A Semana - Opiniões
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

A importância da educação pré-escolar - 23/05/2005
A precariedade das creches e pré-escolas no Brasil

'

Pés-de-neném

Nas últimas semanas o Brasil foi visitado por especialistas em educação interessados em descobrir como funciona a educação infantil e o sistema de creches em nosso país. As preocupações que trouxeram uma importante delegação da Unesco (órgão da ONU), formada por representantes de diferentes países e continentes, e reforçada por estudiosos de educação do próprio Brasil, era avaliar as condições de ensino das crianças de 0 a 6 anos.

Para realizar esse trabalho foi traçado um caminho que foi percorrido pelos membros da comitiva durante duas semanas. Esse mapa, que os direcionou pelas mazelas educacionais de nosso país, levou esses técnicos e estudiosos a visitar escolas em Sobral (no Ceará), Blumenau (em Santa Catarina) e no Rio de Janeiro (capital e interior).

Tiveram a oportunidade de conversar com professores, monitores de creches, membros da comunidade atendida por esses serviços e também por funcionários destacados do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Viram as dificuldades próprias de um país que tem dimensões continentais e que, por isso mesmo, apresenta enormes diferenças no que tange aos serviços educacionais oferecidos em seus estados. Apesar disso, foram encontradas semelhanças nas creches e escolas públicas visitadas durante o trajeto, a maioria delas embaraçosa para quem zela pela qualidade do setor no país.

A estrutura física dos estabelecimentos voltados a esse público específico (crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, em escolas de educação infantil ou creches), nos três estados visitados era precária. Em algumas das escolas visitadas as salas não tinham pisos adequados, o acesso era dificultado pela ausência de asfalto (as ruas eram de terra batida), a conservação dos prédios quanto a instalações elétricas ou hidráulicas careciam de reformas e faltavam instrumentos básicos para o exercício do trabalho que ali deveria ser executado por monitores e educadores.

Criança-estudando
Para que as crianças demonstrem interesse, curiosidade e disposição para aprender
o estímulo a educação deve começar ainda no período de gestação e ser desenvolvido
ao longo da educação pré-escolar, quando a criança tem entre 0 e 6 anos de idade.

Carteiras infantis, berços, cercados, brinquedos educativos e mesmo lousa e giz (em alguns casos) são artigos em falta. Sem esses recursos fica muito difícil realizar o trabalho adequadamente, como constataram os técnicos a partir do relato dos próprios funcionários que trabalham nessas escolas e creches.

A precariedade chega a ser tão grande que em uma das creches visitadas, no interior do Rio de Janeiro, as crianças que ali se encontravam estavam sentadas no chão de cimento frio, sem roupas, com o piso marcado por manchas de urina...

E o pior de tudo é perceber que as autoridades que comandam o setor no país não consideram essencial o investimento na educação de crianças dessa faixa etária. Enquanto isso, nos países desenvolvidos, educadores e pesquisadores do setor firmam posição clara e definitiva em favor de maiores esforços e investimentos no segmento.

Afirmam estudiosos das maiores universidades e centros de pesquisa da Europa e dos Estados Unidos, que a formação do ser humano começa ainda na barriga da mãe, durante o período de gestação. Isso implicaria, por exemplo, um trabalho a ser realizado pelos educadores, sob a batuta do estado, de orientação das famílias quanto aos cuidados e estímulos a serem dados pelos pais aos filhos ainda durante os meses que antecedem o parto...

Para isso seria fundamental afinar os esforços realizados por diferentes áreas estratégicas dos governos federal, estadual e municipal. Ainda nesse sentido, a educação teria que unir seus esforços a saúde e aos órgãos públicos de assistência social. No caso do Brasil o que se percebe (e que ficou claro aos olhos dos membros da comitiva da Unesco) é que há uma disputa entre esses ministérios e não um trabalho de cooperação e solidariedade.

Imagem-de-uma-casa
As pré-escolas e creches não precisam ser sofisticadas, no entanto é necessário que
elas sejam limpas, que estejam em bom estado de conservação física, que tenham os recursos
necessários para o trabalho dos educadores e funcionários e que sejam de fácil acesso.

Brigam entre si por verbas e maior representatividade dentro do governo quando deveriam se unir para tentar resolver os sérios problemas sociais que atingem uma enorme parcela da população brasileira. Para piorar ainda mais a situação o Congresso Nacional tem votado e aprovado medidas a nível federal que reduzem a quantidade de verbas destinadas a educação infantil e as creches...

Isso está acontecendo em Brasília e também em alguns estados brasileiros, como em São Paulo. A falta de verbas no setor leva municípios a fecharem o atendimento a essas crianças de 0 a 6 anos ou então a oferecerem vagas em quantidade muito inferior a demanda de cada cidade ou região.

O paradoxo entre o que ocorre no setor em nosso país e as constatações dos pesquisadores quanto a importância dessa fase da educação das crianças nos leva a pensar que o país poderia evitar muitos e graves problemas entre crianças mais velhas ou adolescentes (principalmente a partir dos 10 anos) se os investimentos feitos no setor fossem consistentes e se houvessem políticas públicas sérias sendo aplicadas.

Uma das pesquisadoras que visitou as escolas e creches relatou que as comunidades em que funcionam esses estabelecimentos consideram a educação muito importante para o futuro de seus filhos. No Ceará e no Rio de Janeiro, locais em que o nível de analfabetismo é maior entre a população adulta, a percepção da relevância da educação e da consonância entre alfabetização e melhores condições de vida faz com que as comunidades de bairros se manifestem pela melhoria dos serviços e pela ampliação da oferta de vagas.

Creche-escolar
Os professores e funcionários que trabalham em creches e escolas de educação infantil
têm que concluir seus estudos, formar-se no Ensino Médio, Técnico ou Universitário
(Magistério Superior, Pedagogia, Assistência Social, Psicologia) e se atualizar
constantemente para melhorar o atendimento a seus alunos.

A resposta do MEC e do Congresso Nacional, apesar do comprometimento e seriedade de muitos profissionais que trabalham no ministério da educação, vai justamente na direção contrária dos anseios populares. Os cortes de verbas tendem a arrasar o sistema educacional precário existente e fechar mais e mais escolas e creches.

Se não bastassem os problemas quanto a verbas e recursos materiais, os visitantes da Unesco ainda constataram que os trabalhadores envolvidos com os serviços oferecidos nas escolas de educação infantil e creches visitadas não possuíam a formação necessária e adequada para esse tipo de trabalho. Não falta boa vontade e disposição, principalmente se levarmos em conta as adversidades que se impõe a esses funcionários e professores.

Entretanto, o estudo necessário para o exercício das funções é ferramenta básica para que a educação qualificada se estabeleça. Nesse sentido seriam necessários investimentos que permitissem a esses funcionários o acesso a estudos a nível de Ensino Médio (em muitos casos), nível técnico ou mesmo Magistério Superior, Assistência Social, Pedagogia ou Psicologia.

Nos países ricos da Europa, nos Estados Unidos, na Austrália, no Canadá, no Japão e nos tigres asiáticos já se estabeleceu a crença de que a educação é o caminho mais seguro para a superação das desigualdades sociais e, consequentemente da pobreza. Nesses países acredita-se num conceito chamado “life long learning”, ou seja, educação ao longo de toda a vida.

Essa postura demanda investimentos em todos os setores da educação, dos berçários e creches até a universidade. Há uma preocupação em nosso país, estabelecida ao longo do governo de Fernando Henrique Cardoso, de avaliar a educação nacional, traçar metas, realizar planos nacionais e reestruturar as redes públicas de Ensino Fundamental, Médio e, mesmo, universitário.

O governo de Luís Inácio Lula da Silva manteve boa parte desses projetos e procedimentos. Entretanto, tanto nos mandatos tucanos quanto no petista, o segmento que vai do 0 aos 6 anos, a chamada pré-escola e os berçários e creches, tem sido constantemente esquecidos, abandonados.

