FormiguinhaZ - 09/08/2005
O coletivo e o individual
Trabalhar em equipe é uma necessidade. Ninguém parece ter dúvidas quanto a isso, mas a execução de qualquer realização, contando com o apoio de todos os envolvidos num projeto, depende de uma série de fatores, nem sempre levados em consideração pelos participantes. Sabe-se porém que quando todos concordam com as decisões aprovadas pela maioria, se unem em torno de um mesmo objetivo e realizam o trabalho em equipe, apesar das eventuais divergências internas, a tendência é que os resultados sejam os melhores possíveis...
As animações produzidas pelo cinema nos últimos anos têm sido tão ricas em idéias que até mesmo um tema interessante e importante para os homens e suas instituições acaba sendo abordado em filmes como “FormiguinhaZ”, dos diretores Eric Darnell e Tim Johnson. É isso mesmo, a história de uma pequena formiga operária de nome Z, cheia de traumas e problemas pessoais, coloca em discussão uma série de temas, entre os quais a necessidade de se trabalhar em grupo.
Como havia mencionado anteriormente, o que podemos perceber no decorrer desse desenho animado da Dreamworks é que, por exemplo, as decisões tomadas de forma unilateral pelos comandantes, sem a necessária reflexão e o diálogo com os colaboradores (soldados e operários no que se refere ao desenho) pode ser catastrófica para qualquer projeto em andamento.
Da mesma forma, quando cada uma das pessoas envolvidas no trabalho resolve agir da maneira que considera mais adequada ou acertada, renunciando ao que havia sido acertado em reuniões e planejamentos, a evidente desunião causa transtornos que podem ser gravíssimos e até mesmo mortais para o empreendimento em questão.
Também é primordial para o grupo que todas as pessoas se sintam ouvidas e que percebam sua importância no grupo. Há muitas idéias que são sepultadas sem que nem ao menos tenham vindo ao mundo pelo simples fato de que as pessoas não sentem segurança suficiente em seu ambiente de trabalho para apresentá-las. Fazer parte do grupo significa participar integralmente, falando suas idéias e também ouvindo a dos outros, opinando com o grupo ou mostrando sua contrariedade.
Ao final, no entanto, a partir das decisões coletivas, todos devem agir em uníssono a favor das realizações preconizadas. Mesmo aqueles que tiveram outras idéias e que durante o planejamento e organização do projeto não tinham como opção os caminhos escolhidos pela maioria devem ser adeptos fiéis e leais aos caminhos propostos. Isso não significa, é claro, que devemos abrir mão de nossa individualidade e de nossos sonhos, o ideal é que consigamos demonstrá-los ao longo do trabalho ao incorporar inovações e mudanças necessárias sempre que acharmos possível e discutirmos com o grupo.
Não temos que ser operários ou soldados para sempre. Podemos repensar nossas práticas e modificar o que acontece ao nosso redor, pelo menos não devemos pensar que bater continência sempre ou apertar parafusos continuamente são as únicas opções que estão ao nosso alcance. Até mesmo isso pode ser aprendido em “FormiguinhaZ”...
O Filme
Z é o filho do meio de uma família de milhares de formigas e, por esse motivo, se sente insignificante e pouco disposto para a vida que leva. Como todas as formiguinhas quando ainda são recém-nascidas, ele foi escolhido para a realização de um trabalho específico, como operário, cavando buracos que servem para a comunidade se locomover debaixo da terra ou ainda para guardar seu alimento.
Inconformado com isso, Z vive uma vida de infelicidade e tem o acompanhamento de um terapeuta. Sua existência começa a mudar quando ele encontra, por acaso, com a princesa Bala num de seus momentos de folga e dança com ela. A perspectiva de reencontrar a jovem aspirante ao trono faz com que ele troque de lugar com um amigo para participar de uma apresentação dos soldados as autoridades do formigueiro.
