A tecnologia educacional, especialmente computadores e
periféricos de informática, tem crescido muito e
tem permeado todas as áreas de nossas vidas.
Para os jovens, o uso da Internet, por exemplo, desempenha um papel
importante nas relações com os amigos,
família e escola.
A Internet está se tornando um recurso cada vez mais
importante em nossa sociedade, envolvendo atividades como:
- Educação.
- Transações comerciais.
- Correspondência pessoal.
- Pesquisa e busca de emprego...
Essas atividades são cada vez mais utilizadas na forma
digital e, portanto, elevar a qualidade do ensino e da
inclusão digital, aumentando o número de pessoas
utilizando as ferramentas de tecnologia da era digital, é um
objetivo que precisa ser alcançado.
O próprio conceito da internet não seria
possível sem a tecnologia. A rapidez no crescimento de
informações não seria
possível sem esta tecnologia.
Desde o início da era do computador, os pesquisadores
educacionais e profissionais de diversas áreas afirmam que o
uso da tecnologia nas escolas deve ser concomitante à
reforma da própria escola.
As novas tecnologias estão andando a passos largos e a
educação não pode ficar de fora.
Os recursos devem ser bem-aproveitados e introduzidos corretamente na
vida dos alunos.
Para isso, é necessário um planejamento
prévio efetuado pelos professores para que os
conteúdos sejam uma extensão da sala de aula.
Um exemplo dessas tecnologias é a
utilização da Lousa Digital.
Por isso, as escolas devem se atentar às novas tecnologias e
associá-las ao dia a dia dos alunos, inserindo um recurso
essencial para um ensino de qualidade nos dias atuais.
A conclusão é que o sucesso da
educação passa pela
integração dos recursos tecnológicos
aos recursos já existentes na escola.
Wagner
Augusto Garbini
é coordenador de
Informática Educacional em Taboão da Serra,
São Paulo.