Costumo dizer para colegas educadores que trabalham comigo na universidade ou com quem estive no Ensino Médio, que o setor mais importante da educação é justamente a fase inicial, aquela que agrega tanto a educação pré-escolar quanto as primeiras séries do fundamental. É nesse momento que estimulamos, despertamos a curiosidade, desenvolvemos o gosto pela leitura, introduzimos aos números e aos cálculos, contamos as primeiras histórias e apresentamos as primeiras noções de ciências as nossas crianças...

Quando será que essas crianças serão consideradas prioridade no planejamento político nacional? Será que isso acontecerá um dia? Ou será que elas continuarão a ser condenadas a privações e dificuldades em seus futuros...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










44 COMENTÁRIOS

1 Maria Rosângela Cantelli - guarulhosSP
Gostei muito deste artigo.Estou fazendo meu TCC : a importancia da formação do professor e suas competencias na educação infantil.Se puder me indicar leituras eu agradeço. abraços.
07/01/2013 19:42:35


2 Meirinho Vilanculo - BeiraMocambique
Este artigo e deveras importante, a traves dele conseguimos vislubrar a importancia do ensino pre escolar e a real dificuldade quanto os nossos politicos, aqui em Mocambique porque se a semelha em muito com o Brasil, talvez pior do nosso lado quando aprovam verbas qual a importancia que dao a este sector de educacao. Obrigado valeu
09/05/2012 07:22:37


3 Zilma F. R. - Montes Claros
Gostei muito desse artigo, estou no quarto período de pedagogia e gosto muito de educação infantil.
20/11/2011 19:23:06


4 Maria Irene - PedreiraSP
Boa noite! Estou concluindo meu curso de artes e meu tema é: A importância da pedagógia do desenho criativo no ensino infantil e fundamental gostei muito doartigo! No entanto é lamentável saber do descaso que ainda se encontra a Educação no Brasil!Pois é plantando que se colhe, nesse caso o que poderá ser colhido dessas crianças no futuro? Abraços e até mais.
31/08/2011 21:36:27


5 Janaina de Sousa Costa Araújo - Montes Claros
Compartilho com o autor a preocupação com o espaço físico destinado ao atendimento à infância no país.Venho fazendo pesquisas nessa linha pois defenderei minha monografia este semestre , é justamente sobre a importância do espaço que discuto.Muito se fala da infância porém a realidade é muito diferente do discurso.Parabéns ao autor por tão feliz artigo.
12/01/2011 08:49:17


6 Irene Tavera Bortoletto - Agudos
Oi, quero deixar registrado que adorei este artigo,pois somente quem conhece afundo este assunto pode realmente,analisar afragilidade desde problema na Educação Infantil de 0 a 6 anos no Brasil. Fico feliz em comentar que na cidade de Agudos S.P a qual sou coordenadora de uma creche/escola as crianças são cuidadas e educadas com o apoio direto de profissionais responsáveis e dedicados . A colaboração efetiva do governo municipal e secretaria de educação. Penso que seria interessante à atenção especial de profissionais das áreas Educação Infantil ,Assistência Social,Psicólogos,Juizes da infância e Juventude demais membros necessários formassem uma Comissão para atualizar reelaborar políticas voltadas de maneira a colaborar na melhora no atendimento e qualidade de todos os envolvidos neste processo assistencial e educacional. Obrigada!!! Irene
13/07/2010 13:18:23


7 Meire L. Ferreira - Mairiporã
Um dos melhores artigos que já vi sobre o tema, completo e esclarecedor, pois abrange todos os problemas que influenciam no progresso da educação de 0 a 6 anos. Além da participação dos profissionais professores, assistentes sociais, etc., o interesse dos govenantes é impressindível para que esse avanço seja possível. Pode haver boa vontade por várias das partes envolvidas na educação infantil, porém, sem verba, investimentos para que haja condições de um bom trabalho, isso fica limitado. Além disso, acho que deveria existir um trabalho delicado junto aos pais de alunos, começando nessa fase de educação infantil e continuando no fundamental. Despertar nos pais o interesse pelo futuro de seus filhos, pois, há esse problema social ou cultural de certa forma, onde muitos pais nem sequer olham os cadernos dos filhos, deixando para os educadores uma tarefa que também é deles, de acompanhar o desenvolvimento na escola, fazer com que os filhos vejam que eles estão atentos e dispostos a apoiálos nas dificuldades e nos problemas que podem surgir. É muito importante que as crianças percebam o quanto os pais se interessam por tudo que diz respeito a eles. Parabéns pelo maravilhoso artigo!
27/06/2010 13:10:23


