Tecnologias na EAD e o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle - 25/06/2010
Artigo de autoria de Douglas Nodari, Dyego Moura, Lúcio Lívio, Ralf Majevski e Rosana Maria
O processo de aprendizagem, por princípio, deve ser enfocado como um ato de adesão voluntária, no qual nenhum indivíduo se sinta obrigado ou forçado a aprender. É necessário, portanto, buscar nas metodologias, métodos, técnicas e dinâmicas pedagógicas os meios fundamentais que possam, de alguma forma, promover interação e integração entre o formando, o professor e os saberes.
Esses meios devem, também, contribuir diretamente para que não seja dada excessiva relevância ao professor (formador) em detrimento do formando (aluno) e do programa, ou do formando em detrimento dos elementos restantes. Eles são orientadores do modo como se deve proceder a transmissão do conhecimento e têm a função de promover o equilíbrio entre o formador, o saber e o formando.
Por isso, é que atualmente não é mais possível compreender o ensino centrado apenas no professor, antes considerado o único detentor do conhecimento. O processo ensino-aprendizagem deve ser algo dinâmico que estrutura e é estruturado de acordo com as relações forjadas em seu desenrolar. Assim, ferramentas surgem para otimizar e auxiliar esse processo.
Segundo Piaget (1990), o conhecimento realiza-se através de construções contínuas e renovadas a partir da interação com o real, não ocorrendo através de mera cópia da realidade, e sim pela assimilação e acomodação das estruturas anteriores que, por sua vez, criam condições para o desenvolvimento das estruturas seguintes.
Se, a partir de Piaget, entender-se o real como sendo o universo de objeto mundo - com o qual o aluno lida no dia a dia, perceberemos a importância da tecnologia na formação destas etapas de construção do conhecimento. Nesta perspectiva, é interagindo com o mundo digitalizado que os alunos desenvolvem seus conhecimentos humanos e tecnológicos.
Nunca foram tão discutidas as relações entre tecnologia e educação. Não é tão difícil perceber o porquê destes questionamentos, pois a cada dia nos firmamos como uma sociedade da era do conhecimento tecnológico, e com isso quebram-se paradigmas antigos da educação e criam-se, ou melhor, reformulam-se os novos paradigmas, a educação a distância.
O propósito deste trabalho consiste em estimular uma discussão da modalidade on-line na Educação a Distância, utilizando-se da tecnologia de um sistema computacional de ambiente aberto no qual é possível estruturar e compartilhar conceitos de domínios de conhecimento de forma dinâmica e cooperativa.
Não
deixe de ler o artigo na íntegra:
(Clique aqui para ver o arquivo
completo em PDF)
1 Daniele Júlia Nascimento da Costa - Itupeva/SP
O artigo é realmente excelente. Podemos refletir a importância das TICs na Educação. Sou formadora em tecnologias educacionais de professores da rede onde atuo e o fato de não forçar ninguém a aprender é fundamental para o êxito do programa que envolve tecnologias na aprendizagem, as pessoas acabam percebendo a necessidade e procuram enfrentar o desafio, mesmo que com medos e incertezas, porém esse medo acaba tornandose um orgulho quando percebem, pela quebra de paradigmas que o curso causa, que todos são capazes de aprender e ensinar através das TICs. Amei.
25/06/2010 18:27:03
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.