A Semana - Opiniões
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Para gostar de ler - 21/06/2005
Temos que incentivar a leitura entre a nova geração

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Neném-de-óculos-lendo

“Para gostar de ler” é o título de uma coleção de livros lançada no início da década de 1980 e que se compunha basicamente de crônicas escritas por alguns dos mais expressivos e ilustres escritores brasileiros. Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade assinavam histórias deliciosas que ilustravam para os jovens leitores de então (entre os quais eu estava incluído) o cotidiano dos brasileiros de forma cômica, trágica, irônica, patética, melancólica,...

Mais do que uma recordação de leitura agradável, o título desse artigo tem o interesse de despertar a atenção de educadores, pais e estudantes para uma grave e importante situação vivida nas escolas brasileiras há um bom tempo, ou seja, o desinteresse pela leitura.

Ler no contexto escolar virou sinônimo de tarefa, de remédio amargo (daqueles que temos que engolir para realmente melhorar de uma enfermidade) ou ainda, por incrível que pareça, de castigo. E o que podemos e devemos fazer em relação a isso? Apenas lamentar e continuar tocando o barco sem que nos responsabilizemos por um imprescindível resgate? Ou devemos nos ater a questão e pensar em algumas possibilidades de trabalho que valorizem essa ação tão básica para a educação quanto à água é para a sobrevivência dos seres humanos?

É isso mesmo, precisamos tanto da leitura quanto da água se queremos viver intensamente. É praticamente impossível imaginar que alguém seja capaz de desenvolver plenamente suas habilidades e competências se não tiver o agradável hábito da leitura. Ao lermos livros criamos um rico intercâmbio com autores e pesquisadores, com literatos e cientistas; somos capazes de entender a fotossíntese ou ainda de dar a volta ao mundo em oitenta dias (em pleno século XIX!); compreendemos melhor as semelhanças e diferenças entre os homens e aprendemos a nos relacionar melhor com a diversidade; entendemos um pouco de mecânica e também de filosofia...

Criança-pegando-livro
A espontaneidade na busca por livros deve ser sempre o nosso objetivo,
se conseguirmos estimular nossos estudantes a realizar essa atividade independentemente
de qualquer compromisso ou tarefa escolar teremos atingido as metas previstas!

Mas, o que podemos realmente fazer para estimular a leitura?

Talvez o primeiro passo seja oferecer alternativas de leitura para nossos estudantes e não apenas impor determinados títulos que respondam a necessidades imediatas e premências impostas pelas secretarias e delegacias de ensino. Ao invés de obrigar seus alunos a ler os títulos que irão ser cobrados no vestibular, dê-lhes uma lista com alguns títulos e permita que eles escolham qual livro gostariam de ler. Entre esses livros coloque alternativas como Machado de Assis, William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Carlos Drummond de Andrade ou Lígia Fagundes Telles ao lado de autores que tenham menos requinte e sofisticação mas que sejam interessantes e populares como Júlio Verne, Agatha Christie, Paulo Coelho, J. K. Rowling, Dan Brown ou Jô Soares.

Isso se estivermos falando de adolescentes, estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou a 2ª fase do Ensino Fundamental (de 5ª a 8ª série). Afinal de contas queremos que eles leiam e se interessem pela leitura, que criem uma relação prazerosa com os livros e, para isso, temos que dar-lhes uma ampla gama de títulos pelos quais possam começar, mesmo que isso signifique abdicar de certos purismos que ainda prevalecem em nossas escolas no que se refere aos livros que podem ser oferecidos aos estudantes. Na verdade o trabalho de incentivo a leitura teria que começar muito mais cedo, para ser mais exato durante a alfabetização, exatamente no momento em que nossas crianças tomassem contato com as primeiras letras.

Escultura-de-pessoas
Ler histórias para as crianças e fazer com que elas entrem no clima das tramas relatadas
cria verdadeira empatia com a leitura entre os pequenos e leva ao cultivo desse salutar
hábito em etapas posteriores de suas vidas.

A curiosidade natural das crianças nesse estágio de suas vidas seria um combustível natural para mobilizar e consolidar a leitura desde que houvesse em casa e na escola um trabalho de incentivo por parte de pais e professores. Esse empenho por parte dos progenitores e também dos educadores teria que ser feito a partir da disponibilização de livros adequados a essas faixas etárias e também a seu desenvolvimento quanto à leitura.

A leitura compartilhada por parte dos adultos em relação às crianças também auxilia, e muito, a definir entre as crianças a atividade em questão como um grande prazer. Para isso é importante que pais e professores se sentem regularmente com as crianças e não apenas leiam as histórias dos livrinhos, mas também que eles se dediquem a dar vida aos textos que trabalham.

Isso significa, na prática, que eles devem dar entonações diferenciadas aos personagens, descrever em detalhes os ambientes, mobilizar-se fisicamente em relação à leitura para dar mais ênfase e destaque as situações relatadas e, depois, fazer que as crianças falem sobre o que ouviram, desenhem, releiam a história (individual ou conjuntamente) e que também escrevam sobre o que foi lido.

