Gerenciamento das emoções no mercado de trabalho: o viés para minimizar o conflito entre as gerações - 13/05/2015
Josiane Ferreira
O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, requerendo competências mais complexas com atitudes e habilidades que se referem ao relacionamento interpessoal.
Gerenciar as emoções é o principal obstáculo para a carreira dos jovens ingressantes, e mesmo aqueles que possuem boas competências do ponto de vista técnico encontram dificuldades nos primeiros anos da vida profissional, faltando-lhes sobre tudo o autoconhecimento.
A falta de capacidade de lidar com as diferenças e consequentemente conviver com grupos de faixas etárias e características distintas torna-se uma fragilidade comportamental que contribui para o conflito entre as gerações.
Administrar essa convivência requer conhecimento acerca das motivações e valores de cada uma dessas gerações, em especial da geração Y recém-chegada ao mercado de trabalho.
Para Golleman (2007), as empresas de todo o mundo olham rotineiramente através das lentes do QE (Quociente Emocional) para contratar, promover e desenvolver seus empregados.
Convive-se em um mesmo espaço com a diversidade de gerações, que são quatro presentes no atual mercado de trabalho e que se divide em Tradicional, nascidos até 1945, momento em que o mundo vivia os traumas do pós guerra; os Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1964, fase do progresso na maior do país; a geração X, nascidos 1965 a 1980 em um período de estabilidade política e econômica no mundo ; e por fim, a geração Y, dos nascidos entre 1980 e 2000, período de surgimento e aperfeiçoamento da tecnologia da informação (OLIVEIRA, 2010). Importante destacar a eminência da geração Z, nascidos 2000 a 2010 e a geração Alpha, nascidos após 2010.
Para que se tenha sucesso no mercado de trabalho é necessário desenvolver habilidades chaves como autocontrole emocional e empatia, que são aptidões valiosas tanto quanto as cognitivas.
Bibliografia:
GOLEMAN, Daniel, ph.D. Inteligência emocional: Por que ela pode ser mais importante que o QI. 10. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
LIPKIN, N. A.; PERRYMORE, A. J. A Geração Y no trabalho: como lidar com a força de trabalho que influenciará definitivamente a cultura da sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova geração de líderes. São Paulo: Integrare, 2010
# Artigo: Motivação. De onde vem essa força?
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