um.Como é o agendamento para visita?
14/11/2011 20:53:38


4 Maria de Fátima Silva Cavalcanti - Coremas PB
Desejo contatos para conhecer esse modelo de Escola da Ponte aplicado na Escola Amorim LIma como referência para a nossa. Quero mudanças, por um mundo melhor. Abraços Fátima Silva Diretora EEEFMAdv. Nóbel Vita.
08/02/2011 11:37:57


5 Andreia Tavares - rio negrinho
quero entrar em contato com pessoas que ja visitaram a escola da ponte! meu email ilka222004@hotmail.com
02/11/2010 15:57:47


6 luciene - São Paulo
Sou aluna de pedagogia, estou no último semestre e desde o 3º semestre que ouço sobre a escola da ponte e este ano consegui uma sala no estado, e toda vez que se fala ou leio algo sobre ou até os professores retomam sobre a escola da ponte me encanto e sonho um dia quem sabe trabalhar numa escola assim. Gostaria muito de receber algumas dicas de como trabalhar como na escola da ponte,porque tem dias que penso que vou ficar louca! Aguardo respostas, desde já sou grata!!!!!!!!!!!!!!!!
15/09/2010 22:38:29


7 Jacqueine Rocha Gomes - Conselheiro Lafaiete
Estou encantada pela Escola da Poente,tive a oportunidade de fazer parte de uma conversa informal sobre a Escola da Ponte com o educador Xavier que esteve em Lafaiete, muito me interessa os meios de ensino da mesma.O Brasil precisa seguir o exemplo da Escola da Ponte, se inspirar nela e adequála ao nosso meio.O nosso futuro merece ser feliz!Pretendo visitar a Escola da Ponte em Janeiro de 2011.
27/07/2010 19:37:57


8 Sueli Negreiros vasconcellos - Salvador /Ba
Vou Conhecer a ESCOLA DA PONTE em Julho de 2011 e gostaria de viajar ou encontrar Pedagogos que acreditam em transformação social através do compromisso de cada um.
23/06/2010 18:04:13


9 josivania correia pinheiro - Girau do Ponciano AL
Sou profª de mat. da rede pública e busco alternativas para melhorar minha prática em sala de aula. Me encantei com artigos lidos sobre a Escola da Ponte e Amorim lima .Como faço para entrar em contato com a Esc. Amorim Lima? Obrigada. Josivania
12/02/2010 19:10:22


10 Maria Margarida de Amorim Avelar - Rio de janeiro
Este artigo me fez não desistir dao curso de Pedagogia áo qual retornei ,depois de 30 anos. Estava sem esperença na área ,depois de tudo que ouvi e presenciei no ambiente escolar durante este ano. Graças a deus, enchime de esperança,voltei a crer que um trabalho bem intencionado poderá ser ,sim,bem avaliado e respeitado.
31/12/2009 20:31:05


11 Valmiro tôrres - Belo Horizonte
Bom dia, Fiquei realmente estupefato com a maatéria apresentada pela Tv Futura , hoje, 26/12:2009. Este projeto é revolucionador diante da realidade educacional bresileira. Estávamos precisando urgentemente de mudanças, não de modelos franceses, suecos, ... Estamos precisamos de algo viável, coerente com a realidade brasileira, não de projetos milionários onde onde só seus idealizadores obtem ótimos resultados e os educadores e educandos são obrigados a digerílos em prol de uma educação revoluciomilionária. Parabéns a vocês que implementaram este projeto , sem ideologias políticas, mas pensando principalmente no desenvolvimento do educando e em uma educação moderna e motivadora. Um abraço. PS. Onde posso ter acesso ao projeto completo?
26/12/2009 11:51:09


12 ARY FERREIRA DOS SANTOS - SÃO PAULO
Faço licenciatura em Pedagogia e juntamente com mais quatro colegas de classe estamos desenvolvendo um trabalho sobre a Escola da PontePORTUGAL e necessitamos de material tanto didático como mídia para enriquecer nosso projeto,gostaríamos se possível fazer uma visita a esta brilhante Instituição Educacional, porque sabemos que o sistema desta Instituição é muito semelhante á Escola da Ponte. Aguardo resposta, desde já muito obrigado.
30/10/2009 15:24:45


13 Geny Zorek - Porto Velho Rondonia
Como poderei conhecer mais sobre este projeto tão interessante?
08/10/2009 00:17:29


14 janaina mello lidorio - sao paulo
sou estudante de pedagogia,e me interessei muito por esse modelo de escola que, quando comecei a ler o livro de RUBENS ALVES,A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, realmente quem ler não acredita que realmente exista esta escola gostaria muito de conhecer este ``sonho`` que é real,PARABENS A TODOS QUE DESENVOLVERAM ESTE PROJETO QUE ESTA DANDO CERTO,OBRIGADO PELA ATENÇÃOQUE ME FOI DADA.....ATE BREVE...........
11/09/2009 17:10:39


15 Eldione de Moura Lira Nowak - Salvador
Adorei o artigo sobre a Escola da Ponte sou estudante de pos graduaçao em metodologia do ensino superior.Tambem estarei viajando para a europa este mes e gostaria de visitar a escola. Alguem poderia mim enviar o contato.Muito obrigada.Eldione
19/07/2009 18:41:29


16 Cloves Turazzi do Nascimento - Indaial
Gostei dos motodos de ensino, o por meu ponto de vista è diferenciado do tradicional que por ventura ainda influencia nos dias atuais.
28/02/2009 13:55:42


17 susana mihura - ilhabela sao paulo
Sueno con algo parecido a la Escuela da ponte por aqui, en ilhabela. sera que mi sueno es muy dificil de cumplir? Precisamos juntos hacer algo urgente con la mala educacion que estan recibiendo nuestros hijos! como hacer? como juntarnos los interesados? gracias susana
07/08/2008 21:21:03


18 lizete - marau
Quero ressaltar a grande admiração que tenho por pachecoacima de um ser autêntico está o professor autèntico.Tive a oportunidade de ouvilo no fórum da educação de Marau na semana passada e descobri que ele tem razão a educação no Brasil não é de qualidade por um motivo bem lógico, nós brasileiros não valorizamos as coisas boas do nosso país, somente irremos criar uma educação de qualidade quando deixarmos de tentar copiar modelos de outros paísespois cada local, cada região possui caracteristicas culturais, éticos próprias. Brasileiros vamos valorizar nossos magníficos educadores e escritoresfreire,gonsaguinha,chiquinho, anísio, heitor,...,e criar escolas baseadas na realidade de nossas crianças.Para quem não sabe o famoso comenius em que se basea nossa educaçao surgiu a 500 anos, tudo evoluiu menos nossas salas de aula. Obrigado professor josé pacheco.Ainda estou estudanda para ser uma educadora, mas conserteza você será minha inspiração bem como os queridos Rubens alves, e os maravilhosos professores brasileiros minha essência como paulo freire.
27/07/2008 15:53:21


19 Maria Luiza - São José dos Campos - SP
Sr João, irei em dezembro próximo à Portugal e vou conhecer a Escola da Ponte. Já entrei em contato e fui prontamente correspondida. Gostaria de levar um dossiê do projeto no qual trabalho(sou educadora em uma escola de projetos), qual sua opinião a respeito?É viável? Acredito na troca de experiências bem como em trazer idéias inovadoras para trabalhar aqui.
09/09/2007 19:25:10


20 Liliana F. Verde - Leiria - Portugal
Fascinante. Conheci a Escola da Ponte e tenho aprendido muito com ela. Gostava de visitar a EMEF Amorim Lima.
04/09/2007 12:53:55


21 Viviane Esther Lorenz - Igrejinha (RS)
Faço parte da equipe pedagógica da Secretaria Muncipal de Educação de Igrejinha. Estamos nos organizando par viajar à Europa, em janeiro, muito especialmente, para conhecermos a Escola da Ponte. Precisaríamos de um e-mail para agendamento, e as medidas práticas cabíveis. Seria possível nos encaminharem? Agradecida Viviane
21/08/2007 08:53:02


22 ILDOMAR PACHECO DA SILVA - Teófilo Otoni - Minas Gerais
Boa tarde! Estou indo a Portugal no mês de junho ou julho. Como faço para conhecer a Escola da Ponte? Conheço sobre a escola por intermedio do Prof. José Pacheco, palestras proferida em minha cidade. Aguardo uma resposta. Sadações Ildomar Pacheco da Silva
18/05/2007 16:40:53


23 valéria ribas de oliveira assis - valinhos-sp
cara silvia, estive na escola da ponte em julho de 2006 e posso lhe assegurar q não é mais a mesma. notei que desde que o sr. josé pacheco, qdo da ocasião de sua aposentadoria, a deixou,isto é, oficialmente; a recepção a professores de fora se diferenciou bastante. notei um certo descaso, descaso este sentido tb por uma colega que esteve lá há 3 semans atrás. pense bem antes de ir, caso queira lhe dou as coordenadas. a filosofia de trabalho é excelente. tirei muitas idéias e apliquei-as ao meu cotidiano escolar. o sr. josé pacheco é realmente um profissional que luta por seus ideais e ao longo dos 30 anos de existência, a escola da ponte mostrou-se ser por esxcelência, uma escola realmente formadora de cidadãos transformadores , inseridos em um contexto democrático.
28/04/2007 15:37:19


24 Antonio de Oliveira Cogo - rio claro sp
Estamos entrando em contato com com a Ponte atraves de um grupo de graduandos do curso de pedagogia da unesp rio claro e gostaria de saber sobre o projeto político pedagóco.Antonio de Oliveira Cogo.
23/04/2007 18:47:47


25 Marcela Rocha - Sao Paulo
Sr. Machado, como vai? Gostaria de poder entrar em contato com o Senhor. Eu sou estudadnte da PUC-SP de jornalismo. Não sei se o Senhor já teve contato com o nosso jornal laboratorial: Contraponto, mas esse mês, vou fazer uma matéria sobre a escola Amorim Lima e o modelo por ela adotado. Gostei muito do seu artigo e também por isso é que envio esse e-mail. Eu precisaria ir até a escola e entrevistar algumas das crianças, professores, mas é claro se o diretor permitir. Acho muito importante que os nossos companheiros da Universidade entrem em contato com esse ensino. Pois, infelizmente, estamos desacreditados do ensino em nosso país. E como aspirante a jornalista, não gostaria de mostrar somente os defalques da minha cidade, mas també que algo vem sendo feito. Por favor gostaria muito de conversar com o senhor para iluminar a minha matéria. Muito obrigada pela atenção e, mais uma vez parabéns. Marcela Rocha marcela@ah.org.br
23/04/2007 16:30:37


26 Silvia Helena Piteli Pereira - Severinia
Tenho muita vontade de entrar em contato com a Escola da Ponte, cao tenham o contato por favor me mandem. Obrigado! Silvia Piteli
15/03/2007 16:56:55


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.