A Linha do Tempo das Ditaduras Militares - 07/07/2004
Ditadura Militar
As ditaduras militares latino-americanas vigentes nas décadas de 1960 e 1970 assustaram e oprimiram muita gente; silenciaram oposicionistas e criaram uma atmosfera de terror em todos os países em que vigoraram; fizeram perdurar um sistema político antidemocrático e revanchista que suprimiu avanços sócio-políticos conseguidos às custas de um lento processo de amadurecimento cultural; impuseram valores e determinaram diretrizes que iriam influenciar a história do Brasil, da Argentina e do Chile por um período muito mais longo que a própria duração de seus ciclos de governo.
Cientes dessas informações, tínhamos um desafio pela frente, permitir que os estudantes conseguissem entender o contexto em que viviam cidadãos dessas nações durante a época em que os generais mandavam nos destinos de seus países.
Para que pudéssemos atingir esse objetivo, resolvemos fazer um levantamento de recursos disponíveis, além do texto do material utilizado em nosso curso, que pudessem compor um painel bastante amplo da realidade desses países sul-americanos.
Fizemos então uma breve relação de livros (“A Ditadura Escancarada”, “A Ditadura Envergonhada”, “A Ditadura Derrotada”, “Brasil Nunca Mais”, “O que é isso, Companheiro?”, “Os Carbonários”), de filmes (“Pra Frente Brasil”, “Lamarca”, “A História Oficial”, “Missing – O Desaparecido”, “Chove sobre Santiago”, “O que é isso, Companheiro?”), de links na Internet, e procuramos reportagens recentemente publicadas em artigos de jornais e revistas que abordassem esses assuntos.
De posse dessas informações tentamos fazer com que os alunos (do 2° ano do ensino médio) entrassem rapidamente no clima do assunto e propusemos dramatizações dos procedimentos adotados pelos torturadores do sistema repressivo dominante.
Filmes como “Lamarca”, “Pra Frente Brasil” e “O que é isso, Companheiro?” possibilitaram
aos estudantes entender um pouco do cenário sócio-político da época da ditadura.
A elaboração dos roteiros, a estruturação das cenas e a dramatização seriam elementos avaliados, por esse motivo os estudantes deveriam se preocupar em prestar muita atenção aos depoimentos lidos ou apresentados em aula e, também, a seqüência previamente escolhida do filme “Lamarca”, de Sérgio Resende, esclarecedora quanto ao assunto.
Outra providência importante foi dar aos alunos acesso a textos disponíveis no Planeta Educação que trabalhassem os temas propostos. Foram escolhidos os seguintes artigos:
- “O que é isso, Companheiro?” – Anos de Chumbo – da coluna Cinema na Escola
(http://www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=75).
- Pesadelo 1964 – A Tortura nos porões da ditadura militar brasileira – da coluna De Olho na História
(www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=187).
- “A Ditadura Envergonhada” – sobre o livro de Elio Gaspari – na coluna Planeta Literatura
(www.planetaeducacao.com.br/new/colunas2.asp?id=232).
Tendo lido as referências e o material utilizado em aula, foi dado aos grupos de alunos o tempo de um dia (isso mesmo, 24 horas; sem mais, nem menos) para que pudessem organizar suas dramatizações. O propósito de se trabalhar com períodos de tempo reduzido como o dessa atividade é obrigar os estudantes a lidar com a adversidade, obrigando-os a improvisar, a buscar respostas rápidas e, acima de tudo, a conseguir trabalhar de forma muito objetiva.
Não havia tempo a ser desperdiçado, por esse mesmo motivo, ouvi muitas queixas e reclamações, assim como vários grupos dizendo que seriam incapazes de compor a apresentação e entregar relatórios do trabalho do grupo e roteiros digitados de um dia para o outro. Fizemos uma breve negociação através da qual adiamos a entrega dos trabalhos escritos para dali a quatro dias, eles poderiam então, se concentrar na produção dramática do dia seguinte.
A Dramatização foi fundamental para que os grupos sentissem na pele as dores e
dificuldades dos opositores do regime linha-dura.
Apesar dos temores anunciados na véspera, os estudantes estavam muito empolgados com as apresentações no dia previsto. Nenhum dos grupos faltou com a responsabilidade e, estavam todos munidos de maquiagem, figurinos, objetos para cenografia, elementos para a produção de efeitos especiais e, para minha surpresa, uma câmera de vídeo com a qual acabaram gravando todas as apresentações.
Os grupos, formados por 3 ou 4 elementos, se organizavam antecipadamente e tinham 10 minutos para realizar sua performance.
