Planeta Educação

Educação e Tecnologia

Tatiana Bertti Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos com Ênfase em Desenvolvimento Organizacional; Formada em Pedagogia, Licenciatura Plena; Consultora e Orientadora de Informática Educacional na empresa Planeta Educação; Grande experiência em Projetos Educacionais integrados à Tecnologia. E-mail: tatiana.bertti@fk1.com.br

O uso da Internet na Educação
Um Recurso Aliado

Mesmo que no início a Internet tenha sido utilizada apenas para fins militares, não houve demora para que se tornasse um referencial em todo tipo de comunicação.

Com o passar do tempo, ela foi sendo desenvolvida em uma interface gráfica visualmente interessante e mais dinâmica.

Esse acesso, enfim, chegou às escolas, o que se deu em meados dos anos 90.

A partir daí, contudo, surgiu uma pergunta que está em evidência até hoje:

Afinal, como avaliamos o desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos que utilizam esse recurso?

Para responder a essa pergunta, podemos relacionar o ensino antes e depois da chegada da Internet nas instituições de ensino.

O cenário de aprendizagem antes era o professor como emissor da palavra e o aluno ouvinte.

Assim sendo, aquilo que o aluno ouvia era por ele reproduzido em palavras escritas em seu caderno ou livro didático. Nesse contexto, havia pouca interação entre eles.

Depois da Internet, o cenário mudou quase por completo.

Temos o professor como mediador do conhecimento, enquanto alunos se tornam coautores na busca da informação.

Os alunos hoje podem compartilhar as ideias e aprofundar as pesquisas relacionadas ao assunto em um ambiente de reflexão, com bibliotecas virtuais, guias, apostilas interativas e muito mais.

Ainda há que se falar do aprendizado colaborativo, uma grande tendência dos alunos do século XXI.

Nesse ambiente, as pessoas com interesse comum se reúnem para compartilhar o que sabem, buscam juntas a solução dos problemas, tomam decisões e agem em equipe por meio de fóruns de debates, e-mails, videoconferências, sendo cercadas por muitas outras grandes possibilidades no mundo todo.

Trata-se agora de uma Nova Cultura Educacional, que tem como base o Compartilhamento das Ideias e ideais em Projetos Colaborativos.

Nós, educadores, precisamos acompanhar essas tendências e compreender de uma vez que, se não levarmos as tecnologias (acessos à internet, redes sociais...) aos nossos alunos, seremos nós quem nos distanciaremos desse novo formato de educação.

Cabe o entendimento da utilização da Internet, de como nossos alunos compreendem a pesquisa, o acesso e a busca, bem como a forma que utilizam a informação.

Temos que estar “antenados” em tudo que acontece na web e usar esses recursos em nossas aulas a favor da construção do conhecimento.

Para contribuir com o uso correto da Internet na sala de aula, existem muitos artigos que até oferecem o passo a passo de como inserir esse importante recurso em nossas aulas.

Abaixo, há algumas dicas de leituras relacionadas ao tema:

www.cartilha.cert.br – Várias leituras sobre a segurança na internet.

www.criancamaissegura.com.brcartilhas.php – Com várias cartilhas de segurança na internet.

www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=467 – Dicas de atividades utilizando o recurso da Internet.

www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=523 – Leitura sobre como desenvolver Projetos Educacionais na Web.

www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=635 – Leitura sobre mecanismos de busca na Internet.

Conectados sempre, colegas professores!

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas