Universo Escolar
Márcia Rodrigues dos Santos  Especialista em Psicopedagogia; Terapeuta Cognitivo Comportamental – Integrante da Equipe de Conteúdos Digitais e Parcerias e Soluções da Vitae Brasil. E-mail: marica.santos@vitaebrasil.com.br

Fim de Ano na Escola - 20/11/2012
A Importância da Participação da Família

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Estamos chegando ao fim do ano escolar novamente.

Durante os primeiros momentos, tudo parecia num ritmo desacelerado, calmo e sem grandes correrias.

De repente, contudo, nos damos conta que o segundo semestre está prestes a terminar, e mais uma vez nos vemos com pouco tempo para administrar as ações comuns ao final do ano.

Esse período é de alívio para aqueles que passarão de ano sem problemas, mas não podemos desconsiderar a grande carga de stress e fadiga que sofrem os alunos que não obtiveram as médias necessárias para passarem ao próximo ano letivo.

É nesse momento que o apoio da família pode ser fundamental e indispensável ao aluno.

Se a família já participa da vida escolar dele, é certo que não haverá muitas dificuldades para passar por essa fase.

Isso porque quando o aluno e a escola podem contar com os pais para auxiliar e acompanhar esse e tantos outros períodos, o sucesso em vários setores da vida do aluno sofre significativo aumento.

Porém, se ele estiver com problemas em alguma matéria, não se preocupe, há vários meios para você, como família parceira da escola, ajudá-lo:

Abaixo, veja 10 dicas fundamentais para que seu contato com a escola de seu filho, pensando na melhoria dos rendimentos escolares dele, seja ainda mais eficaz:

1. Estabeleça uma rotina de estudo que dure, no mínimo, de 1 a 2 horas todos os dias.

2. Tenha livros e revistas à mão e em todos os lugares da casa, pois isso estimula a leitura. É importante também que seja realizada uma leitura com ele diariamente.

3. Organize o lugar para que o estudo esteja tranquilo e sem estímulos externos, como televisão, aparelhos ligados ou janelas abertas.

4. Estabeleça juntamente a seu filho alguns métodos para conseguir um ambiente propício para que o cérebro se organize ao estudo.

5. Acompanhe o que ele está estudando, mesmo que não saiba a matéria ou como ela é ensinada.

6. Sente-se junto a seu filho e leia juntamente a ele, pois isso o ajudará a perceber que você quer ajudá-lo.

7. Converse com o professor, ele saberá dizer quais as matérias que o aluno tem mais dificuldade, além de explicar como você pode auxiliar.

8. Faça uma lista com seu filho de tudo que pode ser revisado e estudado.

9. Diminua horários de televisão e videogames, não se esquecendo de explicar a importância dessas ações ao aluno.

10. Converse muito com ele e esclareça que uma maior dedicação faz-se necessária nesse período.

Apesar de essa rotina de estudos poder auxiliar agora no fim de ano, sabemos que o sucesso na aprendizagem e a parceria da família com a escola estão diretamente ligados.

Vários estudos e a prática mostram que o envolvimento das famílias e da comunidade com a escola contribui para o sucesso acadêmico e social dos alunos.

A evidência é consistente, positiva e convincente.

As famílias têm maior influência nas conquistas de seus filhos.

Quando escolas e famílias trabalham juntas, apoiando o aprendizado, os alunos tendem a ter melhores resultados na escola.

Além disso, aumentam-se as chances de eles permanecerem na escola por mais tempo e, ainda, gostarem mais do ambiente escolar.

Podemos afirmar, por meio da prática no envolvimento da família com a escola, que:

– Alunos que têm famílias envolvidas em seu aprendizado têm melhores notas, são mais propensos a completar o ensino médio e, consequentemente, ingressam no ensino de nível superior.

– Quando as famílias têm interesse ativo no que seus filhos estão aprendendo, os alunos demonstram atitudes positivas em relação à escola e se comportam melhor dentro e fora dela.

– As crianças convivem melhor se os pais podem desempenhar uma variedade de papéis em sua aprendizagem. Elas tendem a ajudar em casa, enquanto seus pais participam na escola, planejam seu futuro e participam das decisões do programa escolar.

– Alunos de Ensino Fundamental e Médio, cujas famílias permanecem envolvidas, têm mais facilidades em transições, mantêm a qualidade do seu trabalho, desenvolvem planos realistas para o futuro e, ainda, têm menos probabilidade de desistência ou fracasso.

Desde o ensino infantil até o ensino médio, as famílias devem oferecer contribuições à aprendizagem do aluno.

Programas de melhoria da escola são muito mais eficazes quando as escolas inscrevem as famílias no processo.

Independente do nível de renda ou do nível educacional, todas as famílias podem e devem contribuir para o sucesso de seus filhos.

Quando os pais se envolvem com as atividades escolares, eles tendem a se tornar mais ativos na comunidade.

Um aprendizado bem-planejado e o apoio da família às atividades tendem a aumentar a autoconfiança do aluno.

Conhecimento é poder.

Pais bem-informados podem ser parceiros mais efetivos e produtivos.

Quanto mais verdadeiro for o relacionamento entre as famílias e a escola, mais o desempenho dos alunos aumenta.

Quando as escolas envolvem as famílias na melhoria da aprendizagem, os alunos têm maiores ganhos.

Quando as famílias estão envolvidas de maneira positiva, as escolas podem deixar de ser um local onde só alguns alunos se desenvolvem para ser um local em que todas as crianças possam, de fato, se beneficiar.

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