O que ele não desconfia é que o general Mandíbula pretende assumir o trono e acabar com os espécimes inferiores do formigueiro. Para isso, declarou guerra contra os cupins, ocasião em que pretende exterminar os eventuais opositores ao seu plano de controlar ditatorialmente a colônia de formigas.
Para se opor a força do general Mandíbula, Z irá se posicionar como um personagem cheio de idéias e de sonhos que o levarão a conhecer novas realidades e levantar as formigas da colônia contra a opressão dos líderes militares.
Nesse embate entre força e inteligência tendemos a pensar que a brutalidade pode triunfar, “FormiguinhaZ” coloca o trem de volta nos trilhos e demonstra, com graça e leveza, que as maiores realizações dependem, essencialmente, da nossa capacidade de articulação, diálogo, reflexão, decência e criatividade...
Aos Professores
1- Não somos iguais e o respeito às individualidades deve ser uma das principais metas a se atingir no mundo em que vivemos. Isso não se refere somente a tolerância racial, sexual ou religiosa. Também devemos pensar nesse princípio no que se refere às inteligências. Temos desprezado continuamente as variadas habilidades e competências de nossos alunos. Pensamos que apenas os conhecimentos lingüísticos ou matemáticos são representativos. Temos que reconhecer que outras formas de inteligência como a espacial, a musical, a cinestésica, a interpessoal, a intrapessoal, a pictórica ou a natural também devem ser valorizadas.
2- Uma das principais lições de “FormiguinhaZ” nos diz que devemos aprender a pensar por conta própria. Ter iniciativa é, como bem sabemos, uma das maiores exigências da sociedade e, também, do mercado de trabalho. E o que fazemos em relação a isso nas escolas? Quase nada. A não ser em casos isolados, os professores atuam no sentido da perda da individualidade e da iniciativa. Tudo tem que ser tão uniforme no contexto escolar que as crianças só se fazem perceber como indivíduos quando se revoltam contra as exigências que castram suas particularidades. O que fazer? Que tal começar a se preocupar em identificar cada aluno que está em sua sala de aula e perceber suas características ao invés de enxergá-lo apenas como um número ou uma estatística educacional? Isso é somente o começo de uma importante mudança de atitude por parte dos professores...
3- Valorizar a auto-estima dos estudantes, promover suas ações, deixar de criticar demais e de estereotipar os alunos, promover o diálogo e realizar práticas em aula que sejam mais estimulantes e envolventes são os caminhos a se seguir num segundo momento. O aluno que se percebe acolhido e que entende que suas realizações são necessárias e reconhecidas tende a produzir muito mais e a se interessar pela escola. A tendência de êxito torna-se muito mais premente...
4- Trabalhar em grupo, uma das importantes mensagens do filme “FormiguinhaZ”, também faz parte das transformações que permitem aos estudantes se relacionar melhor na escola e também com o mundo em que vivem. É necessário que os professores não se esqueçam que esses trabalhos ou projetos têm que ser muito bem planejados, devem estar de acordo com os planos de aula e conteúdos estudados e que também tem que estimular a inteligência e a vontade de realizar dos alunos. Use recursos variados, peça entrevistas, promova visitas a locais públicos, indique a utilização de filmes, dê sugestões de leituras,... Essas ações facilitam o trabalho e dão aos alunos o suporte indispensável que só os mestres, com sua experiência, poderiam conceder. São estímulos importantes!
Ficha Técnica
FormiguinhaZ
(AntZ)
País/Ano de produção: EUA, 1998
Duração/Gênero: 82 min., Animação
Direção de Eric Darnell e Tim Johnson
Roteiro de Todd Alcott, Chris Weitz e Paul Weitz
Elenco (Vozes): Woody Allen, Sharon Stone, Gene Hackman,
Jennifer Lopez, Danny Glover, Sylvester Stallone, Christopher Walken,
Anne Bancroft, Dan Akroyd e Paul Mazursky.
Links
http://www.adorocinema.com.br/filmes/formiguinhaz/formiguinhaz.asp
http://parceiros.cineclick.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=2084
http://www.cinemaemcena.com.br/Critica_Detalhe.aspx?id_critica=180&id_tipo_critica=1
1 Luciana Cintra de Souza - São Paulo
É uma forma de muitos aderirem esse tipo de estratégia,pois é uma enorme aprendizagem.Tenho certeza que atra vez desse filme eu aprendi muito e vc?
18/12/2012 12:55:26
2 Luciana Cintra de Souza - São Paulo
É uma forma de muitos aderirem esse tipo de estratégia,pois é uma enorme aprendizagem.Tenho certeza que atra vez desse filme eu aprendi muito e vc?
18/12/2012 11:01:04
3 Alice Maria Teixeira Souza - são Bento do Una PE
esse site é muito bom encontrei o que eu queria . eu estava desesperada por que ia ter uma prova q ia cair o filme da formguina Z e eu nao tinha assistido !!!!! mas eu achei a historia do filme aquii qqq bbboomm !!!!!!!!!
03/12/2012 20:35:30
4 isabela - Sp
adoro esse filme grande liçao!mas ñ consigo parar de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é que conheço um guri igual a essa formiga kkkkkk eu e minhas amigas apelidamos ele de flick,pq nao sabia o nome dessa formiga daí lembrei do VIDA DE INSETO,daí ficou filck
16/06/2012 22:21:11
5 leomir - Pilar/jaguararriBa
Este filme nos mostra a realidade e as dificuldades encontradas no dia a dia é de excelente aprendizado...
10/04/2012 19:39:26
6 LEDE - BAIA
O FILME É OTIMO TODO ANO UTILIZO NA MINHA SALA DE AULA,PARA PROMOVER UM BOM RESULTADO QUANDO FOR TRABALHAR COM TRABALHO EM GRUPO E OBTER A VALORIZAÇÃO DO OUTRO,APRENDER A DA VALOR A FALA DO OUTRO E DE SER VER COMO PESSOA CIDADA AMEI
04/03/2012 13:00:58
7 willyane - sao bento do unape
esse filme é excelente!!!!
ha... com ele dar ate para trabalhar sobre as classes sociais em sala de aula vai ajudar bastante.
03/11/2011 20:39:13
8 willyane martins da silva - sao bento do una
esse filme é excelente!!!!
ha... com ele dar ate pra trabalhar sobre as classes social em sala de aula vai ajudar bastante.
01/11/2011 21:20:59
9 guilherme - são caetano do sul
esse filme além de falar sobre ética, de uma forma ou de outra é uma critica ao sistema dos governos, não apenas a questão do trabalho em equipe é tambem questão de companherismo, liberdade de expressao, no filme retrata o quão eles são oprimiddos, desde de que nascem eles separam as pessoas como separar o bom do ruim, e mostra que todos vivem numa vida vazia sem o menor sentido, e tem o comandandante carraso, que representa o governo o político, que domina os oprimidos apenas na fala, e uma representação perfeita, das condiçoes sociais, o rico dominando o pobre para suas próprias vontades, quando eu assisti depois de muito tempo que percebi isso, e fiquei facinado, não fala sobre os políticos os executivos e os miseráveis ignorantes, e tem um que não se conforma com o sistema e sabe que o sistema esta errado, mostra que todos tem a mesma capacidade, e tambem no final, todos sao iguais fortes e determinados, por isso adorei o filme a Dreamworks foi foda agora, nota 1000 para o filme
05/01/2011 12:25:33
10 Zulmiro Poleza - Laurentino
A Escolas deveriam abrir o ano letivo de 2011, assistindo o Formiguina Z, questionando a caminhada que ela fez e faz para que o educando possa se apropriar e desenvolver um trabalho coletivo, sem perder de vista a sua individualidade...formação de caráter, ética e cidadania no meio em que ele está enserido.
Recomendo também à empresas, associacões, agemiações políticas...
08/11/2010 14:01:44
11 gleisson - cocalinomt
filme muito bom,em especial aos academicos de administração
por que dentro do filme mostra inumeros conceitos de planejamento,reengenharia,trabalho em equipe e oportunidades que são essenciais dentro de administração..