Tivemos representações compenetradas e muito caprichadas por parte de alguns alunos. A maioria se aplicou bastante para criar um clima representativo das hostilidades reinantes no ambiente dos porões onde ocorriam as torturas. Vimos vários tipos de agressões utilizadas pelos torturadores sendo encenadas, do pau de arara aos choques elétricos, das queimaduras provocadas por cigarros à tortura psicológica, dos enforcamentos aos afogamentos...
Todas as apresentações foram acompanhadas pela coordenadora do ensino médio, que a despeito das circunstâncias degradantes da tortura, apreciou o trabalho dos jovens. Fui questionado quanto ao fato de estarmos dando ênfase aos aspectos mais aterrorizantes daquela história. Expliquei que aquilo era apenas uma etapa, complementada por explicações, leituras e pela confecção de linhas do tempo sobre as ditaduras militares latino-americanas.
Essa sensibilização, acompanhada por uma verdadeira imersão no ambiente a partir das leituras e da apreciação dos textos da Internet tinha ainda, para finalizar, um trabalho de recomposição do percurso que levou esses países a viver sob a égide ditatorial. Para tanto reutilizamos um conceito e uma proposta de trabalho que já havíamos usado com sucesso no ano anterior, as linhas do tempo.
O resgate cronológico dos eventos nos permitiria ver os acontecimentos históricos a partir de um suceder de fatos e eventos que explicariam por que tais forças conservadoras e reacionárias chegaram ao poder.
Livros com relatos de época ou pautados em extensa pesquisa iluminaram os caminhos
das aulas ao permitirem descrições e explicações importantes dos acontecimentos
políticos,
culturais,
sociais e econômicos
das décadas de 1960 e 1970.
O resgate, no caso brasileiro, por exemplo, passava pela necessidade de voltar ao período de governo de Jânio Quadros, sua renúncia e, a posterior posse do vice João Goulart, de quem haviam sido retiradas às prerrogativas presidenciais em virtude da implantação no país de um sistema parlamentarista de governo, tudo isso ainda no ano de 1961.
Acontecimentos como o plebiscito em favor do retorno ao presidencialismo, o golpe em 31 de março/1° de Abril de 1964, o estabelecimento dos Atos Institucionais, a cassação dos mandatos políticos e dos direitos individuais, a decretação do estado de sítio, a tortura, o surgimento dos movimentos de oposição ao regime, o milagre econômico, a censura e tantos outros temas relacionados teriam que aparecer na linha do tempo sobre a ditadura militar brasileira.
Apesar de termos trabalhado um pouco dos movimentos que afetaram a vida de nossos vizinhos da América do Sul, demos maior ênfase aos acontecimentos do cenário nacional. Ao pedirmos a linha do tempo, foi concedida aos alunos total liberdade para optar com qual histórico gostariam de compor suas linhas do tempo: o argentino, o brasileiro ou o chileno.
Por razões de facilidade e disponibilidade de recursos, a maior parte dos grupos optou por trabalhar com o caso brasileiro.
Um dos poucos requisitos fundamentais quanto à produção das linhas do tempo sobre as ditaduras era que o trabalho usasse e abusasse da criatividade, exatamente como havia acontecido no outro projeto em que havíamos utilizado a mesma proposta (no ano anterior, havíamos feito nosso primeiro projeto com linhas do tempo acerca da história das religiões, e o resultado foi fantástico).
A apresentação das linhas, feita alguns dias depois (aproximadamente uma semana), foi notável. Tivemos desde produções que se espelharam em periódicos jornalísticos como a Folha de São Paulo (utilizando inclusive as mesmas letras padronizadas da folha de rosto desse importante jornal brasileiro), passando por uma linha do tempo feita em um rolo de papel higiênico (como se tivesse sido produzida por prisioneiros no cárcere, que não tinham a seu dispor nenhum tipo de material para escrever), por um outro trabalho que impressionava por colocar na linha um boneco ao qual haviam sido atrelados fios elétricos numa clara alusão a tortura ou ainda através da produção de uma “televisão” onde uma edição especial do Jornal Nacional confeccionada em papel (num rolo) podia ser assistida pelos demais alunos.
O desfecho não poderia ter sido melhor. Tenho certeza que, depois de tanta pesquisa e empenho, dificilmente tal temática será esquecida pelos estudantes.
