Planeta Educação

Cinema na Educação

 

Um Sonho de Cinema
Júnior Silveira

“Um filme tem o poder de transformar, de curar, de causar uma revolução nas emoções, sentimentos e pensamentos de um individuo.” Júnior Silveira.

Quando assistimos a um filme e nos entregamos a tal experiência, estamos diante de inúmeras possibilidades positivas e negativas, as quais podem causar impactos importantes em nossas vidas.

O maior poder do cinema está em sua força de identificação do público com a obra cinematográfica, pois quando assistimos a um filme nos identificamos nos personagens, nos enredos, nos dramas e comparamos o “final feliz” com a nossa própria vida.

Tudo isso nos faz chegar a reflexões profundas sobre nossa personalidade, emoção e até mesmo nosso papel no ambiente em que estamos inseridos e são essas reflexões que, de fato, movem as nossas vidas, dado que são os questionamentos que nos fazem buscar as soluções e os caminhos a seguir.

Um filme pode ser comparado a um sonho, pois em ambos nossa vida está diante de uma experiência que traz a oportunidade de uma profunda reflexão.

Pesquisas afirmam que, quando sonhamos, o cérebro entra num período em que revive acontecimentos, a função do sonho é oportunizar a experimentação de saídas e soluções para os problemas e preocupações e, até mesmo, ressignificar sentimentos e acontecimentos.

“A fase do sono onde acontecem os sonhos, conhecida como REM (movimento rápido dos olhos, sigla em inglês), é importante para que o cérebro consiga controlar as memórias dolorosas. Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, é nesse momento do sono que uma mudança química no cérebro o ajuda a amenizar nossa sensação em relação às memórias dolorosas” (http://veja.abril.com.br/noticia/saude/sonhar-ajuda-a-reduzir-memorias-dolorosas-diz-pesquisa).

Sonhar é como vivenciar um filme, pois proporciona reflexão, faz rir, chorar, sentir medo, reviver e relembrar.

Ao acordar, lembramo-nos do sonho e passamos a refletir sobre o que sonhamos, passamos a ressignificar a experiência do sonho, levando em conta as nossas experiências pessoais.

Um filme proporciona as mesmas emoções e sensações, é viver sua vida dentro de outra perspectiva.

Quando se faz uma reflexão entre o que se assiste e o que de fato se vive, um paralelo entre a ficção e o real, é natural se colocar no lugar dos personagens, assim como colocar as soluções e o “final feliz” como expectativas na sua própria vida.

Numa sociedade tão violenta e de degradação de valores, o sonhar tem perdido espaço.

Com constantes “más notícias” e instabilidades familiar e social, uma criança pode ser afetada ao ter, em vez de sonhos, pesadelos que afetam gravemente sua vida, tornando-a uma criança cheia de medos, introspectiva e limitada.

Na área educacional, o que tem se proposto é o uso das novas e modernas linguagens para proporcionar à criança experiências e vivências que contribuam para sua formação enquanto cidadã, enquanto ser humano.

O cinema tem forte influência no despertar do senso crítico e do olhar da criança sob o ambiente no qual ela se encontra, uma vez que, como exposto anteriormente, oportuniza uma reflexão profunda no indivíduo.

O uso das linguagens cinematográficas é uma forte e potente ferramenta para produzir “bons sonhos”, é a oportunidade do aluno “sonhar acordado” e vivenciar um filme fazendo uma reflexão.

Esse momento beneficiará o processo de desenvolvimento da criança, estreitando a relação com o ambiente e sua realidade e oportunizando o despertar do olhar do aluno sobre ele mesmo.

O cinema traz como resultado o reflexo do ser, reflete para o próprio aluno o que ele é, o que ele quer ser e o que ele pode vir a ser.

Fazer da sala de aula um estúdio de cinema é trazer para a escola meios de combater os tantos problemas encontrados numa instituição de ensino no que diz respeito ao comportamento e à socialização do aluno.

O cinema proporciona que o aluno “saia do sonho” e pratique em sua vida princípios que o torna um ser humano melhor, com olhar voltado ao próximo e à sociedade, dedicando-se à família e aos amigos e interessando em se desenvolver até o tão esperado final feliz.

Júnior Silveira é Pedagogo, formado em Artes Cênicas intermediária e atua como Auxiliar-Pedagógico em Arte e Cinema e Educação no município de Votorantim, São Paulo.

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas