Mesmo que no início a Internet tenha sido utilizada apenas
para fins militares, não houve demora para que se tornasse
um referencial em todo tipo de comunicação.
Com o passar do tempo, ela foi sendo desenvolvida em uma interface
gráfica visualmente interessante e mais dinâmica.
Esse acesso, enfim, chegou às escolas, o que se deu em
meados dos anos 90.
A partir daí, contudo, surgiu uma pergunta que
está em evidência até hoje:
Afinal, como avaliamos o desenvolvimento das habilidades dos nossos
alunos que utilizam esse recurso?
Para responder a essa pergunta, podemos relacionar o ensino antes e
depois da chegada da Internet nas instituições de
ensino.
O cenário de aprendizagem antes era o professor como emissor
da palavra e o aluno ouvinte.
Assim sendo, aquilo que o aluno ouvia era por ele reproduzido em
palavras escritas em seu caderno ou livro didático. Nesse
contexto, havia pouca interação entre eles.
Depois da Internet, o cenário mudou quase por completo.
Temos o professor como mediador do conhecimento, enquanto alunos se
tornam coautores na busca da informação.
Os alunos hoje podem compartilhar as ideias e aprofundar as pesquisas
relacionadas ao assunto em um ambiente de reflexão, com
bibliotecas virtuais, guias, apostilas interativas e muito mais.
Ainda há que se falar do aprendizado colaborativo, uma
grande tendência dos alunos do século XXI.
Nesse ambiente, as pessoas com interesse comum se reúnem
para compartilhar o que sabem, buscam juntas a
solução dos problemas, tomam decisões
e agem em equipe por meio de fóruns de debates, e-mails,
videoconferências, sendo cercadas por muitas outras grandes
possibilidades no mundo todo.
Trata-se agora de uma Nova Cultura Educacional, que tem como base o
Compartilhamento das Ideias e ideais em Projetos Colaborativos.
Nós, educadores, precisamos acompanhar essas
tendências e compreender de uma vez que, se não
levarmos as tecnologias (acessos à internet, redes
sociais...) aos nossos alunos, seremos nós quem nos
distanciaremos desse novo formato de educação.
Cabe o entendimento da utilização da Internet, de
como nossos alunos compreendem a pesquisa, o acesso e a busca, bem como
a forma que utilizam a informação.
Temos que estar “antenados” em tudo que acontece na
web e usar esses recursos em nossas aulas a favor da
construção do conhecimento.
Para contribuir com o uso correto da Internet na sala de aula, existem
muitos artigos que até oferecem o passo a passo de como
inserir esse importante recurso em nossas aulas.
Abaixo, há algumas dicas de leituras relacionadas ao tema:
www.cartilha.cert.br
– Várias
leituras sobre a segurança na internet.
www.criancamaissegura.com.brcartilhas.php –
Com várias cartilhas de segurança na internet.
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=467
– Dicas de
atividades utilizando o recurso da Internet.
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=523
– Leitura
sobre como desenvolver Projetos Educacionais na Web.
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=635
– Leitura
sobre mecanismos de busca na Internet.
Conectados sempre, colegas professores!