Família e Escola - 28/02/2005
Relação decisiva para o sucesso da Educação
Ao escolher os serviços educacionais de uma determinada instituição os pais assinam não apenas um contrato de matrícula, assumem um compromisso muito maior e concedem a escola uma carga de responsabilidade muito grande. Formar uma criança, um adolescente ou um jovem demanda muito conhecimento, capacidade de adaptação, atualização constante e estabilidade emocional (para fomentar bons relacionamentos).
Contrato educacional assinado, a escola passa a ter o aval da família para definir os pormenores relativos a forma como esse estudante irá ser educado. Metodologia de ensino, normas disciplinares, profissionais contratados, instalações da escola, recursos materiais oferecidos, grades curriculares, cursos extras e tantas outras peculiaridades do trabalho educacional passam a ser decididos a partir dos mantenedores, diretores, coordenadores, orientadores, professores e demais funcionários desse estabelecimento educacional selecionado pelos pais.
É assim que funciona? Deveria ser. Em muitos casos não é. A interferência dos pais no cotidiano das escolas tem sido uma constante. Intrusiva e abusiva, prejudica a ação de profissionais que estudaram muito e que continuam se atualizando para prestar o melhor serviço possível.
Isso não quer dizer que a família não possa se prestar a considerações, queixas ou críticas. Muito pelo contrário, é salutar e necessária a inserção da família na vida escolar de seus filhos. Acompanhar de perto o que está acontecendo, verificar o rendimento, perguntar sobre as aulas, questionar sobre trabalhos e tarefas, freqüentar as reuniões programadas pela escola e conhecer os membros do corpo docente são requisitos elementares para os pais que querem estar realmente atualizados quanto ao aproveitamento de seus filhos na escola.
Para construir a escola dos nossos sonhos é necessário que os pais sintam confiança
nos educadores. São eles os arquitetos, engenheiros e construtores da educação. São eles que
se prepararam para realizar esse trabalho, essa função tão primordial para a sociedade.
Estando verdadeiramente “por dentro” daquilo que acontece na escola, fica muito mais fácil para os pais cobrar da escola as medidas necessárias para melhorar a condição de seus filhos nos estudos. Cabe lembrar, porém, que ao definir uma escola para seus filhos, os pais estão confiando no projeto educacional e retrospecto (histórico) desse estabelecimento. Supõe-se que já tenham se preocupado em visitar as dependências e procurado se informar a respeito da proposta pedagógica, dos professores, dos laboratórios, da biblioteca,...
Quanto ao pensar e repensar os processos internos da escola a partir do momento em que o estudante entra na escola no início do período até o momento em que ele termina suas aulas do dia (e do ano), isso é atribuição dos profissionais que trabalham nessa instituição.
E, espera-se, que as decisões gerais e importantes sejam consensuadas, ou seja, que sejam referendos de decisões coletivas e não individualizadas. Menos ainda que qualquer mudança importante seja tomada a partir da pressão dos pais sobre a escola (o que acontece com grande freqüência especialmente em escolas particulares).
Os especialistas são aqueles que trabalham na escola e não os pais. A visão de escola dos familiares é muito influenciada pela vida escolar que eles mesmos tiveram. Eram outros tempos, diferentes contextos e propostas de trabalho, realidades muito díspares em relação ao presente da educação.
O ideal é que as dificuldades dos estudantes sejam resolvidas a partir do diálogo
entre
a escola e a família. E é imprescindível que os pais não tentem impor os desejos
de seus
filhos e que estejam dispostos a escutar aquilo que os profissionais da educação tem a lhes dizer.
Os pais não estão acompanhando a evolução da pedagogia. Não sabem das novas propostas de ensino. Ouvem falar de algumas novidades pelas revistas de informação ou pelos grandes jornais, mas não tem qualquer aprofundamento no assunto. É como se fôssemos ao consultório de um médico e decidíssemos interpelar seus diagnósticos com base em artigos lidos ou programas assistidos na televisão.
Nenhum pai ou mãe ficaria contente se tivesse seu escritório, consultório ou setor de trabalho criticado por pessoas que não sabem verdadeiramente como é o trabalho que deve ser ali executado. A mesma situação ocorre em relação as escolas. Os professores, por exemplo, tomam uma série de decisões necessárias, complexas ou simples, para tornar o cotidiano da sala de aula mais agradável e o rendimento ainda melhor em suas devidas disciplinas (matérias).
