Verificação ou Avaliação: observações a partir da teoria avaliativa de Luckesi - 13/01/2017
Letícia Galle Wilde
A avaliação tem como principal objetivo verificar os conhecimentos dos alunos, se eles estão ou não sendo desenvolvidos corretamente, ou seja, se nosso trabalho como educador está sendo feito de forma correta, surtindo efeitos positivos e trazendo o resultado esperado. Para que ela ocorra é importante que haja conexão com o Projeto Pedagógico proposto pela escola, os ideais da mesma.
É importante lembrarmos que esse processo avaliativo ocorrerá com a participação ativa do educando, pois é a partir dos conhecimentos já adquiridos por ele que poderemos trabalhar.
Existem três práticas comuns na conduta do professor: medida de aproveitamento escolar, transformação da medida em nota ou conceito, utilização dos resultados identificados. A partir dessas medidas que poderemos observar a prática docente, verificando as diferenças entre verificação e avaliação.
Podemos citar primeiramente os conceitos de medida e limite, neste caso, em uma avaliação a medida seria o “certo” de uma questão, o aluno só receberá a pontuação em sua questão se esta obtiver uma resposta próxima do padrão, ou seja, da medida – a resposta certa. É importante que o professor coloque essas medidas para que cada aluno não seja avaliado de maneira diferente e a partir disso o aluno pode, ou não, chegar ao limite de acertos - de dez questões o aluno pode acertar dez ou menos.
Para avaliar de forma mais simplificada, o professor atribui a essas medidas uma numeração, então, em uma prova que vale dez pontos o professor atribui um valor para cada questão segundo sua preferencia. Mas o processo de inserir medidas as questões não muda a prática, ela continua a mesma.
Podemos citar também a “transformação da medida em nota ou conceito”, neste processo o professor obtém o resultado do educando, e o transforma em nota – conotação numérica, e conceito – conotação verbal. O texto nos mostra que os resultados na conotação verbal serão expressos como: superior, médio superior, médio, médio inferior e sem rendimento – excelente, muito bom, bom, regular, inferior e péssimo.
A transformação das notas e dos conceitos dá-se por meio de equivalências já estabelecidas a cada ponto em uma escala.
Com relação aos resultados, o professor possui três ações a serem feitas: anotar as notas em sua caderneta, oferecer ao educando que foi mal uma segunda chance para obter uma nota melhor e se atentar para as dificuldades dos alunos, observando seus erros e acertos, buscando uma prática que melhore o processo de ensino-aprendizagem. Infelizmente a terceira opção é a menos praticada nas escolas e a que mais surte efeito expressivo na vida educativa do aluno, pois é a partir desta prática que se aprimora e se apreende conceitos muitas vezes não entendidos. O professor mudando sua prática pedagógica, fará com que o aluno possa compreender conceitos dos quais ele possuía mais dificuldade.
# 5 grandes lições aprendidas com gestores com os quais trabalhei
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.