Ensino de Línguas
 

Ensino de Língua Inglesa para Alunos Surdos - 31/10/2012
David Marcelo Pereira Berto

'

Aprender uma língua é simplesmente fascinante.

Não somente pelo fato de falar palavras e frases em outro idioma, mas também pelo contato com culturas que permeiam a língua estudada.

Sempre ouvimos falar da importância de se aprender uma nova língua e dos benefícios pessoais e profissionais que ela pode trazer.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira dizem que “é indispensável que o ensino da Língua Estrangeira seja entendido e concretizado como o ensino que oferece instrumentos indispensáveis de trabalho” e que permite “um acesso mais igualitário ao mundo acadêmico, ao mundo dos negócios e ao mundo da tecnologia”.

Tudo isso pode parecer muito interessante para nossos alunos que jogam videogames, assistem a filmes, acessam a Internet, planejam uma viagem, enfim, realizam atividades como qualquer outro indivíduo.

Com o início da Inclusão, passamos a receber, em salas de aula convencionais, alguns alunos que não têm nessas atividades um hobby ou que não compreendem essas diferenças culturais e linguísticas.

Dentre os alunos inclusivos, vamos destacar um, o Surdo.

Surdo é aquele que sofreu uma perda dos sentidos da audição, podendo ser classificada desde leve até profunda.

Como há a dificuldade de ouvir os sons, essa deficiência afeta também a fala, dependendo da classificação da surdez.

A maioria dos que pertencem a essa comunidade comunica-se utilizando a LIBRAS, isto é, Língua Brasileira de Sinais, que tem sua própria gramática, sintaxe, morfologia e fonética.

Alguns simplesmente se comunicam com sinais domésticos, que a própria família e amigos criam para formalizar uma conversa.

Assim disso, será que é possível levar um aluno surdo a se interessar pela aprendizagem da Língua Inglesa? O que fazer para atrair os alunos surdos?

Esses são questionamentos frequentes dos professores com esse tipo de aluno em suas turmas, que podem trazer insegurança e medo.

Reflexões diárias levarão os educadores a deixarem de lado tudo isso.

O professor precisa mudar seu método de ensino.

O aluno surdo se expressa e aprende as coisas de forma diferente quando comparado aos alunos ouvintes.

Nós nos acostumamos a incentivar nossos alunos a buscarem a pronúncia perfeita, repetindo as palavras que ensinamos, focando em conversações.

Tudo isso não faz sentido para surdos porque eles não conhecem os sons das letras, dos fonemas e sílabas.

Antes, o educador deve pensar que, em compensação à falta da audição, os alunos surdos são muito visuais.

Por isso, a utilização de figuras facilita muito sua aprendizagem.

O aluno vai associar a imagem da palavra escrita à imagem do objeto/palavra em questão.

Esse método ajudará até mesmo o professor que não tem conhecimento sobre a língua de sinais.

Outro fator importante é a contextualização das palavras.

O aluno surdo não precisa aprender somente palavras soltas.

Muitos professores o fazem achando que não poderão extrair um sentido daquilo que leem.

É exatamente o contrário. Alunos deficientes auditivos interessam-se muito em aprender outra língua.

O professor deve aproveitar essa característica e preparar sua aula pensando, também, nesses alunos, para que eles não desanimem ou se decepcionem. Softwares educacionais são uma boa pedida.

Esses alunos se sentem muito bem ao manipular um ambiente visual, no qual eles possam interagir.

No caso de alunos maiores, o professor deve tomar cuidado ao questionar sua forma de escrita.

Em Libras, a ordem que as palavras aparecem na frase é diferente no português e também na língua inglesa, podendo haver uma dificuldade em compreender a ordem dos adjetivos em relação aos substantivos.

Muitos educadores acabam confundindo a deficiência auditiva com a mental. As duas não têm proximidade alguma.

Por conta desse equívoco, acabam deixando de lado a prática da leitura, tanto na primeira língua quanto numa segunda.

Há muitos surdos que dominam essa capacidade de leitura e escrita tão bem quanto ouvintes, bem como aqueles que já conseguiram sua graduação ou pós-graduação.

Poderíamos parar e refletir: Quem será o incluído? O aluno ou o professor? Na verdade, os dois.

O aluno por poder fazer parte de um ambiente com pessoas diferentes e podendo se sentir pertencente a ele, o que é um fato.

O professor, por sua vez, por saber unir-se a dois universos ao mesmo tempo, o do ouvinte e do surdo.

Educadores precisam estar sempre preparados para estarem nesses universos simultaneamente, com atividades que atendam as necessidades de todos os seus alunos.

