A Semana - Opiniões
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Globo e Você, Tudo a ver? - 25/04/2005
Os 40 anos da rede de Televisão mais popular do Brasil

'

Roberto-Marinho
Roberto Marinho, recentemente falecido, patrono da TV Globo.

Para mim é difícil imaginar o Brasil sem a TV Globo. Nasci em 1967 e nesse ano a emissora já havia completado dois anos de funcionamento. Nessa época, diferentemente de hoje em dia, nem toda casa do bairro tinha televisão, por isso mesmo, de acordo com os relatos de meus pais, tios e avós, era comum que as pessoas se deslocassem para uma das residências das cercanias para que todos pudessem assistir aos programas mais populares.

Desde então, até por conta do enorme sucesso e repercussão das rádio-novelas, os folhetins apresentados pelas redes televisivas nacionais já faziam sucesso. Eram ainda os primeiros passos das transmissões em nosso país e as redes Excelsior, Tupi e Record dividiam entre si a audiência e nem podiam imaginar que em alguns anos seriam superadas pela então iniciante Rede Globo.

40 anos depois, Excelsior e Tupi já nem existem mais enquanto a Globo se tornou campeã absoluta de audiência em praticamente todos os horários e segmentos. Consegue ser a líder em jornalismo, telenovelas, filmes, minisséries, programas infantis e esportes. Produz documentários, séries educativas e adaptações de clássicos da literatura que são vistos no Brasil e exportados para os quatro cantos do mundo.

A TV Globo firmou conceitos e práticas na televisão do Brasil que tem sido copiados repetidas vezes pelas outras emissoras de nosso país ou ainda por conceituadas redes de outras nacionalidades.

De acordo com os dados internacionais, em virtude de sua programação diversificada e da qualidade de muitas de suas produções, além da eficiência de seus realizadores e das virtudes de seu departamento de marketing, a Globo é identificada como uma das 5 maiores emissoras de televisão do mundo.

Jornal-Nacional-e-novelas
A audiência de programas como o Jornal Nacional e as novelas do horário nobre,
especialmente aquelas veiculadas depois do noticiário das 20 horas, é superior a soma
dos programas veiculados por todas as outras emissoras brasileiras nos mesmos horários.

Isso tudo motivou o surgimento do slogan que praticamente todos os brasileiros conhecem já há algum tempo: “Globo e você, tudo a ver”.

Apesar de todos os méritos e do reconhecido produto final da emissora em muitas de suas produções, vale refazer a frase tornando-a um questionamento, ou seja, será que podemos afirmar que a “Globo e você, (tem) tudo a ver”?

Há alguns questionamentos que poderiam ser feitos por qualquer cidadão brasileiro com um pouco mais de esclarecimento a respeito de certos padrões e práticas adotadas pela “Vênus Platinada” como é conhecida a TV Globo. Por exemplo:

- Por que programas educativos de reconhecida qualidade como o Globo Ecologia, o Globo Ciência ou o Globo Comunidade são passados em horários impróprios e pouco atraentes para as crianças e os adolescentes como as 6 ou 7 horas da manhã de sábados e domingos?

- O que leva a emissora a editar seus programas jornalísticos de forma tão parcial, fazendo com que algumas notícias que poderiam ser consideradas de relevância sejam apresentadas em poucos segundos enquanto outras, não tão representativas sejam exploradas durante valiosos minutos?

- Alguns filmes apresentados pela TV Globo sofrem com os cortes e com a edição feita pela emissora. Como seria possível ver na íntegra essas obras? Essa retaliação afeta muitas vezes a estética, a mensagem, a produção e até mesmo a história apresentada aos espectadores.

Globo-Repórter-e-Fantástico
Programas como o Globo Repórter ou o Fantástico, que estão há vários anos na
programação da Rede Globo, tem ajudado a popularizar importantes discussões e
temas referentes a ciência, a cultura, aos hábitos populares, a medicina,...

