Vídeos da Turma da Mônica - 30/01/2004
Para encantar os pequenos
Quantas vezes você já leu histórias em quadrinhos para seus alunos ou para seus filhos? Se você lê essas historinhas com freqüência, com certeza conhece e têm entre as favoritas de suas crianças as divertidas aventuras da brasileiríssima Turma da Mônica. Mesmo que não cultive esse salutar hábito de usar os quadrinhos para estimular a criatividade e a leitura entre seus pequenos, continuo acreditando que seja difícil desconhecer Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Magali, Cascão e companhia...
A constante mistura de desenhos e balões com texto é extremamente eficiente no que se refere a atrair a atenção das crianças (também cativam pré-adolescentes, adolescentes, jovens,...). Só isso já seria suficiente para que passássemos a utilizar esse recurso riquíssimo em nossas aulas. Entretanto, as possibilidades dos quadrinhos vão além dessa qualidade de conquistar os baixinhos.
A maioria das histórias tem enredos que encaminham as crianças para situações de aventuras, disputas, relacionamentos entre amigos, planos mirabolantes, laboratórios secretos, super-heróis, florestas,... Essa diversidade de ambientes, personagens, diálogos, imagens e encaminhamentos propiciam as crianças um espaço onde conseguem se divertir, estimular conversas, abrir espaço para discutir outros rumos para as histórias, dramatizar quanto a o que fariam nossos pequenos se estivessem na situação dos personagens, pintar e desenhar,...
O mais interessante é saber que os personagens da turminha também estão em outras mídias. Continuam firmes nos quadrinhos, mas chegaram a internet (veja artigo sobre o site da Turma da Mônica no Planeta Educação) e, já a algum tempo conquistaram um espaço nas telinhas.
O melhor de tudo isso é saber que não perderam suas melhores qualidades. Tudo o que há de melhor continua por lá, dos planos infalíveis do Cebolinha e do Cascão a gulodice da Magali, da esperteza caipira do Chico Bento aos contos de arrepiar do Penadinho e sua turma, das maluquices do Louco as coelhadas da Mônica! Confiram, suas crianças tem muito a aprender e, com certeza, vão se divertir bastante.
Os Filminhos
A grande vantagem em se trabalhar com a coleção de vídeos da Turma da Mônica refere-se ao fato de que há várias fitas e DVDs disponíveis (a capa deles está espalhada por esse artigo) e que, além disso, cada um deles contém algumas histórias (a exceção a regra é o vídeo “A Princesa e o Robô”, que tem uma única história). Outra boa qualidade para quem trabalha com crianças está na duração média de cada historinha contada nos filminhos, que varia entre 5 e 10 minutos em média. Como cada fita ou DVD tem 4 ou 5 tramas, o tempo médio das fitas é de aproximadamente 30 a 35 minutos.
Com essa variedade de histórias dá para trabalhar com a turminha ao longo de todo o período da educação infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O ideal é que a professora veja as fitas com antecedência, verifique quais histórias se encaixam melhor dentro dos assuntos que está trabalhando com as crianças, programe atividades relacionadas (veja alguns exemplos na coluna “Aos Professores”) e faça “pontes” conectando os vídeos aos outros recursos e trabalhos executados em aula.
As histórias abordam diversos temas e, por esse motivo, podem ser aproveitadas para falar de assuntos tão diversos quanto meio-ambiente, amizade, relacionamento com os pais, planejamento, respeito pelas diferenças, cultura, hábitos, diferentes paisagens,...
Quanto às tramas, vale lembrar que como são muitas, o ideal é que os filmes sejam vistos previamente pelos professores. Adianto abaixo algumas delas e, indico o endereço do site da Turma destinado a falar dos vídeos (http://www.monica.com.br/videos/fwelcome.htm) para que sejam obtidos maiores detalhes sobres as outras histórias.
- Regras e Exceções (disponível no vídeo “A Ilha Misteriosa”) - A família da Magali resolve se mudar para um prédio onde animais são proibidos!
E como é que fica o Mingau (o gatinho da Magali) nessa história??
- Na roça é diferente (disponível no vídeo “O Plano Sangrento”) - O primo do Chico Bento vem da cidade para passar uns dias na roça e acaba descobrindo uma porção de coisas novas.
- O Mônico (disponível no vídeo “O Mônico”) - Mônico?! Quem será ele?
O irmão gêmeo da Mônica? Um clone meio esquisitão da nossa amiguinha dentuça?
