Pedagogia do Incluir
5 dicas para professores com alunos com TDAH
Natália Cortelli
Segundo estudos feitos pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, o número de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade aumentou significativamente nos últimos anos. O TDAH, como é conhecido, vem sendo muito discutido por profissionais da área da saúde e educação, pois é quando o indivíduo que possui essa desordem mental inicia na escola que os sintomas ficam mais evidentes, pois é neste momento que é exigido atenção e concentração para o aprendizado.
Os sintomas mais comuns, em pessoas que possuem o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade são: esquecimento, desorganização, inquietude, agitação, fala excessiva, distração, entre outros.
Comportamentos de impulsividade e hiperatividade podem reduzir a capacidade de uma pessoa de controlar suas ações e sua concentração.
Seguem abaixo 5 dicas para alunos com TDAH:
Escolha o melhor lugar na sala de aula para seu aluno com TDAH.
É indicado para alunos que possuem dificuldades de concentração e de direcionar a atenção, que sentem na primeira carteira, próximo ao professor, de preferência longe de janelas e portas, pois estes são considerados elementos que causam distração.
Garanta que seu aluno entendeu o que foi pedido.
Quando o professor der alguma instrução, peça que o aluno repita o que foi pedido. Exemplo: “Então, o que mesmo é para fazer?”.
Use agenda.
Pessoas com TDAH têm dificuldades memoriais até mesmo por se distraírem facilmente. Incentive seu aluno a anotar em uma agenda as datas de entrega de trabalhos, provas e dias para estudar.
Mude as estratégias de como ensinar.
Utilizar sinais visuais e orais é importante para chamar atenção do aluno com TDAH, assim a atenção é estimulada de várias maneiras. Explore objetos audiovisuais para fixar o conteúdo, indique vídeos e filmes sobre o tema de sua aula.
Utilize metodologias ativas de aprendizagem (high response strategies)
Trabalhos em duplas, respostas orais e compartilhamento do que está sendo discutido com amigos auxiliam o aluno com TDAH a ter foco naquilo que está estudando.
É importante ressaltar que o TDAH não é um problema de aprendizagem, no entanto pode prejudica-la, por este motivo é necessário pensar em diferentes estratégias que garantam a sua eficácia.
# Download gratuito de livros e cartilhas sobre educação especial e inclusiva