Você é Hands On e By Heart? - 25/03/2015
Francisco Machado
No mundo corporativo são utilizadas algumas expressões que talvez , ainda, não façam parte de seu vocabulário. Pode ser, por exemplo, o caso das expressões “Hands On” e “By Heart”.
Já ouviu falar? Você tem estas características profissionais?
Hands On é uma expressão que significa “aprender fazendo”, ou seja, aquele profissional que possui múltiplas competências e mente aberta para absorver novos conhecimentos e que está sempre se atualizando.
Ele domina diversas áreas, sem perder o foco na sua função principal. Um líder Hands On se destaca com características tais como a realização de sessões de coaching com os funcionários, a comunicação aberta, clara e honesta e, por vezes, por tomar parte em operações de negócios, tais como atender telefonemas de clientes.
Para exemplificar um líder com tais características, citarei Steve Jobs, que usou este estilo de liderança como CEO da Apple Inc.
E a expressão By Heart? Cada dia mais estão exigindo também esta característica dos profissionais, que significa ter amor ao que faz, ter prazer em executar a sua função. De certa forma, não estão errados, pois, se você não gosta do que faz, simplesmente realiza suas atividades para “cumprir tabela”, e o resultado muitas vezes é falta de dinamismo, desânimo claramente perceptível e desmotivação. É claro que nem sempre fazemos o que sonhamos em termos de trabalho, mas, se focarmos na alegria de realizar aquilo pelo qual nos propomos, fazendo da melhor maneira e o mais esmerado possível, qualquer atividade será mais fácil e produtiva.
Isto me faz lembrar do Sr. Renato Luiz Lourenço, o “Gari Sambista” ou também conhecido como “Renato Sorriso”. Ele é um exemplo de funcionário By Heart. Seu trabalho de gari certamente não é nada fácil, mas ele encontrou felicidade naquilo que faz, sambando com sua vassoura e executando com prazer o seu serviço. Acabou sendo notado e hoje se tornou uma celebridade, participando de vários eventos esportivos, inclusive na Copa de 2014. Moral da história: O que você faz sempre alguém percebe, para o bem ou para o mal. Esteja atento às boas oportunidades...
Por isso, a cada dia, procure sempre ampliar seus conhecimentos, não estagnando apenas na sua tarefa, como se tivesse a “síndrome de Gabriela” (do tipo: eu nasci assim e sempre serei assim). Procure focar em fazer o seu melhor, progrida, derive um senso de satisfação por realizar com esmero, pois, se assim o fizer, certamente será um funcionário Hands On e By Heart .
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