Márcia Rodrigues dos Santos Especialista em Psicopedagogia; Terapeuta Cognitivo Comportamental – Integrante da Equipe de Conteúdos Digitais e Parcerias e Soluções da Vitae Brasil. E-mail: marica.santos@vitaebrasil.com.br
Fim de Ano na Escola
A Importância da Participação da Família
Estamos chegando ao fim do ano escolar novamente.
Durante os primeiros momentos, tudo parecia num ritmo desacelerado,
calmo e sem grandes correrias.
De repente, contudo, nos damos conta que o segundo semestre
está prestes a terminar, e mais uma vez nos vemos com pouco
tempo para administrar as ações comuns ao final
do ano.
Esse período é de alívio para aqueles
que passarão de ano sem problemas, mas não
podemos desconsiderar a grande carga de stress e fadiga que sofrem os
alunos que não obtiveram as médias
necessárias para passarem ao próximo ano letivo.
É nesse momento que o apoio da família pode ser
fundamental e indispensável ao aluno.
Se a família já participa da vida escolar dele,
é certo que não haverá muitas
dificuldades para passar por essa fase.
Isso porque quando o aluno e a escola podem contar com os pais para
auxiliar e acompanhar esse e tantos outros períodos, o
sucesso em vários setores da vida do aluno sofre
significativo aumento.
Porém, se ele estiver com problemas em alguma
matéria, não se preocupe, há
vários meios para você, como família
parceira da escola, ajudá-lo:
Abaixo, veja 10 dicas fundamentais para que seu contato com a escola de
seu filho, pensando na melhoria dos rendimentos escolares dele, seja
ainda mais eficaz:
1.
Estabeleça uma
rotina de estudo que dure, no mínimo, de 1 a 2 horas todos
os dias.
2.
Tenha livros e revistas
à mão e em todos os lugares da casa, pois isso
estimula a leitura. É importante também que seja
realizada uma leitura com ele diariamente.
3.
Organize o lugar para que o
estudo esteja tranquilo e sem estímulos externos, como
televisão, aparelhos ligados ou janelas abertas.
4.
Estabeleça
juntamente a seu filho alguns métodos para conseguir um
ambiente propício para que o cérebro se organize
ao estudo.
5.
Acompanhe o que ele
está estudando, mesmo que não saiba a
matéria ou como ela é ensinada.
6.
Sente-se junto a seu filho e
leia juntamente a ele, pois isso o ajudará a perceber que
você quer ajudá-lo.
7.
Converse com o professor, ele
saberá dizer quais as matérias que o aluno tem
mais dificuldade, além de explicar como você pode
auxiliar.
8.
Faça uma lista com
seu filho de tudo que pode ser revisado e estudado.
9.
Diminua horários de televisão e videogames,
não se esquecendo de explicar a importância dessas
ações ao aluno.
10.
Converse muito com ele e
esclareça que uma maior dedicação
faz-se necessária nesse período.
Apesar de essa rotina de estudos poder auxiliar agora no fim de ano,
sabemos que o sucesso na aprendizagem e a parceria da
família com a escola estão diretamente ligados.
Vários estudos e a prática mostram que o
envolvimento das famílias e da comunidade com a escola
contribui para o sucesso acadêmico e social dos alunos.
A evidência é consistente, positiva e convincente.
As famílias têm maior influência nas
conquistas de seus filhos.
Quando escolas e famílias trabalham juntas, apoiando o
aprendizado, os alunos tendem a ter melhores resultados na escola.
Além disso, aumentam-se as chances de eles permanecerem na
escola por mais tempo e, ainda, gostarem mais do ambiente escolar.
Podemos afirmar, por meio da prática no envolvimento da
família com a escola, que:
– Alunos que têm famílias envolvidas em
seu aprendizado têm melhores notas, são mais
propensos a completar o ensino médio e, consequentemente,
ingressam no ensino de nível superior.
– Quando as famílias têm interesse ativo
no que seus filhos estão aprendendo, os alunos demonstram
atitudes positivas em relação à escola
e se comportam melhor dentro e fora dela.
– As crianças convivem melhor se os pais podem
desempenhar uma variedade de papéis em sua aprendizagem.
Elas tendem a ajudar em casa, enquanto seus pais participam na escola,
planejam seu futuro e participam das decisões do programa
escolar.
– Alunos de Ensino Fundamental e Médio, cujas
famílias permanecem envolvidas, têm mais
facilidades em transições, mantêm a
qualidade do seu trabalho, desenvolvem planos realistas para o futuro
e, ainda, têm menos probabilidade de desistência ou
fracasso.
Desde o ensino infantil até o ensino médio, as
famílias devem oferecer contribuições
à aprendizagem do aluno.
Programas de melhoria da escola são muito mais eficazes
quando as escolas inscrevem as famílias no processo.
Independente do nível de renda ou do nível
educacional, todas as famílias podem e devem contribuir para
o sucesso de seus filhos.
Quando os pais se envolvem com as atividades escolares, eles tendem a
se tornar mais ativos na comunidade.
Um aprendizado bem-planejado e o apoio da família
às atividades tendem a aumentar a autoconfiança
do aluno.
Conhecimento é poder.
Pais bem-informados podem ser parceiros mais efetivos e produtivos.
Quanto mais verdadeiro for o relacionamento entre as
famílias e a escola, mais o desempenho dos alunos aumenta.
Quando as escolas envolvem as famílias na melhoria da
aprendizagem, os alunos têm maiores ganhos.
Quando as famílias estão envolvidas de maneira
positiva, as escolas podem deixar de ser um local onde só
alguns alunos se desenvolvem para ser um local em que todas as
crianças possam, de fato, se beneficiar.