- A violência, a exploração da sexualidade, as traições conjugais, a corrupção deslavada ou ainda abusos trabalhistas são apresentados em várias novelas da emissora. Muitas vezes essas temáticas são exploradas de forma ofensiva mesmo em horários em que há grande quantidade de crianças e adolescentes assistindo televisão. Não seria possível programar esses folhetins para mais tarde? Por que não rever o sensacionalismo utilizado como linguagem em muitas dessas telenovelas para evitar que esses assuntos se tornem corriqueiros (e corrosivos) para os mais jovens?

- Como alguns programas conseguem persistir na programação da emissora apesar do evidente desgaste de suas fórmulas e a apelação de suas propostas? “Zorra Total”, “Linha Direta”, “Domingão do Faustão” ou ainda “Turma do Didi” deveriam passar por uma completa revisão ou então sair do ar...

- Os programas infantis da emissora poderiam tentar trabalhar numa linha mais educativa, sem que, com isso, perdessem suas possibilidades como entretenimento. Para que isso acontecesse seria interessante, por exemplo, que trabalhos premiados como aqueles produzidos pela TV Cultura ou por emissoras internacionais retransmitidas como canais pagos no Brasil (Discovery Kids, Discovery Channel, Animal Planet, National Geographic Channel) servissem de referência ou como parceiros. Por que isso não acontece?

- Seria interessante que a programação da TV Globo previsse a exibição de suas séries baseadas na literatura ou mesmo aquelas originais em horários acessíveis para estudantes. Que motivos levam a emissora a transmitir algumas de suas melhores produções apenas depois das 11 horas da noite?

TV-Cultura-e-Discovery-Kids
Canais como a TV Cultura e o Discovery Kids poderiam auxiliar a Globo na reformulação
de seus programas voltados para as crianças e adolescentes. As fórmulas da programação
voltada para esse segmento de público carecem de maior criatividade, sensibilidade e inteligência.

- A Globo é uma das maiores compradoras de filmes do mundo inteiro, entretanto sua programação prima apenas pela exibição de produções tipicamente comerciais. Raramente temos a possibilidade de ver películas de arte, reconhecidas internacionalmente através dos prêmios por elas recebidos, na grade de programação da produtora. O que explica essa opção? Somente os motivos comerciais? Será que os executivos da emissora pensam que não há público para produções mais requintadas e originais?

Apesar desses e de outros desarranjos, temos que reconhecer o poder e a influência da Globo no cenário nacional. Há, nesses 40 anos, tanto acertos quanto erros. Não é possível construir um texto em que tentemos apenas criticar ferozmente a emissora do clã Marinho. Pelo contrário, devemos também reconhecer muitos êxitos obtidos pela emissora carioca.

Quem consegue esquecer, por exemplo, de minisséries fantásticas como “Anos Dourados”, “Um Só Coração”, “Os Maias”, “Hoje é dia de Maria”, “O Tempo e o Vento”, “Incidente em Antares” ou “A Muralha”, entre muitas outras de igual qualidade?

Há telenovelas que marcaram época e que influenciaram hábitos e costumes no país. “Vale Tudo”, “Terra Nostra”, “O Bem Amado”, “Dancing Days”, “Gabriela”, “Pecado Capital”, “Guerra dos Sexos”, “Saramandaia”, “Senhora do Destino” ou “O Clone” bateram recordes de audiência, motivaram os brasileiros a se vestir ou dançar de acordo com novos figurinos e ritmos, motivaram discussões sobre relacionamentos, levantaram a bandeira da tolerância,...

Igualmente importante tem sido a cobertura jornalística feita pela Globo, capaz de cobrir desde eventos internacionais de grande envergadura como a Guerra do Iraque, os atentados as torres do World Trade Center, a morte do papa João Paulo II (e a ascensão de Bento XVI), as conquistas do esporte brasileiro e mundial, as crises econômicas, as grandes invenções da ciência ou ainda a mais recente produção cultural...

Hoje-é-dia-de-Maria-e-telenovela-O-Clone
Minisséries como “Hoje é dia de Maria” ou telenovelas como “O Clone” inovaram a
comunicação televisiva, introduziram temáticas diferenciadas, consagraram novos astros e
estrelas e definiram uma nova estética televisiva que conquistou audiência dentro e fora do Brasil.

Se não bastasse toda essa importante contribuição, a Globo também tem se dedicado a promover o ressurgimento do cinema nacional ao financiar, através de um de seus braços empresariais, a Globo Filmes, a produção de vários sucessos da história cinematográfica de nosso país, como os recentes “Olga” e “Os Normais”.

Ao completar 40 anos desejamos que a Rede Globo continue obtendo vitórias como as que teve até o presente momento (sendo laureada internacionalmente em festivais e tendo seus programas veiculados pelos quatro cantos do mundo), mas, também esperamos que a maturidade dessas quatro décadas permitam a emissora rever alguns de seus princípios, algumas de suas práticas. Que nesse aniversário conceda-se algum tempo para a reflexão e não apenas para as celebrações. É tempo de crescer com sabedoria, como se exige de qualquer pessoa que complete essa idade...

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










20 COMENTÁRIOS

1 Francisco Assis Leite - Santo Angelo rs
Nós somos brasileiros, moramos no brasil, e a globo teima em copiar tudo dos estados unidos ,até palavras que poderiam ser ditas em portugues, ela força os jovens a se americanizar. A globo é uma televisão sem personalidade e sem idéias, já que precisa dos estados unidos para as matérias da programação.fora as novelas , que é a unica coisa boa de assistir na globo.O rio de janeiro é parte do brasil, nós temos que ser nacionalistas ,TV GLOBO.
04/08/2012 20:37:37


2 Miguel Diaz - juquitiba Sâo Paulo
oiee galera. Pra vc6 q dizem q a Globo nao presta naum posso fazer nada e a opiniao d vc6 màs ai dizer q a Record eh melhor tah exagerando. As novelas da Globo sao melhores pq diferente do da Record todos os personagens naum morrem durante a novela concordo q a Record cresceu mais crescer tentando fazer a desgraça dos outrosou seja detonando a Globo naum vale neh. mais prà vc6 q gostam da Record chamem ela d TV PLÁGIO pq ter uma ideia propria eh bom naum eh mesmo!!!???? entao eh assim vai aprender a ser criativo q eh melhor tah!! um abraço a todos e parabens Globo!!! e pd deixar q Eu me ligo em vc....
08/05/2012 13:54:42


3 javan - macapá
a rede globo exerce uma influência cultural negativa ao povo brasileiro, principalmente para as crianças e adolescentes. essa tv escamcara as relações homossexuais com a maior banalidade, exalta a cultura do oriente como se fosse uma coisa a ser seguida, mas esconde debaixo do tapete o que tem de ruim e podre nesses países. maior exemplo de falta de respeito para com o público está nesse BBB que expõe senas até criminosas e depois abafa o caso. a globo tá influenciando da pior forma possível.
24/01/2012 16:57:38


4 Flavio - GuarulhosSP
A Globo está com quem está no poder, ou seja, ela jamais estará com você, portanto, Globo e você nada a ver.
21/12/2011 10:35:35


5 DJ Douglas - Imaruí SC
A galera ae que fala que se orgulha com a globo e nao sei okê, eh pq são mt ignorante, pq eu como brasileiro me orgulharia sim de ter uma das maiores emissoras, senao a maior, sendo brasileira, se não fosse a cara de pau e a bandidagem q a rede globo de televisao e suas filiais, os jornais e etc., fazem com os brasileiros. Dando informações desnecessárias e e comandando SIM, o brasil em muitas coisas. Eu confesso pra vcs q assisto o auto esporte, o fantastico as vezes, o programa do jô, o futebol.. Mas 90 da programação da globoou melhor, das notícias que ela passa não são de interesse ou serventia nenhuma para nós, tipo, pra que fikar passando trocentas vezes em todos os noticiarios da emissora, akela noticia q o camarada ae em cima falou, da morte daquela menina isabela? Cara, isso acontecee todo dia em todo lugar! Vc acha que se acontecesse isso no seu bairro iria passar todo bendito dia, no horario nobre da globo? Pelo amor de Deus! No máximo passaria em uma de suas muitas filiais espalhadas pelo Brasil, mas nao em cadeia nacional, a não ser que vc seja um empresario muito rico ou algum político sei lá! Vai dizer q não eh assim?! Pra terminar o meu discursso akihehe, a globo acha que manda em nós falando assim fika meio fantasioso, neh? tipo, ela acha que ELA MANDA, mas ela só manda e desmanda nakeles que por falta de estudo, ou ignorancia mesmo, que nao tem a imformação correta das coisas, vangloriam e acham q a globo Meu deus do céu, é um deus!!! essas pessoa sao capachos e é delas q a globo faz dinheiro dinheiro viu ela ganha em cima desses desinformados. e é isso essa é minha opinião vlw, espero q depois disso q eu falei aki vcs procurem serem mais democraticos e assintam os noticiarios de várias emissoras e através disso possam tirar suas próprias conclusões, fazendo isso vc poderá dizer normalmente q A globo eh mais uma emissora de televisão, como tantas outras, e q ela só ganha das outras emissoras em audiencia e outras coisas pq tem graana.. muita grana!. valeu abraço
27/04/2011 13:37:33


6 Leonardo Duarte dos Santos - SALTO/SP
é isso aí que aconteceu!!! a globo eu falei assim td hora e td dia: globo e vc td a ver, pela primeira vez qdo passou amigos e amigos eu nunca assisti!!!
26/03/2011 11:59:58


7 Santiago Silva - Goiânia
A record vai alcançar a rede globo no dia que a galinha criar dente.
15/01/2011 11:20:44


8 Ana Caroline da Silva Moutinho - MarabaPA
Adoro as novelas da Globo
22/11/2010 12:19:08


9 Ramon - São João de Meriti
A Globo por sí só comanda por um todo o mercado televisivo do Brasil, por mais que a Record tente mostrar q ela cresceu nos ultimos ñ vai tirar o brilho de quem sempre eh líder. Ela tenta se fazer de forte, mas na realidade o q ela mais teme é perder o foco da mídia. Eu tb acho q o SBT nunk deveria ter saído de onde ele estava q era o 2º lugar absoluto, mas superada pela TV do Bispo Macedo.
14/11/2010 14:54:01


10 anderson luiz - londrina pr
eu não assisto tv! não gosto de novela e nem de jogo do corinthians! essas coisas me irritam. essas tvs são boas pra eese bando de desocupado... vão trabalhar pra ajudar o país a crescer!
22/10/2010 19:25:01


11 Jorge Andre - Rio de Janeiro
NA VERDADE TODAS AS EMISSORAS QUEREM SER IGUAL A GLOBO , É SO TER UM CAPITAL NO BOLSO QUE LOGO A CULTURA DAS SUAS TRANSMISSÕES MUDAM LOGO , VAMOS SER REALISTAS A GLOBO FAZ UMA CULTURA TELEVISIVA DE ACORDO COM O GOSTO DO POVO BRASILEIRO E ELA SABE QUE O BRASIL É UM PAÍS QUE PODE SE INVESTIR
26/04/2010 23:37:28


12 Danilo - dores do Rio PretoES
a globo é melhor que a record, e o SBT é melhor que a Record, desde que a record alugou o jatinho pra levar o dizimo dos bobos da igreja, a record ta sem moral, olha a mansão do macedo lá. e tem uns bobos que falam bem daquela emissora. NUNCA SERÃO Nº 1 EM AUDIENCIA,, não deve ganhar nem da bandeirantes, vai empatar com quem?
26/09/2008 22:43:08


13 João carlos - São josé da tapera/ AL
Rede Globo nome forte Orgulho de todos os brasileiros
01/08/2008 22:10:05


14 Erico - Brasília
Prezado sr. João Luís Almeida, Com a sua graduação e o acesso a informação que tem, fica até parecendo que o seu escrito é algo comprado pela suspeitadíssima Organizações Globo. Como eles são capazes de tudo, não é de se duvidar. Estou pasmo quando vc diz que há mais acertos que erros no decorrer de seus 40 anos. Me mostra o que há de inteligente e que coloca o público para refletir nessa emissora que então passo a concordar com vc. E o pior é que, quando tem algum programa de inteligência mediana, estes são colocados entre 1h e 5h da madrugada. O jornalismo é péssimo, apenas joga a matéria sobre o público e não os fazem refletir. O sensacionalismo com que a Globo está tratando o caso da menina que foi jogada de tal andar é de doer. Vc já percebeu quantos minutos já foram gastos pra cobertura de um caso que não muda a vida do brasileiro??? Vc acha isso normal, democrático? Quantos casos importantes são tratados com tamanho descaso pelas organizações Globo? Percebe-se que esta é uma emissora totalmente parcial, principalmente quando está em jogo os interesses das classes mais abastadas. Seria muito o que tenho para dizer aqui, mas acho que as vezes com poucas palavras podemos dizer muito. Como intelectual que parece ser, talvez vc já tenha lido, mas se por algum motivo não, então aí fica a sugestão. Os livros: Shownarlismo - A Notícia Como Espetáculo - Jose Arbex Jr. Ed. Casa Amarela, 2001. Jornalismo Canalha - A Promíscua Relação Entre Mídia e o Poder - Arbex Jr. Quando os li, não teve como deixar de fazer relação com a mídia brasileira, em especial a Rede Globo.
20/05/2008 22:12:13


15 Ítalo Anderson - Maracanaú-Ceará
A TV Globo é motivo de orgulho para o povo brasileiro!! Sem dúvidas é uma das maiores redes televisivas do mundo,e na minha opinião,a maior e melhor...A Globo não tem culpa de ser a maior;não é nenhum monopólio-ela é o que é por causa do povo..PARABÉNS TV GLOBO!!!!!
22/03/2008 14:21:55


16 Daniel - Linhares-ES
Essa Rede Globo, acha que comanda o Brasil mesmo comanda a política e até o nosso Futebol.Todas as tabelas de todos os campeonatos são feitos por ela e nós somos vítimas de seu monopólio e não seus telespectadores!!!
22/01/2008 21:00:42


17 Celso - DF
A Record é a cópia barata e falsificada da Globo. De uma Igreja que engana seus fieis pode esperar tudo menos tirar da Globo o 1º lugar em audiência, nem ganham do SBT vai ter que roubar muito então.
26/11/2007 21:44:47


18 suh - valença,RJ
vou me orgulhar de que? de uma emissora que pensa que controla o Brasil,manipula seus habitantes e elege os presidentes. o Reinado da Globo ta caindo pra Record!
02/10/2007 01:06:53


19 ewerton hygino - petrópolis
A globo a 42 vem liderando as emissoras no Brasil ela tem a melhor programação é um patrimônio que os brasileiros tem que se orgulhar! a globo oferece mais de cinqüenta mil em pregos pelo país parabéns globo pelo seu Caráter! emissora digna e sincera.
08/09/2007 04:26:07


20 rodrigo - aracaju/se
Depois de ler o texto, me deu a impressão de que você ainda não assistiu o documentário "Além do cidadão Kane".
21/08/2007 12:12:04


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.