Outra importante iniciativa ainda nesse primeiro momento de contato entre as crianças e a leitura é a utilização das histórias em quadrinhos. Por muito tempo os quadrinhos foram condenados por educadores que desprezavam as qualidades gráficas, a técnica e também a criatividade dos grandes artistas do setor. Atualmente é praticamente consensual que a leitura de “revistinhas” pode ser uma atividade muito enriquecedora para as crianças.

Personagens como Mafalda, Mônica, Cebolinha, Asterix, Tintin, Recruta Zero, Garfield, Calvin, Mickey, Donald, Zé Carioca e tantos outros tem muito a conceder em termos de experiência, conteúdo, vocabulário e conhecimento para nossos pequenos estudantes. Nos quadrinhos há espaço para as discussões mais diversas possíveis:- das relações humanas a crise da economia, dos problemas da escola a degradação ambiental, da fome as vitórias no esporte,...

Personagens-infantis
Há grande riqueza de idéias nas histórias em quadrinhos. Além dos textos apresentados
nos balões as crianças são incentivadas a deduzir e interpretar as expressões dos
personagens, o cenário em que as situações acontecem e, até mesmo, os detalhes
que compõem as cenas. É recurso valioso para levar as crianças a gostar de ler.
(Acima três ícones dos quadrinhos, a produção de Walt Disney, Asterix e Mafalda).

Agora, em qualquer etapa do desenvolvimento de nossos alunos é imprescindível que os mesmos percebam o quanto à leitura é agradável e importante para o crescimento pessoal e profissional de uma pessoa. Nesse aspecto é necessário que os professores e pais sejam coerentes quanto a sua atitude e ação. Isso significa que não adianta nada pregar em favor da leitura se, no caso, a realização freqüente de leituras não for prática corrente entre aqueles que pregam esse hábito.

Isso inclui a atualização através de revistas e jornais ou também da Internet, mas refere-se principalmente ao contato constante com livros. Professor que não lê regularmente não consegue se desenvolver e, obviamente, não atualiza seus conhecimentos e suas práticas, sua visão de mundo é estreita e a sua capacidade de se relacionar com as pessoas se atrofia. O fato do professor não ler também motiva os estudantes a questionar os motivos pelos quais eles teriam que realizar essa atividade...

A leitura no ambiente doméstico também serve como um referencial para a relação entre as crianças e os livros. Se os pais têm o hábito da leitura é muito provável que comprem, valorizem e estimulem a formação de uma biblioteca particular que será compartilhada com os filhos. A existência de um acervo e também o contato freqüente com jornais e revistas aumenta a curiosidade e leva as crianças e adolescentes a adquirir o hábito de folhear e ler livros, notícias e artigos.

É claro que em relação aos investimentos na leitura sempre irão surgir questionamentos, principalmente quanto aos custos decorrentes desse empreendimento. Nunca há dinheiro para livros, entretanto, estranhamente não faltam recursos para o churrasco do final de semana ou para ir a um show ou a uma pizzaria. É claro que não estou dizendo que não devamos mais nos divertir para comprar livros, apenas alerto para a necessidade de administrarmos melhor os nossos orçamentos para que possamos, aos poucos, montar nossos pequenos acervos e, dessa forma despertar o interesse em nossas crianças. O mesmo deve ser feito em relação às bibliotecas escolares e municipais, ou seja, que sejam reservadas verbas anuais prevendo a aquisição de mais títulos, mesmo que isso implique em adiar por algum tempo a atualização de algum equipamento ou uma pintura extra nas paredes da escola...

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16 COMENTÁRIOS

1 cristina ignez - rio de janeiro
Adorei o artigo, acredito sim, que para se tornar um bom leitor, os primeiros passos a serem dados, são inicialmente o incentivo dos pais.
20/06/2011 09:16:44


2 ROZICLEIDE - juazeiro bahia
Olá professor João Luis, Parabéns pelo artigo e pelas fotos que são encantadoras. A principio estou fazendo um trabalho baseado em sues textos e estou gostando bastante. Fico muito grata se obtiver algum comentario seu, ROZICLEIDE
09/07/2009 20:30:34


3 maria francimeire - juazeiro do nortece
o incentivo a leitura é mesmo de suma importancia,em casa na escola,porém discordo dos autores que afirmam que o gosto pela leitura é adquirido em casa pela familia,digo sou educadora já há 20 anos sou psicopedagoga,sempre estive em contato com muitos livros e os primeiros presentes dos meus filhos foram livros,todas as historias da biblia os contos de fadas,os textos de monteiro lobato,e no entanto sofro muito porque meus dois filhos repudiam a leitura,quando em que fazer trabalho com ficha de leitura é um deus nois acuda!!estou questionando esse assunto para desenvolver em tese de mestrado.se assim fosse eu teria dois leitores hereditarios!!!!!
25/05/2009 15:28:27


4 elidiane - marechal deodoro
voces teveria bota perguntas e resposta nesse saite sobre curriculo oculto e curriculo oficial de joao almeida machado
30/01/2009 08:50:13


