Educação Profissional
 

"Era Uma Vez" na Escola e no Trabalho - 26/11/2012
Edyane Souza Gonçalves

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O que vem à sua mente quando você pensa sobre a criatividade?

Alguns pensam em pessoas muito especiais e que a criatividade envolve talentos extraordinários.

Numa perspectiva bastante abrangente, a criatividade pode ser definida como o processo mental de geração de novas ideias por indivíduos ou grupos.

Por isso, tenho desafiado meus alunos a usarem a criatividade a favor de seus conhecimentos.

O que norteia a formação de um adulto não são disciplinas e matérias distantes da realidade, mas, sim, situações vividas e experimentadas.

A decisão de usar a criatividade de forma lúdica serve para despertar as contribuições das pessoas adultas que atuam nas empresas, tendo-as como ferramenta estratégica para ajudar em seu processo de aprendizagem.

Para ser criativo, é necessário permitir que a mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar aquele conhecimento formal que temos ou, ainda, de parecermos errados.

O uso de paródias, histórias, contos e fábulas é uma rica fonte de aprendizagem.

Utilizar esses recursos na educação servirá para ilustrar o mundo corporativo.

Isso ocorre porque tais meios ajudam a melhorar a comunicação e a construção de relacionamentos, geram espírito criativo, influenciam comportamentos e, ainda, colaboram na resolução de problemas.

Na obra “Era uma vez uma empresa”, de Gabriel García de Oro, há clara demonstração de como usar a sabedoria das fábulas para ter sucesso nos negócios.

Se esses relatos servem de lição para crianças e no mundo corporativo, por que não os utilizar como ferramentas para criar, organizar e processar ideias?

O uso também é bem-vindo na arte de empreender, tomar decisões e estimular o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal dos alunos.

Sendo as histórias tão eficazes, nós podemos nos tornar facilitadores mais completos quando oferecemos aos alunos a possibilidades de conhecer e desenvolver várias competências.

Entre elas, há benefícios na Liderança, Trabalho em Equipe, Flexibilidade, Comunicação, Criatividade, Aceitação de Desafios, além de Inteligência Emocional.

Todas essas habilidades abrirão as portas da autoconfiança, promovendo a compreensão compartilhada, tornando nossos alunos mais eficazes, produtivos e dinâmicos para enfrentar o mercado de trabalho.

Edyane Souza Gonçalves é Professora de Ensino Superior na Faculdade Bilac, Formada em Letras pela Universidade Metodista e Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
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1 COMENTÁRIOS

1 Eloir Rosa Ramos - São Leopoldo RGS
Gostei da abordagem do texto...
07/01/2013 18:16:46


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