O que vem à sua mente quando você pensa sobre a
criatividade?
Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve
talentos extraordinários.
Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida
como o processo mental de geração de novas ideias
por indivíduos ou grupos.
Por isso, tenho desafiado meus alunos a usarem a criatividade a favor
de seus conhecimentos.
O que norteia a formação de um adulto
não são disciplinas e matérias
distantes da realidade, mas, sim, situações
vividas e experimentadas.
A decisão de usar a criatividade de forma lúdica
serve para despertar as contribuições das pessoas
adultas que atuam nas empresas, tendo-as como ferramenta
estratégica para ajudar em seu processo de aprendizagem.
Para ser criativo, é necessário permitir que a
mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar
aquele conhecimento formal que temos ou, ainda, de parecermos errados.
O uso de paródias, histórias, contos e
fábulas é uma rica fonte de aprendizagem.
Utilizar esses recursos na educação
servirá para ilustrar o mundo corporativo.
Isso ocorre porque tais meios ajudam a melhorar a
comunicação e a construção
de relacionamentos, geram espírito criativo, influenciam
comportamentos e, ainda, colaboram na resolução
de problemas.
Na obra “Era uma vez uma empresa”, de Gabriel
García de Oro, há clara
demonstração de como usar a sabedoria das
fábulas para ter sucesso nos negócios.
Se esses relatos servem de lição para
crianças e no mundo corporativo, por que não os
utilizar como ferramentas para criar, organizar e processar ideias?
O uso também é bem-vindo na arte de empreender,
tomar decisões e estimular o autoconhecimento e
desenvolvimento pessoal dos alunos.
Sendo as histórias tão eficazes, nós
podemos nos tornar facilitadores mais completos quando oferecemos aos
alunos a possibilidades de conhecer e desenvolver várias
competências.
Entre elas, há benefícios na
Liderança, Trabalho em Equipe, Flexibilidade,
Comunicação, Criatividade,
Aceitação de Desafios, além de
Inteligência Emocional.
Todas essas habilidades abrirão as portas da
autoconfiança, promovendo a compreensão
compartilhada, tornando nossos alunos mais eficazes, produtivos e
dinâmicos para enfrentar o mercado de trabalho.
Edyane
Souza Gonçalves
é Professora de Ensino Superior na Faculdade Bilac, Formada
em Letras pela Universidade Metodista e Especialista em
Gestão de Recursos Humanos e Gestão do
Conhecimento.