Incluir: inserir, introduzir, conter em si, compreender, conter,
abranger, trazer em si, envolver...
Esse é o papel da educação inclusiva:
fazer com que o ambiente escolar permita o convívio de
alunos sem ou com deficiência (visual, auditiva, motora
etc.), pois todos têm o direito de serem tratados como
iguais.
O
que é Educação Inclusiva
introduz o leitor ao tema da inclusão no sistema educacional
brasileiro.
O livro é importante para professores e
psicólogos envolvidos com a questão, assim como
para familiares que queiram compreender o tema.
Seu texto traz questões históricas sobre como as
pessoas com deficiência eram excluídas da
sociedade e sobre o momento atual.
Além disso, discorre sobre:
- Aspectos psicológicos da inclusão.
- Projetos pedagógicos.
- Adaptações curriculares.
- Mudanças estruturais na escola.
- Papel do professor nessas questões.
Emílio Figueira, autor do livro, é
psicólogo/psicanalista e tem paralisia cerebral.
Além disso, é professor em cursos de
Educação a distância e ministra
palestras sobre a educação inclusiva.
Este livro trata a inclusão sob o olhar de quem conviveu com
uma deficiência e conhece de perto a questão da
educação inclusiva no Brasil, um profissional
interessado em debater o tema e que estuda a fundo a questão
da inclusão nas escolas de nosso país.