Vamos ler jornais - 02/02/2005
Quais serão minhas manchetes?
Além das possibilidades da TV, dos filmes, das histórias em quadrinhos e das artes em geral, há espaço também para trabalhar em aulas com jornais e revistas. Diga-se de passagem que estamos nos referindo nesse caso a um tipo de recurso que está ao alcance de muitos professores e estudantes, seja pelo fato de alguns comprarem ou assinarem ou até pela prática muito comum das escolas disponibilizarem esse material em suas bibliotecas.
Temos que inclusive alertar os educadores para o fato de que o jornal de ontem pode ser muito bem aproveitado no dia seguinte ou mesmo muito tempo depois. O que é considerado velho pela maioria das pessoas é um valioso manancial de textos, imagens, anúncios, quadrinhos, charges, gráficos e tabelas para o uso de professores das mais diversas matérias.
O primeiro, e mais importante, passo para a realização de qualquer atividade relacionada a esses recursos é ler jornais e revistas regularmente e, na medida do possível, sempre que encontrar notícias relacionadas a sua área de atuação específica, guardar o artigo, criar um arquivo, reservar o material para uso futuro.
Essa prática deve, inclusive, ser cotidiana na vida de todo e qualquer profissional da educação que queira estar atualizado com as notícias e sintonizado nas mais variadas possibilidades de recursos e aulas que podem ser estruturados a partir do uso dos jornais ou de revistas.
Uma outra prática imprescindível para que um projeto dessa natureza funcione é a coleta freqüente de mais revistas e jornais pela escola, trabalho esse que pode ser coordenado pelos próprios professores e alunos.
Ao se trabalhar com jornais podemos explorar várias possibilidades como as imagens (fotos ou ilustrações),
as legendas dessas imagens, as manchetes da primeira página, os textos...
Reafirmo que aquele jornal ou uma revista qualquer que já tenha sido lida e esteja esquecida num canto da casa de um estudante, de seus parentes, de amigos ou dos membros do corpo docente pode ganhar muita vida quando recolhido pela escola a partir de doações. Incentivem o surgimento desse ciclo regular de doações para que, de posse desses materiais, novas idéias ou projetos com jornais e revistas possam ser idealizados e realizados.
Praticamente todos os setores dos jornais e das revistas possuem alguma possibilidade real de utilização nas escolas. Mesmo as publicações que a princípio possam nos fazer torcer o nariz podem se subsídios. Fotos, desenhos, designs gráficos, textos, tabelas, infográficos e até mesmo as publicidades encontradas nesse material podem render aulas e mais aulas. E o mais importante, a utilização desse tipo de material captura a atenção dos alunos de forma impressionante (desde que o planejamento e a condução sejam bem executados).
A utilização em aula dependerá essencialmente do projeto que você está desenvolvendo com seus alunos. Deve haver uma concatenação dos temas em desenvolvimento (os conteúdos trabalhados) com artigos, imagens ou qualquer um dos vários recursos disponíveis em jornais e revistas como aqueles que citamos anteriormente.
Entre as revistas há publicações destinadas aos mais variados públicos e gostos,
tratando de temas como ciência, história, cultura, notícias, arquitetura,
geografia,
economia, relações humanas,...
Outra vantagem do uso de jornais ou revistas é a existência nesses materiais de seções específicas dedicadas a assuntos os mais variados. Além disso, no que se refere as revistas, a especificidade de temas a que se dedicam as publicações e editoras também constitui uma riqueza a ser explorada. Você pode usar os suplementos de cultura, os cadernos dedicados a trabalhos com crianças, os quadrinhos, os artigos de economia, política, esportes, as palavras cruzadas, os comentários sobre livros e filmes, notícias sobre ciência e educação...
Uma das variadas possibilidades de trabalho com jornais é a criação de manchetes a partir das imagens. Nesse trabalho o participante é orientado a não ler a matéria e a dedicar-se exclusivamente ao exame das fotografias, gráficos, desenhos ou tabelas que acompanham a notícia. É de fundamental importância que o texto e as legendas originais não sejam lidos para que os estudantes não sejam influenciados na composição de suas respostas.
O mais certo seria que nem ao menos a manchete original pudesse ser lida, entretanto, se o artigo inteiro está sendo disponibilizado, o ideal é que o título da reportagem seja comparado com a fotografia e que se proponha o surgimento de um novo título.
Peça então aos alunos para darem uma boa olhada na(s) imagem(ns) do artigo que eles estão recebendo. Repita que eles não devem ler o texto. Se for possível suprima o texto e até mesmo a manchete utilizando-se de tarjas ou mesmo de um simples exercício de cortar e colar.
Jornais conceituados como a Folha de São Paulo possuem grande variedade de cadernos diários
ou suplementares que aumentam as possibilidades de pesquisa e informação para o
trabalho
a ser desenvolvido em sala de aula em projetos com Jornais.
Com base nessa(s) imagem(ns), os estudantes devem criar um novo título para um suposto artigo que irão desenvolver. Essa atividade deve, num primeiro momento, ser realizada de forma individual e tudo o que for pensado pelos estudantes deve ser anotado numa folha. Diga a eles para escreverem as mais variadas idéias que lhes ocorram para a manchete (sempre relacionando com as imagens) de forma a criar um banco de idéias antes de selecionar aquela que lhes pareceu mais interessante.
Peça a eles que passem a manchete escolhida para o colega ao lado e que recebam uma nova manchete de outro participante. Deve ser feita a mesma coisa com todas as manchetes jornalísticas até que elas se esgotem em suas respectivas fileiras.
Os participantes devem então se reunir com as outras pessoas de suas fileiras e ter em mãos os títulos escolhidos para os artigos baseados nas imagens que viram. O próximo passo são discussões entre os integrantes do grupo sobre as sugestões de manchetes sugeridas por cada participante e a escolha de qual entre elas pode ser considerada a mais interessante e adequada se eles tivessem que compor um artigo.
Numa próxima fase eles devem ser separados em duplas ou trios e a tarefa passa a ser a redação de um artigo com base na manchete considerada pelo grupo anterior como a mais adequada para as imagens que foram analisadas. Depois disso inicia-se a leitura das reportagens produzidas pelas duplas e trios para o restante dos alunos e como conseqüência dessas leituras deverão ser estimulados debates quanto as escolhas para as manchetes e o próprio teor dos textos produzidos.
Depois de todas as etapas anteriores o professor disponibiliza as informações do artigo original e inicia um trabalho comparativo entre as produções dos estudantes e o material publicado pelo jornal ou revista utilizado. É possível trabalhar nessa estratégia com artigos iguais para todos os grupos ou mesmo com artigos diferentes para cada fileira de estudantes. Os trabalhos podem depois compor um portfólio comparativo em que sejam apresentados todos os textos produzidos, a imagem que deu origem ao projeto e também o(s) artigo(s) publicado(s) pela(s) revista(s) ou jornal(is).
Trata-se de uma experiência inesquecível para a grande maioria dos alunos envolvidos que lhes permite repensar conteúdos, articular argumentos, compor textos explicativos e, posteriormente até mesmo editar esse material no laboratório de informática.
1 stefany - são paulo
nossa imprecionante
25/01/2012 09:24:10
2 patricia - novay ork
amei vou escreve isso
09/11/2011 22:02:55
3 Pedro Luiz - São Paulo
Muito Obrigado
22/02/2011 15:11:20
4 Rosangela Gonçalves Fioravanti - GuaibaRS
Adorei a matéria com sugestão de como trabalhar com jornais e revistas na sala de aula. Estou iniciando um trabalho de extensão da faculdade, cujo tema é a utilização dos vários tipos de textos para trabalhar a língua portuguesa.Bom trabalho para todos!
18/11/2010 14:35:49
5 Mauricio Heidson - Palmas TO
Realmente esse material está muito bom, eu estou na graduação Licenciatura em Ciências Biologicas, e irei propor a realização desta atividade na sala de aulas com os meus colegas acadêmicos, tenho certeza que será espetacular..
14/08/2010 11:29:45
6 Denise Silvestre - Campo mourão Pr
sensacional,
28/07/2010 10:57:57
7 Guta Campos - Virginópolis MG
Para professores em geral este artigo é de grande valia. Muito rico. Professores, vamos usar nossa criatividade e com este artigo podemos transformar nossas aulas em aulas inesquecíveis.
14/03/2010 17:35:36
8 Elias mariano - tiete
Sou estudante de história e estou fazendo um trabalho de laboratório sobre o tema.
É a elaboração de material didático a partir de um anuncio antigo de jornal ou revista.
Esse trabalho me foi de muita utilidade. parabéns e obrigado!
