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Educação e Tecnologia

Ana Paula Barros de Paiva Pedagoga, atuando como Supervisora de Projetos Educacionais, com foco em Tecnologias Educacionais, pós graduanda em Gestão Escolar - Orientação e Supervisão.

Celular dentro da escola? Sim!
Ana Paula Barros de Paiva

Valorizar a utilização dos recursos tecnológicos nas salas de aula, de forma a favorecer o aprendizado dos alunos e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para as crianças e adolescentes, faz com que o aluno utilize ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia.

Isso não significa que, necessariamente, ele tenha em casa algum equipamento, mas algum colega ou parente sempre tem.

O celular, neste caso, pode ser visto como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos, dado que, atualmente, é difícil ver quem não o utilize.

O uso desse recurso certamente contribuirá com a inovação e proporcionará uma forma diferente para que o aluno aprenda.

A introdução do celular na sala de aula não é algo que acontece de um dia para o outro, considerando que a escola e alguns professores ainda têm características tradicionais de ensino.

Por tudo isso, o uso de celulares nas salas de aula exige mudanças, e mudar não é tão simples, pois o ser humano resiste às mudanças até o momento que percebe os pontos positivos e o crescimento, tornando-se, então, parte desta transformação.

Aqueles professores que ainda não têm habilidades com as tecnologias precisam estar dispostos a aprender e, assim, incorporar gradativamente o uso da tecnologia em seus conteúdos, possibilitando aulas mais atrativas e desafiadoras.

Não precisa solicitar, o aluno já leva este objeto para a sala. Quer queira ou não, o celular faz parte do seu dia a dia, como as redes sociais fazem parte do cotidiano de vários alunos.

A dimensão dessa junção “Aula, Conteúdo e Celular” estimula os alunos a participar mais das aulas, afinal, muitas crianças dão “show” ao usar seus celulares.

É importante considerar que a proibição do uso de celular em sala de aula desperta ainda mais o desejo de usá-lo.

“Tudo que é proibido é mais gostoso”, mas, infelizmente, a cada dia que passa, a escola tem buscado formas de proibir a entrada deste objeto em suas dependências.

Contudo, façamos a análise: O professor fica sem o seu celular? Bom, fica aí uma pergunta para reflexão.

Por outro lado, se o celular for colocado como objeto de estudo e pesquisas, poderá apoiar o desenvolvimento das habilidades sociais, ou seja, as habilidades do século XXI.

Dessa forma, fica claro que o desenvolvimento de conteúdos e habilidades pode ser trabalhado e, ainda mais do que isso, otimizado com o uso do celular.

A educação deve ser privilegiada com o uso da inovação, sendo aqui o foco o celular, que pode ser usado no desenvolvimento de Projetos.

Por exemplo, num projeto em que o objetivo é explorar a cultura, os recursos do celular podem ser úteis para captar informações nos bairros, cidade e até mesmo em várias regiões do Brasil.

Se um projeto tiver a intenção de fazer com que os alunos conheçam os valores através dos tempos, é possível entrevistar funcionários da própria escola ou parentes dos alunos, utilizando recursos próprios do aparelho como Filmagens, Imagens, Entrevistas, Gravações, Comunicação entre os próprios alunos da sala ou escola, além de envio de mensagens sobre dúvidas, avaliações e dicas diversas relacionadas às disciplinas.

Qualquer conteúdo pode ser trabalhado usando o celular para favorecer a educação, contudo, é fundamental o planejamento do professor para que os objetivos com esta ferramenta sejam alcançados.

O potencial do celular dentro de uma sala é o estímulo que ele causa nos alunos e, consequentemente, a independência e autonomia que desenvolve, colocando-os como coautores do próprio conhecimento.

Alunos que se deparam com objetos que já vivenciam fora da escola sentem-se mais seguros e independentes dentro do ambiente escolar e na construção do seu conhecimento, devido à facilidade que eles têm ao manusear a ferramenta.

O fato de usar o celular na sala de aula não é muito simples, é necessário um planejamento, uma proposta pedagógica alinhada à tecnologia, que mostre tal integração como uma imagem positiva e que dá certo.

Há, é verdade, algumas leis de proibição do uso do celular nas salas de aula, mas, comprovando-se o objetivo pedagógico e o avanço dos alunos, quem sabe isso pode mudar.

A utilização do celular promove o desenvolvimento intelectual, social e cognitivo de maneira conjunta, pois ele será o caminho, um estímulo para auxiliar na assimilação e acomodação dos conteúdos pedagógicos.

Quando são propostos novos caminhos para aprender, o desenvolvimento intelectual acontece de forma natural, pois há exercício da capacidade de pensar.

Os alunos participam ativamente na construção e realização das atividades quando utilizam os celulares na sala de aula, conseguindo fazer com que a informação se transforme em conhecimento.

Uma das principais funções do celular é a comunicação. Todas as pessoas sabem quanto o celular hoje traz agilidade e rapidez ao processo comunicativo.

Quando os alunos expõem suas opiniões e discutem usando o celular como ferramenta nas aulas, estão desenvolvendo suas habilidades sociais e cognitivas na prática.

Para quem deseja dar início a este trabalho com seus alunos, pode começar fazendo uma pesquisa de aplicativos pedagógicos.

Existe uma grande variedade disponível no mercado para utilização gratuita, uma lista imensa poderia ser citada.

Porém, essa é uma tarefa do Educador, dado que, antes de usar qualquer aplicativo na sala de aula, é preciso testá-lo e avaliar sua potencialidade para atingir, especificamente, os objetivos que ele traçou no planejamento das suas aulas.

Pense sempre muito bem antes de utilizar qualquer recurso, prepare sua aula com muita dedicação, para que, no final, você seja mais um exemplo de sucesso com o uso de recursos digitais na educação!

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