8 Isaque Batista - Comercinho, Mg
Olá Adorei ler sob a educação Estou fazendo 1 trabalho de educação religiosa e devo fazer 1 palestra sob A educação.
19/06/2010 08:37:54


9 daybe - belo horizonte
olá, gostei muito do artigo, estou preparando minha monografia, e gostaria de receber mais informações sobre este tema, tudo é válido para a melhora da educação e bem estar de nossas crianças. daybe. Belo Horizonte
23/05/2010 11:44:50


10 rafaela josefa da silva - salgadinho
infelidmente o dercaso com a educação infantil em nosso pais é um absurdo. eles não vota não e interesante investir no capital intelectual dos brasileiros
07/04/2010 20:04:52


11 ROSA MARIA DIAS CINQUE - Piedade
amei seus comentarios é bom saber coisas importântes.
27/01/2010 13:55:40


12 Vanusa - HumaitáAM
Gostei muito desse artigo, é uma preocupação de todos melhorar a qualidade de nossa educação no qual nós mesmos temos q lutar por essa causa. Sou acadêmica do curso de Educação Física.
13/01/2010 19:30:38


13 jane lima - santo angelo
Adorei o artigo foi muito bom parabéns. Gostaria de receber , se possível mais materiais que fale sobre o professor de educação infantil e importância de sua formação pedagógica,pois estou fazendo uma monografia sobre o assunto , se puderes me ajudar muito obrigada. Jane
22/11/2009 21:16:03


14 Alexsandra Reis - Belo Horizontemg
estou cursando pedagogia 1 periodo,o meu grupo esta fazendo uma atividade sobre.BRINQUEDOTECA E LUTICIDADE,sera que voces podem nos ajudar ! gostei ,uito do trsbalho de voces estou aguardando anciosamente um abraço
18/10/2009 17:19:56


15 Regina Souza - Salvador
Amei o artigo, estou fazendo meu TCC sobre a luticidade como estímulo na educação infantil, tenho dificuldade em colocar um autor para fundamentar meu pensamento.Será q. vcs poderiam me ajudarem? desde ja agradeço. 04/10/09 Salvador/Bahia. Regina.
04/10/2009 17:10:52


16 Daniele de Almeida Teixeira - Sena Madureira Acre
De fato é miuto importante a educação infantil, mas precisamos de grandes profissionais.
28/09/2009 17:51:10


17 Ana Augusta Souza - Nova Petrópolis
Adorei o artigo ,estou cursando Pedagogia e mesmo que eu ainda não esteja fazendo meu TCC,adorei ,vou imprimir e levar para minhas colegas para discutirmos o assunto.Gosto muito de ler artigos e depois discutir com colegas,melhor seria discutir com políticos para que eles pudessem ter uma mínima noção que fosse da importância do apoio político na educação infantil.Boa tarde um abraço.Ana Augusta ,RS.
28/09/2009 16:27:53


18 taciany neves - sao mateus ES
gostaria de receber mais sujestoes sobre essa educação de 0a 6 anos sou estudante de pedagogia estou no 5 periodo e o assunto mi chamou a atencao para iniciar uma ideia sobre o tema da minha tcc.obrigada
05/05/2009 10:31:39


19 rosanda inocencia de souza - tomazinaparana
adorei esse site estou no ultimo ano de faculdade gostaria de receber imformacoes sobre a importancia de uma boa formacao profissional naarea da educacao
27/03/2009 21:52:39


20 Danielle sousa - feira de santana
achei o maximo apesar de vc naõ expor mais a realida de nos dias atiuais
23/03/2009 14:10:44


21 Marisa Corr~ea Vieira - SantAna do Livramento RS
Concordo plenamente com o que colocaste, vivencio bem esta realidade em meu município onde a ed. infantil está na UTI e ninguém faz nada por mais que se fale ou tente convencer alguém sobre a importancia dela para o resto da vida de uma pessoa.
08/02/2009 14:00:57