13/10/2010 18:53:10
12 Liana Elpidio - UauáBA
Assistir o filme por ter q fazer um relatório d TGA p faculdade. Gostei muito pois ele trouxe grandes abordagens q vivenciamos no nosso diaadia dentro da faculdade e até mesmo no nosso trabalho.
24/09/2010 11:20:32
13 maria do desterro alves freire - teresina pi
amei o filme, ótimo para trabalhar em sala de aula, motivação, educação, ética... tudo de bom façame um favor
quem ainda, não assistiu pode assistir, é tudo de bom.
06/09/2010 17:56:59
14 APARECIDA MARIA DA SILVA - Aparecida de Goiania
Gostaria de compralo.
07/07/2010 17:22:29
15 Giovana - São Paulo
O assunto do filme até que é legal, mais o problema que é en desenho.
22/04/2010 18:58:18
16 debora luis - reduto mg
eu não sou uma profesoura mais sim uma aluna que sabe oque este filme siguinifica para nossa educasao sabe porque so alembrar deste poema { amiga nao e a quela que diz vou com, vc} {amiga sim e a quela que diz vou com vc espero que todos goste do meu comentario$$##@@&&++??///chau
15/04/2010 16:07:40
17 Mateus - Contagem
Pessoal, por favor me digam o nome da trilha sonora feita por Harry GregsonWilliams para este folme. Muito obrigado.
PS: Gostei do filme
30/03/2010 21:02:05
18 luana - entre rios
eu amei esse desenho eu tenho o dvd e eu amo muito
ta de parabems
quem fez.
23/03/2010 14:32:14
19 Marlene A. C. Piedade - Tres Pontas MG
Sou professora e assisti ao filme formiguinhaZ hoje.Extraordinario , educativo e atual.Parabens.
13/02/2010 18:56:23
20 bruno renan cohen - barcarenapará
e um filme excelente, ele denota claramente o quanto e importante a alto estima pessoal e a eficiencia do trabalho desnvolvido em equipe, da valorizaçao a tomada de decisões para um bom desenvolvimento.
21/09/2009 14:21:55
21 Josevânia - Aracaju
Ameiiiii o filme realmente o trabalho em equipe e a vontade de superar as dificuldades é o que realmente fik em foco.
Assisti a pedido do professor de Sociologia, faço o curso de letrasportuguês e pretendo futuramente usálo com meus alunos.
13/09/2009 18:46:42
22 Andréa - Ipiaú, Bahia
Esse filme é realmente uma lição de vida! Nele podemos despertar no educando a iniciativa própria, valorizando sua auto estima, promovendo ações críticas e muito diálogo! realmente, muito bom, adorei!!
31/05/2009 15:34:39
23 Aline Castr - Diadema
Esse filme é muito bom até fiz um trabalho sobre ele!
bom mesmo, gostei!
20/05/2009 20:56:05
24 Ednilda Martins - São João do Manteninha MG
Já tinha assisitdo este filme, mas não imaginava como ele poderia ser trabalhado em sala de aula. Adorei as suas sugestões.
21/04/2009 08:41:00
25 Lucineide Lima - São Miguel dos CamposAl
Amei o filme, tem uma linda mensagem que fala sobre cooperação, superação e motivação!Assisti por pedido da professora, faço pedagogia da Ulbra.
