Valorizar a utilização dos recursos
tecnológicos nas salas de aula, de forma a favorecer o
aprendizado dos alunos e tornar o processo de ensino e aprendizagem
mais significativo para as crianças e adolescentes, faz com
que o aluno utilize ferramentas que já fazem parte do seu
dia a dia.
Isso não significa que, necessariamente, ele tenha em casa
algum equipamento, mas algum colega ou parente sempre tem.
O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os
professores desenvolvam suas aulas e projetos, dado que, atualmente,
é difícil ver quem não o utilize.
O uso desse recurso certamente contribuirá com a
inovação e proporcionará uma forma
diferente para que o aluno aprenda.
A introdução do celular na sala de aula
não é algo que acontece de um dia para o outro,
considerando que a escola e alguns professores ainda têm
características tradicionais de ensino.
Por tudo isso, o uso de celulares nas salas de aula exige
mudanças, e mudar não é tão
simples, pois o ser humano resiste às mudanças
até o momento que percebe os pontos positivos e o
crescimento, tornando-se, então, parte desta
transformação.
Aqueles professores que ainda não têm habilidades
com as tecnologias precisam estar dispostos a aprender e, assim,
incorporar gradativamente o uso da tecnologia em seus
conteúdos, possibilitando aulas mais atrativas e
desafiadoras.
Não precisa solicitar, o aluno já leva este
objeto para a sala. Quer queira ou não, o celular faz parte
do seu dia a dia, como as redes sociais fazem parte do cotidiano de
vários alunos.
A dimensão dessa junção
“Aula, Conteúdo e Celular” estimula os
alunos a participar mais das aulas, afinal, muitas crianças
dão “show” ao usar seus celulares.
É importante considerar que a
proibição do uso de celular em sala de aula
desperta ainda mais o desejo de usá-lo.
“Tudo que é proibido é mais
gostoso”, mas, infelizmente, a cada dia que passa, a escola
tem buscado formas de proibir a entrada deste objeto em suas
dependências.
Contudo, façamos a análise: O professor fica sem
o seu celular? Bom, fica aí uma pergunta para
reflexão.
Por outro lado, se o celular for colocado como objeto de estudo e
pesquisas, poderá apoiar o desenvolvimento das habilidades
sociais, ou seja, as habilidades do século XXI.
Dessa forma, fica claro que o desenvolvimento de conteúdos e
habilidades pode ser trabalhado e, ainda mais do que isso, otimizado
com o uso do celular.
A educação deve ser privilegiada com o uso da
inovação, sendo aqui o foco o celular, que pode
ser usado no desenvolvimento de Projetos.
Por exemplo, num projeto em que o objetivo é explorar a
cultura, os recursos do celular podem ser úteis para captar
informações nos bairros, cidade e até
mesmo em várias regiões do Brasil.
Se um projeto tiver a intenção de fazer com que
os alunos conheçam os valores através dos tempos,
é possível entrevistar funcionários da
própria escola ou parentes dos alunos, utilizando recursos
próprios do aparelho como Filmagens, Imagens, Entrevistas,
Gravações, Comunicação
entre os próprios alunos da sala ou escola, além
de envio de mensagens sobre dúvidas,
avaliações e dicas diversas relacionadas
às disciplinas.
Qualquer conteúdo pode ser trabalhado usando o celular para
favorecer a educação, contudo, é
fundamental o planejamento do professor para que os objetivos com esta
ferramenta sejam alcançados.
O potencial do celular dentro de uma sala é o
estímulo que ele causa nos alunos e, consequentemente, a
independência e autonomia que desenvolve, colocando-os como
coautores do próprio conhecimento.
Alunos que se deparam com objetos que já vivenciam fora da
escola sentem-se mais seguros e independentes dentro do ambiente
escolar e na construção do seu conhecimento,
devido à facilidade que eles têm ao manusear a
ferramenta.
O fato de usar o celular na sala de aula não é
muito simples, é necessário um planejamento, uma
proposta pedagógica alinhada à tecnologia, que
mostre tal integração como uma imagem positiva e
que dá certo.
Há, é verdade, algumas leis de
proibição do uso do celular nas salas de aula,
mas, comprovando-se o objetivo pedagógico e o
avanço dos alunos, quem sabe isso pode mudar.
A utilização do celular promove o desenvolvimento
intelectual, social e cognitivo de maneira conjunta, pois ele
será o caminho, um estímulo para auxiliar na
assimilação e acomodação
dos conteúdos pedagógicos.
Quando são propostos novos caminhos para aprender, o
desenvolvimento intelectual acontece de forma natural, pois
há exercício da capacidade de pensar.
Os alunos participam ativamente na construção e
realização das atividades quando utilizam os
celulares na sala de aula, conseguindo fazer com que a
informação se transforme em conhecimento.
Uma das principais funções do celular
é a comunicação. Todas as pessoas
sabem quanto o celular hoje traz agilidade e rapidez ao processo
comunicativo.
Quando os alunos expõem suas opiniões e discutem
usando o celular como ferramenta nas aulas, estão
desenvolvendo suas habilidades sociais e cognitivas na
prática.
Para quem deseja dar início a este trabalho com seus alunos,
pode começar fazendo uma pesquisa de aplicativos
pedagógicos.
Existe uma grande variedade disponível no mercado para
utilização gratuita, uma lista imensa poderia ser
citada.
Porém, essa é uma tarefa do Educador, dado que,
antes de usar qualquer aplicativo na sala de aula,
é preciso testá-lo e avaliar sua potencialidade
para atingir, especificamente, os objetivos que ele traçou
no planejamento das suas aulas.
Pense sempre muito bem antes de
utilizar qualquer recurso, prepare sua
aula com muita dedicação, para que, no final,
você seja mais um exemplo de sucesso com o uso de recursos
digitais na educação!