- Coisa de Louco (disponível no vídeo “O Estranho Soro do Dr. X”) - Numa partida de futebol com toda a turma, a bola cai no quintal de uma casa muito esquisita e cheia de surpresas. Quem será o louco que mora nessa casa...?
- A Ermitã (disponível no vídeo “As Aventuras da Turma da Mônica”) - O que poderia fazer a Mônica se afastar dos seus amiguinhos e até sair de casa para morar sozinha, no meio da floresta?
Aos Professores
1- Depois de apresentar o vídeo que você havia selecionado previamente, peça a suas crianças que, sentadas em círculo, contem a história novamente. Não concentre os esforços em um único aluninho, peça-lhes para falarem um de cada vez e alterne a narrativa, apontando (de repente) outra criança para continuar a contar o que foi visto a partir do ponto em que o colega havia parado.
2- Force a atenção das crianças para detalhes, para isso, continue trabalhando em grupo. Peça a eles para descrever ambientes, lembrar de objetos que apareceram nas cenas, recordar falas dos personagens. Uma boa alternativa, quando estiver trabalhando com crianças alfabetizadas é ver o filme aos poucos e reescrever os diálogos ao mesmo tempo em que se descreve o cenário (nesse caso, divida as funções em pequenos grupos).
3- Peça aos pequenos para bolarem novas alternativas de final para as histórias. O que seria possível fazer se estivessem no lugar dos personagens. Faça com que eles se imaginem como o Cebolinha, o Chico, a Mônica ou a Magali. Continue trabalhando em grupos. Dessa vez, de preferência, com duplas ou trios.
4- Abra espaço para a arte. Utilizando materiais diversos (a escolha do professor) como guache, giz de cera, lápis de cor, tesoura, cola (entre outros), estimule seus alunos a desenhar ou fazer colagens que procurem representar trechos ou idéias do filme. Faça um mural. Abra espaço para que eles falem sobre suas produções. Estimule-os a explicar por que escolheram determinado trecho do vídeo.
1 emanueli - pva
aonde eu acho videos da turma da monica!!!
21/06/2011 17:22:22
2 luanna - brazilia
vc e demais maurisio de sousa
26/05/2011 17:22:15
3 carolina eduarda silva campos - vázea grande
vale mesmo ler esse truque como é divertido cuidar da naturesa é legal como se tivece cuidando da sua casa ser fá da turma d mônica é divertido eu gosto do sebolinha, ea mônica que nao larga do seu coelinho pra nada, ea magali que come muinto, cascão o fedidinho,cnhico bento o caipira, arosinha a namorada do chico bento,o anginho que mora no ceú, o franginha que ten uma franga grande,eu só sei esses nomes sou sua maior fá. BJS XAU
26/05/2011 00:53:58
4 maria eduarda - bocaiuva
eu gosto a turma da monica sao muitos engrasados e divertido comtinue assim
08/05/2011 16:36:11
5 Iranice Conceição de Oliveira - Campo Grande MS
Eu adorei tem umas dicas escelente para nós trabalhar com os peguenos eu estou trabalhando as historias em guadrinhos as minhas cçs tem entre 3 e 4 anos as veses tenho dificuldades como deveria trabalhar os gibis, se vcs poder me ajudar dando dicas de planejamentos obrigado!
05/05/2011 20:13:09
6 MARIA PAULA - PARANAIBAMS
EU SOU SUPER MEGA FÃ DA TURMA DA MONICA E EU SOU QUE NEM A MAGALI GOSTO DE COMER MUITAS COISAS PRINCIPALMENTE MELANCIA HHHHHHHHHUUUUUUUMMMMMMMMM SO DE FALA DA UMA AGUA NA BOCA ENTAO UM BJAO MP E FAMILIA
01/03/2011 FELIZ DIA DA MENTIRA
01/04/2011 14:46:36
7 livia maria - Santa Rita do Sapucai
Eu gosto muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito da turma da MOnica. beijos thal
05/03/2011 11:35:15
8 Rita - São Domingos do Prata M G
Pela 1ª vez estou trabalhando Literatura nas séries iniciais do ensino fundamental.Semprei gostei da Turma da Mônica,e,agora principalmente, tenho usadoa muito.Para melhor utilizála, gostaria de receber sugestão de atividades relacionadas ao assunto. Se isto for possível,mandeme através do email.
Obrigada desde já e aguardo ajuda.