21/11/2009 14:40:25
9 gorete leite - olho dáguapb
adorei essa idéia, sou professora do 6º ao 9º ano , essa e minha primeira experiencia com o Fundamental II ,sou formada em pedagogia e atualmente leciono geografia vou tentar desenvolver esse trabalho ,acredito que o resultado será excelente.
10/09/2009 08:23:08
10 marileide - salvadorba
Atuo numa turma de 5°ano e achei mto interessante essa proposta...vou aplicala!
28/04/2009 10:14:13
11 Luciano da Fonseca - Conceição do Araguaia
O artigo permite ao leitor uma profunda compreensão da temática. E motiva o uso de revistas e jornais como instrumentos pedagógicos e didáticos para professores.
11/03/2009 22:11:30
12 Gorete Ribeiro - São José do Goiabal M G
Acabei de descobrir o artigo apresentado, sou professora das series iniciais, vivo buscando, gosto de trabalhar atualizada, mas é tão dificil encontrar uma ajuda c esta, q bom, continuem melhorando e aumentando estes tipos de atividades, estarei aqui buscando e agradecendo p apoio. Presico de atividades p 3º ano primário, crianças de 7 e 8 anos, uso estas fotos para perguntar q tipo de texto e este, que informação esse texto tras, de acordo com o título e a içlustração escreva a notícia, preciso de fotos com textos, ex: encontrei a Daniele Hipólito fazendo camp de vacinação, foi um trabalho fantastico q consegui fazer com a foto q era também texto.
Muito lhes agradeço, se puder envie ao meu email
27/10/2008 20:22:28
13 Rosilene Luzia Teixeira - São Paulo
O artigo apresenta uma excelente proposta de exploração de dois portadores de texto , que como diz o próprio autor, é de fácil acesso para nós: o jornal e a revista. já mobilizei amigos e parentes para a doação destes portadores de textos. Sendo que iniciarei o projeto de leitura, com meus alunos, explorando o jornal. Não usarei somente os jornais atuais, mas os já editados para conseguir realizar uma trabalho crítico e reflexivo sobre o padrão da leitura e escrita.
Quero parabenizar o autor do artigo por nos passar uma experiência que enriquecerá nossa prática pedagogica e dinamizará nossas aulas.
Parabéns!
Grata.
11/10/2008 21:24:55
14 Francina Magalhaes da Silva - São Paulo
Achei ótima essa ideia e vou levaa para minha sala de aula.
11/09/2008 16:17:03
15 Daniela Gléria Antonio - OrlândiaSP
Trabalho com 5° ano a algum tempo e sinto muita necessidade de apresentar as crianças o jornal como um dos meios de informação mais abrangentes e democráticos que existe. Realizei um projeto uma vez e este ano estou iniciando novamente no 2° semestre. No final é visível a alegria e o entusiasmo das crianças ao ver seus textos e pesquisas publicados.
17/07/2008 14:45:24
16 maria jorge - lisboa
maravilhoso.Aprendi alguma coisa
10/07/2008 18:34:43
17 Renato Lopes - Contagem
Excelente artigo, vou tentar desenvolver este trabalho com minhas turmas da 8ª série.
03/07/2008 20:03:47
18 ozana aparecida - goias
muito educativo porem muito realista.
15/05/2008 08:32:16
19 VILMA ACÁCIA - Coroatá-Ma
s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l !!!
Olá, sou professora de História .Este ano é a minha primeira experiência com o 6° ano e é uma pratica que vou utilizar,acredito que o jornal, além das informãções contribue para ativar a habilidade mental, e tbém de múltiplas interpretações, e nos possibilita a trabalhar textos, imagens, anúncios, quadrinhos, charges, graficos, tabelas ...
Quisera todos os educadores adotacem a idéia
23/04/2008 21:09:25
20 Vera - Sorocaba
Achei as idéias legais , vou tentar trabalhar em classe com meus alunos
12/04/2008 20:40:30
21 José Souto - Lisboa-Portugal
Simplesmente, Excelente trabalho.
01/11/2007 17:26:23
22 kélis P. Dejato Gasparini - Penapolis
O artigo citado acima é muito bom, é uma pena que a utilização do jornal em sala de aula ainda é tão pouco, devido ao fato de que a Unidade Escolar nem sempre têm acesso aos jornais e os alunos também não, dessa forma cabe ao professor está levando o mesmo para ser trabalhado em sala de aula e no entanto é uma aula muito enriquecedora.
15/05/2007 20:49:35
23 Jocilene Figueirêdo Morais - roraima
este arquivo é muito bom
20/04/2007 10:21:58
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.