A Comunicação nos tempos de “Emoji” - 09/03/2016
Joyce da Conceição Lopes Simões
Na era das redes sociais os Emojis invadem o mundo corporativo para melhorar a comunicação.
Um artigo publicado no inicio do ano no portal administradores trouxe uma realidade até então encontrada apenas nas redes sócias para as comunicações dentro da organização. De acordo o artigo, com a popularização da linguagem virtual, 75% das pessoas usam emoticons em suas mensagens de trabalho.
Os famosos “Emojis” utilizados nas principais redes sociais trazem um sentindo mais humano as comunicações, sentimento é uma faísca para um engajamento emocional com a informação recebida, sendo essência da comunicação moderna.
Tem sido tão comum o uso de emoji que em 2015 foi considerado a palavra do ano pelo dicionário Oxford, mas será que essa linguagem realmente deve ser utilizada no mundo corporativo?
Há que diga que estes pequenos rostinhos fazem a diferença na hora de expressar com exatidão o sentimento que precisa ser passado, visto que muitas vezes as palavras podem ter duplo sentido.
O que manda é o bom senso, vale lembrar que toda a comunicação feita por canais de comunicação da empresa são de caráter comprobatório para alinhamentos internos, ações desenvolvidas, contratos fechados...
A busca por um melhor entendimento entre as partes é essencial, é preciso entender qual linguagem seu receptor irá entender a mensagem da melhor forma, se através dos emojis podemos obter bons resultados é totalmente valido sua utilização. Uma comunicação eficiente é quando o receptor entende e executa exatamente aquilo que esta sendo pedido.
A busca por uma comunicação mais humana e eficiente nos levar a resultados mais eficazes ;D
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.