Pedagogia do Incluir
Natália Cortelli Graduada em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia, formada em estimulação tátil pela Skola För Beröring (Suécia), Coordenadora de Produtos Educacionais na Vitae Brasil e Consultora Educacional em Inclusão Escolar de crianças com deficiência.

5 dicas para professores com alunos com TDAH - 06/04/2017
Natália Cortelli

'

esquecimento, desorganização, inquietude, agitação, fala excessiva, distração

Segundo estudos feitos pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, o número de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade aumentou significativamente nos últimos anos. O TDAH, como é conhecido, vem sendo muito discutido por profissionais da área da saúde e educação, pois é quando o indivíduo que possui essa desordem mental inicia na escola que os sintomas ficam mais evidentes, pois é neste momento que é exigido atenção e concentração para o aprendizado.

Os sintomas mais comuns, em pessoas que possuem o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade são: esquecimento, desorganização, inquietude, agitação, fala excessiva, distração, entre outros.

Comportamentos de impulsividade e hiperatividade podem reduzir a capacidade de uma pessoa de controlar suas ações e sua concentração.

Seguem abaixo 5 dicas para alunos com TDAH:

Escolha o melhor lugar na sala de aula para seu aluno com TDAH.

É indicado para alunos que possuem dificuldades de concentração e de direcionar a atenção, que sentem na primeira carteira, próximo ao professor, de preferência longe de janelas e portas, pois estes são considerados elementos que causam distração.

Garanta que seu aluno entendeu o que foi pedido.

Quando o professor der alguma instrução, peça que o aluno repita o que foi pedido. Exemplo: “Então, o que mesmo é para fazer?”.

Use agenda.

Pessoas com TDAH têm dificuldades memoriais até mesmo por se distraírem facilmente. Incentive seu aluno a anotar em uma agenda as datas de entrega de trabalhos, provas e dias para estudar.

Mude as estratégias de como ensinar.

Utilizar sinais visuais e orais é importante para chamar atenção do aluno com TDAH, assim a atenção é estimulada de várias maneiras. Explore objetos audiovisuais para fixar o conteúdo, indique vídeos e filmes sobre o tema de sua aula.

Utilize metodologias ativas de aprendizagem (high response strategies)

Trabalhos em duplas, respostas orais e compartilhamento do que está sendo discutido com amigos auxiliam o aluno com TDAH a ter foco naquilo que está estudando.

É importante ressaltar que o TDAH não é um problema de aprendizagem, no entanto pode prejudica-la, por este motivo é necessário pensar em diferentes estratégias que garantam a sua eficácia.



Leia também…

# Como trabalhar as diferenças em sala de aula

# Download gratuito de livros e cartilhas sobre educação especial e inclusiva


Avaliação deste Artigo: Matéria ainda nao avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.