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A realização do planejamento é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem
Miriam Mota Rodrigues

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades.

E, por isso, ele é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem.

A sua ausência pode ter como consequência aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

De acordo com Libâneo, “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.

Desta forma, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo, assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão:

- Clareza e objetividade.

- Atualização do plano periodicamente.

- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola.

- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado.

- Articulação entre a teoria e a prática.

- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.

- Sistematização das atividades com o tempo.

- Flexibilidade frente a situações imprevistas.

- Realização de pesquisas, buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes, entre outros.

- Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.

Assim sendo, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DUHALDE, Maria Elena; CUBERES, Maria Teresa Gonzáles. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget, para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos, 8ª ed. Campinas; Papirus, 1988.

Miriam Mota Rodrigues é Coordenadora do Programa Matemática Descomplicada em Guaratinguetá, São Paulo.

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