Diário de Classe
Alfabetizando o respeito nas diferenças
Eloisa Menezes Pereira
Público-Alvo: 5ª série/ano.
Introdução:
A necessidade de
aceitação e identificação
com algum grupo pode levar muitos jovens a praticar atos de
violência e preconceito.
Devem repensar os motivos que os levam a desrespeitar as
diferenças sociais e culturais,por isso devem expressar suas
visões sobre o tema proposto.
Objetivos Gerais:
Refletir sobre a
tolerância e o respeito à diversidade de identidade
Solicitar atitudes de respeito a si, ao meio e ao outro
Objetivos específicos:
Perceber e exprimir os
sentimentos e desejos dos outros adequando-os de forma a ao interesse
comum.
Compreender e raciocinar com emoção conforme cada
situação vivida
Captar variações emocionais nem sempre evidentes
Identificar nossos próprios sentidos e o dos outros
Criar espaço para colocarem seus pensamentos sobre o tema
Discutir sobre as contribuições da juventude na
construção de uma cultura de paz
Modo operacional:
Análise de
reportagens que irão ajudá-los a refletir sobre
as conseqüências de atos de desrespeito
às diferenças sociais e culturais.
Recortes de revistas, jornais,fotografias que tornem patentes alguns
contrastes sociais e culturais.
Apresentar fatos e questionar sobre os personagens que acreditam ter
mais capacidade intelectual.
Qual parece ser mais bem sucedido e honesto e justificar suas repostas.
Debater os argumentos e solicitar que consultem a
legislação para maiores embasamentos.
Elaboração de redação tanto
narrativa quanto descritiva.
Pedir que tragam um ovo e aquele que quebrá-lo
será o redator das próximas fases do projeto.( a
maioria rejeita a produção textual)
Justificar que o ovo representa uma pessoa que não
é muito aceita por eles;deverão
caracterizá-los para que seja identificado.
Em outra aula permanecerão com suas "personalidades" em suas
classes até o final do período.
A cada aula deverão acrescentar um detalhe em seus ovos,
até que algum coleguinha elogie a arte realizada.
Após cinco períodos, pedirei que emprestem o
personagem ao colega e que este dê um nome ao mesmo.
No final do projeto será solicitada uma
redação avaliativa do projeto, e seus sentimentos
em relação ao personagem .
Poderão,também, representar a
redação através de desenhos em
quadrinhos.
Avaliação: Será considerado produtivo se os alunos demonstrarem respeito pelo objeto que representara o "indesejável", e notório o interesse pelas atividades referentes ao mesmo.
Autoria: Professora Eloisa Menezes Pereira.