22 simone - Ribeira do Pombal
È notável a importância que a educação infantil tem para as crianças, para tanto é necessário que nossos governates acordem e dêem importância às mesmas, já que são o futuro desta nação, oferecendolhes condiçõesadequadas, profissionais capacitados e ainda o acesso.
09/11/2008 11:43:59


23 greyci machado - uruguaiana RS
é muito importante pra criança ter uma atenção especial nessa fase da vida, tendo ajuda de profissionais que ajudam elas se denvolverem a suas atividades mas com profissionai capacitados
07/04/2008 16:06:57


24 Daniele da SilvaBalbino - rio de janeiro
Na opinião de voceis,qual é a importância da educação infantil?
22/03/2008 22:40:41


25 cristiane berto bitencourt molinari - cianorte PR
tenho magisterio e pretendo ser uma educadora na área de 0 a 6 anos, estou estudando para o concurso que terá em breve e estou precisando de material não tenho ideia do que pode cair... me ajudem, desde já agradeço. um grande abraço, e espero sua ajuda...
20/03/2008 10:43:03


26 Daniele fanciele correa - curitiba
seu artigo é bom ,mais como sugestão, vcs poderiam escrever algo sobre a mal formação de pedagogos, que se ve claramente que muitos possuem dificuldades para escrever .Como ter um ensino de qualidade para a educação enfantil se falta conhecimento na formação profissional.
03/03/2008 10:08:29


27 paula borba carli - sorocaba
preciso d ajuda p elaborar meu projeto de pesquisa,estou no 5 semestre d pedagogia e meu tema e educacao infantil,obrgada
29/02/2008 10:47:08


28 Ana Cecília Nogueira da Costa - Ananindeua/Pa
Apenas um comentario, pois sou estudante de pedagogia no 5º semestre em processo de TCC, onde vou abordar Relação Família e Escola:A impotância da faília no precesso ensino -aprendizagem. E gostaria de sugestões e cometarios referente ao assunto e colocando em comparação ao seu texto. Que foi de suma importancia para algumas anotações para meu relatório. Obragada..
20/02/2008 19:21:10


29 karyne lima da silva - rio de janeiro rj
É o documentario e bastante interessante Apesar de apressentar informações validas, apressenta um conteudo bastante interessante de ler É tambem apressenta textos bastantes interessante onde desperta grande interesse da leitura Á e gostaria que vocês fizessem um documentario sobre as politicas publicas infantil adorei o documentario e parabens pra vocês !!!!!!!!!!!
19/12/2007 09:54:18


30 Dainessa Souza - Parintins
O artigo é muito interessante, as informações são muito válidas e conduzem à reflexão e as imagens despertam a curiosidade do leitor.
30/11/2007 15:39:16


31 viviéli corrêa - anastácio/MS
gostaria de informações sobre a educação infantil na escola rural
12/11/2007 14:45:36


32 Itamar Rodrigues da Silva Carvalho Xavier - Indaial
Muito ja foi feito , no entanto muito falta a faser em relacao a educacao , de 0 ano ao ensino superior! Qeira Deus que as pessoas voltadas para a educacao nao desanimem jamais. pORQUE NAO ADIANTAM CADEIAS NEM POLICIA, SE O POVO FOR ABANDONADO A PROPRIA SORTE E AO INSTINTO.
21/10/2007 07:04:11


33 Maria Irene Reginatto Eibel - São Gabriel do Oeste MS
Olá! Sou Mestranda e desejo desenvolver minha tese em Educação Infantil, gostaria de mais inform~ções sobre o Contexto social e educacional desta faixa etária.
27/09/2007 23:34:45


34 Marcos Paulo - rio de janeiro
eu vou ter uma prova onde o tema e a importancia da educação,eu queria q vcs me ajudassem a elaborar algumas perguntas importantes sobre o tema
21/09/2007 23:06:16


35 Tânia Regina da Silva Coelho - Andirá
Sou professora de 1ª à 4ªsérie á 20 anos. Estou cursando 3º ano de Pedagogia, atualmente estou trabalhando em um Centro de Educação Infantil, quero fazer meu TCC relacionado à Educação Infantil. Estar em contato com crianças de 0 à 6 anos é muito bom, acompanhamos o seu desenvolvimento, isto é muito gratificante, quero aprofundar meu conhecimento em relação a Educação Infantil, Gostaria que me ajudassem com o tema para conseguir elaborar o meu TCC.
03/08/2007 20:42:10


36 Silvana Correia - Maceió/AL
Sou educadora da área da Educação Infantil e costumo realizar pesquisas para fundamentar melhor o meu trabalho pedagógico. Parabéns pelo artigo! Sucesso...
22/07/2007 20:11:32


37 Cristiane Almeida - Volta Redonda - RJ
Adorei o Artigo, ficou ótimo, Parabéns! Preciso de outros artigos sobre Políticas Públicas para Educação Infantil no Brasil entre 2000/2007, se alguém puder colaborar, fico muito agradecida. Aguardo resposta. Cristiane - RJ
01/07/2007 11:21:10


38 Gislaine Oliveira - Cabreúva
Achei muito interessante o artigo, minha monografia é sobre esse tema, gostaria de receber indicações sobre bibliografias nessa área. Trabalho com alfabetização no Ensino Fundamental e vejo a diferença nas aprendizagens entre crianças que vêm da pré-escola em relação às que não passaram por essa etapa da Educação Básica.
19/06/2007 13:05:00


39 CLÉVIA PANISSON - Caxias do Sul R/S
Iniciei uma pesquisa sobre a estrutura física de escolas municipais de educação infantil para as aulas de Educação física... e precisaria de mais artigos cientificos que falem sobre o tema, será que poderiam me enviar ou sugestões de livros... Obrigado
18/06/2007 10:49:31


40 João batista rodrigues - Cametá - PARÁ
Sempre gostei de educação infantil. Amo esta forma de trabalho e o universo que gira em torno disso. Parabens pela contribuição que deu para as minhas reflexões... Se puder me escrevem e envie novidades...
04/06/2007 13:40:29


41 fabiana madalena batista - palhoça - santa catarina
Adorei suas colocações, parabéns. Gostaria de pedir a você, mais informações sobre politicas publicas na educação infantil, pois sou professora de educação infantil e gostaria de me manter sempre bem informada. Obrigada.
21/05/2007 20:49:38


42 Dulcineia Maria Trainotti Marcchiori - Blumenau
Sou educadora na área de 0 a 6 anos e chamou-me atenção saber que uma delegação da UNESCO esteve em vinha cidade. Desejo que a nossa realidade seja melhor que a do Ceará e Rio de Janeiro. sei que devemos melhorar muito mas acredito que blumenau está num caminho "bom". Certo??? O que necessitamos de mais urgente é aumentar o número de vagas. Bom! No momento necessito de indicações bibliográficas para fundamentar o tema escolhido por Renilda Maria de Janauba - MG " importancia da educação Infantil na construção do saber". Já tinha em mente fundamentar meu artigo nesta área e ao ler o texto de Renilda Maria encontrei o tema que vai de encontro as minhas dúvidas, necessidades e desejo. Autorizo dar meu E-mail para Renilda Maria. Obrigado.
03/05/2007 21:06:02


43 cleicy santos de carvalho - caldas novas
gostaria de informaçôes sobre as politicas publicas na educçâo infantil
24/04/2007 20:29:23


44 Renilda maria - Janauba. MG
não seria um comentario. sou estdante de DO 8º P. pedagogia e amo educação infantil, minha monografia é sobre " a importancia da educação infantil para a construção do saber" vou apresenta-la dia 28 de abril 2007, vcs poderiam me ajudar com uma mensagem ou algo parecido que motive as pessoas, para da inicio a apresentação da mesma? gostei muito desse artigo de vcs, acredito que poderiam me ajudar, pois quero mostrar que a ed. infantil é a principal fase de escolaridade de uma criança. não acham? por favor respondam. e me ajudem, desde ja agradeço. um grande abraço, e espero anciosa a resposta. Renilda Janauba MG
08/04/2007 16:46:57


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.