A realização do planejamento é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem - 21/06/2011
Miriam Mota Rodrigues
O
planejamento está presente em quase todas as nossas
ações, pois ele norteia a
realização das atividades.
E, por
isso, ele é essencial em diferentes setores da vida social,
tornando-se imprescindível também na atividade
docente.
O planejamento de aula é de fundamental
importância para que se atinja êxito no processo de
ensino-aprendizagem.
A sua
ausência pode ter como consequência aulas
monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos
alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
De acordo com Libâneo, “o
planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a
previsão das atividades didáticas em termos de
organização e coordenação
em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e
adequação no decorrer do processo de ensino”.
Desta
forma, o planejamento de aula é um instrumento essencial
para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser
alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as
diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de
alterações.
Porém, apesar da grande importância do
planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas,
o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de
aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de
forma desorganizada, não havendo, assim, compatibilidade com
o tempo disponível.
Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão:
- Clareza e objetividade.
- Atualização do plano periodicamente.
- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola.
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado.
- Articulação entre a teoria e a prática.
- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.
- Sistematização das atividades com o tempo.
- Flexibilidade frente a situações imprevistas.
- Realização de pesquisas, buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes, entre outros.
-
Elaboração de aulas de acordo com a realidade
sociocultural dos estudantes.
Assim sendo, o bom planejamento das aulas aliado à
utilização de novas metodologias (filmes, mapas,
poesias, músicas, computador, jogos, aulas
práticas, atividades dinâmicas etc.) contribui
para a realização de aulas
satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam
estimulados, tornando o conteúdo mais agradável
com vistas a facilitar a compreensão.
Referências bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
DUHALDE, Maria Elena; CUBERES, Maria Teresa Gonzáles. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget, para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos, 8ª ed. Campinas; Papirus, 1988.
Miriam Mota Rodrigues é Coordenadora do Programa Matemática Descomplicada em Guaratinguetá, São Paulo.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.