Filosofando
Fernanda Valéria Pereira Moliterno Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Graduanda em Letras/ habilitação Português/ Inglês - Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Pós-Graduanda em Língua Portuguesa/Literatura e Linguagem - Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Instrutora Técnica do Programa Informática Educacional, em Lorena, São Paulo

Fundamentos filosóficos da educação - 15/04/2016
Fernanda Valéria Pereira Moliterno

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óculos sobre página aberta de um livro antigo

A Filosofia é um estudo relacionado à existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem. Seus métodos estão caracterizados pela argumentação. Sua importância para a compreensão da sociedade e do mundo é para quebrar barreiras para que o indivíduo por meio de seu esforço obtenha um estado pleno de satisfação, ocasionando um momento de felicidade. Através da argumentação podemos quebrar as barreiras dos nossos preconceitos, paradigmas de nossa realidade que não queremos mudar. Melhoramos nossas ideias, decisões e agirmos melhor, já que nossas ações baseiam-se naquilo que pensamos. Já os problemas que a filosofia apresenta ajudam-nos a compreender melhor o mundo, fazendo-nos ter uma atitude critica em relação às respostas e soluções apresentadas para os problemas da sociedade, com o objetivo de termos um mundo cada vez melhor para todos.

A educação no século XXI tem como objetivo a transformação social, onde o educador provocará no educando o busca pela descoberta, pela pesquisa, por solucionar problemas. Mas essa realidade ainda está longe do alcance de todos os alunos. Percebemos claramente a desigualdade na educação entre os que têm um poder aquisitivo maior e os que dependem de uma educação custeada pelo governo. Já temos salas de aulas interativas, onde o aluno é um descobridor, um solucionador de problemas, um pesquisador e crítico. Enquanto em outros lugares, a realidade é que muitas escolas nem tem carteiras e cadeiras escolares adequadas, salas de aula equipadas, livros didáticos, professores preparados. Infelizmente este tipo de desigualdade faz parte da nossa sociedade capitalista que vem de uma cultura onde o governo é favorecido com a ignorância de seu povo. Onde a educação acaba por fazer o que a classe dominante lhes impõe mantendo assim o Status quo. A educação brasileira tem seus pontos altos e baixos, infelizmente a educação não é de qualidade para todo o indivíduo, pois a realidade social em que cada indivíduo se insere é diferente, a desigualdade social faz com que uns tenham uma educação de nível e outros não, ou seja, educação de qualidade configura-se para poucos. Segundo Otaíza de O. Romanelli (1986, p. 23), a educação no Brasil é profundamente marcada por desníveis e, por isso, a ação educativa se processa de acordo com a compreensão que se tem da realidade social em que se está submerso. Nesse processo, dois aspectos se distinguem: o gesto criador – que resulta do fato de o homem “estar-no-mundo e com ele relacionar-se” transformando-o e transformando-se; e o gesto comunicador– que o homem executa e, assim, transmite a outros os resultados de sua experiência ao longo da vida.


Referências

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1968/1642 acesso em 30/03/16

https://docs.google.com/open?id=0B6RRGXoT7E0yMmYwODg1MTUtYWQ5 My00MGRkLTkxODEtOWZmZDdiNTRmMTg4 acesso em 30/03/16

https://docs.google.com/document/d/1XMd0vCf7dl75u8bFfrxcxG4wudUXSGk V6A9lispUA1Q/edit?hl=en_US acesso em 30/03/16

https://docs.google.com/open?id=0B6RRGXoT7E0yYTIwODFjZDctNzg2Yy00 M2FkLWJhOTctZjlmYWNjZjdlNzc1 acesso em 30/03/16

http://www.jaderbarbalho.com/site/2010/02/28/a-educacao-no-seculo-21/ acesso em 30/03/16



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