A Língua de Sinais não é o único caminho para esse universo diferente, mas os caminhos são novos a cada dia, seja com imagens, artigos tecnológicos, brincadeiras, leituras, criando várias rotas diferentes para um mesmo objetivo: a satisfação do aluno.

David Marcelo Pereira Berto é formado em Letras pela Faculdade Anhanguera de Taubaté, Professor de Língua Inglesa, Tradutor/Intérprete de Libras (IMOESC – Caçapava/SP), Coordenador do Programa Línguas Estrangeiras da Planeta Educação – Caçapava/SP.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










12 COMENTÁRIOS

1 Elaine Érica Pinatto de Moura - São Paulo
Senhor prazer Eu sou dificiente auditiva fale um pouco ou libra ou escrever.. Eu preciso mais curso de ingles bom.
25/07/2013 16:17:32


2 Iasmyn Bueloni - Colatina ES
Otimo! Sou interprete de Libras e trabalho numa empresa que fornece curso de ingles para alunos de escola publica. E neste curso tem um aluno surdo, sou interprete dele. E la eu desenvolvo varias atividades e projetos, juntamente cm o professor. Queria mais ideias, para inovar... Poque sou a unica interprete na cidade que o foco é o surdo aprenda a lingua inglesa! Entre em contato comigo! Preciso de sua ajuda rs! Abraço! Voce é demais!
13/05/2013 20:45:03


3 Jaqueline Martins Santos Lemes - Guaratinguetá/SP
Boa Tarde, é muito bom saber que pessoas como você faz uma diferença no mundo da inclusão,estou no 1º de pedagogia e faço curso de libras em Aparecida pela prefeitura, tenho um otimo professor Luis Carlos sou iniciante e hoje vejo um mundo totalmente diferente de antes, seria muito bom se todos tivessem a oportunidade de aprender a lingua de sinais é maravilhoso e muito gratificante.Penso futuramente em até fazer um pós em Libras.
03/05/2013 14:51:00


4 Carlos Eduardo Agostinho - Taubaté
Parabéns David, concordo com seu texto. Sou deficiente auditivo oralizado e preciso aprender inglês, exigência do mercado, por gentileza, você porderia me orientar nesse sentido? Continue com seu excelente trabalho!!
01/04/2013 21:06:49


5 Valdirene Barbosa de Sousa - Timon Maranhão
Curso uma pós em Libras irei defender meu artigo A língua Inglesa para Surdo, estou procurando livros e informações que possam contribuir para este trabalho. Li seu artigo e esse contribuiu para ampliação dos meus conhecimentos. Parabéns!
06/03/2013 20:17:21


6 David Marcelo Pereira Berto - Caçapava
Ioná, Muito obrigado! Que o seu sobrinho não desista de lutar pelo direito que ele tem de receber ensino na sua língua. Obrigado pelo seu comentário. Abraço.
30/01/2013 23:23:44


7 Ioná - Feira BA
Tenho um sobrinho surdo que adora Inglês e deseja muito fazer um curso nesta língua.Pena q aqui na nossa cidade o trabalho com os surdos nao seja tão desenvolvido. Parabénes pelo seu trabalho e questionamentos lançados aos educadores!
24/01/2013 14:33:24


8 David Marcelo Pereira Berto - Caçapava
Sr. Paulo Cesar, muito obrigado por suas palavras. Um forte abraço!
06/01/2013 23:18:45


9 Paulo Cesar da Silva Gonçalves - aracaju
Quero parabenizar o sr. David Marcelo Pereira Berto pelo excelente artigo Educação de Inglês para surdos publicado no jornal Dia a Dia. Também considero a oferta desta oportunidade um reconhecimento à capacidade e inteligência dos surdos. Paulo Cesar da Silva Gonçalves Psicólogo Clínico Blog: www.psisurdos.blogspot.com
23/11/2012 23:14:52


10 David Marcelo Pereira Berto - Caçapava
Muito obrigado, queridos Milton e Rúbia!! Um forte abraço!
22/11/2012 07:14:00


11 Milton Rodrigues - Pindamonhangaba
Parabéns ao David! Graças a Deus tive a oportunidade de conhecêlo em 2010 no curso de Letras. Posso garantir que é uma das pessoas que mais admiro na vida pela sua capacidade de ensinar seja quem for. Aliás descobri outra qualidade dele: canta muuuito! : Vida longa a este mestre da comunicação e muito sucesso caro amigo David. Abraços! Milton: seu colega de sala. :D
09/11/2012 14:10:20


12 Rúbia Ferreira Castaldelli Pinheiro - Caçapava
Parabéns David, palavras perfeitas no que se refere ao aprendizado dos surdos.
07/11/2012 14:40:12


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.