Educação Profissional
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

5 grandes lições aprendidas com gestores com os quais trabalhei - 31/08/2016
João Luís de Almeida Machado

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executivo de mãos cruzadas sobre a mesa

Trabalhando em equipes, em escolas e universidades ou em empresas ao longo de minha carreira profissional, tive a oportunidade de dividir espaço com chefes e líderes em cargo de gestão. Aprendi tanto com os acertos quanto com os erros de algumas destas pessoas e também na lida, ou seja, atuando na gestão de projetos, equipes de professores ou departamentos/áreas das empresas e instituições de ensino. Trago a seguir algumas destas lições que, pessoalmente, considero essenciais para quem irá liderar equipes:

- Reuniões semanais com a equipe e com cada membro do time. No caso de equipes muito numerosas é preciso dosar melhor o tempo e adequar as possibilidades da agenda do gestor ou então manter reuniões apenas com líderes de equipes ou grupos de trabalho. Esta prática permite acompanhamento das ações, necessárias alterações de rumo, devolutivas quanto ao trabalho já realizado, novas metas a serem estipuladas e, principalmente, demonstra a equipe o apreço e preocupação do gestor com os grupos, pessoas e projetos.

- Elogio em público e críticas em particular. Esta prática já havia aprendido em casa, com meu pai, com quem trabalhei em algumas iniciativas, mas a vivência com gestores, alguns acertando, outros errando, me permitiu perceber o quanto isso é correto. Expor colaboradores de sua equipe com críticas em público gera desconforto, desconfiança e nada agrega, a não ser rancor e insatisfação e, isso não apenas com a pessoa criticada abertamente, como também entre os demais membros da equipe. Elogiar em público, por outro lado, valoriza o profissional, permite aos demais perceber que trabalhos bem realizados são reconhecidos, estimulando a todos na busca por melhores resultados.

- Pessoas certas nos lugares certos. Não adianta colocar profissionais que lidam bem com programação ou finanças na linha de frente para atender o público se isso não faz parte de suas qualificações. Identificar a equipe e alocar as forças de acordo com as possibilidades de cada um é importante ação a ser desempenhada por um gestor competente.

- Incentivar o grupo a estar informado, a pesquisar e a estudar é importante. Ninguém nasce pronto ou, tampouco, pode em algum momento achar que não precisa de mais conhecimento para realizar seu trabalho. O mundo é muito dinâmico e pede novos aprendizados o tempo todo. Um bom gestor deve prover e estimular o surgimento de grupos de estudo, atualização quanto ao mundo ao redor (e não apenas no segmento de cada um).

- Respeito é essencial para existir um bom ambiente. E, no trabalho, respeitar significa conhecer as pessoas, perceber seu potencial de trabalho, estimular maior participação, promover o crescimento profissional e pessoal, entender e valorizar as diferenças.



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