O problema é que as mudanças nem sempre agradam aos alunos. A insatisfação dos estudantes os motiva a reclamar seus problemas para os familiares. Os pais se encaminham então a escola e, em muitos casos, pressionam muito por mudanças sem saber exatamente qual o contexto e os motivos que levaram os profissionais da escola a promover tal modificação. Querem somente atender a uma demanda de seus filhos.
Desrespeitam então algumas normas básicas do relacionamento que estabelecem com a escola. Passam por cima da autoridade dos professores, agem de forma autoritária, ameaçam apelar a outras instâncias, chegam mesmo a telefonar para professores e funcionários fora do horário de aula e, assim agindo, jogam por terra toda e qualquer confiança que depositaram na escola ao assinar a matrícula do filho.
O pior é que, tendo ciência dessa situação, os estudantes percebem que a escola pode ceder sempre que se sentir pressionada pelos pais. O caso de um aluno pode servir de modelo para a ação de outros. As pressões podem aumentar ainda mais.
Mesmo quando o remédio é amargo a dosagem prescrita pelo médico
tem que ser dada ao paciente,
quer ele queira ou não queira.
Por que os pais
muitas vezes não confiam nos diagnósticos e remédios
dados pelos educadores?
Quando, na verdade, o caminho certo a ser feito nessa complexa teia de relações começaria com o diálogo aberto, franco e inteligente. Sem ameaças ou agressividade. Com o agendamento de um encontro entre diretores, coordenadores, orientadores ou professores com os pais para que pudessem ser esclarecidas as circunstâncias da situação e as medidas tomadas.
Os argumentos e a discussão (de alto nível) são esperados. O que não pode acontecer é a imposição de vontades dos filhos a partir da ação de seus pais. Assume-se que a relação entre pais e escola é baseada na parceria. O objetivo de ambos é a consecução de uma escolaridade de bom nível para os estudantes. Pais e escola não estão em trincheiras distintas, possuem apenas atribuições diferentes...
Ao agir de forma intempestiva, os pais corroboram um comportamento que irá influenciar seus filhos a agirem da mesma forma quando quiserem alguma coisa. A escola tem que ser firme sempre. O compromisso de qualquer estabelecimento educacional supera sempre a mera aprendizagem dos conteúdos e se estabelece, também, no patamar dos princípios, da ética, da legalidade e do profissionalismo. Ao se debruçar perante os pais e aceitar suas imposições, a escola perde legitimidade e autoridade perante toda a comunidade escolar.
Altivez é um dos ensinamentos que se espera que a escola possa dar a seus estudantes. Se ela se submete e abre mão de seus princípios e decisões, ela abdica dessa altivez e se torna refém dos interesses mais mesquinhos de seus alunos, corroborados por seus pais.
Li um depoimento interessantíssimo nas páginas amarelas da revista Veja, dado pela mãe de um jovem brasileiro que está preso na Ásia e que está sendo condenado à morte por tráfico de drogas. Ela dizia que seu grande arrependimento era ter sempre acreditado em tudo que seu filho dizia e ter fechado os olhos às orientações de amigos ou familiares que a haviam alertado dos problemas de seu filho.
Que essa dura declaração possa ser compreendida pelos pais como o reconhecimento, no caso de sua relação com a escola, que por parte dos mantenedores, professores e demais profissionais sempre vai haver um intenso esforço pelo melhor trabalho para seus filhos. Mesmo quando as medidas se parecem mais com um remédio amargo e duro de engolir, é melhor verificar as prescrições com quem receitou do que simplesmente deixar os filhos refutarem a medida prescrita...
Obs. Não quero dizer com esse artigo que os educadores sempre tem razão. O erro acontece em qualquer profissão (e serve de referência fundamental para novos aprendizados). Nem tampouco tenho a intenção de afirmar que os filhos sempre estão errados. Há crianças e jovens notáveis, a grande maioria dos alunos com os quais trabalhei se encaixa nessa condição, mas temos que convir que em várias situações as pressões desses estudantes têm que ser analisadas a luz de discussões mais arejadas e adultas, onde não apenas suas requisições sejam escutadas...
