Planejamento: indispensável para o sucesso das aulas - 15/03/2017
Bruna Braga
O planejamento é imprescindível para alcançar aulas eficientes e esta tarefa precisa ser realizada com abordagens significativas de acordo com cada realidade escolar. É por meio do planejamento que o professor descreve como será sua aula, relatando sua metodologia, objetivos, atividades, estratégias e recursos que permitirão aulas dinâmicas e atrativas.
O planejamento deve ser um documento flexível para mudanças, pois o professor precisa prever situações e atividades que possam possibilitar e/ou favorecer a aula nos mais diversos contextos. Inserir atividades extras ou deixar de aplicar algumas atividades propostas diante da sua realidade são exemplos da flexibilidade que um planejamento de aulas deve ter. Por muitas vezes esses imprevistos alteram o planejamento, mais se estiver bem estruturado, é possível relacionar os assuntos e oferecer um conteúdo de qualidade. O importante é que as aulas sejam sempre motivadoras e que os alunos compreendam. Para isso, é interessante o uso de recursos tecnológicos, atividades lúdicas e até mesmo sites de pesquisas que despertem o interesse dos alunos e proporcionem aulas atraentes e desafiadoras.
Em contrapartida, utilizar uma atividade improvisada pode tornar a aula desinteressante, já que a falta de objetivos definidos e organizados pode colaborar para uma aula de baixa qualidade ou sem sentido. Outro fator que torna as aulas sem planejamento desinteressantes é utilizar atividades que você viu ou ouviu alguém comentar sem praticar antes. É de extrema importância conhecer esses materiais com antecedência justamente para prever possíveis dúvidas que poderão surgir e abordagens diferenciadas para cada caso. Faz-se então necessário que o conteúdo a ser abordado seja explorado e verificado se dentro da realidade de cada sala de aula, os objetivos serão alcançados para que os alunos aprendam por meio de novos procedimentos e a atividade não se torne monótona.
Portanto, o planejamento deve ter clareza e possibilitar que as aulas sejam bem sucedidas, antecipando ações e contribuindo para melhorias no ensino e na aprendizagem dos alunos. Um bom planejamento dispõe de tempo de pesquisa para o professor, que deve buscar meios diversos para atrair seus alunos bem como organizar cada etapa da aula, para que haja o desenvolvimento do que está sendo abordado.
Desta forma, conclui-se que uma boa aula passa por uma organização de estratégias, recursos, metodologias a fim de um objetivo comum: o aprendizado e por esta razão o planejamento é essencial.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.