Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Vídeos da Turma da Mônica
Para encantar os pequenos

Tres-colecoes-da-turma-da-Monica

Quantas vezes você já leu histórias em quadrinhos para seus alunos ou para seus filhos? Se você lê essas historinhas com freqüência, com certeza conhece e têm entre as favoritas de suas crianças as divertidas aventuras da brasileiríssima Turma da Mônica. Mesmo que não cultive esse salutar hábito de usar os quadrinhos para estimular a criatividade e a leitura entre seus pequenos, continuo acreditando que seja difícil desconhecer Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Magali, Cascão e companhia...

A constante mistura de desenhos e balões com texto é extremamente eficiente no que se refere a atrair a atenção das crianças (também cativam pré-adolescentes, adolescentes, jovens,...). Só isso já seria suficiente para que passássemos a utilizar esse recurso riquíssimo em nossas aulas. Entretanto, as possibilidades dos quadrinhos vão além dessa qualidade de conquistar os baixinhos.

A maioria das histórias tem enredos que encaminham as crianças para situações de aventuras, disputas, relacionamentos entre amigos, planos mirabolantes, laboratórios secretos, super-heróis, florestas,... Essa diversidade de ambientes, personagens, diálogos, imagens e encaminhamentos propiciam as crianças um espaço onde conseguem se divertir, estimular conversas, abrir espaço para discutir outros rumos para as histórias, dramatizar quanto a o que fariam nossos pequenos se estivessem na situação dos personagens, pintar e desenhar,...

O mais interessante é saber que os personagens da turminha também estão em outras mídias. Continuam firmes nos quadrinhos, mas chegaram a internet (veja artigo sobre o site da Turma da Mônica no Planeta Educação) e, já a algum tempo conquistaram um espaço nas telinhas.

O melhor de tudo isso é saber que não perderam suas melhores qualidades. Tudo o que há de melhor continua por lá, dos planos infalíveis do Cebolinha e do Cascão a gulodice da Magali, da esperteza caipira do Chico Bento aos contos de arrepiar do Penadinho e sua turma, das maluquices do Louco as coelhadas da Mônica! Confiram, suas crianças tem muito a aprender e, com certeza, vão se divertir bastante.

Os Filminhos

Tres-filmes-da-turma-da-Monica

A grande vantagem em se trabalhar com a coleção de vídeos da Turma da Mônica refere-se ao fato de que há várias fitas e DVDs disponíveis (a capa deles está espalhada por esse artigo) e que, além disso, cada um deles contém algumas histórias (a exceção a regra é o vídeo “A Princesa e o Robô”, que tem uma única história). Outra boa qualidade para quem trabalha com crianças está na duração média de cada historinha contada nos filminhos, que varia entre 5 e 10 minutos em média. Como cada fita ou DVD tem 4 ou 5 tramas, o tempo médio das fitas é de aproximadamente 30 a 35 minutos.

Com essa variedade de histórias dá para trabalhar com a turminha ao longo de todo o período da educação infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental. O ideal é que a professora veja as fitas com antecedência, verifique quais histórias se encaixam melhor dentro dos assuntos que está trabalhando com as crianças, programe atividades relacionadas (veja alguns exemplos na coluna “Aos Professores”) e faça “pontes” conectando os vídeos aos outros recursos e trabalhos executados em aula.

As histórias abordam diversos temas e, por esse motivo, podem ser aproveitadas para falar de assuntos tão diversos quanto meio-ambiente, amizade, relacionamento com os pais, planejamento, respeito pelas diferenças, cultura, hábitos, diferentes paisagens,...

Quanto às tramas, vale lembrar que como são muitas, o ideal é que os filmes sejam vistos previamente pelos professores. Adianto abaixo algumas delas e, indico o endereço do site da Turma destinado a falar dos vídeos (http://www.monica.com.br/videos/fwelcome.htm) para que sejam obtidos maiores detalhes sobres as outras histórias.

Tres-videos-da-turma-da-Monica

- Regras e Exceções (disponível no vídeo “A Ilha Misteriosa”) - A família da Magali resolve se mudar para um prédio onde animais são proibidos!
E como é que fica o Mingau (o gatinho da Magali) nessa história??

- Na roça é diferente (disponível no vídeo “O Plano Sangrento”) - O primo do Chico Bento vem da cidade para passar uns dias na roça e acaba descobrindo uma porção de coisas novas.

- O Mônico (disponível no vídeo “O Mônico”) - Mônico?! Quem será ele?
O irmão gêmeo da Mônica? Um clone meio esquisitão da nossa amiguinha dentuça?

- Coisa de Louco (disponível no vídeo “O Estranho Soro do Dr. X”) - Numa partida de futebol com toda a turma, a bola cai no quintal de uma casa muito esquisita e cheia de surpresas. Quem será o louco que mora nessa casa...?

- A Ermitã (disponível no vídeo “As Aventuras da Turma da Mônica”) - O que poderia fazer a Mônica se afastar dos seus amiguinhos e até sair de casa para morar sozinha, no meio da floresta?

Aos Professores

1- Depois de apresentar o vídeo que você havia selecionado previamente, peça a suas crianças que, sentadas em círculo, contem a história novamente. Não concentre os esforços em um único aluninho, peça-lhes para falarem um de cada vez e alterne a narrativa, apontando (de repente) outra criança para continuar a contar o que foi visto a partir do ponto em que o colega havia parado.

2- Force a atenção das crianças para detalhes, para isso, continue trabalhando em grupo. Peça a eles para descrever ambientes, lembrar de objetos que apareceram nas cenas, recordar falas dos personagens. Uma boa alternativa, quando estiver trabalhando com crianças alfabetizadas é ver o filme aos poucos e reescrever os diálogos ao mesmo tempo em que se descreve o cenário (nesse caso, divida as funções em pequenos grupos).

Tres-imagens-de-colecao-da-turma-da-Monica

3- Peça aos pequenos para bolarem novas alternativas de final para as histórias. O que seria possível fazer se estivessem no lugar dos personagens. Faça com que eles se imaginem como o Cebolinha, o Chico, a Mônica ou a Magali. Continue trabalhando em grupos. Dessa vez, de preferência, com duplas ou trios.

4- Abra espaço para a arte. Utilizando materiais diversos (a escolha do professor) como guache, giz de cera, lápis de cor, tesoura, cola (entre outros), estimule seus alunos a desenhar ou fazer colagens que procurem representar trechos ou idéias do filme. Faça um mural. Abra espaço para que eles falem sobre suas produções. Estimule-os a explicar por que escolheram determinado trecho do vídeo.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas