Educação Profissional
Natália Cortelli Graduada em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia, formada em estimulação tátil pela Skola För Beröring (Suécia), Coordenadora de Produtos Educacionais na Vitae Brasil e Consultora Educacional em Inclusão Escolar de crianças com deficiência.

Retorno às aulas. Um aluno com deficiência em minha turma e agora? - 12/01/2016
Natália Cortelli

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professora instruindo aluno com deficiência

As aulas vão começar e aquela ansiedade de receber uma turma nova é natural, todos professores passam por isso, sejam "marinheiros de primeira viagem" ou não. Quando se sabe de uma criança com deficiência em sua turma essa ansiedade pode aumentar. Será que vou conseguir dar conta desse e dos outros alunos? Será que vou conseguir ensiná-lo? E se ele for agressivo? Esses são questionamentos de todos os professores.

Calma! Afinal tudo que é novo nos causa insegurança. Receber um aluno com deficiência na sua sala é um desafio, mas com certeza será um presente recheado de aprendizagem. Segue algumas dicas:

- Busque o conhecimento

Se o professor sabe que tipo de deficiência tem o aluno, buscar entender um pouco mais da deficiência e pesquisar sobre os desafios típicos daquela deficiência é muito importante. Vale ressaltar que antes da deficiência, há um indivíduo, e por isso é essencial respeitar sua particularidade.

- Crie vínculo

É importante o professor ter em mente que a relação que for estabelecida com aquele aluno é o que determinará o comportamento do mesmo no decorrer do ano. Muitos alunos com deficiência se adaptam às escolas quando percebem que são aceitos, compreendidos e conseguem aprender na escola. Qualquer pessoa, não fica bem aonde se sente excluído, incompreendido, ou é rejeitado.

- Preparar a turma para as diferenças

Faça uma dinâmica em grupo, com os alunos, para se conhecerem, aproveite este momento para conversar sobre as diferenças, sobre as qualidade e competência de cada um.

É preciso explicar para todos que cada situação é única, nem sempre as atividades serão idênticas. Converse com os alunos sobre as diferenças, mas jamais coloque o aluno deficiente no papel de "coitadinho" É essencial lembrar que todos podem aprender dentro de suas limitações.

- Planeje-se

Para que a inclusão aconteça de forma efetiva é fundamental a elaboração de um plano de ação. Adaptar as atividades para que as mesmas atendam às necessidades específicas do aluno. Caso sinta dificuldade recorra a equipe gestora e a sala de atendimento especializado.

Uma sala inclusiva respeita e valoriza as diferenças, sendo assim, todos aprenderão competências que levarão para o resto de suas vidas, ensinamentos que vão além do pedagógico.

Formar uma sociedade que respeita o outro, que desenvolve o apoio mútuo, pessoas mais solidária e compreensivas, esse é o papel de todos os formadores de opinião, este é seu papel professor!



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