27/02/2009 19:39:01
26 Cintia - Taboão da Serra
Olá, João LuÃs, tudo bem? Aqui é a Cintia, de Taboão da Serra, lembrase? Parabéns por seus artigos. Você escreve muito bem! Assisti a este filme, mas confesso que fiz várias indagações a respeito, então resolvi lhe escrever para saber sua opinião a respeito. O referido filme traz bastante a questão da liberdade e da autonomia, aspectos muito importantes para a formação de uma pessoa, porém, igualmente delicados, pois ambos se não forem muito bem compreendidos e equilibrados, poderão trazer graves consequências. No filme, o personagem Z literalmente foge com a princesa Bala para conhecer o novo, o mundo, sem dar qualquer satisfação a seus familiares. Há também várias frases do tipo você não tem que seguir tudo o que ti dizem / você deve pensar por si próprio entre outros, então, neste sentido, gostaria de saber até que ponto é interessante abranger estes aspectos num filme infantil, haja visto que as crianças dependem e precisam dos seus pais, familiares e devem sim seguir o que eles lhes dizem, enfim, até que ponto esta mensagem não lhes confundirá a mente, trazendo o discernimento necessário para a construção da autonomia e conquista da liberdade? Um abraço!
08/02/2009 15:15:45
27 meire Oliveira Rissuto - Ipaussu SP
Olá.....assisti ao filme ontém à pedido do meu professor de Teoria da Literatura que pediu que identificassemos no texto a presença de Intertextualidade no filme...Achei o filme maravilhoso, porém não consegui identificar intertextualidade....Pode me ajudar?
22/09/2008 09:13:37
28 Márcio Antonio C. Furtado Júnior - ArgiritaMG
Parabéns pelo filme, poquê o mesmo representa a atual concepção que professores e alunos devem portar para colocar em prática na sala de aula. É através do coletivo e das articulações que se constrói um fazer pedagógico mais democrático e construtivista.
Graduado em Ciências Biológicas e psicopedagogo.
07/09/2008 23:47:29
29 PRISCILA MARTINS - CONCEIÇÃO DA BARRAES
EU ESTAVA APROCURA DE PROJETOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS FORMIGAS E ME DEPAREI COM ESSES ÓTIMOS COMENTÁRIOS SOBRE UM FILME QUE ASSISTIR, MAS NÃO TINHA DADO TANTO CREDITO COMO ELE MERECIA .OBRIGADO POR FORNECER ÓTIMAS INFORMAÇÕES E ESSE FORMA É UM MEIO DE LEVAR CONHECIMENTO PARA OUTRAS PESSOAS.COM ESSE FILME DÁ PARA REFLETIR SOBRE NOSSAS PRÓPRIAS VIDAS,COMO ESTAMOS AGINDO COM AS OUTRAS PESSOAS E COM NÓS MESMO.SAIBA QUE VOU APROVEITAR BEM ESSAS INFORMAÇÕES VOU FAZER UM ÓTIMO TRABALHO COM MINHAS CRIANÇAS.BJOS PRISCILA
25/08/2008 22:53:24
30 lucia souza - pouso alegre
Parabéns,as sugestões são ótimas.
19/04/2008 22:53:00
31 Fabricio Silva - Porto Calvo - AL
Bem assiti este filme para fazer uma análise do mesmo, esta foi pedida como trabalho acadêmico da Uniube, pois faço pedagogia e este filme tem tudo a ver com a nossa realidade. Trabalhar em equipe é fundamental nos dia de hoje, onde o individualismo vem perdendo seu espaço. Gostei muito deste filme que ja assisti três vezez...e ele é uma lição de vida, façamos como "Z", pois se acreditamos em nossos objetivos devemos traçar metas para atingi-los e importante também é valorizar o outro, pois juntos somo capazes de fazer uma construção sólida. Adorei este site. Abraços.
29/03/2008 16:16:01
32 Lucinei Domingues - Dois Irmãos do Buriti -MS
Esse filme me abriu a mente, estudo pedagogia infantil, e meu trabalho de escola envove Émile Durkheim, esse filme expressa toda sua teoria sobre sociedade.ADOREI.......................
13/02/2008 11:52:48
33 Andreia Garcia Faria (Dequinh@) - Cabo Frio (RJ)
Trabalhei este filme para uma sexta série, num período de greve (branca) nas escolas do Estado. Eu estava me sentindo mal por não ter aderido à greve desta vez e queria contribuir de alguma forma. Acho que fiz a minha parte e surtiu muito mais efeito do que se estivesse em greve. As formigas foram uma excelente metáfora para retratar a nossa luta, que às vezes parece mesmo ser assim tão pequena, tão minúscula, mas não menos importante por isso!
É muito importante sabermos manter a nossa individualidade, mas sem nos isolarmos, o que infelizmente tem sido tão comum a muitos. Só quando nos permitimos trabalhar em grupo é que aprendemos verdadeiramente a lidar com as diferenças, das mais variadas, a amarmos aquele que de nós difere e entendemos que só chegaremos a algum lugar se formos de mãos dadas. É preciso UNIÃO, sempre, para tudo.
07/10/2007 18:28:42
34 ivanilde maria da silva - São paulo
Eu sou estudante de pedagogia, assiti o filme junto com as minhas colegas de sala,nós tíamos que elaborar um plano de aula, entre outros foi o que mais veio de encontro ao tema proposto pelo professor.
Hoje temos que trabalhar a realidade do aluno ,desse modo o mesmo conceitua a nosso cotidiano de uma foma lúdica.
05/10/2007 09:13:05
35 SILVIA DOMINGOS DE OLIVEIRA - são Paulo
PODE-SE DIZER QUE O FILME É FANTÁSTICO,VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA,POR ISSO,O TRABALHO EM EQUIPE É FUNDAMENTAL,O FILEME FOI INDICADO PELO MEU PROF. DE FOLOSOFIA DA EDUCAÇÃO,ANTES DE CONHECER O FUNDAMENTO DO FILEME ,FIQUE INQUIETA,MAS PUDE PERCEBER A MARAVILHA QUE É ESSE FILME.SOU GRADUANDA DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS FACULDADES OSWALDO CRUZ,O CONTEÚDO DO FILME É 10.
27/09/2007 12:44:07
36 Fabiana Oliveira Fabricio - São Bernardo do Campo
Venho atravez daqui elogiar o conteudo do texto, infelismente eu não assisti o filme(ainda) mas o conteudo desse texto foi de tanto inteligencia e criatividade que ja entendi a mensagem que o autor do filme quis transmitir.
PARABÉNS pelo conteudo.
25/09/2007 14:13:54
37 karina moreira - joão dourado
o filme retrata a historia de uma sociedade que retrata uma realidade semelhante a nossa atual...
dessa forma podemos tirar do filme cenas de politica, etica, cidadania, e educação
02/09/2007 16:46:43
38 Marcelo de Carvalho - Guarulhos
Assisti o filme para executar tarefa na faculdade e pesquisei algum assunto a respeito na internet, localizando esta página com ótimo contéudo, ajudando a formar minha idéia sobre o tema. Na parte "Aos Professores", o professor João Luís foi muito feliz nas suas colocações.
27/08/2007 13:54:47
39 Janeide + - Natal-RN
Texto muito bom, oportuno e espero receber alguns artigos desses. Obrigado e parabéns.
30/05/2007 23:53:25
40 Luciene - Medeiros Neto - BA
Parabéns ao João Luís Almeida Machado , achei o site por um acaso qdo estava procurando sugestões de filmes pra se trabalhar num trabalho de auto estima e já o indiquei a muitos. Parabens pelo trabalho. Está maravilhoso, serei visitante frequente.
Abraço
Luciene
30/05/2007 22:18:37
41 Aline Mendes - Formigueiro
Bom!Axeii mtoo mtoo bom..esse filme...
Hojee olhei na escola com a professora GILCIONE...
bah gosteii dee verdade...
;x
;x ;x ;x
Continuem sempre assim...
27/04/2007 23:02:30
42 Josane Bakai - Castro-Pr.
Há muitos anos trabalho com os alunos este Filme, dentro dos temas: Ética, Motivação, Trabalho, Cooperação, e tenho obtido muitos bons resultados com ele.
Sugiro a outros professores que explorem o conteúdo excelente que o filme apresenta e que façam de suas aulas momentos agradáveis de reflexão.
08/04/2007 18:53:03
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.