Família e escola, a parceria que dá certo! - 07/04/2010
Elisete Baruel e Camila Almada
A
sociedade tem passado por mudanças rápidas,
decorrentes de tantas novas informações e
avanços tecnológicos, que vêm
repercutindo na configuração familiar e no seu
processo de interação com a escola. Por diversos
motivos, hoje a criança passa cada vez mais tempo na escola
e em atividades extracurriculares, e seus responsáveis
têm cada vez menos tempo para participar de eventos escolares
e raramente acompanham as lições de casa. Com
isso, a escola se torna a única responsável pelo
desenvolvimento intelectual, social e moral do aluno.
Mesmo assim, podemos dizer que as famílias ainda
são a base mais consistente na vida dos alunos e
são elas que proporcionam uma relação
natural entre as crianças e adolescentes e o ambiente
escolar. São as famílias que decidem, desde cedo,
o que os filhos precisam aprender e quais
instituições devem frequentar.
Mas como fazer com que a escola e a família se tornem
parceiras na aprendizagem das crianças? Inicialmente,
é indispensável que família e escola
entendam claramente que papéis desempenham na vida do aluno
e, por isso, é necessário pôr fim
à incompreensão das famílias referente
à linguagem escolar e aos procedimentos adotados na
avaliação de seus filhos, de forma que suas
intervenções sejam efetivas e construtivas.
É
neste sentido que a relação
família-escola ganha força, encontrando o suporte
necessário à realização de
mudanças que garantam experiências de sucesso
acadêmico e social aos alunos. Entendendo a
importância desta parceria, a Vitae Futurekids desenvolveu o Pró-Família,
baseado num projeto desenvolvido pela Universidade de Harvard, em
Boston (EUA), denominado “Havard Family Research
Project” e adaptado à realidade brasileira.
O conceito orientador do Pró-Família é
simples. Ao invés de culpar uns aos outros, professores e
pais atuam juntos como parceiros com iguais
atribuições e responsabilidades, de maneira a
estabelecer relações e construir
confiança mútua, utilizando o tempo de
convivência para dividir sonhos, expectativas e
experiências, visando ao sucesso acadêmico dos
alunos.
O Programa propõe uma metodologia inovadora de visitas
à casa dos alunos, o que auxilia no desenvolvimento de novas
redes de sociabilidade e serve para a construção
de canais de mediação mais consistentes, em que
todos aprendem como partilhar saberes e recursos. Durante as visitas,
pretende-se identificar, no ambiente familiar, as raízes das
dificuldades de aprendizagem dos alunos aluno, considerando as
condições de vida e moradia. Desta forma,
contemplam esforços estratégicos para fortalecer
o comprometimento da família e da comunidade no apoio do
desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, ajustando as metodologias
educacionais a cada realidade.
O sucesso dessa parceria pode ser medido por depoimentos apresentados por quem já participou no Brasil do projeto desenvolvido em Boston. “Os educadores me fizeram sentir como se estivessem lá para ensinar o meu filho. Estão sempre me dando ideias sobre que atitudes tomar. Além disso, percebi que prestam atenção ao que eu digo e isso me fez sentir bem. Eu disse a mim mesmo - eles conhecem meu filho”, afirmou um pai. O professor emenda: “Os resultados dos alunos estão afixados no quadro de avisos e os portfólios de trabalho são dispostos por todo o prédio. Podemos ver que a maioria dos alunos tem bons resultados em línguas estrangeiras, matemática e ciência. Muitos professores acreditam que o sucesso é crédito da parceria estabelecida com os pais.”
Elisete Baruel e Camila Almada são consultoras da Vitae Futurekids.
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.