Educação Profissional
 

Motivação. De onde vem essa força? - 06/06/2012
Maurício Seriacopi

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“A motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa e que pode estar ligada a um desejo. Uma pessoa não consegue jamais motivar alguém; o que ela pode fazer é estimular a outra pessoa. A probabilidade de que uma pessoa siga uma orientação de ação desejável está diretamente ligada à força de um desejo”.

Devemos lembrar que, antes de ser racional, o ser humano é, por função da sua própria natureza e existência, emocional.

Cada um de nós faz as coisas por motivos diferentes e as necessidades que justificam esses motivos podem mudar ao longo da vida. Sendo assim, aquilo que motiva alguém hoje pode não o motivar num momento diferente.

Mas, afinal, o que é motivação? Como se manter motivado? Como fazer uso do entusiasmo para enfrentar as dificuldades cotidianas?

A resposta está na própria palavra. Motivação é o MOTIVO para a sua AÇÃO. É a razão pela qual fazemos o que fazemos. A motivação origina-se um desejo e, quanto mais intenso e claro for este desejo, maior será a motivação.

Frases motivadoras, palestras, livros de autoajuda contribuem muito para que as pessoas saiam da zona de conforto, mas tais recursos não criarão nas pessoas o(s) desejo(s) que precisam para se sentirem verdadeiramente motivadas.

Pessoas automotivam quando descobrem algo que desejam muito e que querem conquistar, portanto, as pessoas não são motivadas umas pelas outras.

Então, como motivar colaboradores?

A primeira e mais desafiadora das etapas é descobrir quem exerce os papéis de protagonistas, coadjuvantes e figurantes.

Pode-se definir como protagonistas os indivíduos que encontrarão por si seu próprio caminho e cuidarão da própria automotivação.

Os coadjuvantes necessitam de permanentes estímulos, pois são susceptíveis e facilmente influenciados pelas ocorrências externas.

Quanto aos figurantes, pouco se pode esperar. São pessoas que dizem “o que Deus me der está bom”.

Segundo Max Gehringer, “nas empresas existem três tipos de colaboradores. O bom, o ruim e o bonzinho. Dia mais, dia menos, o ruim vai para fora e o bom vai para cima. Mas, o bonzinho continua sempre no mesmo lugar”.

A partir dessa consciência, pode-se começar a pensar em um programa transformador.

O PCM – Programa Concretizando Metas é uma das excelentes alternativas. Trata-se de um programa customizado de como a organização pode atingir grandes resultados, ajudando seus colaboradores a realizar suas aspirações pessoais.

À medida que a empresa vai atingindo resultados, os colaboradores vão sentindo que seu trabalho trouxe frutos positivos e que são partes integrantes da estrutura e passam a trabalhar com mais empenho. Todo mundo gosta de ver resultados, principalmente quando sabem que tiveram alguma influência nele.

"Se não for por seu talento, crie as oportunidades por sua intensa vontade".

Maurício Seriacopi é palestrante, coach, gestor e consultor empresarial com mais de trinta anos de experiência nas áreas comercial e gestão de pessoas liderando equipes multiprofissionais em empresas de todos os portes.

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