Diário de Classe
 

Alfabetizando o respeito nas diferenças - 08/10/2010
Eloisa Menezes Pereira

'

Público-Alvo: 5ª série/ano.

Introdução:

A necessidade de aceitação e identificação com algum grupo pode levar muitos jovens a praticar atos de violência e preconceito.
Devem repensar os motivos que os levam a desrespeitar as diferenças sociais e culturais,por isso devem expressar suas visões sobre o tema proposto.

Objetivos Gerais:

Refletir sobre a tolerância e o respeito à diversidade de identidade
Solicitar atitudes de respeito a si, ao meio e ao outro

Objetivos específicos:

Perceber e exprimir os sentimentos e desejos dos outros adequando-os de forma a ao interesse comum.
Compreender e raciocinar com emoção conforme cada situação vivida
Captar variações emocionais nem sempre evidentes
Identificar nossos próprios sentidos e o dos outros
Criar espaço para colocarem seus pensamentos sobre o tema
Discutir sobre as contribuições da juventude na construção de uma cultura de paz

Modo operacional:

Análise de reportagens que irão ajudá-los a refletir sobre as conseqüências de atos de desrespeito às diferenças sociais e culturais.
Recortes de revistas, jornais,fotografias que tornem patentes alguns contrastes sociais e culturais.
Apresentar fatos e questionar sobre os personagens que acreditam ter mais capacidade intelectual.
Qual parece ser mais bem sucedido e honesto e justificar suas repostas.
Debater os argumentos e solicitar que consultem a legislação para maiores embasamentos.
Elaboração de redação tanto narrativa quanto descritiva.
Pedir que tragam um ovo e aquele que quebrá-lo será o redator das próximas fases do projeto.( a maioria rejeita a produção textual)
Justificar que o ovo representa uma pessoa que não é muito aceita por eles;deverão caracterizá-los para que seja identificado.
Em outra aula permanecerão com suas "personalidades" em suas classes até o final do período.
A cada aula deverão acrescentar um detalhe em seus ovos, até que algum coleguinha elogie a arte realizada.
Após cinco períodos, pedirei que emprestem o personagem ao colega e que este dê um nome ao mesmo.
No final do projeto será solicitada uma redação avaliativa do projeto, e seus sentimentos em relação ao personagem . Poderão,também, representar a redação através de desenhos em quadrinhos.

Avaliação: Será considerado produtivo se os alunos demonstrarem respeito pelo objeto que representara o "indesejável", e notório o interesse pelas atividades referentes ao mesmo.

Autoria: Professora Eloisa Menezes Pereira.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.