1 Maya Rocha - Sao Paulo
Aprovo com várias ressalvas, principalmente quanto ao diálogo professores X pais, ainda existe uma mentalidade de subestimar o entedimento dos pais sobre educação e talvez uma certa prepotência, em geral as explicações são rasas,acompanhei com vários filhos,em escolas públicas e particulares, começando no dia apresentação, primeiro somos medidos de cimaabaixo..., quanto mais demonstramos conhecimento no assunto mais eles se encolhem e ai vem a tona o despreparo... o caminho ainda é longo e arduo...
15/04/2012 12:53:44
2 Cleusa Mori - Brasilia
Fiquei maravilhada com este artigo.. Li e reli, varias vezes.Parabéns e obrigado por compartilhar .
29/03/2012 10:30:12
3 nathalia da silva estachuski - garrafao do norte
adorei a sua escola e adoraria estudar ai.
05/01/2012 17:03:27
4 Lia - Nhamundá
Muito bom seu artigo, acredito que i´ra ajudar muitos pais a entender a escola e mesmo seus filhos. Parabéns
26/07/2011 20:44:35
5 jesuina sales - Nova Mutum MT
Seu artigo é muito interessante, pois na atualidade a presença da familia na escola ainda deixa muito a desejar. E o interessante é que a familia faz conbrança da escola sem saber o que acontece dentro dela, sem saber como está o desenvolvimento dos filhos e muito menos o que estpa sendo trabalhado. Esse assunto deve ser discutido com mais afinco, mais seriedade. É necessario que mais artigos e/ou trabalhos sejam feitos sobre o assunto. Parabéns.
01/06/2011 12:54:00
6 Edilma Oliveira - CAPITÃO POÇO
Parabéns seu artigo é maravilhoso.É um assunto eficaz para o sucesso de ensinoaprendizagem.
11/05/2011 11:41:21
7 maria divania primo seabra - farias britoce
Gostei bastante do artigo sobre escola X familia por que ampliou meus conhecimentos para futuros trabalhoe e studo que irei enfrentar.
24/11/2010 14:59:29
8 laize rufino - borborema/pb
eu adorei muito bom.
estou começando minha pesquisa do tcc e este trabalho vai mim ajudar muito parabéns.
11/03/2010 23:47:23
9 rute ferreira chagas - jaboatao dos guararapes
ACHEI O SEU TCC UMA OTIMA PESQUISA.Ajudoume muito com o meu tcc.Parabens!!!!!!!!
25/08/2009 21:14:48
10 Cristiania da silva machado - Águas Lindas de Góias
Ao ler suas considerações, me emocionei e até chorei, para mim foi muito profundo, lembrei de um livro que li da escritora Tania Zagury que se chama: O professor refém que me fez refletir muito sobre a educação.
19/06/2009 20:43:52
11 Maria José Ferreira da Silva - Jaboatão dos Guararapes PE
O artigo é interessante,mas faço algumas ressalvas:Não podermos afirmar que os pais não tem conhecimento do que se trabalha na escola, por conta disso não podem opinar.Temos pais que são tambem professores,pedagogos e conhecem as pedagogias contemporâneas.Me coloco também como mãe e pedagoga.
22/05/2009 15:41:35
12 Luzi - Natal
Gostei estou escrevendo sobre a parceria familia/escola e seu artigo foi bastante esclarecedor. parabens
09/04/2009 10:32:04
13 Lúcia Monteiro - Marcelino Vieira RN
Importante seu artigo, com certeza vai servi de reflexão para aqueles que acreditam na Educação por excelência, que só será atingida por esse caminho . A família e a Escola trabalhando juntas...
23/02/2009 18:21:39
14 Karmem Amambahy - QuijingueBahia
Esse artigo veio no momento exato que eu estava construindo um projeto sobre a relação da familiaescola me ajudou bastante a refletir melhor as diversas versões e comentarios. A familia tem que ser parceira em um clima de confiança em todas as dimensões permitindo assim identificar seus avanços e dificuldades. Buscando soluções comuns e transformando o grupo de pessoas da escola em uma equipe.
16/12/2008 12:26:59
15 simoni - palmeira
Obrigada,seu artigo foi muito exclarecedor,e me ajudou muito em minha pesquiza.Abraços
09/11/2008 20:49:50
16 ana cristina gomes - manhuaçu mg
Seu artigo é ótimo e vai me ajudar muito em meu TCC .
