Pais Brilhantes, Professores Fascinantes - 26/02/2004
Augusto Cury
"Se você conseguir fazer seus filhos sonharem, terá um tesouro que muitos reis procuraram e não conquistaram".
Muitas pessoas criticam os livros de auto-ajuda. Apesar disso, eles continuam no topo das listas de livros mais vendidos no Brasil há muito tempo. Autores especializados nesse tipo de obra conseguiram se tornar gurus de muita gente. Auxiliam as pessoas a cuidar de sua forma física; prometem melhorar as relações entre familiares; ensinam como combater o stress e o desgaste provocado pela rotina alucinante da vida das pessoas; querem criar ambientes melhores no trabalho; procuram, em suma, promover mudanças simples na vida das pessoas que lhes permitam se sentir melhor em seu cotidiano.
Se as obras conseguem modificar a vida das pessoas?
Depende essencialmente da forma como as pessoas se dispõem a encarar as sugestões e orientações dadas pelos autores. Há leitores que colocam o livro na cabeceira de suas camas e os consultam diariamente. Memorizam diversos "ensinamentos" e os colocam em prática. Conseguem dessa relação de proximidade com o livro e suas idéias uma série de melhorias em sua relação com a vida e com o mundo.
Por outro lado, muitas vezes, o leitor gosta do que lê, faz questão de mencionar diversas idéias interessantes para seus colegas de trabalho, familiares, amigos íntimos e, depois de algum tempo, esquece que o livro existe. Divulga as idéias e não as coloca em prática. Pouca ou nenhuma (o mais provável) alteração no seu ritmo de vida ocorre. A tendência, a partir de então passa a ser dizer que a leitura desse livro (e de outros de auto-ajuda) não vale a pena.
Qualquer mudança no ritmo do jogo da vida pede concentração,
coragem, ousadia e vontade.
O que mais me intriga nessa relação das pessoas com os livros de auto-ajuda é que a principal recomendação dada por praticamente todos os autores é que para a vida valer a pena deve-se ter iniciativa, coragem para mudar, ousadia. Se o leitor se comporta como um espectador, passivo, incapaz de incorporar alterações no seu dia a dia, nenhum desses livros será eficiente para ele. Podemos concluir que, se não houve modificação de rotinas e comportamentos, o livro não foi transformador como deveria ser.
A dúvida persiste, ou seja, o que veio antes, o ovo ou a galinha? Os livros de auto-ajuda são ineficientes ou os leitores são desprovidos de energia transformadora?
É pertinente notar que isso se aplica não só a livros de auto-ajuda, mas a qualquer tipo de leitura. Não apenas a livros, também a filmes, peças de teatro, aulas, contato com outras pessoas,... Mudanças só podem ser implementadas se as pessoas se mostrarem predispostas a elas. A leitura de um livro pode ser um indício de que a pessoa quer mudar. Isso já é um bom começo!
No final do ano passado ganhei de Natal o livro "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes". Estava cansado, depois de um ano de muito trabalho e diversas realizações. Entramos no período de recesso de férias e pude, então, dedicar uma parte do tempo disponível para a leitura desse livro. Como todos os livros que realmente conquistam o leitor, li o volume com enorme apetite.
Percebi em suas páginas uma série de práticas que, de certa forma, já vinha praticando em minhas aulas e em minha vida pessoal. A identificação com as idéias e a constatação de que as práticas "prescritas" pelo autor, o psiquiatra Augusto Cury, já faziam parte de um repertório pessoal, me fizeram pensar a respeito da elaboração desse artigo.
O filme "Gênio Indomável" nos mostra como o diálogo,
a presença e a compreensão são fundamentais para resgatar
a auto-estima e estimular o crescimento de nossos jovens.
Imaginei, como professor universitário e editor do Planeta Educação, que alguns dos internautas que navegam pelo site iriam torcer o nariz diante da possibilidade de ler um artigo sobre um livro de auto-ajuda. Fiquei receoso quanto a receptibilidade do tema. Asseguro-lhes, porém que "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" surpreende pela facilidade de leitura e pelas orientações de valor.
Augusto Cury convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos.
"Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".
Provoca os leitores a procurar seus filhos e alunos, quebrando as barreiras que nos "ilharam", separando nossos caminhos, frustrando nossos sonhos e promovendo a desestabilização de nossas casas e salas de aula.
Cury afirma que tanto os educadores quanto os pais são propensos à falhas no encaminhamento da educação de suas crianças e adolescentes, entretanto, firma que a maior de nossas falhas se refere ao fato de termos "esvaziado" as relações com nossos filhos e alunos e perdido a sensibilidade.
Viver intensamente nossas relações com filhos e alunos.
Li um artigo em que se falava da necessidade que temos de nos relacionar com animais de estimação. Num dos trechos da reportagem, um dos felizes donos de cachorros relatava que havia aprendido com seu animal a viver plenamente o presente. Dizia que percebera que seu cão não ficava "pensando no que vai fazer no ano que vem" ou como seria "quando voltassem".
Acredito que falta-nos, atualmente, o sentido de viver com intensidade o presente. Não focamos nossa relação com nossos filhos na realização do agora, estamos sempre projetando para o futuro ou ocupados demais lembrando dos problemas passados. Quantas vezes nos preocupamos em ceder a nossa presença integralmente para nossos filhos ou alunos? Quantas vezes conseguimos deixar de pensar nos compromissos de amanhã ou nos problemas acumulados?
Ao darmos a nossos interlocutores (filhos e alunos) a possibilidade de dialogar, trocar experiências, valorizar realizações, criticar com serenidade, dividir sucessos e derrotas, demonstrar nossos sentimentos e pensar conjuntamente, estamos verdadeiramente realizando as conexões que estabelecem a aprendizagem. Diga-se de passagem, que não apenas nossos filhos (e alunos) são aprendizes nesse processo...
"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" nos faz refletir e nos permite perceber como atitudes verdadeiramente simples e posturas corajosas diante da vida podem transformar a educação e ajudar nossas crianças e jovens a crescer com melhores perspectivas. Não conheço o psiquiatra Augusto Cury, no entanto, acredito que poderia ter escrito alguns dos trechos de seu livro tendo em vista a similaridade de práticas e posicionamentos quanto à educação.
"Aonde chegamos depende do quanto libertamos a arte de pensar".
Sinto que, apesar de todos os méritos, qualquer possibilidade de efetivação de brilho na criação de seus filhos ou de fascínio no trabalho com seus alunos dependa essencialmente de sua própria força, de disposição interior (como havia dito anteriormente). Mudanças depreendem enfrentamentos (desestabilizações que nos fazem questionar práticas e pensamentos que adotamos há muito tempo). Nada é conquistado impunemente (prepare-se para sentir dores, fazer cara feia e chorar; quando era nadador meu treinador costumava dizer que os exercícios e treinamentos só tinham valor quando nos faziam sentir todo o sacrifício que estávamos fazendo, só então, dizia ele, você estará se desafiando e se preparando para o pódio). Se, em determinados momentos, você fraquejar, lembre-se que no final de tudo se encontra o objetivo real de cada ser humano existente no planeta, a felicidade...
Obs.: Obrigado Sheila, pelo presente de Natal e pela linda dedicatória. Como sempre, esse artigo (e todos os outros) só se torna representativo pelo seu companheirismo e amor e por tudo que nossos filhos representam para nós.
1 danielson - vila maiauata
muito bom, adoro ler suas postagens.
16/12/2012 15:02:30
2 arlinda candido accioly - paulista pe
Estou lindo olivro,pois estou mim preparando para minha monografia pois ela é sobre afetividade na educação infantil e estou facinada com o livro que é maravilhoso.parabéns!!!!!
19/11/2012 21:49:24
3 Jurisane Manfredi - CorrentePI
Sou estudante de Letras Português/Inglês e estou fazendo o meu relatório de estágio,fiquei muito satisfeita com este artigo,pois ajudoume não só com o meu trabalho como também influenciou na minha vida de, modo geral,apesar de não conhecer esse livro admiro o trabalho de Augusto Cury,figura significativa para a educação brasileira e mundial.
14/11/2012 12:22:15
4 Alvani Rogeria dos santos - Paulista PE
O livro é o máximo, ao ler parece que você se ver em alguns trecho e aprende muito a resolver diferenças entre mãe e filho. recomendo quem ainda não leu fazer está leitura e refletir sobre como é seu dialogo com seus filhos...
15/09/2012 16:59:30
5 Alvani Rogeria dos santos - Paulista PE
O livro é o máximo, ao ler parece que você se ver em alguns trecho e aprende muito a resolver diferenças entre mãe e filho. recomendo quem ainda não leu fazer está leitura e refletir sobre como é seu dialogo com seus filhos...
15/09/2012 16:57:11
6 Bruna Luiza - Jacareí
É muito bom saber que ainda há esperança em muitas pessoas, e que isso pode e deve se multiplicar, com a nossa intervenção!
Fiquei emocionada ao ler este trecho: Se você conseguir fazer seus filhos sonharem, terá um tesouro que muitos reis procuraram e não conquistaram.
Um grande abraço, e que a sua luz ilumine muitos corações!
05/10/2011 04:44:58
7 Bruna Luiza - Jacareí
é muito bom saber que ainda há esperança em muitas pessoas, e que isso pode e deve se multiplicar, com a nossa intervenção!
Fiquei emocionada ao ler este trecho: Se você conseguir fazer seus filhos sonharem, terá um tesouro que muitos reis procuraram e não conquistaram.
Um grande abraço, e que a sua luz ilumine muitos corações!
05/10/2011 04:41:54
8 Edson Marques Anastacio - Igarape
O autor Augusto Cury ele escreve com uma abilidade extraodinaria. Os seus livro e´ muito arrebatador.E´ como uma dinamite no territorio da emoçao. Que abre espaço e um novo caminho para seguir em frente. um abraço
17/06/2011 23:05:16
9 joiciane - Baião Pará
quero lhe parabenizar pelo trabalho maravilhoso que você vem realizando todas as suas obras são perfeitas uma delas é vc é insubistituivel, nunca desista dos teu sonhos e outros, te agradeço por me ajuda apessar de estar longe mais cada ves que eu leiu um dos seus livros eu sinto como estivesse peto de vc. que Deus te abençõe e copacinteo cada vez mais dandolhe mais e mais sabedoria ok!
12/05/2011 14:44:01
10 charlles nayr pires de ceita - charlles nayr ceita ....barreiro portugal
Quando comecei a ser seu livro não consegui parar mais, comecei com o vendedor dos sonhos o chamamento , to sempre a busca mais livros,tenho passado o livro aos amigos e gostaram muito , es de facto especial obrigado deus por ter alguém na terra que deste tanta sabedoria .......augusto curry que jesus cristo te ilumina teu caminho...charlles ceita
20/04/2011 20:48:33
11 IIana Nascimento - NatalRN
Gosto muito das obras de Augusto Cury. especialmente porque ele mesmo deixa claro de onde surgiu tanta iluminação, OU SEJA, através do conhecimento do Mestre do Amor e da Vida.Ele é usado por Deus para abrir as nossas mentes em áreas que não temos tanto domínio. Mas só mesmo O Mestre da Vida atuando em todas as esferas da vida humana e da sociedade é capaz de mover em nós o QUERER realizar as mudanças necessárias e o EFETUÁLAS pois em nós mesmos não encontramos ilimitada força. Um abraço a todos.Elogios a A.Cury. Louvor a Cristo, o libertador!!!
13/12/2010 17:47:52
12 Henrique Hilifavali - ondjiva
I`m very amotionaly to read books of augusto cury ,I wish to each an eviry body who like to read like me just to respect and also to obey what the big man said,some good ideas for young generation and good advise to each an eviry body who like a ordination among others,and is also a good ideas to leader of sociaty or comunity.
05/12/2010 20:07:15
13 xina - viana do castelo
adoro ler e os livros do dr.cury sao fantasticos
11/10/2010 09:56:49
14 larissa - belem
ñ é o q eu qr + é mutcho bom
01/11/2009 17:49:53
15 Alexsandro de oliveira - Belo Horizonte
O que dizer dos livros do Cury, simplesmente mudaram minha vida, em todos os sentidos. Quando encontrei o livro Nunca desista dos seus sonhos, eu estava querendo desistir da vida, pois achava saber de tudo, pensava ser um bom homem, um ótimo esposo, um bom pai. Mas a medida que fui lendo seus livros, descobri que na realidade não sabia de nada, e precisava reaprender tudo. Hoje tenho sucesso em minha vida, principalmente familiar, percebi que a mudança deveria começar em mim. Vivo feliz com minha esposa e meus dois filhos, um garoto de 11 anos e uma garotinha de 5. Todos os dias paramos nossas atividades e fazemos o momento da leitura, e os livros do Cury é claro, estão sempre no cardapio.
Um grande abraço a todos e fiquem com DEUS!!!!!!!!!
08/10/2009 10:55:51
16 Leti - Curitiba Paraná
Quando comecei a ler os livros de Augusto Cury, não parei mais. São fascinantes. Mudei totalmente a maneira de olhar as situacões da vida. Recomendo, leiam e passem adiante.
22/09/2009 15:47:50
17 maria de fátima - bom jesus do itabapoana
os livros de augusto cury ,são todos maravilhosos.quem lê um quer ler todos .pelo menos eu tenho notado isso ao lêlos ecomentar com as amigas. ele é iluminado.tenho vários mas quero a coleção toda. estou louca para conseguir.
06/09/2009 20:40:18
18 Alessandra Soares - Rio de Janeiro
Adorei lê o livro Nunca desista dos seus sonhos. Agora estou lendo o livro 12 semanas para mudar sua vida. Estou amando lê este livro assim como amei lê o primeiro e pretendo lê o livro Pais brilhantes professores fascinantes. Esses livros estão mudando a minha forma de agir e pensar, eu os recomendo.
26/08/2009 16:43:19
19 Cidália Oliveira - Viana Castelo Portugal
Já li quase todos os livros do escritor Augusto Cury e realmente estes livros são maravilhosos. São livros que realmente deixa uma pessoa apaixonada pela vida no folhear das suas páginas.
Os meus Parabens por estas belissimas obras...
Felicidades e continuação de um bom sucesso
13/08/2009 17:07:43
20 ELINALDO DE OLIVEIRA - CASTRO ALVES BAHIA
SOU ESTUDANTE E LEITO DOS LIVROS DE AUGUSTO! ESSE CARA É UM GÉNIO INSPIRADO POR DEUSSSSSSSS!
06/08/2009 21:47:48
21 Michele Rodrigues - Estrela RS
Oii
Sou prof. de primeira viagem, e estou no fim do livro e amei, com certeza as ideias de Augusto Cury não podem ficar só no papel mas devem fazer parte da nossa vida...
O.B.S: ADoro livros de autoajuda.
21/07/2009 19:32:06
22 Samia Justo Nascimento - Fortaleza
Esse foi uns dos melhores que eu já li, sinceramente Augusto Cury é o cara! E recomendo a todos aí em cima, a lerem O Futuro da Humanidade, tenho certeza que todos vão amar esse livro!
08/07/2009 16:38:26
23 Amarildo - Irish
Hello, peoples .. I liked much more this text of Cury, bucause he speaks about thinks .. so what to make the diference in our lifes ... Thank`s so much !! hugs for my friends are from Brazil D
01/07/2009 00:29:16
24 gilmar pereira petelin - dourados
Lí o livro, amei.... Os que falam que auto ajuda não funciona , estão certos, porque auto ajuda necessita de esforço de quem lê e a disposição de colocar em prática o que leu. Tem que estar disposto a se ajudar, sem precisar de outrem.Somente a sua disposição e as dicas do autor. O livro do psiquiatra nasceu da visão que ele teve da necessidade das pessoas em terem porque lutar. QUAL o melhor objetivo a se lutar que nossas famílias e a sociedade com as pessoas em que elas Nossa família irão viver e se desenvolver? Foi muito bom o seu artigo e comentário. parabéns!!!
27/04/2009 19:03:06
25 Roberta Veras Saldanha - Jucurutu R N
Todos os livros do Cury, são extraordinárias fontes de aprendizados da alma, da mente humana, favorecendo a qualidade de vida.
24/01/2009 12:44:40
26 Dani Monsores - Miguel Pereira
O livro realmente é maravilhoso. Várias passagens eu já colocava em prática, mas agora que li o livro, minha mente se abriu para novos caminhos e novas possibilidades. Agora me sinto mais capaz de educar o meu filho com muito mais emoção, amor e carinho... Se todos os pais e professores pudessem ler este livro, nossas crianças teriam um vida melhor. Feliz é aquela criança ou aquele jovem que seu pai teve a oportunidade de ler Pais brilhantes, professores fascinantes...
28/12/2008 09:31:06
27 Rosilda - Santa Rita PB
ainda não tive o privilégio de ler o livro pais brilhantes profesores fascinantes,mas já fiz pedido estou a espera louca para ler, pois o que já ouvi de elogios.Estou a um ano e meio para terminar o curso de pedagogia e tenho certeza que este livro irá me ajuda bastante.
30/07/2008 20:38:21
28 Janete - Barra da Estiva Ba.
Sou professora, e ler este livro foi maravilhoso, pois infelizmente a nossa profissão ñ é tão valorizada quanto devia ser, e é muito bom poder refletir sobre a importancia da educação para uma vida melhor. O autor é simplismente maravilhoso.
22/07/2008 23:09:55
29 Paula Montalvão - Goiânia-Go
Estou graduando em Pedagogia este ano, e este curso me proporcionou analisar meus conceitos de vida, para melhor claro, inclusive não me considero uma felizarda pela educação que recebi dos meus pais, muitas citações sobre o livro Pais Brilhantes e Filhos Fascinantes escritas pelo professor João Luís Almeida Machado, me identifiquei bastante e estou disposta a tratar deste tema no meu TCC, pois dizem que todo projeto de pesquisa parte de uma problematização, portanto, porque não partir das minhas relações com os familiares, com os professores e da minha própria atuação em sala de aula...Vou comprar o livro e tenho certeza que terei muitas respostas para minhas indagações.
14/04/2008 09:37:53
30 Elsimar Santana Rocha - Matina - Bahia
Assim como muitos de vocês comecei a conhecer o trabalho de Agusto Cury fazendo a leitura do livro Pais brilhantes, Professores Fascinantes, desde então fiquei completamente apaixonado pelo seus livros. Todos são fantáticos; ele consegue lhe fazer sentir gente, num mundo em que "ser gente" está fora de moda. Ele realmente nos ensina a sermos livres. É fabuloso seu trabalho!!!!
19/02/2008 19:35:27
31 francylene da silva braga - pedra branca do amapari
o livro é excelente, estou terminando de ler,e recomendo a todos e principalmente os outros de sua autoria
14/02/2008 12:45:25
32 Suzianne de Castro Veiga - Varre-Sai RJ
Um amigo me indicou este livro, agora estou louca para ler, só ainda não o encontrei
25/01/2008 16:46:28
33 Tatiane - rio de janeiro
O livro não é exelente!Mas é bom,achei um tanto qunto repetitivo,mas vale a pena conhecer pois nos permite entendr o funcionamento da mente humana no que diz respeito ao registro de informaçãoes!..um bj
23/01/2008 16:14:21
34 jackson almeida santos - salvador
Estou no final do livro e vou reler em siguida todo novamente... Realmente a vida vivida é de quem se ousa e ganha a liberdade para sonhar. É realmente fantastico me permitir a acreditar, e ver infinitas possibilidades de reescrever relações minhas com meus pais, com meus filhos e com o que de certo é.
Parabens!!!
09/09/2007 22:11:33
35 Rosimar - Campo Belo
Gostei de tudo que lí.Tive uma visão melhor da minha vida como educadora e também como mãe.Me despertou o desejo de ler o livro todo.
12/07/2007 20:23:22
36 Hellen Atrícia - Manaus
Bom, este livro Pais brilhantes, professores fascinantes é brilhante e fascinantes de ler pq o autor nos conta várias histórias de casos de família outros souberam resolver o problema numa boa e outtras infelizmente terminou de uma forma drástica...
Então, o livro você se emociona mesmo ...
30/05/2007 07:44:27
37 José Machado - Guimarães
sou futuro professor/educador e um dos autores no qual leio e incentivo à leitura é o Augusto Cury, um autor interessante, fascinate, com umas ideias/principios e objectivos também eles super-fascinates.
Parabens
16/05/2007 15:44:24
38 Josiele do Nascimento Neves - Vassouras RJ
Sou Josiele do Nascimento_ vassouras RJ
Estou fazendo formação de professora, este livro esta me ajudando muito a entende como devo trabalhar com os meus futuros alunos. cada pagina uma aprendizagem nova
31/03/2007 17:17:29
39 leticia souza bastos - jequie bahia
sou pegoga , fazendo pós - graduação de Metodologia do Ensino Superior
estou lendo esse livro de Augusto Cury, a cada pagina uma nova reflexao
11/03/2007 17:01:23
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.