“Um filme tem o poder de transformar, de curar, de causar uma
revolução nas emoções,
sentimentos e pensamentos de um individuo.” Júnior
Silveira.
Quando assistimos a um filme e nos entregamos a tal
experiência, estamos diante de inúmeras
possibilidades positivas e negativas, as quais podem causar impactos
importantes em nossas vidas.
O maior poder do cinema está em sua força de
identificação do público com a obra
cinematográfica, pois quando assistimos a um filme nos
identificamos nos personagens, nos enredos, nos dramas e comparamos o
“final feliz” com a nossa própria vida.
Tudo isso nos faz chegar a reflexões profundas sobre nossa
personalidade, emoção e até mesmo
nosso papel no ambiente em que estamos inseridos e são essas
reflexões que, de fato, movem as nossas vidas, dado que
são os questionamentos que nos fazem buscar as
soluções e os caminhos a seguir.
Um filme pode ser comparado a um sonho, pois em ambos nossa vida
está diante de uma experiência que traz a
oportunidade de uma profunda reflexão.
Pesquisas afirmam que, quando sonhamos, o cérebro entra num
período em que revive acontecimentos, a
função do sonho é oportunizar a
experimentação de saídas e
soluções para os problemas e
preocupações e, até mesmo,
ressignificar sentimentos e acontecimentos.
“A fase do sono onde acontecem os sonhos, conhecida
como REM (movimento rápido dos olhos, sigla em
inglês), é importante para que o
cérebro consiga controlar as memórias dolorosas.
Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia em
Berkeley, é nesse momento do sono que uma mudança
química no cérebro o ajuda a amenizar nossa
sensação em relação
às memórias dolorosas”
(http://veja.abril.com.br/noticia/saude/sonhar-ajuda-a-reduzir-memorias-dolorosas-diz-pesquisa).
Sonhar é como vivenciar um filme, pois proporciona
reflexão, faz rir, chorar, sentir medo, reviver e relembrar.
Ao acordar, lembramo-nos do sonho e passamos a refletir sobre o que
sonhamos, passamos a ressignificar a experiência do sonho,
levando em conta as nossas experiências pessoais.
Um filme proporciona as mesmas emoções e
sensações, é viver sua vida dentro de
outra perspectiva.
Quando se faz uma reflexão entre o que se assiste e o que de
fato se vive, um paralelo entre a ficção e o
real, é natural se colocar no lugar dos personagens, assim
como colocar as soluções e o “final
feliz” como expectativas na sua própria vida.
Numa sociedade tão violenta e de
degradação de valores, o sonhar tem perdido
espaço.
Com constantes “más notícias”
e instabilidades familiar e social, uma criança
pode ser
afetada ao ter, em vez de sonhos, pesadelos que afetam gravemente sua
vida, tornando-a uma criança cheia de medos, introspectiva e
limitada.
Na área educacional, o que tem se proposto é o
uso das novas e modernas linguagens para proporcionar à
criança experiências e vivências que
contribuam para sua formação enquanto
cidadã, enquanto ser humano.
O cinema tem forte influência no despertar do senso
crítico e do olhar da criança sob o ambiente no
qual ela se encontra, uma vez que, como exposto anteriormente,
oportuniza uma reflexão profunda no indivíduo.
O uso das linguagens cinematográficas é uma forte
e potente ferramenta para produzir “bons sonhos”,
é a oportunidade do aluno “sonhar
acordado” e vivenciar um filme fazendo uma
reflexão.
Esse momento beneficiará o processo de desenvolvimento da
criança, estreitando a relação com o
ambiente e sua realidade e oportunizando o despertar do olhar do aluno
sobre ele mesmo.
O cinema traz como resultado o reflexo do ser, reflete para o
próprio aluno o que ele é, o que ele quer ser e o
que ele pode vir a ser.
Fazer da sala de aula um estúdio de cinema é
trazer para a escola meios de combater os tantos problemas encontrados
numa instituição de ensino no que diz respeito ao
comportamento e à socialização do
aluno.
O cinema proporciona que o aluno “saia do sonho” e
pratique em sua vida princípios que o torna um ser humano
melhor, com olhar voltado ao próximo e à
sociedade, dedicando-se à família e aos amigos e
interessando em se desenvolver até o tão esperado
final feliz.
Júnior
Silveira é
Pedagogo, formado em Artes Cênicas intermediária e
atua como Auxiliar-Pedagógico
em Arte e Cinema e Educação no
município de Votorantim, São Paulo.