27/08/2008 00:05:29
17 Roseny Bonfim - AltamiraPará
O artigo é muito bom, possui uma linguagem clara, é resumido e tem coesão. É importante, estarem enfatizando artigos nos meios de comunicação a respeito da família e escola, porque os pais ainda tem a visão de que a responsabilidade de educar a criança é da escola, quando na verdade a LDB, deixa claro que a responsabilidade é primeiro da família depois do estado...e apesar disso a escola sempre está tentando uma parceria com a família para o sucesso da educação, com um ensino de qualidade!
19/07/2008 21:32:42
18 jose raimundo sousa da silva - joaõ pessoa
excelente artigo,baseado em experiencias.
04/07/2008 21:15:19
19 Maria Aparecida Cordeiro Martins - Anajás Ilha do Marajó Pará
Lendo este artigo, pude perceber o quanto existem pessoas entendidas em nosso País, isto é, pessoas que se preocupam com a educação. Parabéns, sua contribuição me foi de suma importância, sou professora no momento estou produzindo uma monografia que aborda tal assunto. obrigada pela contribuição.
04/07/2008 11:55:57
20 Rosane - Guarapuava
Parabéns..., pois só vamos ter uma educação de qualidade e dos sonhos no momento que os PAIS e a escola trabalharem juntos. Precisamos ter os pais mais envolvidos na educação de seus filhos para poder ter uma educação e uma escola de conquistas e para isso acontecer os pais tem que estar presente na vida escolar de seu filho.
Abraços
17/06/2008 21:01:54
21 cintia - teresopolis
estou fazendo um trabalho onde o tema é a participação dos pais no processo educacional, o texto acima me ajudou muito.não temo muitos textos sobre o assunto
15/05/2008 19:36:04
22 Rosinha - Porto Velho
É muito bom esse tipo de assunto, pois é preciso que os pais de alunos frequentem a escola, que participem mais da educação de seus filhos, e não jogue a responsabilidade dele na escola.É preciso que a família seja parceira incondicional da escola.
13/05/2008 00:43:35
23 Rosângela Serra Barros - Porto Velho
É muito bom esse tipo de assunto, pois é preciso que os pais de alunos frequentem a escola, que participem mais da educação de seus filhos, e não jogue a responsabilidade dele na escola.É preciso que a família seja parceira incondicional da escola.
13/05/2008 00:38:38
24 Lilian Meire L.V.Bomfim - porto dos gauchos
gostei muito do artigo retrata bem a realidade de algumas instituiçôes privadas.
17/04/2008 23:32:59
25 Eunice Pinheiro da Silva - São Paulo
Estou estudando e ler esse artigo vai me ajudar bastante e compreender certos aspectos sobre escola e familia
15/02/2008 23:16
15/02/2008 23:06:29
26 Maria jucefina - Porto
bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.....
nao ha comentario possivel.... mas o k é isto???
uma ofensa....
bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh......
nem sei o k escrever....esta simplesmente vergonhoso.....
bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.....
mas n deixo de mandar beijinhos e cumprimentos a quem fez isto....
obrigada pelo esforço k fizeram embora n tenha sido conseguido....
continuem assim....a escrever mal....
bahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh........
15/02/2008 08:10:58
27 Carmem Ferraz - Bagé/RS
Adorei !!! muito relevantes os questionamentos do artigo, reflexões que deveriam fazer parte do cotidiano escolar de várias instituições.
25/01/2008 11:03:53
28 Virna Sparvieri - São Paulo
Estou começando agora a pesquisar sobre o assunto pais na escola. Seu artigo é muito bom, sem dúvida. Mas vivo o dilema da intromissão, delegação de desafios que são de casa e da família, desconfiança da instituição e do trabalho do professor. É histórico eu sei. Preciso ler mais. Parabéns!
16/01/2008 20:37:17
29 Divina Eterna Pereira da Silva - Colinas do Tocantins -TO.
Estou pesquisando sobre esse tema para o meu TCC, realmente foi o melhor artigo que vi até agora. Parabéns pela sinceridade .
01/12/2007 22:26:08
30 Rosinélia Santos Santana - Ribeirão do Largo-ba
O sucesso educacional depende,e muito da atuação e participação da família que deve estar atento a todos os aspectos do desenvolvimento do educando.Por isso a necessidade de um projeto onde estimulem a participação efetiva dos pais na escola de modo constante,tornando assim a família uma aliada importante no sucesso do filho.