1 Fabiano - Fortaleza
Artigo lamentável e que induz seus leitores a pensar o Brasil dos anos 60 e 70 como algo sofrido, quando na verdade não foi. Vivi períodos maravilhosos de minha vida em um país respeitável, onde maus brasileiros eram silenciados para não nos transformar nos ainda hoje atrasados países de herança comunista. Felicidades e abertura de raciocínio. Fabiano Azevêdo
08/01/2012 08:08:14
2 ana flavia - natal
super legal gostei de mais
10/10/2011 10:44:40
3 daiane - cascavel pr
estou fazendo um trabalho de historia e preciso da linha do tempo do regime militar
me ajudem por favor desde ja agradeço
17/08/2011 15:52:46
4 Bruna B - LajeadoRS
Oioi, preciso relacionar a ditadura militar brasileira com os dias de hoje, me ajuda. Não sei bem o que escrever e preciso disso pra terça feira 23/11Obrigado desde já
20/11/2010 00:58:34
5 Brenda - curitiba
preciso urgentemente , a linha do tempo do descobrimento do brasil se puderem , manden para meu email , valeu , brenda
18/05/2010 19:41:05
6 MARA LUCIA HARIZON - Reserva PARANÁ
Preciso urgente da linha do tempo com os principais acontecimentos que ocorreram no ambito educacional, dando destaque para a legislação que ambasou as mudanças educacionais em cada período.
Desde já agradeço pela colaboração
15/02/2010 20:20:11
7 Josefa Libório - Garanhuns
Fazemos muitas linhas de tempo com nossos estudantes. Eles são perfeitos. O ensino se transforma em via de mão dupla, onde todos aprendem. Um abraço e parabéns pelo artigo. Acabei de conhecer O Planeta Educação.
12/04/2009 09:05:13
8 ana - são paulo
preciso fazer uma linha do tempo do sec. v ao sec.x até os dias de hoje
10/04/2009 19:43:29
9 CRISTINA MATIELLO - Cachoeiro de Itapemirim
Olá !! Preciso fazer uma linha do tempo sobre a historia da educação no Brasil e no mundo, desde os tempos primitivos até os tempos atuais, relacionando os fatos com datas. Se puder me ajudar, ficarei grata.
10/03/2009 00:25:14
10 rosimar - ocidental
preciso da linha do tempo começando do período primitivo ate a democratização do ensino nos anos 80 e 90.
25/10/2008 11:31:25
11 Letícia Barros - São Luis Maranhão
Preciso fazer um trabalho sobre o gverno. A impotancia que o governo exerce sobre o estado desde os dias primitivos até os dias de hoje. Não encontro de jeito algum. Preciso encontrar logo. Me ajude por favor, ficaria muito agradecida. Qualquer coisa, poderiam deixar um comentário no meu email.
14/10/2008 20:11:44
12 iris - São Paulo
Preciso o mais rapido possivel de uma linha do tempo da idade medieval.
Se alguem puder me ajudar.
Agradeço
Boa tarde
04/09/2008 15:41:09
13 Vanderleia - Belo Horizonte
Preciso fazer uma linha do tempo sobre fatos históricos que marcaram a educaçao no sec xx (no Brasil) até dias atuais. Ja pesquisei e achei somente até 1961. Obrigada
06/06/2008 16:41:44
14 Aline Poças - Querencia-Mt
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a história da educação,destacando os príodos da educação no mundo e no Brasil: educação primitiva,oriental,grega,romana,medieval,educação no período renascentista,educação no período da burguesia.Situar o descobrimento do Brasil,marcando os períodos:Jesuítico,Pombalino,Joanino,Imperial Republicano(desde o século XX até os dias atuais. Será que dá ? Preciso emio urgente.
27/05/2008 16:01:34
15 Mirella - Maceió
Vão estudar bando de preguiçosa
17/05/2008 15:11:28
16 Cleide Ap S. H. Miranda - Nazaré Paulista
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a história da educação,destacando os príodos da educação no mundo e no Brasil: educação primitiva,oriental,grega,romana,medieval,educação no período renascentista,educação no período da burguesia.Situar o descobrimento do Brasil,marcando os períodos:Jesuítico,Pombalino,Joanino,Imperial Republicano(desde o século XX até os dias atuais.
17/05/2008 11:03:53
17 jacciara colacio dos santos - Murici alagoas
preciso fazer uma linha do tempo da educaçao primitiva ate os tempos atuais.se poderem me ajudar agradeço.
16/05/2008 19:39:06
18 Renata Boelone - colatina
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a história da educação,destacando os príodos da educação no mundo e no Brasil: educação primitiva,oriental,grega,romana,medieval,educação no período renascentista,educação no período da burguesia.Situar o descobrimento do Brasil,marcando os períodos:Jesuítico,Pombalino,Joanino,Imperial Republicano(desde o século XX até os dias atuais. Urgente!!!! Obrigada.
16/05/2008 03:18:20
19 Neuza Pimentel - Alagoinhas - Bahia
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a história da educação,destacando os príodos da educação no mundo e no Brasil: educação primitiva,oriental,grega,romana,medieval,educação no período renascentista,educação no período da burguesia.Situar o descobrimento do Brasil,marcando os períodos:Jesuítico,Pombalino,Joanino,Imperial Republicano(desde o século XX até os dias atuais. Urgente!!!! Obrigada.
13/05/2008 20:54:36
20 ana graciely de andrade ferraz carvalho - itapeva-sao paulo
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a historia da educação no mundo e tambèm no Brasil, desde a primitiva atè os dias de hoje.
13/05/2008 19:30:09
21 maria da penha - linhares
preciso fazer uma linha do tempo sobre a historia da educação no Brasil e no mundo, desde os tempos primitivos até os tempos atuais, relacionando os fatos com datas. se puder me ajudar, ficarei grata.
13/05/2008 09:35:09
22 Poliana Bueno - Londrina
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a história da educação no Brasil e no Mundo. Estou com dificuldades em relação as datas.
Obrigada!
13/05/2008 00:20:46
23 Sandra Regina de Oliveira - Santa Bárbara dOeste
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a história da educação,destacando os príodos da educação no mundo e no Brasil: educação primitiva,oriental,grega,romana,medieval,educação no período renascentista,educação no período da burguesia.Situar o descobrimento do Brasil,marcando os períodos:Jesuítico,Pombalino,Joanino,Imperial Republicano(desde o século XX até os dias atuais. Urgente!!!
12/05/2008 20:57:38
24 neidson de oliveira cardoso - pedras de maria da cruz
tenho que fazer uma linha do tempo sobre a história da educação no mundo e no brasil,desde a educação primitiva até os dias atuais.FICAREI AGRADECIDO SE PUDEREM ME AJUDAR.
12/05/2008 10:01:38
25 Rosimar Mendanha - Itabirito/MG
Preciso fazer uma linha do tempo, sobre a historia da educação destacando os periodos no brasil e no mundo, nesta linha situar o descobrimneto do brasil e iniciar a historia da educação no brasil, marcando os periodos: Jesuitico, Pombalino, Joanino, Imperial, Republicano, ate os dias atuais.
11/05/2008 23:58:15
26 Aluna de Pedagogia - barra do mendes
preciso fazer uma linha do tempo sobre a historia da educação no Brasil e no mundo, desde os tempos primitivos até os tempos atuais, relacionando os fatos com datas. se puder me ajudar, ficarei grata.
11/05/2008 22:59:16
27 ines - ipatinga
Preciso fazer uma linha do tempo sobre a educação no mundo e no brasil desde a educação primitiva até os tempos atuais. por favor, preciso de ajuda!
atenciosamente,
11/05/2008 08:38:05
28 cccccc - xssss
eupreciso de uma linha do tempo montada
09/05/2008 16:53:57
29 Vitoria Luvisari Furtado - Araçatuba- Sp
Tenho que fazer uma Linha do Tempo sobre a Historia da Educação no Mundo e no Brasil, desde a educação primitiva até os dias atuais. Por favor preciso de ajuda!
Obrigada.
08/05/2008 22:15:30
30 Vanessa - Rio do Sul / SC
Tenho que fazer uma Linha do Tempo sobre a Historia da Educação no Mundo e no Brasil, desde a educação primitiva até os dias atuais. Se tiver como me ajudar fico agradecida.
Atenciosamente.
08/05/2008 17:01:44
31 Daniela Mantovani - Taubaté
Preciso fazer um organograma (linha do tempo) sobre a Historia da Educação no Mundo e no Brasil, desde a educação primitiva até os dias atuais. Se puderem me ajudar, ficarei muito grata.
03/05/2008 00:11:41
32 Maria Rita - Várzea Grande- MT
Gostaria de receber comentários sobre pontos da linha do tempo relacionados a educação infantil
20/11/2007 23:11:07
33 Eroide da conceição oliveira - palmas tocantins
estol fazendo uma pesguisa de historia que tem portiulo a linha do tempo so que eu, queria os pontos que se relacione com a educaçaõ gostaria de reseber no meu em meio comentarios sobre o asunto ficaria muito agradecido.
07/05/2007 11:19:44
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.