Rita
17/04/2010 11:35:48
9 amanda - betim
gosto quando a mônica bate no cebolinha e no cascao
sou fã da turma da mônica
03/01/2010 20:50:28
10 julia - cariacica
adorei
28/09/2009 11:30:20
11 mikael oliveira bittencourt - governador celso ramos santa catarina calheiros
eu sou fã da turma da mônica
10/09/2009 14:36:51
12 paulo victor - mairiporã
cebolinha fala errado não sei oque ele fala ta gorducha da monica!
26/07/2009 19:58:04
13 CAMILA SOUZA - SUMARÉ/SP
ADORO A TURMA DA MONICA E MAURICIO DE SOUSA. SÃO IMPORTANTES PARA NOSSAS CRIANÇAS.
VISITEI YOUTUBE SESSÃO TRAPINHAS E LÁ APARECE MAURICIO NUM DELICIOSOS CLIP COM VIRGINIA DE MAURO A LULLY DE BETO CARRERO VALE A PENA ASSISTIR POIS É UM CLIP FEITO COM CARINHO AO AMIGO AMIGO DE MAURICIO DE SOUSA BETO CARRERO. VIRGINIA DE MAURO & MAURICIO DE SOUSA ESTÃO UM SHOW.
YOUTUBE sessão TRAPINHAS
15/03/2009 22:55:16
14 EDNA DO S. LIMA - GUARATINGUETÁ
PRECISO ARRUMAR A MINHA SALA DE AULA PARA RECEBER MEUS ALUNOS.
GOSTARIA DE FAZER UM MURAL COM A TURMA DA MONICA QUE INCENTIVASSE A ORALIDADE DELAS. FACO LETRAS E IREI LECIONAR INGLES NESTE ANO PELA PRIMEIRA VEZ. ESPERO SUA COLABORACAO E DICAS, POR FAVOR.
BEIJOS
EDNA
26/01/2009 11:23:16
15 ana, larissa, maiara - rosário do sul
nós fazemos magistério e as dicas foram muito úteis para um trabalho!!!!! abraçosss
01/11/2008 14:48:04
16 inelde - nova prata
desde meus 12 anos adoro a turma da monica, e vou estimular minha filha , que tem 2 anos e meio a assistir os desenhos da turma, acho muito divertidos.
21/09/2008 16:35:06
17 Pâmela - Rio de Janeiro
Gostei das dicas. Estou prucurando um filme da turma da |Mõnica que fale sobre a importância de preservar as águas da poluição. Acredito que deva existir algum filme deste tipo. Se alguém souber por favor me comunique no meu email
pamthebest14@ig.com.br
01/06/2008 02:13:56
18 Vânia Maria Ferreira Pinheiro - Russas
Estamos iniciando um projeto de leitura e escrita com nossos alunos do CEI e vamos trabalhar com a turma da Mônica que é Super demais. Gostaria de adquirir os vídeos e saber como poderia comprar. Todas as sugestões são exelentes para nossa prática pedagógica no contexto que vamos trabalhar.Beijos
20/04/2008 18:32:25
19 Marisa Amaral Moraes Santos - Bertioga
Adorei
23/03/2008 17:28:23
20 Whirla Meiry Gripa - Serra -ES
Muito interessantes as sugestões apresentadas neste espaço. serão muito úteis no projeto que estou começando a desenvolver com minha turma da primeira série. Gostaria, por gentileza de receber mais idéias sobre o tema.
saudações pedagógicas
10/03/2008 20:48:49
21 Kathleen de mello silva...... - São Paulo
Eu gostaria de saber por que na hora que eu quero assistir turma da MÔNICA videos não aperecem nada que eu quero saber só outras coisas!!!!!!
05/09/2007 22:32:55
22 Silvia Andrade da Silva - São Paulo
Nossa é incrivel, achei muito interessante, pois veio de encontro com a necessidade de
encontrarmos material para darmos seguimento ao projeto que queremos realizar na creche, gostaria também de receber auxílio para trabalhar gibi com crianças de 2 a 4 anos.
Desde já agradeço a parabéns pelo site.
24/08/2007 15:58:35
23 Josilene de Souza Santos - Rio de Janeiro
Muito interessante essa perspectiva dos vídeos dentro da sala de aula. Gostaria, se possível, receber um auxílio sobre como trabalhar com os gibis com crianças de educação infantil e que estão hospitalizadas. Indicação de livros, artigos etc... são super bem vindos.
Obrigada
07/08/2007 23:53:46
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.