30/10/2007 11:43:18
31 Valquiria Silva dos Santos - Praia Grande
Estou fazendo meu trabalho (TCC) sobre familia e escola , esse assunto é muito interessante e proveitoso para enriquecê-lo.
Obrigada, valeu a pena.
29/09/2007 22:54:15
32 antonio bandeira - curitiba e sao jose dos pinhais
esse artigo me ajudou muito, pois precisava ler sobre a importancia dos pais na escola, há escolas q ha participação e envolvimento com responsabilidades da familia, sao raras as q nao participam...abçs
06/09/2007 20:09:45
33 Malu - marabá
O artigo é complexo. Aborda uma questão relevante que é a presença da familia no cotidiano escolar dos filhos. Por outro lado não deve generalizar dizendo que os pais não estão acompanhado a evolução da pedagogia. Que conceito de pedagogia é colocada nessa discussão? A pedagogia do oprimido a serviço de uma classe dominante? Ou aquela que propõe o diálogo, a disseminação da esperança, como fala Ruben Alves, com a missão de jardinagem? Muitos pais hoje também são alunos e professores..... Malu.
04/09/2007 17:20:27
34 DAY ALVES/ Coordenadora Pedagógica - salvador
Gostei muito ...
Estava cansada de ler, que sempre a culpa por tudo é do professor.
Neste artigo, podemos atestar o que Pestalozzi já nos afirmava há um bom tempo...de que ninguem é culpado , mas todos somos responsáveis. Com certeza os pais prcisam estar dentro da escola, mas não impondo, nem brigando, e sim colaborando, participando, e sobretudo EDUCANDO.
PARABÉNS!!!!!
Day
03/09/2007 16:17:36
35 marcos - belo horizonte
Aprovo com restrições. Ao meu ver, nessa relação contratual entre escola e pais, há algo muito importante: o filho, a criança.
Não é porque não sejamos atuais em pedagogia, devemos acatar tudo o que vem de uma escola.
Devemos tomar cuidado com as afetações, por exemplo, se não vira ditadura escolar.
19/06/2007 18:58:44
36 Sílvia - Cássia-MG
Achei excelente. Vou levar o artigo para uma reunião entre professores, diretor e família dos nossos alunos. Espero que muitos compareçam.
A família é a parceira ideal em todos os momentos.
17/06/2007 17:45:22
37 Magda de Moraes - Santa Bárbara dOeste - SP
Excelente artigo, resume com brilhantismo a realidade hoje das escolas. Parabéns!
15/06/2007 09:24:22
38 bruna freitas - amazonas
muito bom esta materia sobre a importancia dos pais na escola!!!!vcs precisam colocar mais assuntos porque é de extrema importancia para mim, é assunto de projeto pra minha faculdade então estpu me desempenhando o maximo que posso...espero mais assuntos.
bjs....
14/06/2007 19:14:02
39 lucielma - Belém
Parabéns pois este artigo nos mostra muito bem a realidade em que estaos vivendo e da real necessidade da interação entre pais e a escola, que estes devem está atento para tudo que acontece dentro do contexto em que seu filho está inserido para que possa auxiliá-lo no seu processo de ensino aprendizagem, está é uma união necessária.
08/05/2007 12:53:01
40 júlia pinheiro - belém-pa
o artigo é muito interessante, pois fala da importância da familia na escola, pois muitas vezes os apais acham que é só na escola que se aprende,mais a educação parte de dentro de casa. É preciso a conscientização da familia para que o ensino se dê de maneira integradora..
08/05/2007 12:52:32
41 SANDRA - BARRO ALTO
SEM COMENTARIOS!!!
MUITO BOM.
08/05/2007 09:44:23
42 cátia pastorino montes - Rio Grande/RS
Obrigada e parabéns, esse assunto será muito proveitoso e de grande complemento no trabalho que apresentarei num seminário de Pedagogia com o título "A família como colaboradora do docente".
04/05/2007 22:57:33
43 carolina fragoso leite - belém-pará
O artigo me ajudou bastante!!!!!
26/04/2007 16:52:22
44 Kelen Rodrigues - Pelotas
Estou estudando sobre o assunto e ler esse artigo me ajudou demais a compreender certos aspectos sobre escola e família. Parabéns!!!!
23/04/2007 15:41:44
45 mateus gaia - roma
é um dos melhores artigos que eu já vi parabens
28/03/2007 13:58:41
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