5 Luis filiupe marques loureiro - viseu
gostei deste site porque tem imagen e texto
04/12/2008 08:42:48


6 PATRICIA REJANE AMARAL SAMPAIO - Ibotirama
Professor preciso das referencias do texto curriculo oculto e currículo oficial, não tenho o ano que foi editado. Pode me fornecer? Desde já agradeço e acho seu trabalho nota 1.000.
01/08/2008 20:44:49


7 silvano balbino - Gama Distrito Federal
Olá! Achei interessante a reportagem e gostaria de colocar a data da publicação da reportagem na minha monografia, porém aqui no site não consta o ano que foi divulgada a reportagem. gostaria de saber isso, se for possível. atenciosamente grato. sou formando em licenciatura em Ciências Biológicas.
22/07/2008 21:12:22


8 Francisco Ricarte de Sousa - Manaus, AM
Onde posso adquirir a coleção PRA GOSTAR DE LER? Obrigado
02/07/2008 11:04:00


9 Waleska Firmino - Mogi das Cruzes - SP
Meu filho de 14 anos - 8a. série do EF, gosta de leitura compartilhada. Lemos cada um um capítulo, tanto os paradidáticos quanto de nossa biblioteca doméstica. A professora de Língua Portuguesa criticou o hábito e pede que ele leia sozinho. A troca afetiva é grande nessa atividade, dou mais colorido e estímulo aos textos, esclareço passagens das histórias e o sentido de novas palavras. Ainda complemento com informações pertinentes a cada história, pré-requisitos para melhor entendimento. Estou errada?
23/04/2008 14:56:01


10 Ilana Wanderley de Medeiros - Malta-PB
Nos influencia em novos conhecimentos.
18/04/2008 19:28:39


11 Elizete Viegas da Conceiçao - sao luis-ma
olá professor, logo de inicio quero lhe parabenizar pelo belissimo e extraordinario artigo que com certeza foi algo que pra mim veio pra adicionar....sou estudante de biblioteconomia da universidade federal do maranhao e faço parte de um projeto de extensao chamado Escola Aberta o qual iremos nas escolas municipais aplicar oficinas de leituraçao para alunos e pessoas da comunidade....olha esse artigo abriu minha mente.... minha visao ampliou e muito apos lê-lo...parabens!!! um abraço
13/03/2008 18:17:33


12 Regina Brandão-Salvador - Salvador
Oi professor, eu também o parabenizo pelo excelente texto que escreveu e agradeço pelo vasto conhecimento que obtive a partir do mesmo. Este texto me ajudou muito na construção de minha monografia. Obrigada, se possivel continue a disponibilizar outros textos.
12/12/2007 16:40:29


13 Keyla Lima Gomes de Souza - Amélia Rodrigues - Bahia
Professor João Luis, Fiquei entusiasmada com seu texto sobre o gosto pela leitura. Sou professora na rede pública e atualmente eutou fazendo um curso sobre o uso de mídias na Educação. Uma das propostas deste curso é a criação de uma Webquest e pensando sobre o tema que abordaria lembrei de uma preocupação antiga que é o gosto pela leitura tanto em meus alunos como meus filhos . Quando encontrei seu texto fiquei super feliz. As fotos são ótimas e vou aproveitar muita coisa para a confecção de meu trabalho com outra colega professora de língua portuguesa. Um abraço.
28/11/2007 22:35:17


14 Maria Josè Constâncio Bellon - Itu
........Antes de qualquer comentário quero parabenizá-lo pelo belíssimo artigo.Trabalho na rede pública estadual há 20 anos, sou professora de Língua Portuguesa e atualmente estou designada como Assistente Pedagógica. Seu artigo me vez reforçar o que venho orientando para o grupo de professoras da rede que normalmente fazem cursos comigo,"ler por prazer" e não apenas por obrigação,para depois responder a um simples questionário. Ler para viajar, sonhar,chorar, rir e sem sombra de dúvida ,ler para construirmos nosso conhecimento. Peço lincença, para que possa ler o seu texto nas minhas orientações, para que possa repertoriar e incentivar os educadores. Deixo aqui palavras que não minhas, mas que em um dos meus momentos de leitura me fizeram sonhar e viajar e refletir: " As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!" Antoine de Saint-Exupéry
22/11/2007 21:06:13


15 ESTEFFANI VANESSA SILVA PEIXOTO - ARARIPINA-PE
OI PROFESSOR, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO,É UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA OS ADOLESCENTES COMO EU.
08/09/2007 19:11:19


16 Socorro Catunda - Fortaleza
Olá professor João Luis, Parabéns pelo artigo e pelas fotos que são encantadoras. A principio trabalho atualmente na minha monografia que tem como tema o livro infantil como formador de leitores. Atualmente leio livros de Nazira Salem e Nelly Coelho mas gostaria de dicas de outros autores, pelo menos algum que se dedique ao ato de gostar de ler e como se dá esse ato de amor. Fico no aguardo, Socorro
31/05/2007 08:57:37


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